Um gramado limpo e verde-claro perto da casa é o sonho de todo proprietário de uma casa de verão. Cuidar de um tapete de planta é extremamente simples e não requer muito tempo e esforço. A única coisa que pode ofuscar a alegria da contemplação de um gramado decorativo é a presença de ervas daninhas nele. Essas plantas não apenas estragam a estética, mas também têm um efeito negativo na cobertura da grama, por isso é importante tomar medidas para eliminá-las a tempo.
Causas de ervas daninhas
As ervas daninhas são chamadas de plantas que não são cultivadas pelas pessoas, mas crescem espontaneamente. Muitas vezes eles entopem as terras agrícolas, são encontrados nos campos, em terras particulares, onde habitam jardins e gramados.
- O aparecimento de ervas daninhas pode ser devido a cuidados inadequados do gramado, em particular:
- falta de nutrientes, o que leva ao enfraquecimento da cobertura da grama e ao aparecimento de ervas daninhas;
- colocação do site em um local escuro;
- excesso de umidade na cobertura do solo - esse ambiente é preferido por musgos e outras plantas daninhas;
- corte excessivamente curto de grama.
Importante! Uma causa comum de ervas daninhas é a presença de suas sementes no solo importado. Eles podem permanecer no chão por muitos anos e germinar sob condições favoráveis.
A erva daninha causa danos significativos principalmente devido ao fato de seu poderoso sistema radicular absorver uma quantidade enorme de água, reduzindo significativamente a umidade do solo. Além disso, algumas ervas daninhas “aderem” às raízes e caules das espécies cultivadas e literalmente extraem água e substâncias biológicas delas, o que muitas vezes leva à morte das últimas.
Muitas ervas daninhas crescem muito, obscurecendo as plantas "necessárias" ao redor, escurecem as plantações, diminuem a temperatura do solo.
Além disso, eles se tornam um viveiro de microorganismos nocivos e pragas de insetos, e esse bairro não trará nada de bom às espécies cultivadas. E, é claro, deve-se notar que a grama daninha estraga significativamente a atratividade estética do gramado quando, no contexto de uma grama verde pura, os processos de rabo de cavalo ou grama de trigo aumentam aleatoriamente.
- Tendo considerado quanto dano as ervas daninhas podem causar, é justo dizer que, crescendo com moderação, elas também podem trazer benefícios, a saber:
- muitas ervas daninhas são boas plantas de mel;
- proporcionar condições favoráveis aos representantes benéficos da entomofauna, tornando-os uma fonte de alimento;
- espécies individuais são capazes de sinalizar mudanças no solo. Por exemplo, se uma banana ou rabo de cavalo começou a crescer ativamente, a acidez no solo precisa ser aumentada, o que precisa ser neutralizado.
- O aparecimento de ervas daninhas florescendo no outono indicará falta de húmus no solo, sua baixa fertilidade;
- as ervas daninhas cortadas antes que as sementes apareçam são um excelente fertilizante ecológico - são adicionadas ao composto e usadas para a cobertura morta;
- muitas espécies podem ser infundidas e usadas como cobertura foliar;
- algumas ervas daninhas têm excelentes propriedades medicinais (rabo de cavalo, banana, botão de ouro, etc.), razão pela qual são usadas na medicina popular.
Espécies de plantas daninhas
No mundo, existem mais de 30 mil espécies de ervas daninhas. Entre a variedade, existem amostras tóxicas contendo substâncias tóxicas, bem como plantas medicinais. Não existe uma classificação unificada de ervas daninhas, mas seus representantes são divididos em grupos de acordo com certos critérios.
Existem plantas parasitas e parasitas. O primeiro grupo inclui ervas daninhas, que necessariamente precisam da proximidade de outros representantes da flora, ajudando-os a comer, uma vez que não possuem raízes e folhas próprias. Não parasitas - aqueles que têm sua própria massa verde, sistema radicular e podem crescer sem a ajuda de outras culturas.
As ervas daninhas também são divididas em anual e perene. Os jovens se propagam por sementes, então combatê-los é muito mais fácil. As ervas daninhas perenes podem se propagar de diferentes maneiras, crescer com segurança em um local por até 4 anos, lançando brotos novos a cada ano.
