Hortênsia é uma planta que é altamente considerada pelos floristas. Várias variedades de cultura parecem impressionantes e atraentes, decorando canteiros de flores, becos e jardins. Apesar de a hortênsia provir de regiões quentes, hoje é possível cultivá-la em condições climáticas severas, onde durante a estação quente também é possível deliciar os outros com seu refinamento elegante.
As melhores variedades resistentes ao gelo para o noroeste
A hortênsia foi introduzida na Europa no final do século XIX. e rapidamente ganhou popularidade, o que levou os criadores a desenvolver novas variedades. Durante décadas, muitas variedades desta planta maravilhosa foram estudadas e criadas. Ao mesmo tempo, uma das principais tarefas dos cientistas era criar variedades com indicadores aprimorados, não apenas de decoratividade, mas também de resistência às características climáticas.Hoje, a hortênsia pode ser plantada em praticamente qualquer região da Rússia, escolhendo uma cultura com um nível suficiente de resistência ao gelo. Nas condições do distrito Noroeste, recomenda-se prestar atenção a tipos de hortênsias como paniculados e semelhantes a árvores.
Panicled
Hortênsia em panículas, cujo nome científico é Hydrangea panicula, é a espécie que melhor tolera o clima frio. Os arbustos atingem uma altura de 2 m, florescendo em inflorescências grandes e oblongas, com comprimento de até 30 cm e diâmetro de 15 cm, dependendo da variedade, a cor das flores pode ser creme, rosa e até vermelho-púrpura.
Você sabe O Japão subtropical é considerado o berço da hortênsia, mas os cientistas conseguiram desenvolver mais de 100 variedades que se enraízam mesmo no norte.
Ao escolher mudas para plantio nas regiões noroeste da Rússia, vale a pena prestar atenção a variedades como:
- Pinky winky - Talvez a variedade mais alta de hortênsias em panículas, cujos arbustos sejam capazes de atingir uma altura de 2,5 m, também tenha boa resistência ao inverno - a planta é capaz de invernar sem abrigo, eles protegem apenas o sistema radicular com uma camada de cobertura morta. Durante a floração, os arbustos são cobertos com inflorescências brancas em forma de cone. Os arbustos parecem especialmente incomuns no outono, quando o crescimento das inflorescências continua. Nesse caso, as flores inferiores se tornam roxas e as superiores florescem em branco.
- Limelight - Um arbusto compacto poderoso, com cerca de 2 m de altura. Suas inflorescências têm uma ampla forma piramidal e matiz de limão. A peculiaridade das flores reside no efeito visual da mudança de tonalidade - na penumbra, as inflorescências aparecem verde-amarelo e, ao sol, branco estéril. O arbusto floresce muito luxuriosamente, mas ao mesmo tempo não precisa de apoio, graças a fortes brotos elásticos.
- Baunilha Freyz - Uma variedade muito popular com uma ampla coroa simétrica de espalhamento. No início do período de floração, as inflorescências têm uma cor branca pálida, depois ficam rosadas e, no outono, ficam vermelhas. A altura dos arbustos é de 1,5 a 2 m. Eles toleram bem as geadas, apenas mudas jovens precisam de abrigo.
Árvore
Os jardineiros também chamam a hortênsia das árvores (Hydrangea arborescens) de “esférica branca” devido à forma arredondada característica de grandes inflorescências, cujo diâmetro pode chegar a 20 cm. A altura média do mato é de 1,5 a 2 m, embora em boas condições possa atingir 4 m.
Uma das melhores variedades de espécies adequadas para plantio na região de Leningrado são:
- Annabelle - o arbusto não pode ser considerado muito alto, porque seu crescimento atinge uma marca máxima de 1,8 m, mas cresce bem em largura - a copa da planta pode crescer até 6 m de diâmetro. Os tamanhos grandes também se referem às inflorescências, as quais, com a cobertura oportuna e oportuna do mato, podem atingir um diâmetro de 50 cm, exibindo um conjunto de flores brancas como a neve. A variedade é bastante adaptada ao clima frio.
- Grandiflora - uma variedade antiga que ganhou fama em 1860. Em condições naturais, a planta pode crescer em tamanhos gigantescos para hortênsias - até 10 m de altura.Quando cultivada, nas regiões noroeste, os arbustos crescem até 3,5 m e são valorizados por despretensiosidade no cultivo e resistência ao gelo. Inflorescências brancas cremosas da flor, que em um arbusto podem ter mais de 300 peças.
Desembarque na região de Leningrado
Ao plantar hortênsias, você precisa seguir algumas regras. Em particular, isso diz respeito ao momento e à seleção do local mais adequado para a cultura. É importante levar em consideração os requisitos da planta para o solo, ou seja, permanecer em más condições afetará negativamente a taxa de sobrevivência da colheita e, às vezes, também pode levar à sua morte.
