O zimbro comum é uma espécie de sempre-vivas coníferas da família Cypress, uma das variedades Horstmann. Difere em sua aparência original, o que o torna muito popular em paisagismo decorativo e design de paisagem.
Descrição botânica
O Juniperus communis Horstmann é um arbusto perene com uma coroa do tipo pendula (choro). Os rebentos rasteiros inferiores têm 2 m de comprimento, os galhos superiores crescem retos, na direção vertical, seus topos são levemente abaixados. Com a idade, os brotos localizados na parte superior da planta se dobram mais e começam a pendurar, e toda a coroa se espalha e chora.
A altura do arbusto pode chegar a 2,5 m, o diâmetro da copa chega a 2 m A planta forma um toco claro, o que possibilita o cultivo de Horstmann como uma pequena árvore, dando-lhe a forma necessária por meio de poda.
Anualmente, a variedade soma até 5 cm de altura e 2 vezes mais de largura. Após 10 anos de vida, a planta retarda o desenvolvimento, a partir de então é considerada adulta. Horstmann sofre seca satisfatoriamente - em tais períodos, ele precisa da rega certa: moderada, mas regular, enquanto a umidade não deve estagnar nas raízes.
Você sabe Durante a Grande Guerra Patriótica, na Crimeia, as operações dos feridos foram realizadas sob o céu aberto, em um bosque de zimbros. Praticamente não houve complicações causadas por infecções - as propriedades bactericidas da planta são muito fortes.
As agulhas não são muito longas (até 1–1,5 cm), são verde escuro com pontas pontiagudas, duram cerca de 3 anos. No final deste período, adquire uma tonalidade laranja-chocolate e começa a cair - as agulhas jovens a substituem. A casca é marrom clara.
Para uma boa aparência, as agulhas precisam de uma quantidade suficiente de luz ultravioleta, ou seja, a massa verde cresce melhor e parece em locais abertos, onde há luz solar suficiente. Horstmann tolera sombreamento periódico normalmente, mas em uma sombra constante, as agulhas ficam pequenas, perdem sua densidade e desbotam.
A variedade é bem adaptada à zona climática temperada e tolera invernos normalmente até -30 ° C. Além disso, os topos tocados pela geada são restaurados dentro de um ano. Pode crescer em um só lugar por mais de um século e meio, mantendo um visual decorativo. Uma boa adição é o fato de o crescimento de um arbusto adulto ser mínimo e não precisar de poda.
Você sabe Os cones de zimbro são usados ativamente na culinária, para a preparação de molhos, como parte integrante de diversas especiarias, para assar carne, em confeitaria. Mas o uso mais famoso de cones é como ingrediente em algumas bebidas alcoólicas: gin, borovichka vodka.
Frutos de dois tipos: masculino (microestruturas) - amarelado, feminino (bagas de cone) - de forma alongada ou esférica, a sombra de azeitona, na época do amadurecimento (outono de 2 a 3 anos), escurece, adquirindo uma tonalidade azulada e, às vezes, um revestimento ceroso. Os cones têm 3 ou 6 escalas externas e 2-3 sementes triédricas no interior.
A floração ocorre em abril-maio, na Sibéria - maio-junho. A frutificação ocorre em 5 a 9 anos, mesmo após 3 a 5 anos, os rendimentos se tornam abundantes. As raízes são do tipo fibroso da localização da superfície.
Aterragem
Horstmann com raízes abertas é plantado apenas na primavera, de abril a maio. Em casos extremos, o plantio de tais plantas pode ser realizado em agosto ou no início do outono. Para fazer isso, você deve escolher o horário alguns dias após a chuva, para que o solo e o ar sejam umedecidos o suficiente, mas sem umidade excessiva.
Mudas com raízes fechadas no contêiner não são tão exigentes com as condições climáticas e toleram o plantio normalmente na primavera e no outono, até o início de novembro.
Preparação de mudas
É melhor comprar material de plantio em um viveiro especial; é mais provável que você compre mudas de qualidade. Na maioria das vezes, eles são vendidos com um sistema raiz fechado, em recipientes especiais. Um sinal do recipiente certo é um broto jovem e fino que se projeta ligeiramente da camada de drenagem.
