Dieffenbachia é popular entre os cultivadores de flores devido ao seu cuidado despretensioso e aparência bonita. Nem todo mundo é capaz de cultivá-lo sem problemas. Muitas vezes, devido a erros no tratamento e ao plantar uma planta no solo, a flor perde seu efeito decorativo. O artigo contém as razões pelas quais as folhas ficam amarelas em Dieffenbachia.
Cuidados ou condições inadequadas
Apesar do fato de a Dieffenbachia pertencer a plantações exigentes, isso não anula a necessidade de cuidados. Antes de comprar uma planta, você deve se familiarizar com as recomendações de cuidados. Sua ignorância leva a vários problemas, ao desenvolvimento de doenças e à perda de decoratividade.
Importante! OhDieffenbachia rgana (por exemplo, folhas) contém suco venenoso, que quando irritado pela pele causa irritação e se está na cavidade oral — depois um inchaço das membranas mucosas. Cegueira temporária e outras deficiências visuais graves podem ocorrer. Dieffenbachia não deve ser cultivado em apartamentos onde há crianças pequenas e animais de estimação.
Má iluminação ou luz solar direta
A dieffenbachia deve crescer sob iluminação brilhante, mas difusa. A falta de luz afeta a beleza das folhas - elas ficam pálidas, amarelas e caem. A luz solar direta é perigosa para a planta. Esse contato causa queimaduras nas folhas, que aparecem como manchas amarelas e marrons. A planta é melhor cultivada no peitoril da janela ocidental e oriental. Quando colocado na janela sul, é necessário sombrear.
Rega pesada
Você precisa regar essa cultura interna regularmente. Para ela, tanto o crescimento prolongado em solo seco quanto a rega abundante não são de todo desejáveis. O fato de você ser excessivamente zeloso ao umedecer o solo será motivado pela condição das folhas - elas ficarão amarelas. Você pode salvar a planta extraindo e secando o coma de terra, regando com um agente antifúngico ou uma solução de permanganato de potássio.
Regue abundantemente a planta apenas no período da primavera ao outono. No inverno, a frequência e o volume da rega devem ser reduzidos. Molhe a planta com água morna, sedimentada, filtrada, faça chuva ou derreta a temperatura ambiente.
Baixa umidade
O ar seco está se tornando a razão mais comum pela qual as pontas das folhas ficam amarelas. A terra natal de Dieffenbachia é os trópicos, por isso requer alta umidade.
Importante! Quando a planta é mantida em uma sala com uma temperatura de +18 ° C, ela não pode ser pulverizada. Para manter a umidade, as folhas devem ser limpas com um pano úmido.
Você pode obter a umidade desejada de várias maneiras:
- Pulverize a planta com água morna com mais frequência (a pulverização no verão é especialmente importante).
- Coloque a panela em um palete com pedras molhadas ou argila expandida.
- Instale um umidificador na sala.
Rascunho
A flor adora ar fresco, mas não tolera correntes de ar. Seu efeito pode levar ao amarelecimento da folhagem. Ao ventilar uma sala onde o Dieffenbachia cresce, é necessário transferi-la para outra sala ou garantir que não esteja sob uma corrente de ar frio.
Pote pequeno
Para esta planta, é necessário pegar um vaso 2-3 cm maior que seu sistema radicular. Alguns jardineiros, em um esforço para limitar o crescimento de uma flor, plantam em um recipiente pequeno demais. Nesse caso, as folhas podem ficar amarelas e cair. As plantas jovens precisam ser transbordadas anualmente para um vaso de flores um pouco maior - cerca de 2 cm - (quando atingem os 5 anos de idade - uma vez a cada 2-3 anos).
Solo incorreto
O solo para a dieffenbachia não é muito importante. Mas se a planta não couber na onde foi colocada, você precisará transplantá-la para outra. Uma terra solta e bastante densa, com boa permeabilidade à água e ao ar, é adequada. Você pode preparar o solo apropriado de várias maneiras:
- Misture substrato universal com alto teor de turfa (70%) e fermento em pó (30%): perlita, vermiculita, areia grossa, casca triturada, coco.
- Combine 4 partes de solo encharcado e 1 parte de folha, turfa e areia.
