Entre as muitas plantas de casa decorativas e decíduas, um lugar especial pertence às palmeiras. Essas árvores exóticas são as mais adequadas para criar uma atmosfera de verão eterno em um apartamento sem graça da cidade. Do grande número de palmeiras excelentes para o cultivo em casa, uma das mais comuns é a braquéia, que será discutida nesta revisão.
Descrição botânica da planta
Brahea (nome latino - Brahea) é uma planta monocotiledônea nativa da América do Norte e Central. Cresce naturalmente nas regiões áridas do México (incluindo a ilha vulcânica de Guadalupe), Honduras, El Salvador e Guatemala, mas atualmente é amplamente cultivada como planta ornamental em quase todas as regiões subtropicais, incluindo o Mediterrâneo e o Mar Negro. costa da Rússia, Cáucaso e Crimeia.
Características morfológicas da palmeira:
Altura | Em condições naturais - 12-15 m, em plantas de interior - depende do volume da banheira e do tamanho da sala. |
Tronco | De cor marrom-acinzentada, lisa e grossa na parte inferior (até 50 cm), à medida que se aproxima do ápice, é cada vez mais coberta de cicatrizes de folhas secas. |
Coroa | Muito exuberante. |
Folhas | Na forma de um ventilador redondo profundamente dissecado, constituído por segmentos rígidos com pontas pontiagudas emergindo de um pecíolo liso, decorado com pontas curvas e coberto com um revestimento de cera, que também é o núcleo de uma placa de folha. A cor das folhas é prata-azulada, cinza ou verde pálido. |
Inflorescências | Sob a forma de uma panícula branca complexa e altamente pubescente pendurada. O comprimento da inflorescência é de 1 a 5 m. |
Flores | Na forma de um copo, eles consistem em três sépalas, três pétalas mais longas e três carpelos no ovário. As pétalas têm uma forma triangular, sépalas - ovais. A cor das flores é verde-amarela. As flores são bissexuais (em cada inflorescência existem indivíduos masculinos e femininos), sésseis, 3-4 peças estão localizadas na inflorescência. |
A fruta | Uma baga redonda ou oval, a casca carnuda, no interior existe um osso (semente) de até 2 cm cada. |
Sistema raiz | Poderoso, entra no chão a uma grande profundidade. |
A braquéia refere-se a palmeiras de crescimento lento, no entanto, a taxa de crescimento após a formação de uma muda forte começa a aumentar gradualmente se a árvore receber boas condições e transplante regular em um vaso maior.
Tipos populares de braquéia
Até o momento, 11 variedades de braquéia são conhecidas, mas como planta de casa na maioria das vezes você pode encontrar apenas três delas.
Você sabe O gênero de uma palmeira deve seu nome ao astrônomo dinamarquês e ao famoso alquimista renascentista Tikhon Brahe, que morreu, segundo a lenda, em um banquete real devido a uma ruptura da bexiga (o cientista ficou com vergonha de se levantar da mesa). Segundo outra versão confirmada posteriormente, o cientista foi envenenado com mercúrio.
Braquéia armada
O nome latino da espécie é Brahea armata, em condições naturais é distribuído principalmente na Califórnia (EUA).
Essa variedade deve seu nome à forma especial do tronco: além de sua impressionante espessura, ela também difere no modo agressivo, organizado em diferentes direções, que rolha os restos de folhas que já morreram, o que dá a impressão de um ouriço arrepiado.O diâmetro da chapa de Brahea armata varia de 1 a 1,5 m, o número de segmentos na chapa é de 30 a 50 e a profundidade de corte é de aproximadamente 50%. A cor das folhas é cinza-prateada, com uma camada de cera no topo. Poderoso, até 5 cm na base do pecíolo, afunilando para o topo cerca de cinco vezes, seu comprimento total é de 75 a 90 cm.A cor das flores da espécie é cinza claro.
Brahea Brandegi
O nome latino é Brahea brandegeei, a área de distribuição é México. A principal característica distintiva da espécie é que as folhas em sua copa não se separam em direções diferentes, como a braquéia armada, mas se estendem para cima, o que faz a árvore parecer mais alta.
Você pode distinguir Brahea brandegeei de outros tipos de braquéia pela cor das folhas: por fora elas não são prateadas, mas sim verdes brilhantes. O número de segmentos no "ventilador" é de cerca de 50 peças. As flores desta espécie têm uma cor bege, mais "quente" que a Brahea armata.
Você sabe A menor palmeira do mundo é Syagrus liliputiana (siagrus anão). Cresce no Paraguai, assim como na ilha de Kalimantan, e atinge apenas 20 cm de comprimento; portanto, essa árvore pode ser facilmente confundida com um monte de grama.
