Nem todas as plantas precisam de solo para enraizar. Representantes da flora chamados epífitas crescem com sucesso, usando outras plantas, pedras, treliças, aquários, itens de mobiliário como suporte - qualquer superfície estável, até postes de iluminação. Uma dessas plantas “sobrenaturais” é a tillandsia atmosférica, uma exótica tropical incomum que pode decorar qualquer ambiente com os devidos cuidados. No artigo, consideraremos por que a tillandsia é tão incomum e que características do cultivo são inerentes a ela.
Descrição botânica da planta
Tillandsia pertence ao gênero Bromeliad e vem das latitudes tropicais americanas. Na natureza, pode ser encontrado no deserto da Califórnia e nas florestas úmidas do Brasil e do Equador. A planta recebeu o nome do cientista Elias Tillands, que contribuiu para a abertura do primeiro parque botânico da Finlândia.Tendandia atmosférica também é conhecida como cinza, porque as escamas nas folhas, que normalmente absorvem a umidade do ar, tornam-se prateadas no período seco, enchendo-se de ar.Tillandsia é uma planta com flores e suas inflorescências brilhantes de framboesa, azul ou azul violeta (dependendo do tipo) contrastam lindamente com a fina folhagem cinza-prateada. Na maioria das vezes, a floração ocorre no verão, por vários meses. Florescendo uma vez, depois que a planta mãe morre gradualmente, passando nutrientes para os brotos.
A artilharia do ar é diversa e cada uma das espécies possui características próprias. A tabela abaixo fornece uma descrição geral dos principais parâmetros morfológicos:
Assinar | Breve descrição |
Sistema raiz | Quase ausente, usado apenas para fixação na superfície |
Caule | Pequena (média de 20 a 50 cm), ereta (com exceção da arandia em forma de joia, que fica pendurada em um suporte e pode atingir 1 a 2 m de comprimento) |
Forma de folha | Alongado e estreito (não mais que 10 mm de largura). Pode ser longo ou curto. Em forma de cone |
Cor da folha | Geralmente cinza, menos verde. Cobertas de escamas Na variedade violeta, as folhas ficam vermelhas no verão, antes da floração. |
Forma da flor | Em forma de espiga, em forma de diamante |
Cor da flor | Vermelho, Framboesa, Azul, Azul, Roxo |
Forma de frutas | Cápsula fina, pontiaguda ou estreitamente cilíndrica com muitas sementes pequenas cobertas de pelos |
Cor da fruta | Castanho claro |
Condições de cultivo da casa
Como já mencionado, o tillandsia é digno de nota, pois pode ser colocado em todos os tipos de recipientes e até mesmo simplesmente fixado a qualquer superfície dura. No entanto, cuidar da arandia atmosférica é mais complicado do que as plantas em vasos.
Importante! O solo para a cultivar cultivada considerada não é necessário nem prejudicial, pois impede o contato com o ar e leva à decomposição.
Localização
Qualquer que seja a capacidade ou o suporte que você usa para a tillandsia, lembre-se de que o fundo ao qual a planta se liga deve ser revestido com materiais como:
- casca (incluindo pinheiro);
- musgo
- fibra de coco.
A lista dos melhores locais para cultivo inclui:
- Galhos de pinheiro. Nesse caso, uma camada de fibra de coco é colocada entre o galho e a flor, ou um mininho ninho de materiais sintéticos é anexado ao galho, o que ajuda a preservar a umidade e a ventilação.
- Pendurar potes de plástico.
- Cestas de bambu / abeto / salgueiro / plátano / juta.
- Plantadores de malha.
- Painel de parede de casca de pinheiro com tillandsia anexado a ele.
- Hastes de coco.
- Aquários (em nenhum caso fechado, para circulação de ar).
Importante! Ao adquirir a tillandsia, você precisa determinar imediatamente o local de sua colocação, para não ferir as hastes delicadas com movimentos e digitações desnecessários.
Temperatura
Em geral, o tillandsia percebe bem o microclima dos apartamentos urbanos.
Os principais requisitos para o regime de temperatura são os seguintes:
- A ausência de mudanças repentinas.
- A temperatura do ar não é inferior a +18 ° C (mas eles podem suportar uma diminuição de curto prazo para +12 ° C).
- Acesso regular ao ar fresco, ao ar (sem correntes de ar fortes).
- No verão, pode ser colocado ao ar livre, protegendo da chuva.
Iluminação
A iluminação adequada desempenha um papel importante no cultivo dessas plantas. Ao contrário da lavanda em vasos, os aspirados não exigem muita luz, a luz solar direta é desfavorável para eles. Particularmente adequado para sombra parcial, iluminação difusa ou totalmente artificial. De qualquer forma, a distância da planta à fonte de luz não deve ser inferior a 90 cm.
Humidade do ar
Sendo plantas tropicais, a tillandsia exige uma umidade do ar consistentemente alta, pelo menos 70-80%, devido à adsorção de umidade pelas folhas. Maior atenção deve ser dada a esse fator no inverno durante o período de funcionamento do aquecimento central. Neste momento, é melhor usar umidificadores. Isto é especialmente verdade para as espécies que crescem em áreas com umidade muito alta (por exemplo, arandia com flores violeta). Normalmente, essas espécies têm folhas finas e muito delicadas, e alguns jardineiros cultivam arandia epifítica no banheiro. No entanto, não se deve permitir que as folhas sejam constantemente molhadas, caso contrário a flor ficará doente.
Você sabe A cultivar “aérea” se sente bem em desertos tropicais (por exemplo, no Peru), onde quase não há chuvas. O segredo é que os ventos fortes são constantemente mantidos pelos ventos do oceano.
Home Care
Observando as seguintes regras para o cuidado da tillandsia, você pode alcançar seu crescimento ativo e uma bela floração, agradável aos olhos.
