Hortênsia em panículas atrai muitos jardineiros com inflorescências grandes e brilhantes, e uma das mais belas variedades desta planta é a Chama Mágica. Durante a floração, o arbusto é coberto com vários pincéis de flores que mudam de cor ao longo do tempo. Uma descrição detalhada da planta, especialmente seu plantio e cultivo, bem como maneiras de usar hortênsia no projeto da paisagem, são descritas mais adiante neste artigo.
Descrição da nota
O nome latino para hortênsia em panículas desta variedade é Hydrangea paniculata Magical Flame. O arbusto é cultivado em hortas de vários tamanhos e, durante a floração, a planta se torna uma decoração particularmente marcante da área.
Descrição botânica da chama mágica da hortênsia:
- A altura do arbusto adulto é de 0,9 a 1,2 m. A largura da coroa é de 1,2 a 1,5 m.
- Os brotos são fortes, fracamente ramificados e eretos. Crescem em forma de leque, formando uma coroa simétrica e magnífica.
- Os galhos jovens são marrom esverdeado e os velhos são cobertos com casca de casca cinza acastanhada.
- As folhas são alongadas, com bordas serrilhadas e couro cabeludo. Seu comprimento é de 7 a 10 cm.
- A superfície superior de cada folha é pintada de verde escuro no verão e fica vermelha no outono. A parte inferior da chapa é mais clara.
- A planta floresce de julho a setembro. As flores são formadas nos brotos do ano atual.
- As inflorescências do arbusto têm formato cônico e tamanhos grandes (até 12 cm). Eles contêm flores estéreis e férteis na proporção de 1: 2. Deste último, após a floração, são formados frutos com sementes.
- As flores estéreis são brilhantes, têm a forma e o diâmetro corretos de 6-7 cm, localizados em pedicelos longos.
- As pétalas da flor são pintadas de branco primeiro, depois tornam-se gradualmente vermelhas como bordô e, no final da floração, adquirem uma cor rosa púrpura.
Resistência ao gelo
A chama mágica da hortênsia em panícula é caracterizada pela alta resistência ao gelo. As plantas adultas são capazes de suportar temperaturas mais baixas para -30 ° C, mas as amostras jovens congelam sem abrigo adicional. A variedade foi testada com sucesso e pode ser cultivada na Europa, na Sibéria Ocidental e no Extremo Oriente.
Você sabe O nome latino da flor "hortênsia" vem das palavras gregas "hydor" - água e "aggeion" - um vaso que indica o aumento da demanda da planta por umidade do solo.
Aterragem
Não é difícil plantar hortênsias da Hydrangea Flame por conta própria. Como material de plantio, eles usam arbustos jovens e fortes aos 2-3 anos de idade, comprados em uma loja especializada.
As plantas devem ter um tronco liso, sem danos e vestígios de doenças, bem como um sistema radicular fechado. Antes de plantar uma muda no solo, você precisa encontrar um local adequado para ela no local e executar corretamente o procedimento de plantio.
Seleção e preparação do local
A chama mágica da hortênsia é despretensiosa às condições de crescimento, portanto pode ser plantada em vários lugares do jardim. Mas, para que o arbusto mantenha sua decoratividade e não sofra infecções, eles selecionam uma área que atenda a esses requisitos:
- localização ao sol ou em uma pequena sombra parcial - da luz solar constante a planta queima e, na sombra total, a floração será menos exuberante;
- solo moderadamente úmido, leve e ácido, com alto teor de nutrientes - em solo pesado, o mato piora, geralmente sofre de doenças;
- a ausência de água subterrânea a uma profundidade inferior a 1,5 m - devido à estagnação da água no solo, o sistema radicular da hortênsia apodrece;
- proteção contra o vento, rajadas agudas podem romper os brotos do mato, especialmente na estação fria.
Alguns dias antes do plantio, começa a preparação do local selecionado. Este procedimento é realizado usando as seguintes ações:
- Desenterre as plantações com um diâmetro de cerca de 50 cm, cuja profundidade depende do tamanho do sistema radicular das mudas e pode ser de 0,4 a 0,8 m.
- Misture o solo obtido cavando um buraco com turfa, húmus e areia na proporção de 2: 2: 1: 1.
- Despeje 30 litros de água em cada poço. Deixe os poços neste formulário por 1-2 dias.
Regras de desembarque
Ao escolher o momento do plantio da hortênsia em panículas, você precisa se concentrar no clima local. Nas regiões sul, você pode executar esse procedimento no final de abril ou início de setembro e, nas regiões norte, apenas o plantio de primavera no início de maio é recomendado. A data específica do plantio é escolhida para que as mudas jovens tenham tempo de criar raízes antes das primeiras geadas e não sejam afetadas pelas geadas de retorno da primavera.