Quando plantar
Nas condições climáticas da região de Leningrado, é melhor começar a plantar hortênsias na primavera. Se você realizar o procedimento no outono, existe o risco de geadas precoces destruirem o sistema radicular de um arbusto ainda muito fraco. O melhor período é o meio ou final de março, quando o solo está quente o suficiente e as geadas de retorno não atingem o jovem arbusto de surpresa.
Seleção de assento
Nas condições das regiões do noroeste, é preferível plantar hortênsias em uma área ensolarada, com sombra parcial e permitida. A planta deve receber uma quantidade suficiente de luz e calor - isso proporcionará flores coloridas e exuberantes e minimizará o risco de infecções por fungos. É aconselhável que o site não esteja localizado em um rascunho, o que afeta negativamente o desenvolvimento da cultura.As hortênsias gostam muito de umidade, então você precisa regá-las com frequência. No entanto, o solo pantanoso é inaceitável para as plantas, porque, estando em solo alagado, as raízes do mato podem ficar doentes e começar a apodrecer. Portanto, se você pretende plantar hortênsias perto de um reservatório ou em um local com ocorrência superficial de água subterrânea, coloque uma camada de pedra de drenagem no fundo do poço de aterrissagem.
Preparação do solo fértil
É importante formar adequadamente o solo para o cultivo de hortênsias. A mistura do solo é preparada separadamente: solo misto do jardim, húmus, areia e turfa na proporção de 2: 2: 1: 1. Observe que as plantas preferem solos ácidos, que afetam positivamente o brilho da cor das inflorescências. O nível ideal de acidez é de 5,5–6 pH.
Importante! Não coloque esterco e fertilizantes nitrogenados nos caroços de plantio para não queimar as raízes da hortênsia.
Permanecendo em um solo alcalino, as hortênsias geralmente ficam doentes com clorose. O solo pode ser acidificado derramando uma solução de ácido cítrico (3 colheres de sopa. Colheres de sopa são diluídas em 10 litros de água). A introdução de agulhas caídas como material de cobertura também ajudará.
Etapas de pouso
O processo de plantio de hortênsias é simples e praticamente não é difícil.
Consiste nas seguintes etapas:
- Preparando o poço de aterrissagem. Para plantar um arbusto, é necessário formar um buraco com diâmetro e profundidade de cerca de 50 cm Se você planeja plantar vários arbustos de uma só vez, observe a distância entre eles cerca de 1 m.
- Coloque uma camada de drenagem de entulho, tijolo quebrado ou outra pedra no fundo do poço.
- Encha o poço 1/3 da altura com uma mistura de solo pré-preparada.
- Adubar: 25 g de uréia, 70 g de superfosfato e 30 g de sulfato de potássio, misturar com o solo.
- Coloque as mudas para que o colo da raiz não penetre profundamente no solo após o plantio.
- Encha a cova com o solo até o topo, batendo levemente.
- Regue o plantio, com a adição de ácido cítrico. A quantidade ideal de umidade é de 10 a 15 litros por arbusto.
- Cobrir o solo com turfa, serragem ou agulhas.
Cuidado ao ar livre
A hortênsia é uma colheita exigente que precisa de cuidados. Sem a devida atenção por parte do homem, uma planta frequentemente fica doente e se torna uma presa saborosa para pragas de insetos. Antes de tudo, os jardineiros precisam saber como regar e fertilizar os arbustos, como protegê-los do congelamento no inverno e também levar em conta as regras da tecnologia agrícola relacionadas à formação da cultura.
Rega e alimentação
A atenção principal deve ser dada à rega. A hortênsia consome muita umidade, como indicado pelo nome científico "hortênsia", traduzido como "um vaso com água". A rega deve ser realizada 2 vezes por semana, gastando até 20 litros de água para cada plantio. Em períodos particularmente quentes, você pode regar 3 vezes por semana. Preste atenção ao fato de que a planta prefere líquidos quentes assentados, portanto, é aconselhável instalar um barril no local ensolarado do local e coletar água para irrigação com antecedência.Após a rega, o solo é coberto com turfa ou agulhas. Uma camada de 10 cm é suficiente, o que protegerá o solo da secagem e fertilizará o solo. Periodicamente, recomenda-se o afrouxamento - desta forma, o solo será mais leve e, portanto, permeável à umidade e ao ar. No processo de afrouxamento, as ervas daninhas devem ser removidas com as raízes.
Importante! A umidade deve ser aplicada diretamente sob a raiz para que a água não caia nas folhas e brotos, que podem murchar com isso.
