Hortênsia pode decorar qualquer jardim. De todas as suas variedades, a Schneebol é de particular interesse. Mas antes de começar a cultivar essas flores, você deve estudar suas características botânicas e regras de cuidados com mais detalhes.
Descrição da nota
O nome latino da variedade é Hydrangea m. Schneeball. A planta é um arbusto perene de flor bonita, com um objetivo decorativo. O espécime adulto atinge 1–1,5 m de altura. Dispara na vertical, em verde brilhante. Placas de folhas são ovóides, grandes.
Flores brancas como a neve são coletadas em inflorescências racemose. No diâmetro atingem 15 a 30 cm, no diâmetro atingem 8 a 8,5 cm e aparecem nas sessões do ano passado. A floração dura do final de junho ao final de setembro, dependendo das condições climáticas. No inverno, a planta descarta as folhas, mas ao mesmo tempo não perde seu efeito decorativo.
Em termos de composição e umidade do solo, essa variedade, como todas as outras variedades de hortênsias, é bastante exigente. O solo no local deve ser altamente fértil. Acidez não importa. A vegetação não exige muita iluminação. Desenvolve-se bem tanto em áreas ensolaradas quanto em sombra parcial.
A principal dificuldade no cultivo da hortênsia é manter os brotos durante o inverno congelados. Caso contrário, no próximo ano você não pode esperar pela floração. A variedade em consideração tolera uma diminuição da temperatura para –23 ° C. Isso significa que, em condições da faixa do meio, será necessário abrigo obrigatório para o inverno.
Importante! Embora em muitas fontes a hortênsia seja descrita como uma planta tolerante à sombra, quando cultivada em um clima temperado, exige o ponto mais brilhante. A vegetação é de origem sulista e pode ser plantada à sombra em casa, em um clima mais frio, apenas a sombra parcial é permitida.
O segundo fator que apresenta dificuldades no cultivo de hortênsias é a resistência relativamente baixa a doenças fúngicas e ácaros. Mas se você prestar atenção suficiente aos tratamentos preventivos, poderá evitar problemas.
Regras de desembarque
O plantio deve ser cuidadosamente planejado. A manipulação é realizada na primavera, quando o solo é aquecido a + 10 ° C, e o risco de geadas de retorno passa.
O local no site deve ser selecionado como o mais brilhante, protegido de rascunhos. No outono, o solo é escavado até uma profundidade de 30 cm e, em seguida, é realizada a desinfecção com uma solução a 3% de sulfato de cobre. Para 10 l de água, adicione 300 g de pó. Esse valor é suficiente para processar 10 m² de área. Cerca de uma semana após a desinfecção, outro cultivo é realizado em uma profundidade semelhante.
Você sabe Na linguagem das flores, a hortênsia simboliza gratidão e intenções sinceras.
Processo de aterrissagem passo a passo:
- À noite, antes de plantar, regue a planta (elas são vendidas em recipientes).
- Cavar um buraco com profundidade e largura de 0,5 M. Se você planeja plantar várias plantas, entre elas e as linhas deixe uma distância de 1 m.
- No fundo do recesso, coloque argila expandida ou seixos - cerca de 10 cm.
- Não use o solo do poço ao plantar. Deve ser substituído por uma mistura de areia, turfa, grama e solos de folhas (1: 1: 1: 1).
- Remova a camada superior de terra do recipiente com a planta. Remova cuidadosamente as mudas do recipiente. Espalhe raízes jovens trançando sobre um pedaço de solo.
- No poço, forme um monte de substrato fértil.
- Coloque a planta no buraco, alinhe-a com o pescoço da raiz - ela deve estar no mesmo nível da panela.
- Preencha os vazios com o solo. Despeje a hortênsia com 5 litros de água.
- Cobrir o círculo do tronco com uma mistura de turfa e composto (1: 1). A altura da camada é de 7 a 10 cm.
Recursos de Cuidados
As hortênsias exigirão cuidadosos cuidados. Durante toda a temporada, o foco principal deve estar na rega e na fertilização. Mais perto do inverno, você precisa cuidar de um abrigo confiável. Se todos os requisitos agrotécnicos forem atendidos corretamente, as plantas não apenas florescerão profusamente, mas também eliminarão o risco de desenvolver doenças e espalhar pragas. Para melhorar as características decorativas das plantas, recorra à formação de restos.
Rega e alimentação
O solo no círculo próximo ao tronco deve estar constantemente úmido.
Horário de rega:
- com chuvas suficientes - uma vez por mês;
- na seca - uma vez por semana.