Importante! Hydrangea Magic Flame é imune a impurezas nocivas e gases de escape contidos no ar. Portanto, o mato pode ser usado para ajardinar ruas nas grandes cidades.
Instruções passo a passo para o plantio Hydrangea Magic Flame:
- Antes de plantar, umedeça levemente o caroço de terra ao redor das raízes da planta jovem. Se a muda tiver um sistema de raízes abertas, é necessário encurtar brotos muito longos e mergulhá-las em uma massa de barro.
- Despeje uma pequena quantidade de mistura pré-preparada de nutrientes do solo no fundo do poço de plantio.
- Adicione 60 g de superfosfato, 25 g de uréia e 25 g de sulfato de potássio a cada poço. Misture o fertilizante com o solo.
- Abaixe a planta jovem no poço de plantio. O colo da raiz deve estar no mesmo nível da superfície do solo.
- Encha o buraco até o topo com os restos de solo fértil. Bata levemente com as mãos, formando uma pequena área do círculo do tronco.
- Despeje bastante água morna sobre o arbusto. Encurte os brotos anuais, deixando 6 a 10 brotos sobre eles.
- Quando o líquido estiver completamente absorvido, aplique multa no círculo do tronco com composto ou turfa.
Recursos de Cuidados
A Chama Mágica da Hortênsia pode crescer bem, mesmo com o mínimo cuidado, mas para uma floração exuberante, o arbusto precisa de água e fertilizantes suficientes. Com especial cuidado, você precisa monitorar a condição do solo em torno de mudas jovens que ainda não tiveram tempo de crescer mais forte.
Para plantar serviu como decoração do local e possuía uma coroa da forma correta, faça a poda anual dos brotos. Os principais pontos de cuidado com as culturas estão listados abaixo.
Rega
É necessária uma quantidade adequada de água para o crescimento normal e a exuberante floração das hortênsias em panículas; portanto, a rega adequada é de fundamental importância para o cuidado da planta.
Principais recomendações para irrigação de mato:
- durante o calor e a seca, a rega é realizada a cada 3-4 dias e em clima moderadamente quente - uma vez por semana;
- 25-30 l de água são consumidos por 1 m de área;
- é derramado líquido sob a raiz da planta, evitando a queda de folhas e flores - isso pode causar queimaduras na planta;
- para hortênsias de irrigação, use chuva ou água parada sem cloro.
Fertilizantes e fertilizantes
Não apenas a duração da floração da hortênsia da panícula e a aparência decorativa das inflorescências, mas também o estado de imunidade das plantas depende da presença de nutrientes no solo. No entanto, não vale a pena abusar da cobertura - com sua superabundância, brotos do mato podem quebrar sob o peso de numerosos grandes pincéis de flores.
Regras básicas para fertilização:
- A primeira cobertura é feita apenas no próximo ano após o plantio.
- Durante o crescimento ativo de brotos jovens, o arbusto é regado com 20 litros de uma solução preparada a partir de 20 litros de água e 40 g de uréia.
- Na fase de formação dos brotos, é preparada uma solução para cada planta a partir de 65 g de sulfeto de potássio, 35 g de superfosfato e 10 l de água - é aplicada 2 vezes com intervalo de 2 semanas.
- No final do verão, é introduzida uma infusão de verbasco feita de 1 parte de esterco e 3 partes de água, e o concentrado resultante é diluído com água pura na proporção de 1:10 e hortênsia regada.
Poda
A hortênsia dessa variedade tolera a poda, necessária para manter uma forma de coroa pura e a formação de um grande número de inflorescências.
As regras básicas do procedimento:
- a primeira vez que o arbusto é aparado após atingir 4-5 anos;
- no início da primavera e outono, os galhos secos e danificados são removidos;
- em março, é realizada a poda formativa - 5 a 10 ramos mais fortes são diferenciados em cada arbusto e, em seguida, são encurtados para 3-5 brotos;
- se necessário, a poda de desbaste é realizada na primavera - pequenos galhos que crescem muito próximos um do outro ou dentro da coroa são removidos;
- as inflorescências secas devem ser removidas no início do outono, para que a neve não se acumule nelas, interrompendo os rebentos da planta;
- no final de setembro, é realizado um corte de cabelo rejuvenescedor - brotos antigos são cortados sob a raiz, deixando o cânhamo a cerca de 5 cm de altura acima do solo.