Como todas as culturas decorativas, a hortênsia precisa de cobertura, realizada em várias etapas:
- Na primavera. Antes de os botões incharem, os arbustos são alimentados com compostos orgânicos e minerais para garantir um bom crescimento da vegetação. Para fazer isso, você pode fazer independentemente uma solução de sulfato de potássio e uréia, ingerida em 20 ge diluída em 5 l de água.
- Quando os botões começam a aparecer nos arbustos, execute o curativo a seguir usando superfosfato (25 a 30 g do produto são diluídos em um balde de água e regados com uma solução da bucha).
- Início do verão Recomenda-se nutrir a hortênsia com Nitrofos, fazendo uma solução de acordo com as instruções.
- Molho de outono realizada para preparar a cultura para o inverno e para garantir a formação de novos rebentos. Em setembro, é útil fertilizar o solo com uma solução de superfosfato e sulfato de potássio (para 10 litros de água, 1 colher de sopa.colher de sopa de cada produto).
Um bom fertilizante mineral abrangente para hortênsias será o Fertimix, uma composição líquida que é facilmente diluída em água. Contém os componentes biologicamente ativos necessários que contribuem para o bom crescimento e o florescimento decorativo da cultura.
Poda
Em relação à hortênsia, são realizados 2 tipos de poda - sanitária e de moldagem. Os cortes de cabelo sanitários envolvem a remoção de áreas danificadas, doentes ou secas do mato. A poda é iniciada no início da primavera, antes que os botões inchem, depois eles monitoram cuidadosamente os arbustos durante toda a estação de crescimento.
O último corte de cabelo sanitário é realizado no outono, em preparação para as culturas de inverno. A poda formativa é realizada na primavera, nas condições do distrito Noroeste, o período ideal é de março a abril. Se você se atrasar nos prazos, aguarde até que as folhas apareçam no arbusto e só então prossiga com o procedimento.
Como exatamente cortar a hortênsia depende do seu tipo:
- Panícula. As partes superiores dos brotos (2-3 brotos fortes) são cortadas no mato para garantir o crescimento de grandes inflorescências jovens.
- Árvore. A poda deste forcado da planta deve ser iniciada o mais cedo possível, t Desenvolve-se mais lentamente do que outros. É necessário reduzir os rebentos do ano passado para o comprimento de 4 pares superiores de botões.
- Folha grande. Corte brotos grandes ao nível dos novos galhos que saem, bem como pequenos brotos fracos e galhos perenes.
Suportes para galhos
Sob boas condições, os arbustos de hortênsia “florescem” em inflorescências luxuosas durante o período de floração, o que cria uma certa carga. Como resultado, os arbustos se espalham para os lados, especialmente após a chuva. Para evitar isso, você precisa fazer um suporte. Um tubo de metal de 30 a 35 cm de altura é enfiado no centro da bucha e uma vara redonda é inserida (você pode pegar uma alça de uma esfregona velha).
Agora, com a ajuda de cordas, são feitos aparelhos que estão amarrados aos brotos com as maiores inflorescências de um lado e a parte superior do bastão do outro. Se você selecionar o material verde, os cadarços não serão visíveis, mas a bucha sempre terá uma bela forma compacta. Para o inverno, o dispositivo é removido, deixando apenas um tubo de metal martelado.
Abrigo para o inverno
Muitas variedades híbridas modernas de hortênsias aumentaram a resistência do inverno, a capacidade de tolerar geadas até –25 ° C. No entanto, dado que nas regiões do noroeste, incluindo a região de Leningrado, os invernos são muito severos, melhor não correr riscos e cobrir o mato durante o inverno.
Primeiro, a poda sanitária é realizada e, em seguida, as inflorescências e a folhagem são removidas da planta. O local deve ser limpo de detritos biológicos para evitar o inverno de microorganismos e insetos prejudiciais. Depois disso, os fertilizantes são aplicados e o solo é coberto com uma camada de cerca de 15 cm. Em seguida, você precisa coletar os galhos dos arbustos de uma braçada e dobrar o solo, consertar.
Não é preciso ter medo de que os galhos se quebrem - na hortênsia eles dobram bem. É melhor colocar tábuas de madeira sob os galhos inclinados, para proteger o arbusto do contato direto com o solo. De cima, o arbusto é coberto com estopa ou cordão, coberto com serragem. Depois disso, um segundo "cobertor" é formado, mas já a partir de polietileno perfurado. Além disso, no topo, você pode colocar outro ramo de abeto, caso o inverno não esteja nevando.
Reprodução
Existem muitas maneiras de propagar hortênsia. O mais raramente usado é obter material de plantio a partir de sementes. Esse método exige muito tempo e esforço, mas o mais importante - não garante que a nova planta obtenha todas as propriedades da mãe, incluindo qualidades decorativas. Portanto, é melhor propagar a cultura por estacas, camadas ou simplesmente dividir o arbusto adulto durante o transplante.