Braquea comestível
O nome latino da espécie é Brahea edulis, o território de distribuição é a ilha de Guadalupe. A base do tronco desta árvore tem uma cor acinzentada, a forma da coroa parece quase igual à de Brahea brandegeei, mas as folhas do lado de fora são mais escuras. Além disso, as folhas de Brahea edulis são as menores de todas as três espécies descritas: seu diâmetro não excede 0,9 M. Outra característica da espécie é um maior número de segmentos na estrutura foliar (esse número varia de 60 a 80 peças). Finalmente, como o nome indica, as bagas de Brahea edulis podem ser consumidas.
Crescendo em casa
De todos os tipos de palmeiras, a braquéia é talvez uma das mais resistentes, por essa mesma razão, mesmo um cultivador iniciante pode tentar cultivá-la em casa. Para fazer isso, você precisa conhecer apenas os requisitos básicos que precisam ser fornecidos a essa árvore.
Localização e horário de verão
A braquéia é uma planta fotófila, mas ainda precisa ser protegida da luz solar direta, principalmente no verão. O melhor lugar para uma panela ou banheira é a proximidade da janela voltada para o leste, ou, com menos sucesso, mas aceitável, para o lado oeste.
Importante! Ao contrário de muitas outras plantas de interior, a braquéia não é apenas possível, mas também precisa ser rotacionada periodicamente em torno de seu eixo. Essa precaução protegerá as folhas jovens contra queimaduras (elas devem ser direcionadas para dentro da sala) e permitirá que você forme uma coroa o mais uniformemente possível.
Temperatura do ar
Ideal para o cultivo de braquéia são os valores de temperatura na faixa de + 20 ... + 27ºC. Durante o período em que a luz do dia diminui, a planta pode se sentir confortável na faixa de + 10 ... + 15ºC. No entanto, não é necessário organizar uma fase de descanso para uma palmeira, movendo a banheira para um local mais fresco, embora isso seja desejável.
Sob condições naturais, a braquéia cresce em regiões onde no inverno a temperatura pode cair para -4ºC, portanto, no inverno, se necessário, a planta pode ser deixada em uma varanda fechada ou loggia. Mas no verão o pote pode ser retirado para o ar fresco - uma palmeira responde a essa mudança de cenário com grande gratidão.
Humidade do ar
Diferentemente da maioria das outras palmeiras, a braquéia não impõe requisitos rígidos para alta umidade do ar; portanto, em salas de estar padrão a taxas de 45 a 60%, essa planta pode se sentir bastante confortável. Se o ar estiver mais seco, o que geralmente acontece no inverno, as folhas da braquéia podem começar a ficar amarelas e secas, no entanto, para as pessoas, essas condições também são extremamente indesejáveis; portanto, a maneira mais fácil de sair da situação é obter um umidificador de ar especial.
Características do atendimento domiciliar
Cuidar de uma braquéia não é particularmente difícil. Com uma boa escolha de lugar, essa palmeira despretensiosa requer uma quantidade mínima de atenção.
Rega
Regue a planta regularmente, pois o solo superficial seca. Tanto a secagem excessiva quanto a estagnação da água nas raízes são igualmente inaceitáveis. Além disso, a regularidade da rega depende diretamente da temperatura do ar na sala: quanto menor, menor a necessidade de regar a árvore.
Você sabe As palmeiras são usadas não apenas como material de construção e fonte de energia (datas, cocos, etc.). Vinhos magníficos são preparados a partir de algumas variedades desta árvore, por exemplo, ráfia e yubey, e as matérias-primas para a vinificação não são apenas os frutos, mas também o tronco dessas plantas que contêm suco muito doce.
A melhor maneira de regar é a parte superior (a água não entra na panela, mas na superfície da terra), em torno da circunferência da panela, para não perturbar a raiz. A água deve ser macia (de preferência derreter ou chover, mas se isso não for possível - pelo menos bem conservado em um prato aberto) e quente (alguns graus acima da temperatura ambiente).
Pulverização
Todas as plantas tropicais e subtropicais gostam muito de aspersão. Portanto, a cada irrigação, e se o ar na sala estiver muito seco - diariamente ou mesmo várias vezes ao dia, a planta deve ser abundantemente pulverizada, e os mesmos requisitos de água para pulverização são aplicados como para a irrigação.
Top vestir
Você precisa alimentar a braquéia duas vezes por mês. No entanto, isso se aplica apenas à fase de crescimento ativo - de fevereiro a outubro. No inverno, quando o nível de iluminação da sala diminui acentuadamente, a frequência da fertilização deve ser drasticamente reduzida ou o procedimento deve ser interrompido por completo.