Vídeo: Aparar hortênsia em panículas
Preparações de inverno
A chama mágica da hortênsia tolera bem o inverno quando cultivada em regiões com clima não muito rigoroso. Mas, para que as raízes e brotos da planta não sofram de geada, é necessário preparar adequadamente o arbusto para o tempo frio.
Importante! Os abrigos são removidos das mudas jovens apenas na primavera, depois que a probabilidade de geada noturna desaparecer.
Para fazer isso, execute as seguintes ações:
- no final de setembro, é realizada a irrigação com carregamento de água - 7 a 10 baldes de água são derramados sob cada arbusto;
- a área do círculo do tronco é polvilhada com uma camada de cobertura de cerca de 20 a 30 cm de espessura - use folhas secas, turfa ou estrume podre para isso;
- as estacas são colocadas em torno de mudas jovens e, em seguida, o quadro resultante é amarrado com galhos de galhos de abeto e coberto com fendas;
- Os abrigos são construídos em torno de arbustos adultos somente se a temperatura do ar no inverno cair abaixo de -30 ° C.
1- rebentos inclinados, 2 -cobertura, 3- ramos de abeto, 4- lutrasil, 5- pedra
Doenças e Pragas
Sujeita a todas as regras acima para plantio e tratamento, a Hydrangea Magic Flame mostra boa imunidade e quase nunca sofre de doenças e pragas.
Mas se o jardineiro cometer erros durante o cultivo, esses problemas podem aparecer:
- Oídio O principal sinal de infecção são manchas verde-amarelas na superfície das folhas, que eventualmente ficam marrons. Uma placa característica de cinza ou roxo aparece na parte traseira da chapa. As folhas secam, os brotos são deformados e a hortênsia morre. Para tratamento usando o medicamento "Fitosporin" ou líquido de Bordeaux (100 g de fundos por 1 balde de água).
- Podridão branca. Primeiro de tudo, a infecção afeta o sistema radicular, causando apodrecimento. Nesse caso, um revestimento branco com pequenas manchas pretas aparece nas hastes e folhas. No futuro, os brotos ficam marrons e morrem, e o mato pode morrer. Para o tratamento, é utilizada uma solução de Fitosporina, de acordo com as instruções indicadas na embalagem.
- Podridão cinzenta. A infecção afeta a parte do solo do mato. Manchas aquosas cinza aparecem nos galhos e folhas. Em clima seco, eles secam e morrem, formando orifícios e, com o aumento da umidade, causam deterioração das áreas danificadas. Para o tratamento da podridão cinzenta, é utilizado o "Fundazole", que havia destruído anteriormente todas as áreas afetadas do mato.
- Ácaro. O inseto come o suco de caules e folhas, como resultado do qual a parte do solo da planta fica amarela e seca. Um sinal de infecção é o aparecimento de um padrão de teia de aranha e mármore na superfície da chapa. Para um tratamento eficaz, são utilizados medicamentos especiais (por exemplo, o inseticida "Acarin").
- Pulgões. As pragas estão concentradas nos brotos e na base das folhas do arbusto. Eles não apenas sugam todos os sucos da hortênsia, mas também são portadores de doenças virais perigosas que não podem ser tratadas. Para matar insetos, a hortênsia é pulverizada com tintura de alho a intervalos de 1 vez em 7 dias (250 gramas de alho e 50 gramas de sabão em pó ralado em 1 balde de água).
Para evitar a ocorrência desses problemas, é recomendável que as seguintes medidas preventivas sejam tomadas:
- usar material de plantio de alta qualidade;
- cumprir o cronograma de rega e alimentação;
- destruir ervas daninhas na área do círculo do tronco;
- afrouxar e cobrir o solo ao redor do arbusto;
- aparar;
- observe a distância entre as plantas ao plantar.
Uso em paisagismo
Devido à sua bela aparência e despretensiosidade nos cuidados, os arbustos luxuriantes da chama mágica Hydrangea em panículas são amplamente utilizados no projeto de hortas.
Você sabe No Japão, a hortênsia é chamada "adzisai", que significa "flor roxa ensolarada".
As principais maneiras de usar a planta no projeto paisagístico:
- para aterragens simples como elemento decorativo independente;
- em combinação com outras plantas e arbustos;
- para bordas mistas de decoração, constituídas por várias camadas de plantas ornamentais;
- como elemento constituinte de uma cobertura;
- para o design de canteiros de flores na parte sombreada do jardim.
A chama mágica da hortênsia em panículas é cultivada em áreas grandes e pequenas de jardim, e mesmo um jardineiro inexperiente pode lidar com o plantio e o cuidado com o arbusto. Usando as recomendações listadas no artigo, você pode obter uma planta decorativa que anualmente encanta os olhos com sua floração exuberante.