Zimbros são sempre-vivas despretensiosos. Suas formas bizarras são ativamente usadas no paisagismo. Variedade Arnold é conhecida por sua vitalidade, despretensiosa no cuidado, adapta-se a diferentes condições ambientais. É frequentemente usado para decorar a paisagem do território. Sobre isso em detalhes mais adiante neste artigo.
Descrição botânica
O tipo mais comum de zimbro comum (nome latino Juníperus commúnis) é Arnold. Ele é um representante vívido da família dos ciprestes. Planta que cresce verticalmente. Os galhos da árvore criam uma coroa, e não largos. Sua forma se assemelha a uma coluna ou uma pirâmide. Os galhos crescem fortemente pressionados um contra o outro, como se estendidos para cima. As plantas adultas atingem uma altura de cinco metros, o diâmetro chega a 50 centímetros. Uma árvore de dez anos cresce até dois metros de altura, o diâmetro da copa é de 40 cm.
Você sabe Alguns zimbros crescem até 600 anos.
A descrição da variedade inclui as seguintes características:
- Coroa farpada. Ela é baixa. Sua cor é azul esverdeado com um tom prateado.
- A variedade é caracterizada por crescimento lento. Em média, cresce 10 centímetros por ano.
- Cresce bem em locais ensolarados, mas cresce bem em sombra parcial. Reage mal aos primeiros raios do sol.
- Um tom avermelhado de casca que fica marrom e descasca de vez em quando.
- Aparência resistente ao gelo.
- Cresce bem em ambientes urbanos.
- Não morre de seca.
- As características do solo não são exigentes. Mas os solos argilosos e argilosos são mais adequados para o seu desenvolvimento.
- Propagado por sementes ou estacas. Aparecem cones com três sementes, que amadurecem por cerca de 2 anos, geralmente no outono.
Uma variedade de cores de agulhas e um aroma único, despretensiosidade ao cuidado são as principais vantagens dessa cultura. A variedade Arnold é frequentemente usada no território de instituições médicas, porque hidrata e purifica o ar.
Aterragem
As mudas selvagens da variedade Arnold se enraízam muito mal. Para criar raízes em uma árvore, é melhor usar mudas de uma espécie cultivada. Existem muitos deles.
Importante! Você não pode comer bagas de zimbro, elas são extremamente venenosas. O envenenamento pode causar danos ao sistema nervoso, rins e, em alguns casos, morte.
O plantio de uma muda está sujeito às seguintes condições:
- Escolha um lugar ensolarado. Em locais sombreados, cresce por muito tempo, não difere de uma forma magnífica e bonita e pode perder algumas de suas qualidades.
- O poço precisa ser preparado com antecedência (14 dias antes do pouso), um que seja 2 ou 3 vezes o tamanho do coma do pouso. Os arbustos grandes precisam de uma profundidade de cerca de 70 centímetros. Atenção especial deve ser dada ao sistema raiz. Com raízes fortes e não secas, a planta cria raízes mais rapidamente.
- O fundo do poço é coberto com uma camada de drenagem, feita de areia com tijolos quebrados. Sua espessura deve ser de pelo menos 15 cm e as raízes são cobertas com uma mistura de terra de grama, areia e turfa nessa proporção de 1: 1: 2. Se a planta for grande, o colo da raiz deve sobressair pelo menos 5 centímetros acima da borda do poço de aterrissagem. Nas plantas jovens, essa condição não é observada (plantada no nível do solo).
- Mantenha a distância entre as plantas. Para plantas grandes - pelo menos 1,5 metro, para pequenas - pelo menos meio metro. É obrigatório impregnar as plantas em recipientes com água antes do plantio direto. Para isso, um pedaço de terra é imerso em um recipiente de água por aproximadamente 2 horas.
- Fertilize o solo antes de plantar somente se for pesado. Para fazer isso, use farinha de limão ou dolomita. Após o plantio, o zimbro é fertilizado uma vez por ano. Isso é feito em maio ou abril pela introdução do superfosfato duplo ou Kemira Universal.
- A rega da colheita é necessária apenas no verão seco. Frequência de rega por estação - 2 ou 3 vezes. Em uma árvore, gaste de 10 a 30 litros de água. À noite, você precisa pulverizar a planta, porque ela não tolera o ar seco.
Sujeito a todos os requisitos e plantio adequado, o zimbro será aceito e encantará os olhos com sua coroa bizarra.
Juniper Care
Embora o zimbro não seja extravagante, você ainda precisa cuidar dele. Isto é especialmente verdade para plantas recém-plantadas. Com os devidos cuidados, a planta fica ótima, não fica doente e não fica amarela.
O cuidado com o arbusto inclui as seguintes etapas:
- organização de rega moderada;
- cobertura sistemática do solo;
- afrouxamento;
- preparar a planta para o período de inverno, abrigando e amarrando arbustos;
- poda sanitária;
- proteção oportuna contra pragas ou tratamento quando a planta fica doente;
- organização de propagação de zimbro.