Dividindo o mato
É melhor iniciar o procedimento na primavera, para que os divisores tenham tempo para se enraizar e ficar mais fortes antes do início do tempo frio. Anteriormente, um arbusto adulto é umedecido com água em abundância. Embora a umidade sature o solo, você precisa preparar poços de aterrissagem com uma profundidade de cerca de 50 cm, um diâmetro de 35 a 40 cm. Cada buraco é fertilizado com cinza de madeira, composto. O arbusto adulto é desenterrado por todos os lados e depois removido.Esse método é considerado pelos jardineiros o mais simples e mais confiável: agora você precisa dividi-lo em vários fragmentos para que cada um tenha vários botões de renovação - a partir dos quais a coroa acima de novos arbustos se desenvolverá. Antes do plantio, recomenda-se encurtar um pouco as mudas e raízes, bem como processar os divisores em um estimulador de crescimento (a preparação "Heteroauxin" é adequada).
Após o tratamento, o material de plantio é colocado em covas, cobertas com solo, um pouco compactadas e regadas abundantemente, gastando 10 a 15 litros de água para cada instância. Depois disso, o solo é coberto com serragem ou turfa.
Estacas
O corte de estacas verdes começa no verão, provisoriamente - no final de junho. Você precisa cortar os fragmentos superiores de brotos, com 12 a 15 cm de comprimento, e é melhor fazer isso em tempo nublado ou no início da manhã. As partes inferiores das estacas são limpas para que restem apenas 1-2 pares de folhas superiores com brotos. O material é instalado em um recipiente com um estimulador de crescimento (uma boa ferramenta - "Epin") por 30-40 minutos. Após o processamento, você pode começar a pousar.É necessário preparar antecipadamente um recipiente com uma mistura de areia e turfa no solo, tomada em proporções iguais. Cada caule é plantado em um ângulo de 6-8 cm. Após o plantio, os canteiros devem ser regados regularmente para evitar que o solo seque. O enraizamento durará de 1 a 1,5 meses. As plantas jovens são cultivadas em um recipiente até a primavera chegar, após o que podem ser transplantadas para o campo aberto.
Camadas
Este método também é simples. Comece a trabalhar no início da primavera. Nas laterais do arbusto, você precisa procurar alguns brotos fortes. Cavar o solo e formar sulcos, com uma profundidade de 3-5 cm.Cada broto é colocado em um sulco, fixado e aspergido no topo do chão. Ao mesmo tempo, observe que a parte superior da filmagem permanece visível acima do solo e está localizada na posição vertical (é melhor amarrá-la a uma estaca).
Você sabe Hortênsia — uma das plantas mais antigas do planeta. Os arqueólogos têm informações sobre seu crescimento na América do Norte há 40 mil anos.
As camadas precisam ser regadas regularmente. Depois de um tempo, você notará o surgimento de jovens brotos verticais. Quando o crescimento atinge 20 cm, é necessário polvilhar novos arbustos com terra - esse procedimento é repetido 1 vez por semana. No final de setembro, você pode começar a transplantar arbustos: cada um deles é separado da planta mãe, escavado e colocado em novas covas.
Regras para transplantes
A maioria dos tipos de hortênsias tolera com segurança um transplante, com exceção das panículas, que são difíceis de sobreviver por esse procedimento na idade adulta. Os arbustos são transplantados no início da primavera, depois que a neve derrete. Se a planta invernou na estufa, é melhor adiar o processo até o final do período de ameaça de geada. Na região de Leningrado, os jardineiros transplantam no final de março.
Imediatamente você precisa escolher o local certo para plantar e preparar caroços com solo fertilizado. A bucha é pré-preparada para o procedimento: corte galhos secos velhos e jovens cortados ao meio. O arbusto é escavado de todos os lados em um raio de 40 cm a uma profundidade de 1,5–2 pás de baioneta. Em seguida, a planta é cuidadosamente levantada e removida do poço, tentando não puxar os galhos.
Se houver suspeita de que a cultura não seja saudável, é necessário examinar cuidadosamente o sistema radicular, remover raízes e insetos danificados, se houver. É aconselhável tratar o rizoma com uma solução a 1% de permanganato de potássio. Um arbusto saudável é transplantado com um caroço de terra. Isso deve ser feito o mais rápido possível, para que as raízes não fiquem intemperizadas e secas. Após o transplante, o mato é regado, o solo é coberto.Em seguida, você precisa tomar cuidado de acordo com as regras gerais. Plantar hortênsias decorativas nas condições das regiões noroeste é uma idéia muito real. O principal é escolher a variedade certa e observar as regras de plantio. Além disso, tudo depende do seu cuidado - com os devidos cuidados, a cultura se tornará um verdadeiro destaque do design da paisagem.