Para cada instância, são consumidos 20 litros de água.. No período de outono, a rega também é realizada. Pare-os 2 semanas antes do início do tempo frio. Se houver muitas plantas no local, é aconselhável organizar um sistema de irrigação por gotejamento, que direcione a água dosada diretamente para o sistema radicular.
Considerando que a vegetação requer rega frequente e é caracterizada por floração longa, serão necessários muitos fertilizantes - a água libera nutrientes rapidamente e a floração abundante reduz a imunidade.
Importante! Para alimentar hortênsias, não use cinza de madeira, pois desoxida o solo, o que afetará negativamente o crescimento e o desenvolvimento das plantas.
Horário de nutrição (as dosagens são calculadas para uma planta):
- Na fase do inchaço dos rins - 20 g de uréia são diluídos em 10 l de água ou a mesma quantidade de matéria seca é introduzida no círculo do tronco a uma profundidade de 5 cm.
- Em junho, antes de colocar os brotos - humato de potássio (faça a solução de acordo com as instruções) e 20 g de superfosfato.
- 2 semanas após o segundo curativo, uma solução levemente rosada de manganês. O fertilizante também será uma proteção confiável contra pragas.
Em vez dos três curativos acima, você pode gastar apenas um na primavera. Para fazer isso, use um fertilizante complexo de ação prolongada.
Para esses fins, esses curativos são adequados:
- "Hortênsia e rododendros", empresa "Pokon";
- "ASB Greenworld" para hortênsias.
No primeiro ano após o plantio, no final da temporada, a rega deve ser realizada com o Fundazole. É diluído na proporção de 1 g de pó por 1 litro de água. Isso é suficiente para processar uma planta. Essa abordagem fornecerá proteção contra infecções por fungos.
Afrouxamento do solo
Ao cultivar a variedade de hortênsias em questão, você deve monitorar cuidadosamente as condições do solo. Isso ajudará a fortalecer a imunidade das plantas e reduzir os riscos de desenvolver doenças ou ataques de pragas. Após cada irrigação e chuva, é necessário afrouxar o solo a uma profundidade de 5 a 7 cm Se um sistema de irrigação por gotejamento estiver organizado na área, essa manipulação será realizada após cada chuva ou a cada 2 semanas. Imediatamente após o afrouxamento, o solo é coberto. Essa abordagem desempenha o papel de fertilizante adicional e também permite que você economize umidade no solo por um período mais longo.
Como cobertura, você pode usar:
- turfa;
- serragem;
- compostagem
É possível uma combinação dos três elementos em partes iguais.
Poda
Nos primeiros 3 anos após o plantio, a planta precisa apenas de resíduos sanitários, o que envolve a remoção de galhos danificados e em crescimento dentro da coroa, bem como inflorescências. O último pode ser removido da hortênsia na primavera e no outono, mas é melhor deixá-lo para o inverno. Isso irá proteger os rins. Durante esse período, o mato cresce a massa das raízes, cria raízes, para que não haja florescimento abundante, e isso é normal.
A partir do 4º ano de vida, as plantas no local todos os brotos são encurtados para 2 ou 3 brotos. Essa abordagem garante o desenvolvimento de vários pedúnculos em uma sessão de uma só vez. A partir do sexto ano de vida, as plantas no local começam a realizar manipulações antienvelhecimento. Eles sugerem a remoção de 2 ou 3 dos brotos mais antigos. Corte-os até a raiz na primavera. O principal é que o número de brotos removidos não exceda 1/4 da massa total.
A poda é realizada por tesouras de podar bem afiadas e desinfetadas em álcool. No final do trabalho, as fatias são polvilhadas com Fundazol.
Preparações de inverno
O processo de preparação para o inverno é um evento muito importante que permite preservar a decoratividade da planta por muitos anos.
Instruções passo a passo sobre o trabalho:
- Em meados de setembro, 1/3 do fundo libera brotos das folhas. 2 semanas antes da geada, deixe os galhos até a metade.
- Uma semana antes das geadas, enfeite arbustos com turfa - um consumo de 10 kg por 1 m².
- Quando a temperatura cair abaixo de zero, coloque ramos de abeto ao redor das plantas. Dobre os galhos ao abrigo e prenda-os com grampos.
- 3 dias após o procedimento descrito, cubra os arbustos com material não tecido.
- Depois de mais 3 dias - polvilhe as plantas com folhagem seca.
- Se houver geadas severas, em cima das folhas você ainda precisará colocar um ruberoide ou filme.
A remoção do abrigo deve ser realizada gradualmente. Cada camada é removida a cada 3 dias.
Cultivar hortênsias não é uma tarefa fácil, porque a planta é bastante exigente em cuidados. Mas isso mais do que compensa sua bela aparência durante a floração.