Vídeo: plantando e cuidando de zimbro
Rega
O zimbro Arnold é bastante tolerante à seca. Ele não precisa de rega especial. A única condição sob a qual ele precisa de rega sistemática e de alta qualidade é o desembarque. Depois, durante a semana, você precisa regar diariamente para que a planta esteja bem enraizada e aceita.
Importante! Ao processar o Juniper Arnold, é muito importante desinfetar a ferramenta aparada e manter os galhos infectados afastados do arbusto aparado.
Em outro caso, o mato precisa de rega, com verões secos, mas mesmo assim o número de regas não deve exceder 4 por estação. Consome uma árvore em média mais de 10 litros de água. A irrigação é obrigatória - pulverizar a copa da árvore, isso se deve ao fato de a planta não tolerar o ar seco.
Afrouxamento e cobertura do solo
Após o plantio, as mudas requerem acesso aéreo adicional às raízes. Isso é fornecido por afrouxamento superficial. Gastá-lo após a rega e a destruição de ervas daninhas.
Outro procedimento que as plantas jovens precisam é a cobertura morta. Para fazer isso, faça uma cobertura do solo após o plantio com lascas de madeira, casca de pinheiro, casca de cedro ou turfa. A espessura ideal dessa camada é de 5 a 8 cm. Algumas culturas que adoram o calor são plantadas para o inverno, mas no início da primavera elas plantam a cobertura para evitar a deterioração do pescoço da raiz.
Top vestir
O zimbro não tolera superalimentação. Ao mesmo tempo, começa a queda ativa de agulhas de plantas. É necessário alimentar a planta não mais do que uma vez por ano - na primavera de abril ou maio. Nitroammofosku produz à taxa de 30-40 g por metro quadrado, e "Kemiru-universal" - 20 g por 10 l de balde de água.
A acidez do solo, ideal para o crescimento de arbustos de zimbro, é de 4,5 a 7 pH. Para alguns solos pesados, a calagem é realizada antes do plantio.
Poda
A poda de zimbro deve ser abordada com cuidado. Arnold é uma variedade de crescimento lento, portanto, a poda envolve apenas o corte de galhos secos ou danificados. Também é realizado para dar uma forma especial à planta. Os arbustos são podados em qualquer época do ano, mas a poda sanitária é realizada na primavera.
Preparações de inverno
Embora o Juniper Arnold seja uma planta que não tem medo de geadas, as mudas que ainda não amadureceram precisam ser cuidadosamente preparadas para o início do inverno. Eles podem morrer sob a influência do tempo frio. O mesmo se aplica às mudas trazidas de países mais quentes, para que elas se acostumam.
Você sabe Os frutos de zimbro são semelhantes aos frutos silvestres, mas na verdade são solavancos.
Eles recomendam cobrir as plantas nos primeiros 2 anos após o plantio. Isso protegerá não apenas a geada, mas também o sol brilhante, que pode causar queimaduras nas agulhas.O sol brilhante é especialmente perigoso em geadas severas. O sistema radicular da planta está em estado de hibernação e ocorre um processo de fotossíntese nas agulhas, o que leva ao gasto ativo de umidade. Ao mesmo tempo, as agulhas ficam marrons e secas demais.Certifique-se de amarrar os sacos e polvilhar ramos de abeto, isso protegerá os arbustos das rajadas de ventos fortes.
As plantas que crescem em contêineres podem ser transferidas para as instalações da rua; se isso não for possível, elas são cobertas diretamente com um contêiner. Como um abrigo adequado:
- lapnik, que cobre completamente as plantas;
- sacos de palha, serragem, folhas.
As plantas que crescem em campo aberto precisam:
- Reforce o círculo do tronco. Isso é feito usando uma espessa camada de ramos de abeto, serragem etc.
- Amarre os galhos, pressionando-os no tronco. Isso irá protegê-los de quebrar após a queda de neve.
- O arbusto deve ser coberto com material "respiratório" improvisado. O filme não é uma opção.
- Fortaleça o abrigo para que não seja levado pelo vento, deixando um pequeno buraco para que a planta respire, de preferência no lado sombreado.
- Você pode fazer uma tela de filme ao redor da planta.
- As culturas de crescimento longo sombream com uma malha fina.
Eles recomendam tirar a neve dos arbustos. Não se apresse com a limpeza de estruturas de proteção. Você precisa limpá-los em tempo nublado. Com a preparação adequada, nenhum inverno é assustador para as plantas.
Possíveis doenças e pragas
Juniper Arnold - raramente exposto a doenças e pragas. No entanto, eles existem.
Você sabe As agulhas de zimbro têm as melhores propriedades bactericidas.