Para destruir essa planta, é necessário cortar não apenas a parte aérea, mas também arrancar completamente a raiz, que tem uma capacidade de sobrevivência especial. A presença de certas culturas de ervas daninhas é característica de certas parcelas da terra. Por exemplo, no jardim, você pode encontrar piolhos de madeira, beldroegas, trepadeiras etc.
Você sabe Uma saída de dente de leão durante o verão pode produzir até 16 mil sementes de pára-quedas.
As ervas daninhas a seguir podem crescer em um gramado ou canteiro de flores:
- Budra em forma de hera. Esta planta rasteira perene tem hastes de até 70 cm de comprimento, que podem formar um tapete denso. De abril a agosto, inúmeras flores azul-violeta florescem nele. A cultura tem uma aparência atraente e um agradável cheiro de menta. Alguns jardineiros o cultivam especificamente para criar uma cobertura vegetal decorativa. Também Budra é uma excelente planta de mel, e a delicadeza obtida possui um sabor rico e propriedades curativas. Se você preferir ter um gramado verde no local, precisará se livrar da erva daninha quando aparecer pela primeira vez, pois as hastes espalhadas pelo chão dão muitas novas raízes, para que a planta cresça rapidamente. É necessário remover a budra com a raiz, é aconselhável tratar o solo com herbicidas.
- Musgo. As plantas daninhas perenes afetam negativamente o crescimento das plantas cultivadas, privando-as de nutrientes e água. Ele se espalha muito rapidamente, multiplicando-se por esporos. O musgo é facilmente removido da trama mecanicamente usando um ancinho, pois suas raízes são superficiais. O tratamento do solo também ajuda com sulfato de ferro e, como medida preventiva, é necessário fazer perfurações no solo com um forcado ou outra ferramenta a uma profundidade de 10 cm - isso ajudará a estabelecer a troca de umidade e ar no solo.
- Dente-de-leão. Todo mundo está familiarizado com esse representante da flora. Os placers de flores amarelas no gramado da primavera parecem bastante impressionantes. Mas se essa "beleza" aparecer no seu gramado, é melhor se livrar dela o mais rápido possível, caso contrário, ela preencherá todo o espaço. Lutar contra o dente de leão é muito difícil, pois possui uma vitalidade incrível. Se você cortar apenas a massa verde, ela germinará novamente e removerá a frágil, mas a raiz de um metro de comprimento da planta não é tão simples. Na maioria das vezes, os herbicidas são usados para combatê-lo.
- Rastejamento de grama de trigo. Este é o tipo mais comum de erva daninha com um forte sistema de raízes ramificadas, devido ao qual a planta se espalha rapidamente pelo local. Em apenas alguns meses, a grama de trigo é capaz de cobrir uma grande área. A grama pertence à família dos cereais, caracterizada por caules longos e folhas estreitas. A grama do trigo tolera facilmente qualquer desastre climático, pode crescer em diferentes tipos de solo.
- Cavalinha. As ervas daninhas mal-intencionadas freqüentemente penetram no gramado com solo importado de turfeiras, onde crescem com segurança. O perigo do bairro com uma planta assim é que ela possui rizomas muito grandes que absorvem todos os nutrientes e umidade do solo. Nesse caso, as raízes podem penetrar no solo a uma profundidade de 1 m, motivo pelo qual é bastante difícil retirá-las. Você pode tentar se livrar da erva daninha, calando o solo, usando medicamentos como giz, farinha de dolomita e cinzas. Maior efeito é obtido pelo uso de herbicidas de efeito geral, como, por exemplo, Glaysel.
- Ranúnculo rastejante. Os caules rastejantes dessa erva daninha podem atingir 2 m de comprimento. Durante a floração, são cobertos com pequenas flores amarelas de até 2 cm de diâmetro. Com seus galhos, a planta trança literalmente em torno das plantações culturais, suprimindo seu crescimento. Raças perenes de várias maneiras, incluindo brotos. Nesse caso, um caule é capaz de produzir até 120 sementes, após o derramamento das quais novas mudas aparecem. As luvas devem ser usadas durante a remoção de ervas daninhas, pois todas as partes da planta são venenosas.
