Entre os jardineiros, a hortênsia é muito procurada devido à sua aparência incomum e atraente. Este arbusto não é exigente, tolera geadas até severas nas regiões norte do país e cresce por um longo período no local selecionado. Portanto, uma pergunta natural que interessa a muitos proprietários de imóveis é como propagar hortênsias em casa. A resposta mais precisa será descrita abaixo.
Métodos e tempo de reprodução
Como a maioria das plantas, a hortênsia de arbusto tem um certo período, ideal para o processo de reprodução.
No total, existem 5 opções possíveis disponíveis para qualquer produtor para aumentar o número de arbustos de plantas em sua área, a saber:
- Divisão do mato.
- Estacas.
- As sementes
- Camadas.
- Prole.
Assim, na primavera, a reprodução é realizada dividindo-se o arbusto-mãe, as sementes e as camadas. No outono, as opções mais adequadas são as camadas e a prole. Ao mesmo tempo, o verão também é adequado para o plantio de mudas. De qualquer forma, é necessário garantir uma boa umidade do solo.
A divisão de arbustos e replantio de plantas mais maduras é realizada na primavera. Acredita-se que durante o verão e o outono, novos brotos terão tempo para se preparar para o próximo inverno. Se você executar esses procedimentos no outono, haverá uma probabilidade maior de morte do mato sob a influência do clima frio.
Você sabe Às vezes, a flor em questão é falada com uma inserção "francesa". Aconteceu historicamente que, pela primeira vez na Europa, a hortênsia foi introduzida pelos habitantes desse país em particular.
Qual é a melhor maneira de propagar hortênsia
A maneira mais simples e, consequentemente, a melhor maneira de propagar a hortênsia é considerada estaca. Essa técnica é ideal para jardineiros amadores que estão tentando cultivar arbustos de folhas grandes em sua casa de campo.
Estacas - Um galho pequeno com folhas ou brotos verdes. Colete-os exclusivamente de plantas jovens. Se o jardim tiver apenas arbustos velhos, antes de plantar hortênsias com mudas, é necessário fazer a poda para rejuvenescer.
É possível propagar com um galho
Como já indicado no parágrafo anterior, um galho destacado de um arbusto nada mais é do que uma haste ou poda. Assim, com sua ajuda, você pode obter uma nova muda, que é plantada em campo aberto. Para a sua preparação, é necessário escolher um broto jovem e cortá-lo de forma que pelo menos 2-3 brotos e / ou brotos permaneçam nele. Em seguida, é colocado na água e o aparecimento de raízes é esperado. Mais detalhes sobre esse método de criação podem ser encontrados nas seguintes descrições.
Importante! Quanto menores as folhas na parte aérea, melhor o caule terá raízes.
A hortênsia pode se propagar quando floresce
Quando uma planta floresce, ela gasta muita energia nesse processo; portanto, não é recomendável perturbar o azul, o branco ou qualquer outro arbusto durante esse período. Se não houver outra maneira, tente cozinhar algumas estacas. Nesse caso, o jardineiro deve entender que a execução de tal procedimento pode levar à morte de todo o arbusto. Em conexão com esse risco, a propagação durante o período de floração só pode ser feita por sua própria responsabilidade.
Propagação de sementes
O processo de propagação de plantas usando sementes é longo e requer muita atenção do jardineiro. Como a semente colhida não requer tratamento especial, pode ser semeada imediatamente em recipientes especialmente preparados. O momento mais favorável para o plantio de sementes é o inverno, ou seja, o mês de fevereiro. Antes do plantio, eles podem ser germinados. O material de plantio é disposto em gaze umedecida. Para que as sementes possam inchar e germinar no futuro, o tecido é constantemente regado com água. Acredita-se que as sementes já possam eclodir no início de março - durante esse período elas são plantadas no solo.
O substrato de plantio deve ser preparado com partes iguais de turfa, areia e solo de folhas. As sementes são cuidadosamente colocadas nele. Após o inchaço, algumas semanas depois, os primeiros rebentos começam a aparecer. Durante esse período, você não deve regar as mudas com frequência, pois elas podem apodrecer apenas raízes emergidas. Em vez de um regador, vale a pena usar um frasco de spray. Para plantar em vasos separados, comece somente após o aparecimento da segunda folha.
O recipiente usado é exposto em um peitoril da janela, onde a luz solar cairá sobre ele. No entanto, os raios diretos devem ser evitados. O substrato é frequentemente regado, se necessário, afrouxar e fertilizar. Para que as primeiras sessões de concurso não desapareçam e comecem a multiplicar com sucesso, devem ser criadas condições especiais para elas.
Ou seja:
- Uma fonte de luz natural brilhante, porém dispersa. Isso significa que os raios do sol não devem atingir diretamente as mudas. No entanto, sua completa ausência implica desenvolvimento deficiente e, às vezes, a morte de mudas.
- Falta de luz solar direta. Nesse caso, quando os raios atingem diretamente as mudas, eles podem ferir a planta. As queimaduras ocorrem frequentemente em brotos jovens.