A braquéia precisa de um conjunto padrão de minerais, cujos principais componentes são nitrogênio, potássio e fósforo. A maneira mais fácil de alimentar é usar fertilizantes minerais complexos prontos para palmeiras ou plantas decíduas ornamentais, em estoque vendido em qualquer floricultura.
Assim, os produtos de marcas como:
- "Mestre Agro";
- Activina;
- "Sucesso";
- "Folha em branco";
- Fertis
- "Dzherelo";
- "Agrícola";
- "Stimovit";
- Agricole
- Loren
- "Sr. Cor";
- "Royal Mix" e muitos outros. outro
Você sabe A maior espécie de palmeira do mundo é a cera Kyodios (Ceroxylon quindiuense). Esta árvore cresce até 50 m no vale Kokora, na Colômbia, e é um dos símbolos nacionais do estado.
Poda
As palmeiras não precisam de modelagem ou poda antienvelhecimento. Para preservar a decoratividade da árvore, é necessário remover cuidadosamente as folhas laterais da planta que secam e morrem à medida que crescem.
Transplante
Talvez uma das condições mais importantes para o rápido crescimento da braquéia em casa seja o transplante correto.
Enquanto a planta é jovem, a intensidade de seu desenvolvimento é muito alta; portanto, você precisa mover a palma da mão para uma capacidade maior a cada ano. Então, quando a árvore começa a crescer em tamanho não tão rápido, basta executar o procedimento a cada 2 ou 3 anos. O tempo padrão de transplante é o último mês do inverno ou o primeiro mês da primavera, ou seja, o início da estação de crescimento.
É muito importante que o novo vaso não seja muito grande - o aumento padrão no tamanho deve ser de 2-3 cm de altura e aproximadamente o mesmo em diâmetro.
As capacidades feitas de material natural ou plástico são adequadas para a braquéia, basta que o vaso seja alto o suficiente e tenha orifícios de drenagem para drenar o excesso de água.
Como uma mistura de solo para braquéia, você pode usar substratos prontos para palmeiras, para um crescimento mais intenso da planta e uma composição mais próxima do natural do solo, adicionando um pouco de cal ao solo adquirido.
Uma opção mais difícil é a auto-preparação da mistura. A braquéia cresce melhor em solos levemente ácidos ou neutros (valor de pH na faixa de 5,0 a 7,0). Também é necessário que o solo seja leve e nutritivo, tenha boa permeabilidade ao ar e à água.
A mistura ideal para a braquéia é:
- terreno de folha - 2 partes;
- relva - 2 partes;
- areia do rio - 1 parte.
O substrato preparado dessa maneira deve primeiro ser desinfetado, colocando-o por várias horas em um forno aquecido a + 70ºC, mantendo-o no gelo pelo menos -10ºC duas vezes por 12 horas com um intervalo de 12 horas ou simplesmente regando-o com bastante solução fraca de permanganato de potássio.Importante! Se a raiz for danificada durante o transplante, a braquéia adulta deixará de crescer por um longo período de tempo e a planta jovem poderá morrer, portanto, o procedimento sempre deve ser realizado pelo método de transbordo.
A sequência de ações é assim:
- Lave bem a panela preparada com detergente.
- Coloque uma camada de drenagem no fundo do tanque - seixos, cascalho ou argila expandida. A espessura dessa camada, dependendo do tamanho da panela, deve ser de 2 a 10 cm.
- Despeje uma pequena quantidade de solo preparado sobre a camada de drenagem, de modo que seja possível colocar completamente uma palma de terra sobre ela e pelo menos 3-4 cm permaneçam na superfície da panela.
- Usando uma colher de sopa, separe com muito cuidado a terra da panela das paredes. Antes do transplante, a braquéia não precisa ser regada por vários dias; caso contrário, será muito mais difícil concluir esse procedimento.
- Segurando a braquéia pela parte inferior do tronco, remova cuidadosamente a planta da panela com um pedaço de terra. Se a flor não se presta, tente forçá-la do fundo com uma espátula ou outra ferramenta adequada.
- Instale um pedaço de terra na superfície da terra em uma panela nova e compacte-o de todos os lados com terra fresca.
- Aperte bem a superfície do solo e adicione um pouco mais de terra, se necessário.
- Regue a flor abundantemente.
Durante o primeiro mês após o transplante, é impossível alimentar a braquéia com fertilizantes.
Métodos de criação
Os métodos de propagação vegetativa não são utilizados para a braquéia; portanto, o único método possível de obter uma nova planta é plantar uma semente.
Importante! Uma garantia de germinação é a alta qualidade inicial das sementes, por isso é recomendável comprar sementes de plantas de crescimento lento, como palmeiras, apenas em lojas especializadas e de boa reputação.
Também é necessário lembrar que as sementes da braquéia retêm sua germinação por um período muito curto - apenas alguns meses, respectivamente, ao comprar, você deve sempre prestar atenção à data da coleta (ou prazo de validade) e também para não atrasar o plantio.