O caroço da raiz do substrato dentro de tal vaso deve ser colocado firmemente, não dobrado (isso é um sinal de secagem). Se a planta jovem for vendida sem raízes, estude-as cuidadosamente, por falta de quebra, sinais de secura e umidade suficiente.
Além disso, você deve prestar atenção a esses detalhes:
- agulhas fortes e saudáveis, brilhantes e flexíveis. As agulhas devem segurar firmemente os galhos ao tentar quebrá-los;
- o tronco é reto e saudável, sem manchas e locais secos, cor uniforme;
- a melhor idade das mudas é de 3-4 anos.
Seleção e preparação do local
A planta não é muito caprichosa por natureza ou requerimentos excessivos para o tipo de solo. No entanto, cresce melhor em mariscos neutros ou levemente ácidos, e ainda melhor - em marga arenosa pedregosa, bem permeável à água, com o mesmo equilíbrio ácido-base.
Horstmann pode criar raízes em solo de cálcio, mas parecerá pior. As árvores frutíferas que crescem nas proximidades, especialmente as macieiras, são péssimas vizinhas, pois podem provocar o desenvolvimento de ferrugem conífera. O solo alagado não é adequado para o cultivo.
Ao escolher um local, você deve ser guiado pelos seguintes critérios:
- o local deve estar aberto, próximo a presença de plantas ou edifícios altos é indesejável;
- é melhor que o local seja protegido do vento, pelo menos do lado norte;
- é apreciada uma fonte de água próxima (mas não nas imediações).
Processo de pouso
É melhor preparar o solo para o plantio de zimbro na primavera. Se houver solo alcalino no local, ao escavar, serão trazidos 2 baldes de areia e turfa por 1 m². O solo pode ser acidificado adicionando agulhas caídas ou musgo esfagno ao substrato. Além disso, para esse fim, você pode aplicar a adição de 3 colheres de sopa. l / 1 m², sulfato de amônio ou potássio.
Importante! O magnésio, em suas propriedades e efeito nas plantas, é semelhante à clorofila. Portanto, se você deseja que as agulhas de zimbro sejam bonitas e de boa qualidade, seja responsável por fabricar esse mineral durante a alimentação.
O próprio plantio de zimbro fica assim:
- Na primavera, 10 a 15 dias antes do plantio, os buracos são feitos a uma distância de 1,5 a 2 m um do outro. A largura do poço de aterrissagem é de 50 a 60 cm, a profundidade é de 70 a 80 cm.
- É necessário preparar um substrato de partes iguais de húmus, turfa, areia e terra, misturar bem. Para cada balde da composição resultante, adicione 1 colher de sopa. eu superfosfato e 2 colheres de sopa. nitroammophoski.
- O fundo de cada poço é coberto com uma camada de drenagem (15 cm), constituída por argila expandida, ladrilhos ou tijolos lascados, cascalho e areia. Você pode misturar todos os componentes em qualquer proporção; é desejável (mas não necessário) encher a drenagem com uma fina camada de serragem de coníferas.
- Coloque por cima uma camada do substrato que você preparou com uma espessura de 15 a 20 cm e derrame-a com uma solução de permanganato de potássio em água fervente (1 colher de chá / 5 l. Água). Este procedimento deve ser realizado três dias antes da data do plantio.
- Mudas com um sistema radicular aberto são colocadas por meia hora em um estimulador de crescimento (Epin, Kornevin, Heteroauxin), depois são baixadas para uma massa de argila e colocadas verticalmente no centro do buraco. A planta no poço é coberta com os restos da mistura de solo preparada, forçando-a.
- É necessário garantir que o colar da raiz esteja 4-6 cm acima do solo. Construa um círculo de tronco dentro de um raio de 40 cm do tronco, 10–15 cm de altura, despeje 1,5–2 baldes de água morna em cada arbusto. Cobertura morta com turfa e serragem de coníferas, a espessura da camada é de 6 a 8 cm.De cima, a área ao redor do tronco e a área circundante podem ser cobertas com casca de pinheiro.