- Desempenho de alta temperatura. No verão, a temperatura deve estar acima de + 20 ° C no local de crescimento das mudas. Durante o período de inverno - os brotos são enviados para um local fresco.
- Umidade. Este indicador deve estar sempre acima da média. Uma pistola é usada para umedecer o solo e as mudas. Se não estiver à mão, uma pequena quantidade de água é despejada no pires e colocada nas imediações do recipiente com as sementes plantadas.
- Alimentação. Já na fase de aparecimento dos primeiros brotos, a hortênsia precisa ser fertilizada com fertilizantes. Para esse fim, uma das preparações é comprada na loja: Agrovita, Agricola ou Golden Spark. A quantidade de substância indicada na embalagem é aplicada duas vezes no prazo de 30 dias.
- Acidez do solo. Hortênsia desenvolve com sucesso apenas em solo acidificado. Para criá-lo no peitoril da janela, você precisa misturar uma pequena quantidade de ácido cítrico (cerca de 1 colher de chá. 10 l) com água. Esta composição é regada à terra não mais do que 1 vez por mês.
Sujeito a todas as regras acima, as sementes germinadas se transformarão em mudas. Eles serão resistentes a doenças e pragas.
Propagação por estacas
O momento mais favorável para a preparação de estacas verdes é considerado o tempo de aparecimento dos brotos sobre elas - meados de julho. Esta é a maneira mais rápida e fácil de criar novas hortênsias. Apenas plantas jovens precisam ser selecionadas. Escolha aqueles que estão localizados nas laterais do arbusto. O ramo deve crescer pelo menos 1 ano antes do momento da coleta do material de plantio - essas mudas terão botões bem desenvolvidos; além disso, raramente ficam doentes.
Você sabe Hortênsia tem a capacidade absorver do alumínio do solo. É ele quem dá às flores brancas uma tonalidade azulada.
A principal condição é a presença de suco nos brotos. O sucesso do futuro enraizamento da planta depende disso. Os brotos são colhidos pela manhã - acredita-se que a essa hora do dia eles estejam cheios ao máximo de umidade. Em trabalhos posteriores, é necessário garantir que eles não sequem.
Galhos cortados são instantaneamente colocados em um recipiente com água. Deve ser colocado na sombra. A parte superior é cortada dos galhos, nos quais há um broto ininterrupto, e o restante é dividido igualmente em 2-3 estacas. Pelo menos dois pares de folhas devem ser colocados sobre eles. Em seguida, os inferiores são cortados e os superiores são reduzidos para a metade. Nesta forma, o pedúnculo é colocado por um tempo em uma solução com um estimulador de crescimento radicular. Nesse caso, as folhas inferiores não devem ser imersas na mistura.
Como componente ativo, um dos medicamentos modernos é selecionado:
- "Kornevin";
- Zircão
- "Heteroauxina".
A mistura deve ser preparada de acordo com as instruções. A exposição não dura mais de 2 horas. No caso em que não há acelerador de crescimento radicular, uma composição semelhante pode ser preparada independentemente. Isso exigirá 1 colher de chá de mel e um copo de água. Acredita-se que, em tal solução, o calo se forme mais rapidamente - é a formação no final das estacas, a partir da qual as raízes crescerão posteriormente.
Mudas de enraizamento
Para que o caule preparado para o plantio crie raízes, ele deve ser colocado em uma composição previamente selecionada. Pode ser terra e água comuns.
Na água
Quando as estacas são removidas da solução com um promotor de crescimento, elas devem ser imediatamente colocadas em uma jarra de água. Por algum tempo, um pequeno selo aparecerá no fundo da planta. Nas próximas semanas, as raízes começarão a crescer a partir dele. A água deve ser constantemente alterada durante todo esse processo. O líquido fresco substitui o estabelecido por um intervalo de 1 semana.
Assim que as raízes aparecem, o caule é plantado no chão.
No chão
Para criar o solo em que as estacas crescerão, é necessário misturar duas partes de turfa com 1 porção de areia. Antes de plantar o material de plantio, a mistura deve ser umedecida. Para disparar raízes germinadas mais rapidamente, elas devem ser cobertas com frascos de vidro. Se a umidade do solo cair, a rega é realizada. A água é aplicada diretamente sob o gargalo das latas uma vez por semana. No caso de clima quente e árido, a quantidade de água aumenta - você pode fazer água todos os dias.
Após 30 dias, novas folhas começam a aparecer nas estacas. Isso indica que o enraizamento foi bem-sucedido.
É possível arrancar hortênsia de um buquê
Para criar as mudas, faça brotos que não floresceram nesta temporada. A partir do procedimento acima, também fica claro que o botão na parte superior do galho é cortado. Portanto, muitos jardineiros amadores indicam que um buquê não é a melhor opção para obter mudas.