A melhor época para plantar uma palmeira é o final do inverno ou o início da primavera. Por um lado, durante esse período, há um aumento gradual da duração do horário de verão, que é percebido por todas as plantas como um estímulo ao crescimento ativo. Por outro lado, os dias quentes ainda estão distantes, e o período de aquecimento, durante o qual o ar na sala geralmente é inaceitavelmente seco, pelo contrário, deve terminar em breve.
Antes da semeadura, as sementes devem ser preparadas. Para fazer isso, eles precisam ser levemente aparados para violar a integridade da casca externa e depois disso, deixe de molho:
- em um estimulador de crescimento (Epin, Kornevin, etc.) - durante 30 minutos;
- em uma preparação desinfetante (biofungicida "Efeito", uma solução fraca de permanganato de potássio, diluída com água em partes iguais de suco de aloe, etc.) - por 12 horas.
Importante! A solução de imersão das sementes deve ser quente, aproximadamente + 35 ... + 40ºC, iniciando os processos biológicos dentro da semente.
As sementes preparadas são plantadas a uma profundidade de 3 cm em recipientes individuais cheios de uma mistura umedecida de turfa, húmus e serragem. Se você deseja cultivar várias palmeiras, pode plantar sementes em caixas com lados baixos, mantendo a distância entre amostras individuais de pelo menos 4 cm.
Por cima, o recipiente deve ser apertado com um filme e colocado em um local bem iluminado, com uma temperatura do ar de + 28 ... + 32ºC. Antes que as mudas apareçam, o tanque deve ser ventilado periodicamente e a superfície do substrato deve ser umedecida com uma pistola de pintura.
As palmeiras brotam por muito tempo. Esse processo pode se estender de vários meses a vários anos.Após a emergência, o filme é removido e as plantas jovens são transferidas para um local mais fresco. Quando a altura dos brotos atinge 10 cm, a árvore jovem é transplantada para um vaso com a mistura habitual do solo para palmeiras.
Como lidar com doenças e possíveis pragas
A braquéia tem uma imunidade tão forte que, mesmo em condições internas não naturais, praticamente não fica doente. A maioria dos problemas que podem surgir com esta planta é causada por ar muito seco ou uma banheira apertada (no primeiro caso, as folhas começam a ficar amarelas e secas, no segundo - apenas pára de crescer).
Você sabe Nas Seychelles, cresce uma árvore Lodoicea maldivica, também conhecida como Coco de mer (palmeira do mar). O fruto desta planta é tão semelhante em forma aos exuberantes quadris femininos que a árvore às vezes é chamada calipyge de Lodoicea (a palavra "calipyge" do italiano pode ser traduzida como "nádegas poderosas").
Quanto às pragas, as mais perigosas para as palmeiras são os ataques ácaro, cochonilha e insetos de escala. Como regra, esses parasitas entram na árvore a partir de plantas domésticas vizinhas; portanto, é sempre muito importante observar quarentena rigorosa ao comprar uma nova flor.
Abaixo estão os sintomas característicos da lesão e o nome de medicamentos eficazes para o controle de pragas. No entanto, deve-se ter em mente que, nos estágios iniciais da lesão, a árvore pode ser ajudada sem o uso de inseticidas ou acaricidas potentes. Para isso, é muito necessário tratar cuidadosamente todas as folhas com uma esponja embebida em água com sabão, uma infusão de alho ou outros anti-sépticos naturais.
O nome da praga | Sintomas da lesão | Protecção química |
Ácaro aranha | Pequenos pontos brancos na parte inferior das folhas; teias de aranha, estendendo-se entre as folhas | Ontem, Floromita, Sunmight, Flumight, Bornéu, Nissoran, Apollo, Envidor, Carrapato, Acarin |
Mealybug | Placa branca nas folhas, reminiscente de farinha na estrutura e facilmente destacável com qualquer ferramenta | Fitoverm, Vermitek, Aktofit, Agrovertin, Actellik, Dursban |
Escudo | Pontos redondos marrons ou claros (“flocos”) nas folhas | "Actellik", "Fosbetsid", "Aktara" |
A braquéia é uma palmeira de ventoinha incrivelmente bonita, perfeita para o cultivo em ambientes fechados. Ao contrário de muitas outras plantas tropicais, tolera a seca com bastante facilidade, não impõe requisitos criticamente altos para a umidade do ar e pode manter a decoratividade com iluminação relativamente limitada. Você pode cultivar essa árvore a partir de uma semente, mas é ainda mais fácil obter uma muda pronta, que atingirá rapidamente tamanhos impressionantes e se tornará uma verdadeira decoração da sala.