- Bluegrass. No gramado, você não pode notar imediatamente a aparência dessa erva representativa. Suas mudas são discretas, e o tamanho de uma planta adulta é pequeno, no entanto, durante a sua floração no local, ilhas feias de ervas daninhas serão claramente visíveis. O Bluegrass adora especialmente áreas sombreadas com alta umidade. A planta pertence aos anuários. .Livrar-se disso é bastante simples - uma vez que você arranca a cultura
- Velcro. Uma planta daninha de dois anos de idade com até 80 cm de altura tem caules retos ramificados no topo e pequenas flores azuis. O velcro obscurece o solo, extrai nutrientes dele e interrompe os regimes de ar e água. Além disso, a planta frequentemente se torna um habitat para insetos nocivos. A erva daninha deve ser removida com a raiz. Tratamentos químicos ajudam.
- Tanchagem. Esta planta é conhecida por muitos como medicinal - a aplicação de suas folhas em feridas pode parar o sangramento e ter um efeito desinfetante. No entanto, para impedir o crescimento de bananeira no gramado não vale a pena. Arbustos poderosos são facilmente encontrados mesmo na grama mais densa e densa. A cultura se multiplica rapidamente. Para eliminar a bananeira, use uma ferramenta especial - um garfo de jardim, com o qual você pode arrancar a erva daninha com a raiz.
Maneiras de lutar
Existem algumas maneiras de controlar as ervas daninhas. Dependendo do tipo de erva daninha, sua vitalidade, é possível usar tanto preparações químicas quanto o uso de métodos agrotécnicos para o extermínio. Muitas vezes, os jardineiros usam métodos populares, que geralmente dão bons resultados.
Produtos químicos
O uso de produtos químicos não é para todos os jardineiros, mas às vezes é a única maneira de se livrar dos irritantes representantes da flora, em particular aqueles que têm um sistema radicular profundo. O perigo está no fato de que drogas muito poderosas, como a Agrokiller, podem estar envolvidas no processamento.
A ferramenta pode destruir até os representantes mais tenazes da erva daninha, mas, ao mesmo tempo, pode ter um efeito negativo nos insetos e outras criaturas vivas que vivem dentro do gramado. Embora, em homenagem ao progresso, vale a pena notar que os herbicidas produzidos hoje em uma enorme variedade são muito inofensivos para aqueles que foram usados 30-40 anos atrás.
Os herbicidas são classificados de acordo com vários critérios. Existem drogas de ação contínua ou seletiva. O primeiro grupo inclui aqueles que têm a capacidade de destruir plantas de todas as classes. Os meios de ação seletiva são tóxicos apenas para certas culturas e são os mais populares.
Importante! O uso constante de um herbicida é viciante nas plantas, portanto os medicamentos devem ser alternados.
Os herbicidas também se distinguem pelo método de penetração: existem espécies de contato que afetam apenas os fragmentos de plantas que caem e sistêmicas que se movem ao longo da erva daninha, atuando em todos os seus órgãos.
Os medicamentos mais eficazes são:
- Zencor Liquid - penetra na erva através das folhas e raízes. A droga forma um filme sobre as sementes localizadas no solo, para que elas não sejam capazes de germinar.
- Tornado - É capaz de destruir cerca de 150 espécies de plantas daninhas, mesmo as mais maliciosas, como grama de trigo, pães, etc. É a mais inofensiva entre suas contrapartes. Até uma pequena gota do agente, caindo nas folhas, penetra na raiz e a faz murchar;
- Butizan - a penetração no solo, envenena as raízes das ervas daninhas, é amplamente utilizada para o extermínio de amostras anuais, sendo observada atividade especialmente pronunciada contra gramíneas de cereais;
- Treflan - destrói a maioria dos tipos de plantas daninhas, fornece proteção a longo prazo contra elas durante a estação de crescimento. A ferramenta evita a germinação de sementes, agindo em seus embriões;
- Gardo Gold - Herbicida combinado, altamente eficaz contra uma ampla variedade de ervas daninhas.