Um pré-requisito para plantar uma planta é a presença de drenagem no fundo do vaso. É feito de argila expandida, areia grossa, tijolo quebrado, carvão vegetal. Ao enxertar e formar a coroa, é necessária a proteção das mãos e do rosto: todo o trabalho é realizado com luvas e, após manipulações, as mãos são lavadas com sabão em água corrente.
Não conformidade com temperatura
A causa do amarelecimento da folhagem também pode ser indicadores de temperatura incorretos. Na maioria das vezes, esse problema ocorre quando a flor está quente. A temperatura ideal para o conteúdo de Dieffenbachia no verão é de + 20 ... 26 ° С, no inverno - não inferior a + 16 ... 18 ° С. O desvio desses indicadores afeta o crescimento, desenvolvimento e aparência da flor.
Deficiência ou excesso de minerais
Como qualquer outra planta de interior, o Dieffenbachia precisa de alimentação regular. Eles são especialmente importantes na fase de crescimento ativo, quando os nutrientes da flor são especialmente necessários. A falta de nutrição e a superabundância de qualquer elemento levam ao fato de as folhas ficarem amarelas.
A cultura interna é alimentada com fertilizantes de raiz desenvolvidos para plantas ornamentais e decíduas, 2 vezes por mês, com intervalos de 2 semanas. A partir de setembro, a frequência de aplicação de fertilizantes é reduzida para 1 vez por mês.
Pragas
As causas da folhagem amarelada em uma flor podem ser uma derrota por pragas. Alguns deles se alimentam de folhas, outros sugam o suco junto com os nutrientes da planta. A reprodução em massa de pragas pode levar à morte da cultura interior.
Pulgões
Este é um pequeno inseto sugador que é difícil de detectar. Ele vive na placa inferior da folha. Parece um pequeno ponto preto ou verde. Isso acontece com asas e sem. Alimenta-se de sucos de plantas. Os primeiros sintomas da presença de um inseto afetam imediatamente a folhagem. Primeiro, fica amarelo e depois enrola e cai. Com uma forte infecção, a planta morre.Com uma pequena propagação de pragas, é necessário tratar a parte do solo da planta com uma solução de sabão. Em casos avançados, será necessário o tratamento com Akarin, Inta-Vir, Fufanon, Fitoverm, Aktara (estes são inseticidas).
Importante! As razões pelas quais as folhas inferiores ficam amarelas em Dieffenbachia nem sempre podem ser o erro do proprietário, o desenvolvimento da doença ou a derrota da praga. Na maioria das vezes isso acontece por uma razão natural - a formação do caule e a queda da folhagem antiga.
Escudo
Sarna pode ser encontrada no caule. Este é um pequeno inseto com casca. Como pulgões, ela chupa o suco da planta. A sarna aparece em plantas com imunidade enfraquecida, que se alimentam incorretamente, crescem no solo com excesso de nitrogênio, na ausência de cuidados adequados. A infecção ocorre de planta em planta.Os primeiros sintomas da aparência da balança são líquidos pegajosos no tronco. Destrua-o raspando com um pincel. Toalhetes acéticos também são eficazes, esfregando com tintura de alho, pimenta vermelha. Em caso de infecção grave, eles recorrem ao tratamento químico usando Fitoverm, Actellik, Metafos.
Tripes
Os tripes são pequenos insetos com 2 asas de até 2 mm em preto, marrom ou amarelo. O fato de esses parasitas escolherem uma planta é indicado por pequenos orifícios nas folhas, manchas marrons, deformação das hastes. Sua reprodução é facilitada pelo ar seco e pela ausência de pulverização. Eles tratam a flor com os inseticidas Actellik, Inta-Vir, Fitoverm, Aktara.
Mealybug
Um sinal característico da derrota pela cochonilha é o branco, semelhante ao algodão, a descarga no caule, folhas, brotos. Esses parasitas, que comem suco de uma flor, afetam negativamente seu crescimento, desenvolvimento e decoratividade. As pragas são fáceis de detectar na planta - elas se movem rapidamente, cobertas com um revestimento branco. Um parasita aparece em plantas que crescem a temperaturas acima de +25 ° C e alta umidade. O alagamento do solo contribui para o seu desenvolvimento.A infecção ocorre precisamente através do solo. Remova os vermes limpando as folhas com água e sabão, caldo de ciclâmen, alho e infusões de tabaco. Com infecção grave, recorra ao uso de inseticidas - "Actara", "Confidor", "Fitoverma", "Biotlin".