Rega
"Atmosferas" não requerem rega no seu sentido clássico. Eles precisam apenas de pulverização regular das folhas.
A água para isso deve ser:
- macio (pH 6,5);
- de pé em um recipiente aberto por pelo menos 4 horas;
- bastante quente, temperatura ambiente.
O procedimento é realizado diariamente no verão e, quando o tempo frio se instala, a irrigação é gradualmente reduzida e realizada conforme necessário (em média, 1-2 vezes por semana). Você precisa prestar atenção nas folhas, que em caso de falta de umidade começam a se enrolar.
Importante! Ao pulverizar, a água deve cair no centro da saída da folha, mas em nenhum caso deve estagnar. Caso contrário, o excesso de água deve ser drenado da flor.
Top vestir
Os fertilizantes não são uma parte obrigatória dos cuidados, desde que as plantas sejam colocadas corretamente, conforme descrito acima. Casca e musgo, em decomposição, fornece nutrientes à planta. Se desejar, você pode alimentar a tillandsia com um complexo mineral líquido, reduzindo a dose recomendada em 4 vezes e adicionando-a à água para pulverização. A cobertura pode ser feita a cada 2 semanas, usando complexos universais para plantas de interior ou fertilizantes para bromélias. No inverno, a cobertura é interrompida.
Poda
Não há necessidade de formar uma coroa. A poda é feita apenas para remover folhas danificadas ou mortas. Para fazer isso, use uma tesoura ou uma pequena podadora de jardim.
Transplante
Especialistas não aconselham se envolver no transplante de arandina atmosférica. Estes últimos, diferentemente de seus colegas em vasos, requerem transplante para um novo local somente se o substrato em que crescem estiver completamente decomposto.
Importante! Ao escolher um fertilizante, atenção especial deve ser dada à sua composição: é desejável que ele tenha um teor mínimo de cobre, uma vez que é muito tóxico para esse tipo de epífita. Os estimuladores de crescimento são fortemente desencorajados.
Reprodução
Nos últimos anos, Tillandsia vem ganhando cada vez mais popularidade entre cultivadores de flores e decoradores de interiores. Nesse sentido, a questão da reprodução dessas plantas geralmente é muito interessante para as pessoas envolvidas em seu cultivo. Considere a melhor maneira de propagar a tillandsia.
Tiros laterais
As “atmosferas” se propagam vegetativamente separando brotos jovens, isto é, brotos laterais. Isso acontece após a floração.
A sequência das etapas é a seguinte:
- A parte aérea, já com 4-6 folhas e pequenas raízes de antenas, é cuidadosamente separada do caule com uma faca afiada.
- O local do corte é tratado com carvão ativado ou para desinfecção.
- Um broto jovem é anexado a um futuro local de crescimento.
Você precisa ser paciente, pois o processo de crescimento será lento. Sujeito às regras de cuidados, a floração deve ser esperada em 2 anos.
Vídeo: propagação de tillandsia por brotos laterais atmosféricos
Cultivo de sementes
A reprodução usando sementes em casa quase não é praticada devido à sua complexidade e custo. O solo para as sementes não deve ter uma granulação muito grossa, mas também não superficial (é muito difícil selecionar a densidade desejada), a temperatura do ar na sala deve ser de pelo menos +25 ° C e a iluminação deve ser muito boa e constante. Apesar do cumprimento de todos os requisitos, as mudas geralmente morrem. Além disso, levará cerca de 5 anos para esperar a floração.
Você sabe No mundo, existem sociedades de amantes de bromélias que publicam livros de referência especiais, uma revista Jornal da Sociedade de Bromélias, estão envolvidos na transferência de material de plantio e organizam expedições às florestas tropicais — em locais de crescimento selvagem de tillandsia.
Dificuldades crescentes
As “atmosferas” são plantas bastante caprichosas e reagem instantaneamente a condições de crescimento não muito favoráveis, que são expressas em doenças e no aparecimento de pragas.
Doença
A planta é suscetível a várias infecções virais e fúngicas, em particular a podridão cinzenta. A doença se manifesta como um revestimento cinza no caule e nas folhas, que rapidamente passa para o estágio de decomposição.
Muitas doenças contribuem para doenças como os cuidados:
- O conteúdo da flor em uma sala abafada e sem ventilação e com muita frequência, rega inadequada. Isto é especialmente verdade na estação fria, quando todas as janelas estão fechadas, e o proprietário de Tillandsia regou abundantemente a planta.
- Alimentação excessiva (afetar adversamente o sistema imunológico da epífita).
- Baixa umidade (a folhagem enrola, fica pálida e murcha).
- Exposição à luz solar direta (causa, antes de tudo, o giro das folhas).
- Rascunhos constantes.
- Rega dura (um depósito calcário aparece na planta, o que no futuro pode levar à morte da flor).
Pragas
As pragas mais comuns das quais essa espécie de tillandsia sofre são escudos de bromélias e cochonilhas.
Externamente, seu efeito prejudicial sobre a planta se manifesta em:
- teias de aranha e tubérculos nas folhas;
- traços escuros;
- revestimento branco pegajoso;
- folhagem amarelada.
Se houver poucos insetos, você pode simplesmente removê-los manualmente. Se a infecção foi longe, será necessário lavar a planta com água e sabão ou até mesmo tratamento com inseticida. O crescimento da arandia atmosférica não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. Obviamente, você não pode simplesmente anexar uma flor ao primeiro suporte encontrado e deixar o processo passar por si só. De fato, essa flor se adapta bem às condições domésticas, se você conhece as regras específicas discutidas no artigo. Nesse caso, o tillandsia se sentirá confortável em sua casa e o deliciará com uma floração brilhante e incomum.