O miosótis, também conhecido como Myosotis, pode ser uma erva anual ou perene. Na descrição botânica, a cultura pertence à família Borachnikov. As flores são pequenas em tamanho. No ambiente natural de crescimento, as pétalas das flores são pintadas principalmente nos tons azuis e azuis usuais, com um meio amarelo. Menos comuns são plantas rosa ou brancas. As flores pequenas são coletadas em inflorescências na forma de cachos ou pincéis. Frutas nozes. O caule dos miosótis tem uma pequena altura e as folhas se assemelham a uma forma oval oblonga. As folhas vêm em uma variedade de cores - do verde cinza ao verde brilhante. Em altura, a planta pode atingir 30 cm, embora as variedades sejam conhecidas e superiores.
Espécies perenes e variedades de miosótis
Plantas com um sistema radicular e em desenvolvimento por mais de dois anos são consideradas perenes. Ao contrário de arbustos e árvores, o caule dos miosótis não se torna lenhoso. Acredita-se que essas flores se sintam mais confortáveis em solos pobres.
Você sabe Em grego, o nome de miosótis significa "orelhas de ratos". Ela foi apelidada por causa da forma específica das folhas, que se assemelham às aurículas desses roedores.
Marsh
A espécie é mais usada em jardins e é ideal para a reprodução na faixa do meio. É considerada uma planta perene de vida curta. A variedade do pântano "Turingen" é uma das mais comuns. Ele, como toda a espécie, é distinguido por flores azuis. Na natureza, é freqüentemente encontrado perto de lagoas e pântanos. Nesse sentido, é frequentemente usado por paisagistas como um projeto para lagos e lagoas artificiais. Cresce com sucesso onde o fluxo flui.
Essa variedade forma as maiores flores entre os miosótis. Atingem um diâmetro de 1,2 cm e o caule geralmente é coberto por pequenas vilosidades. Seu comprimento máximo é de até 30 cm e as folhas da planta são pintadas em uma cor verde brilhante. Seu comprimento é de 8 cm e a largura de 2 cm. As inflorescências começam a florescer em maio. As últimas pétalas caem apenas em outubro. Floresce profusamente, pois constantemente forma novos rebentos.
Jardim alpino
Jardim alpino do miosótis, também é chamado de híbrido, obtido pela hibridação do alpino do miosótis. Os arbustos crescem até uma altura de 30 cm, cujas folhas são largas e as flores são pintadas em diferentes tonalidades, dependendo da variedade.
Os mais populares são:
- "Rainha da neve". Floresce com inflorescências brancas.
- "Bola Biue". As flores são pintadas de azul.
- "Indigo". Forma inflorescências azuis escuras.
- "Rosa Rosa." Floresce com flores rosa.
Embora considerado perene, vive apenas dois anos. Cada variedade de jardim não exige cuidados. Desenvolve-se bem ao sol e à sombra. É ótimo durante uma seca e pode suportar geadas de até -5 ° C.
As primeiras flores aparecem no final da primavera, em maio. O período de floração ativa dura de 30 dias a 40. As sementes estão prontas para semear no meio do verão (final de junho - início de julho). No meio do verão (final de julho), os primeiros brotos aparecem a partir deles. Em agosto, eles produzirão arbustos de pleno direito.Para o pouso, um local próximo a qualquer massa de água é adequado.
Você sabe Em um vaso, o miosótis pode agradar o proprietário por até 30 dias. Nesse caso, novas flores podem aparecer nele.
Floresta
O nome indica que sua terra natal em condições naturais são florestas. A planta mais comum nos Cárpatos, no Cáucaso e no meio da Europa. Prefere lugares com umidade abundante no solo. Devido ao local de distribuição, suporta uma sombra forte. As folhas são caracterizadas pelo aumento da carnificina, em comparação com outras espécies, e são pintadas em uma sombra verde brilhante.
A variedade mais popular é considerada "pássaro azul". Floresce com flores azuis. Muitos brotos são formados no mato. Sua altura raramente atinge o nível de 30 cm e as folhas têm uma forma oblonga. As flores são formadas com um diâmetro não superior a 1 cm e são coletadas em inflorescências, geralmente do azul ao azul escuro. No entanto, você pode encontrar plantas, exceto pintadas em todos os tipos de tons de azul, branco e rosa (por exemplo, "Silva", "Magnum"). Na natureza, perene com um tom azul prevalece. Uma vez que a planta adora umidade, é plantada frequentemente em canteiros de flores com tulipas.
Alpino
É distribuído na natureza perto de grandes platôs pedregosos de cadeias de montanhas. O habitat da montanha: Cárpatos, Caucasiano e Alpino. O miosótis perene tem um sistema radicular curto. Suas folhas são pintadas de verde-acinzentado. A altura do arbusto varia de 5 a 40 cm Quando a primavera chega, a planta é coberta com inúmeras flores.
Na natureza, apenas inflorescências azuis podem ser encontradas. Floresce em maio. O tempo de floração é de no máximo 45 dias. A planta prefere luz solar e calor. O processo de criação é realizado exclusivamente com a ajuda de sementes, e a base desta espécie foi selecionada para a seleção de muitas variedades.
Os mais populares são:
- "Mistura alpina" - possui várias opções de cores para flores (branco, rosa e roxo);
- "Desmatamento florestal" - floresce com tons de roxo, branco e rosa;
- "Perene azul" - tem flores azuis.
Dubravnaya
Esse tipo gramado de miosótis, como os anteriores, é uma planta perene. O caule ramificado em uma amostra adulta pode atingir uma altura máxima de 30 cm e é coberto com um cotão leve, também localizado nas folhas. Estes últimos possuem uma rica cor cinza-esverdeada. As primeiras inflorescências aparecem apenas no segundo ano de desenvolvimento. Eles são quase sempre pintados de azul. Floresce em maio. As últimas pétalas caem dois meses depois. Em uma caixa de sementes, uma espécie de carvalho forma uma fruta - uma noz. Tem uma cor verde-oliva escura e brilha à luz do sol.