Vídeo: Como remover ervas daninhas em 1 minuto com suas próprias mãos
Processo de lavoura
Ao chegar ao solo com um herbicida específico, leia atentamente sua descrição e instruções de uso. Os meios podem ser destinados à pulverização de superfície ou à aplicação direta no solo com fechamento subsequente.
Confira
O melhor efeito pode ser alcançado se o solo for umedecido antes do tratamento.. Siga claramente as recomendações relativas à concentração de soluções. Pequenas doses serão ineficazes e muito grandes podem prejudicar a grama do gramado.
Para destruir a erva daninha "pontuda" no gramado, os medicamentos são injetados na forma de uma injeção sob a raiz da planta. Se você planeja plantar um gramado, precisa preparar o solo em 3-4 meses. O local é abundantemente regado com um herbicida contínuo.
A vegetação começará a secar após 7 a 10 dias. Após 2 semanas, você precisa cavar a área, removendo as ervas daninhas e suas raízes. Após 1 a 1,5 meses, novas brotações de ervas daninhas podem germinar aqui, portanto o tratamento deve ser repetido, novamente limpando a área.
Após 30-40 dias, você pode começar a semear a grama.
Métodos populares
Os métodos tradicionais às vezes parecem completamente absurdos, mas a prática mostra que a maioria deles é muito eficaz. Por exemplo uma maneira de matar ervas daninhas com álcool. As sementes da erva daninha ocorrem no solo e podem germinar em momentos diferentes, "decepcionando" os proprietários com sua aparência durante todo o ano.
Para evitar isso, você precisa preparar o produto misturando 1 litro de vodka com 10 litros de água. O líquido resultante é abundantemente pulverizado no solo. O álcool estimula o surgimento de mudas, como resultado das quais as ervas daninhas germinam quase simultaneamente e o jardineiro só pode se livrar delas. Essa destruição simultânea pode limpar o local pelos próximos 3-4 anos.
Você sabe As formigas no processo da vida liberam ácido, que é um herbicida natural.
Destrói eficazmente a solução de vinagre de ervas daninhas, agindo não pior que os herbicidas. Para cozinhá-lo, você precisa misturar o vinagre de mesa e a água na proporção de 1: 1. Também é recomendável adicionar 20 g de ácido cítrico e 20 g de álcool. A mistura resultante é pulverizada com ervas daninhas, após o que elas morrem rapidamente.
A solução de refrigerante também fornece um bom resultado., que é frequentemente usado não apenas para a destruição de ervas daninhas, mas também na luta contra doenças fúngicas, oídio. É necessário diluir em 5 litros de água 2 colheres de sopa. eu refrigerante e 30 g de sabão em pó ralado. A mistura deve ser bem misturada e filtrada.
Outra receita útil é baseada em uma alta concentração de ácido acético. 5 ml de sabão líquido e 150 g de sal são diluídos em 1 litro de vinagre de mesa. A pulverização com esta mistura explosiva fornece um excelente resultado.
Métodos agrotécnicos
Uma das maneiras mais seguras de lidar com os rizomas das plantas perenes é cavar e arar o solo com a remoção manual das partes subterrâneas das ervas daninhas. Mas esse método só é bom se você pretende apenas plantar um gramado. Se a cobertura da grama já estiver formada, escavá-la destruirá e precisará ser semeada novamente.
A grama precisa ser cortada a tempo, enquanto você não pode cortá-la muito curta, criando condições para o crescimento livre de ervas daninhas. Também é recomendado pentear o gramado com um ancinho - isso ajudará a identificar e destruir a erva daninha rastejante. Um obstáculo significativo ao desenvolvimento de ervas daninhas é a cobertura do solo. Para fazer isso, você pode usar materiais não tecidos escuros ou componentes naturais: serragem, grama seca cortada, casca de madeira, lascas de madeira, etc.
A escolha de um local favorável para o gramado, bem como a observação das regras da tecnologia agrícola, ajudarão a minimizar o risco de ervas daninhas. Se esses "convidados" indesejados aparecerem no local, prossiga com sua destruição imediatamente, para que o belo gramado seja agradável com sua decoratividade por muitos anos.