Ácaro aranha
A presença de um ácaro é indicada pela presença de teias de aranha no caule e nas folhas. O próprio carrapato pode ser encontrado na placa inferior da folha. Parece um ponto preto raso. Como esse inseto nocivo não gosta de frescor e umidade, e o ar seco e o calor provocam sua aparência, uma das maneiras de lidar com isso é borrifar a planta e colocar uma sacola plástica por vários dias.
Você sabe Nos EUA, o suco de Dieffenbachia era usado para punir os escravos. Foi o suficiente para mastigar o pecíolo da folha, e o escravo teve paralisia dos músculos do rosto — ele não podia comer nem falar. Por suas propriedades, a planta recebeu o nome de «varas mudas».
Após esse período, o inseto morrerá. Além disso, eles lutam com ácaros com toalhetes de sabão com a ajuda de Fitoverm, Bi-58, Karate, Iskra-M, Actellik.
Doença
A Dieffenbachia, se não forem observadas as condições para cuidar dela, pode ser afetada por doenças - fungos, bacterianas, virais. Um dos sintomas da lesão é o amarelecimento da folhagem.
Antracnose
Um sintoma característico são manchas amareladas ou marrons com uma franja amarela na borda da folha e no caule. Posteriormente, ocorre o amarelecimento e a secagem das folhas. A doença se desenvolve com excesso de rega e alagamento do solo. É necessário tratar da seguinte maneira: coloque a flor em um banho quente, remova órgãos danificados, transplante em um novo solo e vaso desinfetado, trate com “Ridomil Gold MC”, “Skor”, “Fundazol”, “Previkur”.
Podridão da raiz
A podridão das raízes pode ser detectada durante o transplante ou suspeita quando a planta começa a ficar amarela e as folhas murcham. Manifesta-se pelo aparecimento de manchas escuras côncavas no colo da raiz e um revestimento cinza claro no rizoma. As principais razões são baía, plantio em solo contaminado, má manutenção. Para salvar a planta, ela é transplantada e tratada com os meios "Alinin-B", "Maxim", "Diskor".
Mancha de folhas
Se uma mancha marrom com uma borda amarela aparecer na folha, que tende a crescer, essa doença está manchando. A doença afeta as culturas que crescem a altas temperaturas e umidade. A planta deve ser isolada, as folhas doentes removidas, o tratamento com o fungicida Topsin ou Fundazol.
Bacteriose
Uma doença bacteriana perigosa, que na maioria dos casos leva à morte de uma cultura da sala. Manifesta-se pela formação de manchas aquosas nas folhas, que mais tarde ficam amarelas e secas. A infecção vem de uma planta doente. A bacteriose não pode ser tratada, portanto a flor precisa ser destruída. Isso deve ser feito o mais rápido possível, pois representa uma ameaça para outras culturas de interior.
Bronze
Um sinal de infecção por bronze são manchas amarelas ou marrons de forma arredondada. As folhas murchas como resultado da lesão não caem, mas permanecem na planta. A própria flor interrompe seu crescimento. Os portadores da doença são tripes. Nos primeiros sinais do desenvolvimento da doença, o tratamento com medicamentos deve ser iniciado: "Aktara", "Fitoverm", "Actovit".
Mosaico Viral
Quando esta doença viral é afetada, a flor para de crescer e formam-se manchas de mosaico em suas folhas. O agente causador é transmitido através do solo, um vaso já usado, é transportado por pulgões e outros insetos nocivos. Como qualquer doença viral, o mosaico não é tratável. A flor, o solo e o vaso estão sujeitos à destruição.
Assim, todo um complexo de fatores pode levar ao amarelecimento das folhas na dieffenbachia. Para curar uma planta, é necessário estabelecer a causa exata e eliminá-la.Você sabe O Dieffenbachia é capaz de purificar o ar interno de substâncias nocivas como formaldeído, benzeno e xileno.