Campo
O campo Miosótis tem um sistema raiz principal. O tronco da planta é ramificado e pode atingir a altura mais alta entre outras espécies - 50 cm. As folhas dos dois lados são cobertas com pêlos pequenos. Na natureza, as flores são mais frequentemente encontradas em tons de azul, embora você possa encontrar as cores branca e rosa. A floração começa em maio. Em regiões particularmente quentes do país, eles podem permanecer até o final do outono.
Os frutos são apresentados na forma de nozes, nas quais a semente é colocada. Para que brote, você precisa de uma temperatura de pelo menos + 4 ° C. As sementes germinam com sucesso a partir de uma profundidade de 3 centímetros. Durante uma temporada, uma planta pode reproduzir até 700 sementes. Eles podem subir até 3 anos após a coleta. Para o plantio, basta espalhá-los na superfície da terra.
Arranjo de flores
A planta é cultivada desde 1868. Esse tipo de miosótis é comum nos Alpes suíços. Embora seja perene, vive apenas dois anos. A altura máxima do caule é de 20 cm e as flores são sempre pintadas de azul: do azul celeste ao azul escuro. Diferem no tamanho de não esquecer-me-não. Tipo de luz e umidade.
Importante! As principais diferenças entre os diferentes tipos de miosótis são consideradas, na maioria dos casos, o comprimento do caule ou o tamanho das flores.
O Miosótis de Krylov
Na aparência, lembra muito a forma florestal dos miosótis. Uma diferença significativa é considerada como brotos maiores que não dão frutos. As hastes são peludas até 40 cm de comprimento. A flor é azul escuro ou claro até 10 cm de diâmetro. Na natureza, a maioria das flores é encontrada na Sibéria e na Ásia Central.
Miosótis Chekanovsky
Essa forma de miosótis de dois anos de idade está listada no Livro Vermelho. Até agora, o número exato de plantas existentes hoje não é conhecido com segurança. Acredita-se que o miosótis de Chekanovsky ocorra exclusivamente entre os rios Lena e Olenyok, localizados no território da Federação Russa. Prefere crescer em solo rochoso na tundra. A planta não é alta, até 10 cm, com um grande número de brotos. As folhas pequenas são elípticas, a floração é pequena, propagada por sementes. Até o momento, não há informações exatas sobre essa espécie na literatura biológica.
Sakhalin
Esse tipo de miosótis de longo prazo vive na natureza há não mais de três anos. Com base no nome, pode-se assumir corretamente que seu habitat está concentrado no Extremo Oriente. Na aparência, é semelhante ao da floresta. O comprimento máximo do caule é de aproximadamente 28 cm e o diâmetro das flores azuis atinge 10 mm. As primeiras inflorescências aparecem no final de junho. Em algumas regiões, ele está listado no Livro Vermelho.
Tipos anuais de miosótis
Uma planta anual é considerada aquela cujo ciclo de vida não dura mais que uma estação. Portanto, essa grama não apenas floresce na primavera e no verão, mas também traz o número máximo de sementes para reprodução. As espécies anuais são muito menores que as perenes. Não foram observadas outras diferenças visíveis das espécies acima.
Pequena florida
O caule da planta pode crescer até um máximo de 20 cm. Nesse caso, o tamanho mínimo fixo é de apenas 5 cm, formando uma inflorescência. Durante a floração, o miosótis é coberto por muitas flores pequenas, cujo diâmetro não excede 1 mm. Quase sempre são pintadas de azul. Folhas, cujo comprimento atinge 4 cm, e o caule é pubescente.
Membros
Um tipo relacionado de miosótis prefere crescer nas florestas do Cáucaso. Esta planta não é diferente da anterior, exceto pelo tamanho das flores. São bastante grandes e atingem 1,3 cm de diâmetro.
Lazistan
Esta planta anual prefere clareiras sombreadas da floresta do Cáucaso. A espécie difere em pequenos rebentos, cujo comprimento varia de 15 a 20 cm, e uma inflorescência geralmente está localizada no caule. Nela, flores de um tom azulado de um tamanho pequeno florescem. Folha e caule são pubescentes.
Importante! Espécies tropicais de miosótis na natureza só podem ser encontradas nas terras altas. E aqueles que crescem em latitudes temperadas, - em pântanos e perto de corpos d'água.
Flor rara
As espécies de flores raras são encontradas em quase toda a Sibéria, Cáucaso, Ásia Central e Europa Oriental. Na maioria das vezes, apenas um caule se desenvolve em uma planta. Seu comprimento pode variar de 5 a 30 cm e quando uma flor é cortada, o suco é abundantemente secretado. O caule é bem simples de quebrar. Nas inflorescências, há um grande número de flores pequenas. Normalmente, seu diâmetro varia de 1,5 a 3 mm. A parte inferior das folhas é coberta com finas e macias.
Na maioria dos casos, cuidados especiais para a planta no jardim não são necessários. Os miosótis podem crescer com sucesso tanto na sombra parcial quanto em locais iluminados pela luz do sol no jardim. Os floristas preferem solos argilosos que são saturados com matéria orgânica. Os miosótis, devido à sua floração precoce, podem ser plantados em composições com flores bulbosas. Como a planta é encontrada na maioria dos casos perto de corpos d'água, é usada no projeto paisagístico, decorando lagoas artificiais. O miosótis é muito popular em muitos países da Europa, portanto pode ser encontrado em buquês de primavera para venda.