Entre a abundância de espécies decorativas elegantes, um lugar especial entre os cultivadores de plantas é a pervinca. Esta planta é uma das primeiras a florescer no jardim e permite decorar o local após um degelo completo da primavera. O artigo fornece uma descrição detalhada da pervinca pequena, como uma das espécies mais populares, e também considera uma pequena lista de requisitos para o crescimento e a reprodução bem-sucedida de uma flor.
Descrição, características e estrutura
A pervinca (Vinca minor) é um representante do gênero Periwinkle (Vinca), um membro da família Apocynaceae. É uma espécie de floração, cujo habitat natural é considerado as zonas climáticas temperadas da América do Norte e Ásia. Hoje pode ser encontrado em quase todo o planeta, como o melhor objeto para o paisagismo de jardins, terraços, etc.
A pervinca é uma espécie perene, com um caule de um tipo de arbusto com grama e rastejamento. A coroa é do tipo alastrante, com até 40 cm de altura, mas no ambiente natural a altura da planta geralmente não excede 20 cm. Dois tipos de brotos são observados no mato, o principal (floração) e o secundário, são cobertos com casca fina verde ou verde-avermelhada. O sistema radicular do tipo fibroso está localizado nos horizontes superiores do solo, com até 70 cm de comprimento.
Os rebentos são abundantemente cobertos com folhas opostas, pecíolos, coriáceas, ovóides ou ovais. Cada folha é distinguida por uma tonalidade verde saturada da frente, enquanto o reverso tem tons de cinza-esverdeado. A superfície das folhas é lisa, com um brilho característico. As folhas são coletadas em pequenas espirais, 3 peças. O comprimento médio da folha é de 2 a 5 cm, enquanto a largura não excede 2,5 cm.
Pervinca floração é observada durante maio-junho. Durante esse período, a coroa é coberta com flores axiais únicas, com até 3 cm de diâmetro, localizadas em pedicelos com cerca de 2-3 cm de comprimento. Cada flor consiste em lóbulos lanceolados triangulares nus, com até 4 mm de comprimento. Após a floração, a pervinca forma o chamado fruto de folha dupla, com sementes marrons cilíndricas e alongadas.
Aterragem
O cumprimento de uma tecnologia especial de plantio é a regra principal para o cultivo bem-sucedido de qualquer planta ornamental. Graças a isso, é possível criar não apenas o microclima mais favorável ao crescimento e à reprodução, mas também garantir uma floração eficiente e a longo prazo. Para isso, antes de tudo, será necessário determinar o local certo no site, bem como preparar com habilidade o substrato.
Seleção de assento
Pervinca não é exigente sobre o lugar para plantar. A planta se desenvolve perfeitamente em praticamente qualquer solo com uma reação de pH neutro ou ligeiramente ácido. Além disso, pode ser cultivada com segurança ao sol ou sombra parcial, no nível mais baixo das plantações de árvores ou em uma área aberta, mas protegida contra correntes de ar. A planta fica melhor em encostas ou planícies, não é recomendável plantá-la nas terras baixas, pois isso muitas vezes leva ao excesso de umidade da coroa e ao aparecimento de infecções por fungos.
Preparação do solo
A primeira coisa a lembrar ao cultivar pervinca, essa espécie precisa de solos cultivados e bem fertilizados. Para fazer isso, cerca de 2 semanas antes do plantio no local escolhido, as ervas daninhas e todos os tipos de contaminantes devem ser limpos e depois lavrados a uma profundidade de pelo menos 30 cm. Depois disso, turfa, húmus, estrume apodrecido ou composto (5 kg / m²) devem ser adicionados ao local, e depois arar o solo novamente.
Se os solos argilosos predominarem no jardim, recomenda-se clarificá-los; para isso, devem ser adicionados 1-3 kg de areia fresca do rio a 1 m² de área. Antes do plantio, o solo é deixado sozinho, para que os componentes introduzidos sejam bem distribuídos sobre o substrato.
Importante! A visão mais exigente é a capacidade de umidade do solo, a pervinca cresce mal em locais com estagnação de umidade. Por isso, não é recomendável cultivá-lo em solos argilosos.
Regras de desembarque
Freqüentemente, o plantio de pervinca não requer habilidades e conhecimentos específicos, a planta enraíza bem e é despretensiosa. No entanto, para um crescimento bem-sucedido, algumas regras estritas devem ser observadas.