Doenças que essas plantas sofrem:
- Derrote a planta com shute. Nas agulhas do ano passado, no verão, corpos de frutas redondos pretos aparecem na superfície das agulhas com 1,5 mm de tamanho. Eles armazenam esporos do fungo, o que pode levar à morte da planta. Para combatê-lo, utiliza-se pulverização fungicida, remoção de agulhas doentes e poda de galhos.
- Ferrugem - um fungo que se manifesta na forma de crescimentos alaranjados com cerca de 0,5 cm de tamanho, aumentando após a chuva até 1,5 cm de comprimento.Este parasita precisa de dois hospedeiros. Primeiro, cresce em árvores de folha caduca e os esporos caem no zimbro. Para evitar a ocorrência, não plante zimbro perto de árvores de folha caduca, que podem ser o primeiro hospedeiro de ferrugem, remova brotos danificados e use imunoestimulantes e fertilizantes.
- Doença fúngica alternariose. As agulhas ficam marrons, aparece um revestimento preto.
- A secagem de galhos e cascas é provocada por vários cogumelos. A infecção permanece na casca afetada dos galhos ou detritos da planta. A ausência de poda e material de plantio deficiente contribuem para o aparecimento do fungo.
- O câncer de Biorell, causado por um fungo especial, forma úlceras longitudinais na madeira. O motivo é o dano mecânico nos galhos.
- Concentração excessiva de sais no solo pode levar a rebentos com agulhas vermelhasque seca no futuro. Estes são sintomas de necrotização de agulhas, também podem estar associados a rega excessiva, alagamento, falta de umidade, etc.
- O câncer de néctar é causado por fungos.enquanto as almofadas vermelhas aparecem com até 2 mm de diâmetro. Basicamente, isso leva à morte completa da planta. Para todas as doenças fúngicas, a prevenção é a primavera e o outono de pulverização com preparações à base de cobre.
O zimbro tem dois tipos de pragas: sucos e agulhas de roer. O primeiro inclui:
- pulgões zimbro que sugam suco de uma planta. Meios de luta - lavar agulhas com água e sabão, combater formigas;
- insetos de zimbro, cujas larvas grudam nas agulhas, causando a morte ou a secagem da planta. Métodos de controle - aplique anéis de cola lagarta na primavera, em casos graves - pulverização com preparações inseticidas;
- mosquitos galhadores são pequenos mosquitos cujas larvas vivem em uma planta, criando colônias de galha. Eles lutam com eles pulverizando, removendo e queimando galhos infectados;
- o ácaro vermelho e suas larvas prejudicam as plantas jovens. Métodos de controle - pulverização preventiva com água e, quando aparece, com enxofre coloidal.
As pragas que roem as agulhas são as lagartas da mariposa, a lagarta do zimbro, a lagarta da mariposa. Todos eles danificam as agulhas das plantas, corroem os tecidos internos. Métodos de controle - pulverização com drogas inseticidas. Uma inspeção de rotina é simplesmente necessária para não perder a infecção por doenças ou pragas; portanto, a inspeção regular das plantas é obrigatória.
Métodos de criação
O Juniper Arnold produz de três maneiras:
- por sementes;
- estacas;
- estratificação.
Por último, o zimbro praticamente não é produzido, porque a forma da coroa é violada.
Você sabe Casca de zimbro na Rússia antiga foi usada para fazer pratos. O leite não azedou mesmo a alta temperatura.
Sementes
Quando propagadas por sementes, são primeiro secas e submetidas a estratificação por vários meses. Em seguida, plantada no chão para germinação. Este método é considerado o mais demorado. As sementes devem ser colhidas na hora. Para facilitar o processo de germinação, as sementes são escarificadas. É uma violação da camada externa de sementes sob a influência do frio por 150 dias. Após o que eles pousam no chão. Regado quando o barro seca.
Estacas
A reprodução do zimbro por estacas é o método mais utilizado. Consiste em cortar brotos jovens de uma planta com um fragmento materno (“calcanhar”) na primavera. Em seguida, eles são colocados em uma substância especial, onde se enraíza. Observe rigorosamente o regime de temperatura. No início, não deve exceder + 18 ° C, com um aumento adicional para + 23 ° C.
Uso em paisagismo
O uso de coníferas no paisagismo ganhou recentemente popularidade. O zimbro Arnold não foi exceção. É usado ativamente para decorar encostas rochosas, com a ajuda de criar um jardim de urze. Em combinação com outros arbustos, dá um certo sabor. Adequado para terraços e jardins ornamentais. Compõe composições inigualáveis com ervas perenes.
O zimbro, com sua beleza despretensiosa, enobrecerá qualquer área suburbana. É usado na execução única e em várias combinações. Facilidade de atendimento, beleza sempre verde, sofisticação e grandeza fazem dele o favorito entre as culturas de coníferas.