Por outro lado, você pode tentar fazer um talo e enraizá-lo na água ou no solo. Se o resultado for positivo, a hortênsia poderá crescer em casa no parapeito da janela. Este método de criação em casa é semelhante na descrição a "No chão".
Como entender que a hortênsia está enraizada
Existem duas maneiras de entender se o caule se enraizou e depende diretamente do método de cultivo.. No primeiro caso, quando a foto é imersa em água, basta inspecioná-la visualmente para obter o resultado. Através do vidro transparente, qualquer alteração no final do ramo deve ser notada. O primeiro sinal de enraizamento é o aparecimento de compactação (calo). Depois de algum tempo, as raízes começarão a crescer a partir dele. Assim que atingem o comprimento desejado, o caule é plantado no chão.
No segundo caso, quando o tiro é colocado no chão, a inspeção visual se torna impossível. O primeiro sinal de que um caule jovem se enraizou será o aparecimento de novas folhas ou brotos. São eles que testemunham a formação do sistema radicular.
Reprodução dividindo o mato
O procedimento para dividir o arbusto é realizado na primavera. Quando começa, o suco nos galhos da planta ainda não deve fluir. A primeira coisa a fazer é regar abundantemente o arbusto da mãe. Assim que a umidade passa para as raízes mais baixas, elas a desenterram. Depois disso, lave suavemente a terra e vá diretamente para a separação em partes.
Como dividir um arbusto
Existem duas opções mais adequadas para dividir o arbusto. No primeiro caso, é permitido deixar a hortênsia no chão. Com a ajuda de um forcado, o solo afrouxa até uma profundidade de 15 cm e, em seguida, vários galhos, geralmente pelo menos três, são cuidadosamente dobrados. Usando tesouras de podar ou cortadores, eles são cortados juntos a partir de uma raiz comum.
O segundo tipo de separação envolve a escavação completa do arbusto-mãe do chão. Depois de lavar as raízes, é dividido em partes usando ferramentas de jardim. Os brotos com raízes cortados com sucesso são plantados em um novo local. Recomenda-se pré-sustentá-los em um estimulador de crescimento.
Como cavar para reprodução
No processo de propagação dividindo o mato, os galhos resultantes devem ser plantados novamente. Um poço no chão está sendo preparado para isso. Seu diâmetro e profundidade dependem da raiz. Seixos pequenos ou tijolos quebrados são colocados na parte inferior do recesso - essa drenagem ajudará a economizar umidade vital.
A raiz da planta é colocada verticalmente no travesseiro de drenagem criado. De cima, é coberto de terra, com uma pequena adição de turfa e areia. A superfície é levemente violenta e o arbusto é regado com 1 balde de água.
Propagação por camadas e prole
O procedimento de propagação por camadas e prole também é usado por jardineiros em todo o país. No entanto, é menos popular em comparação com estacas ou mudas. Para executar adequadamente o trabalho, você precisará saber o tempo exato de cada um dos procedimentos e criar condições especiais.
Que mês é melhor demitir
Para formar camadas do arbusto mãe, você deve selecionar um dos dias da primavera. A melhor opção é março. Ao mesmo tempo, o solo deve derreter completamente, mas o suco ainda não vai ao longo dos galhos. A prole é cortada exclusivamente no outono. Para isso, qualquer dia após o final da hortênsia é adequado. A primeira quinzena de setembro deve ser considerada o melhor período.
Importante! Primeiro de tudo, você deve prestar atenção aos brotos basais. Os cortes deles crescem muito melhor do que aqueles feitos de galhos laterais.
Como tirar uma foto da hortênsia
Para propagar o arbusto com a ajuda de camadas, é necessário criar um pequeno buraco oblongo no chão. Nele, com muito cuidado, um dos brotos extremos cai. Ao mesmo tempo, seu caule não deve ser quebrado. A parte aérea é colocada no fundo do recesso e polvilhada com terra. A parte superior é fixada acima da superfície com uma tira e um fio. Uma pequena pedra é colocada na superfície do solo no local do recesso.
Após 25 a 30 dias, a planta aumentará em crescimento; isso acontecerá na segunda quinzena de outubro. Resta apenas desenterrar a parte aérea e separá-la da planta mãe. Na primavera, pode ser transplantado para outro local. Se o método de dividir por filhos é escolhido, eles devem ser cortados quando a floração terminar. Deve ser setembro e, em alguns casos, novembro. Dentro do mato, sob os brotos principais, nas imediações das raízes, novos brotos jovens aparecem. Eles devem ser tomados e aparados, tomando cuidado para não danificar a raiz pequena. Um ano depois, as fotos podem ser plantadas em um novo local no jardim.
Todos os métodos de propagação de hortênsias descritos acima são adequados para qualquer variedade de plantas. É importante observar rigorosamente as condições do procedimento - somente dessa maneira você pode obter um material de plantio realmente de alta qualidade. Se você fizer tudo certo, no próximo ano as mudas se transformarão em um arbusto de pleno direito. E um ano depois, as primeiras inflorescências aparecerão nele.