Primeiro de tudo, você deve:
- executar o procedimento no início da primavera (abril) ou antes do inverno (na segunda quinzena de outubro);
- coloque os orifícios de plantio a uma distância de pelo menos 30 a 35 cm, a espécie é perene; portanto, o local sob os arbustos deve ser alocado com uma margem;
- no fundo dos poços, coloque uma camada de drenagem de cascalho fino, pedra britada ou tijolo quebrado, com cerca de 10 cm de espessura;
- certifique-se de adicionar qualquer fertilizante mineral de nitrogênio e fósforo no buraco da plantação, isso estimulará o crescimento da massa verde e do sistema radicular;
- no final do procedimento, é bom regar as arquibancadas.
Cuidado ao ar livre
Para obter uma floração de alta qualidade e evitar problemas com a pervinca, é imperativo que arbustos jovens e maduros ofereçam cuidados específicos. O procedimento envolve a criação de um sistema especial de irrigação, cobertura e proteção contra danos por todos os tipos de pragas, etc.
Rega
A pervinca pequena tolera a seca, para que possa se desenvolver mesmo com a umidade mínima do substrato. No entanto, a atividade de crescimento e suas propriedades decorativas dependem diretamente da rega de alta qualidade. Portanto, esse procedimento deve ser utilizado com cuidado especial.
Rega de mudas jovens
Na primavera, as mudas jovens são regadas cerca de uma vez por semana, por não mais que 1 mês. Se o plantio foi realizado no outono, um único umedecimento do substrato após o plantio das mudas será suficiente para fornecer a umidade necessária até a próxima temporada.
Rega de plantas de 1 a 4 anos
As plantas jovens são regadas não mais do que uma vez a cada 2 semanas, durante os períodos de seca do verão, a frequência do procedimento é aumentada. Os arbustos são regados mais abundantemente durante a seca prolongada do verão; durante esse período, a pervinca precisa ser umedecida uma vez por semana.
Importante! A rega da pervinca é realizada sob a raiz. A coroa da planta não precisa de aspersão, pois muitas vezes isso leva a todos os tipos de danos a brotos e folhas por fungos.
Rega de plantas adultas
Regar plantas adultas não é diferente de hidratar as jovens. O procedimento é realizado com a mesma multiplicidade e outras características. No entanto, as plantas adultas requerem pelo menos 5 l / arbusto para uma hidratação ideal, enquanto para os jovens essa taxa pode ser reduzida para 2-3 l / arbusto.
Mulching
Para fornecer o microclima ideal para a pervinca, cada bucha deve ser mulched. Para fazer isso, o círculo do tronco deve ser coberto com feno, palha, agulhas de pinheiro, casca de madeira, serragem, etc. Ao mesmo tempo, a espessura da camada de cobertura morta deve ser de pelo menos 10 cm. Atualize a cobertura periodicamente, conforme for utilizada, cerca de 1 vez por mês.
Fertilizantes e fertilizantes
Em toda a vegetação ativa, a pervinca precisa de alimentação regular. Execute este procedimento aproximadamente a cada 14 a 20 dias, após rega abundante do solo. Muitas vezes, a planta precisa de fertilização abundante com nitrogênio e fósforo. No início da primavera, na segunda metade do verão e outono, os arbustos são alimentados com soluções de verbasco (1:13), com uma vazão de 5 l / m². Durante a floração, o “Superfosfato” (40-60 g / planta) ou qualquer outro fertilizante mineral alternativo é aplicado ao solo.
Preparações de inverno
Somente plantas jovens, com até 3 anos, precisam de preparação específica para o inverno. Apesar da resistência do inverno, essas mudas podem congelar durante os invernos com neve e frio, por isso é recomendável plantá-las bem na primeira quinzena de novembro. Para preservar a decoratividade do arbusto, plantas jovens são recomendadas e cobertas. Para fazer isso, cubra a coroa com feno ou palha (uma camada de pelo menos 10 cm), ramos de abeto ou pinho, fenda, serapilheira densa ou qualquer outro material permeável ao vapor.
Você sabe Spanbond foi fabricado pela primeira vez em 1965. A tecnologia de sua produção foi inventada pelo cientista alemão Ludwig Hartmann.
Reprodução
A pervinca pequena se presta bem à reprodução, independentemente da idade e tamanho do mato. O procedimento pode ser realizado de duas maneiras principais: vegetativo (partes do arbusto e seus anexos) e generativo (por sementes). Ao mesmo tempo, o método vegetativo é considerado o mais eficaz, apenas permite salvar todas as propriedades da planta mãe. Além disso, as pervincas cultivadas a partir de sementes começam a florescer não antes da 2-3 temporada após os primeiros brotos.