Juniper Care
Horstmann é razoavelmente moderado em suas demandas por criar as condições necessárias para o crescimento. No caso de você ter selecionado e preparado corretamente um local para a planta e ter obtido uma muda de qualidade, você deverá executar apenas o mínimo dos procedimentos de cuidados mais simples, cuja descrição é fornecida abaixo.
Vídeo: plantio e cuidado com zimbro
Rega
Uma planta adulta, nas estações do verão com a quantidade habitual de chuva, não precisa de rega adicional, embora um balde de água uma vez por semana não machuque. Durante os períodos de seca, o arbusto é regado após 1-2 dias. Além disso, o volume de irrigação aumenta com o advento do outono, até dois baldes a cada 7 dias. Mas a planta jovem é mais exigente em regar. Nas primeiras 8 a 9 semanas, as mudas devem ser umedecidas na zona das raízes, 1 balde a cada 5 dias.
Top vestir
O zimbro adulto, cultivado em um substrato adequado (barro arenoso ou barro com pH de 5,0 a 7,0), não precisa ser alimentado. Se fertilizantes foram aplicados durante o plantio, na próxima vez isso deve ser feito somente após um ano.
Importante! As agulhas não se esfarelam tanto quanto as folhas; portanto, o zimbro não precisa de muito nitrogênio para aumentar a massa verde. Além disso, após o meio do verão, esse mineral pode até ser prejudicial, pois os brotos que começaram a crescer ativamente não têm tempo para ficar mais forte antes da geada e podem congelar.
Arbustos jovens, com idades entre 9 e 10 anos, são alimentados de acordo com este esquema:
- No início da primavera, é adicionada uma solução de esterco de vaca ou aves. Prepare da seguinte maneira: 5 litros de excremento criados em 1 balde de água, misture bem e deixe fermentar por 7 a 10 dias. O produto estará pronto quando você sentir um odor característico pungente. O concentrado resultante é completamente agitado e diluído com água (1 litro de infusão / balde de água por 1 árvore) e regue o círculo do tronco.
- O final de março - o início de junho. Remédios universais para coníferas (Kemira Universal 3 colheres de sopa. l / 1 árvore), nitrato de potássio ou magnésio (2 colheres de sopa. l / 1 m²).
- De julho a final de setembro, são utilizados magnésio, potássio, fósforo e ferro, de acordo com as instruções da ferramenta.
- Após o final da queda das folhas. Superfosfato (2 colheres de sopa. l / 1 planta).
Afrouxamento e cobertura do solo
Solte o solo ao redor da planta após cada regacaso contrário, a crosta resultante interferirá na aeração normal do solo e na respiração das raízes, o que afeta adversamente o arbusto. Devido à localização da superfície das raízes, o procedimento deve ser realizado ordenadamente e a uma profundidade não superior a 7-8 cm.
O círculo do tronco do zimbro precisa ser coberto. Para isso, são adequadas as folhas, serragem, turfa, casca de sementes de girassol, casca de coníferas (triturada). A principal tarefa da cobertura é reter a umidade no solo ao redor das raízes. Além disso, este procedimento inibe o crescimento de plantas daninhas.
Quando Horstmann cresce e as extremidades de seus galhos inferiores caem no chão, não há necessidade de cobertura morta, pois a massa verde da planta normalmente retém água no solo, impedindo sua evaporação e inibe o crescimento de ervas daninhas.
Poda
O zimbro não precisa de poda formativa, apenas sanitária, realizada com o advento da primavera, antes do início do fluxo de seiva. Com uma faca de jardim afiada ou tesouras de podar, todos os galhos doentes, secos, fracos e congelados são removidos.
Os locais de corte podem ser tratados com variedades de jardins, e todo o arbusto com uma solução de sulfato de cobre (1%) ou líquido de Bordeaux da mesma concentração, depois polvilhe a planta com cinzas de madeira ou carvão.
Importante! A formação da coroa do zimbro da variedade Horstmann é realizada apenas se você deseja dar ao arbusto a aparência de uma árvore em um caule.
Preparações de inverno
A resistência ao gelo da variedade permite que uma planta adulta passe o inverno na maior parte da Rússia sem abrigo adicional. Após a rega abundante no inverno, será suficiente colocar a cobertura fresca um pouco mais espessa do que o habitual (12-15 cm).