Scions
Eles iniciam esse procedimento no início da primavera ou na primeira quinzena de setembro. Para obter uma muda completa dos processos laterais, você deve cavar 2-3 brotos inferiores no chão (de cima para baixo), a uma profundidade de cerca de 10 cm.Para enraizar as mudas, leva cerca de 5-6 meses, respectivamente, no final da temporada ou na próxima primavera, elas precisam ser separadas do arbusto mãe e transplantadas para um novo local. Apare as mudas para formar uma pequena muda, com cerca de 15 cm de altura.
Estacas
O procedimento é realizado na segunda metade da primavera, após o aparecimento das folhas ou no verão, após a floração. Para estacas de um arbusto jovem, são cortados vários brotos apicais ou laterais, com pelo menos 2-3 nós. Em seguida, as estacas devem ser embebidas em uma solução de "Heteroauxin" (1 comprimido / 2 l de água) por cerca de 20 minutos.
Estacas enraizadas em solo especial para plantas de interior, sob película plástica, em local quente e bem iluminado, proporcionando rega moderada (o solo deve sempre estar levemente úmido). Após o aparecimento de um novo par de folhas, o abrigo é removido. As mudas estão prontas para o plantio no local para a próxima temporada. Porém, se as mudas foram selecionadas até junho, elas devem ser plantadas na mesma estação, até o final de agosto.
Dividindo o mato
A pervinca é mais frequentemente propagada dividindo-se o arbusto. O procedimento é especialmente popular não apenas no cultivo de canteiros de flores, mas também no rejuvenescimento de plantas antigas. Passe-o no início da primavera, o mais tardar em meados de abril e apenas com arbustos maduros, com pelo menos 5 anos de idade. Caso contrário, o procedimento afetará negativamente a viabilidade da planta.
Para propagação dividindo, você deve desenterrar o arbusto junto com o sistema radicular e depois dividi-lo em 2 a 3 partes. Isso é feito para que em cada pequeno fragmento permaneça um pequeno fragmento do caule, com pelo menos 2-3 pares de folhas. Cada muda deve ser tratada com solução de Fitosporina e depois plantada em um novo local.
Semeando sementes
O método mais demorado de propagação da pervinca é a germinação das sementes, elas são coletadas após as plantas com flores e o fruto está completamente amadurecido. As sementes coletadas são armazenadas em local seco e fresco até a primavera. Por volta do final de março, são semeadas em caixas comuns, em fileiras, com espaçamento de 10 cm, a uma profundidade não superior a 2-3 cm, para isso é utilizado qualquer substrato para plantas de interior.
Você sabe Nos tempos antigos, muitos povos da Europa usavam a pervinca para fins mágicos. Na Áustria e na Alemanha, por exemplo, a flor era usada para adivinhação, bem como para a busca de bruxas.
Germinar sementes sob cobertura de polietileno transparente, a uma temperatura de pelo menos + 23 ° C, em local bem iluminado. Após a emergência, o tanque pode ser aberto. Uma vez que as mudas formam 2-3 pares de folhas completas e atingem uma altura de 9 cm, podem ser transplantadas para o local.
Doenças e Pragas
Devido ao aumento do teor de alcalóides, a pervinca pequena é resistente a todos os tipos de pragas e infecções específicas. Mas, em alguns casos, em caso de não conformidade com a técnica agrícola do cultivo de plantas, os arbustos podem ser afetados pelo oídio e outras infecções por fungos. Eles sofrem com o uso de duas pulverizações da coroa (com um intervalo de 14 dias) com qualquer fungicida complexo.
De pragas, folhagem e brotos às vezes podem afetar pulgões ou insetos escamados. Para lidar com eles, a planta deve ser pulverizada com água e sabão 2-3 vezes. É preparado a partir de 200 g de sabão em pó ralado em um ralador fino e 10 l de água morna.
Aplicação de desenho paisagístico
Na maioria dos casos, a pervinca é usada no paisagismo como uma espécie reprodutora. Eles plantam hortaliças no nível mais baixo de canteiros altos, bem como vegetação arbórea, incluindo plantio de árvores frutíferas. O plantio de plantas em declives artificiais ou naturais, bem como em recipientes de jardim, também tem um efeito decorativo suficientemente grande.
Nesse caso, a pervinca pode decorar com sucesso a varanda ou o caramanchão. Além disso, todos os tipos de variedades desta espécie podem ser usados como objeto central do canteiro, inclusive em combinação com todos os tipos de plantas e arbustos herbáceos.
Pervinca pequena é uma espécie medicinal única que tem qualidades decorativas insuperáveis. Isso permite que você o use amplamente para o paisagismo da camada mais baixa da vegetação alta, além de criar elegantes canteiros de flores. A planta é despretensiosa, no entanto, para cultivá-la com sucesso por mais de um ano, você precisará seguir não apenas o procedimento de plantio específico, mas também propagar o arbusto a tempo.