Os arbustos jovens devem ser cobertos com mais cuidado: Além da cobertura morta, não será supérfluo perfurar o caule da planta e cobri-lo com ramos de abeto. No caso de geadas severas na sua região, é melhor instalar arcos e esticar materiais não tecidos nos quais galhos de coníferas são colocados no topo durante os primeiros anos.
Possíveis doenças e pragas
A variedade tem boa imunidade e é bastante resistente a doenças e pragas.
No entanto, essas qualidades da planta são totalmente manifestadas, sujeitas a algumas regras simples:
- Horstmann deve crescer longe das árvores frutíferas;
- não encha a planta durante a irrigação (entre procedimentos, o solo deve secar completamente);
- as plantações não devem ser muito grossas.
Você sabe Nos tempos antigos, na Rússia, as pessoas sabiam das propriedades benéficas do zimbro e as usavam. Por exemplo, eles fizeram pratos nos quais o leite não coagulava nem no calor, sem refrigeradores.
Para a prevenção de doenças, são realizados tratamentos de cobre. ("Hom", mistura de Bordeaux, vitríolo) ao inchaço dos rins. Se houver sinais de doenças fúngicas (revestimento enferrujado ou branco, as agulhas ficaram marrons ou pretas, apodrecem nos brotos, rachaduras no tronco), fungicidas como “Fundazol”, “Abiga-Peak”, “Fitosporin-M” são usados de acordo com as instruções fornecidas em instruções.
Embora danos sérios a doenças fúngicas sejam praticamente intratáveis, e na maioria das vezes você precisa remover o arbusto e queimar do lado de fora do jardim. Em seguida, realizam o tratamento com preparações fungicidas de todas as plantas saudáveis localizadas perto do paciente e da terra ao redor.
Se aparecerem pragas, elas devem ser removidas manualmente e a planta deve ser pulverizada com inseticidas como Karbofos ou Decis, de acordo com as instruções. Basicamente, esses eventos são realizados duas vezes, com diferença de 2 semanas, de junho a julho.
Familiarize-se também com os métodos de prevenção e tratamento de doenças e pragas de abeto, abeto, thuja e pinheiro.
Métodos de criação
Existem 4 métodos principais de propagação do zimbro, como a maioria das coníferas:
- vacinação no padrão;
- estacas;
- estratificação;
- generativo (sementes).
O último método tem várias desvantagens, dentre as quais se pode destacar o longo tempo necessário para o cultivo e o fato de que as características dos pais muitas vezes não são transmitidas a uma nova planta.
Vídeo: propagação do zimbro por camadas
Uso em paisagismo
Horstmann é ótimo para uso como elemento decorativo de paisagismo.
O escopo de sua aplicação é amplo o suficiente, pode dar uma aparência elegante e incomum a essas composições:
- escadas emolduradas;
- plantar em cascata em seções inclinadas do jardim ajudará a criar um efeito visual de várias camadas;
- colina alpina;
- pequenos jardins japoneses e de urze;
- em uma composição de grupo em torno de uma planta conífera mais alta (cipreste, abeto, arborvitae, abeto);
- em primeiro plano, desembarques de grande volume.
Você sabe Em locais onde o zimbro cresce, o ar é muito limpo. O fato é que 1 ha de plantas emite até 30 kg de fitonídeos diariamente - essa quantidade é suficiente para limpar uma cidade bastante grande de microorganismos patogênicos.
O zimbro também é usado como um solitário de arbusto. Devido ao cheiro que muitos insetos não podem tolerar, é aconselhável plantar um arbusto próximo aos mandris localizados no jardim. A planta também parece ótima ao lado de pequenos lagos artificiais ou naturais; além disso, esse bairro de Horstmann é útil.
Vai bem não apenas com coníferas, mas também com espécies decíduas, principalmente com cores vivas (íris, tulipas, etc.). O grau também é bom em composições com pedras de vários tamanhos, grandes e pequenas pedras cinzentas.
Juniper Horstmann é um representante de coníferas com dados externos originais. Tais qualidades tornam a variedade altamente exigida no paisagismo decorativo de jardins e parques. E uma vantagem importante da planta é sua despretensão e adaptabilidade às condições de invernos bastante severos.