Hoje, existe uma enorme variedade varietal de coníferas e, ao plantar pinheiros em sua parcela, cada jardineiro tem a oportunidade de escolher a opção mais adequada para si, com base nos dados externos da planta e levando em consideração as peculiaridades de cuidar dela. Um pinheiro Fastigiata comum é benéfico para ambos os lados, e para que exatamente é notável e quais são os requisitos mínimos para cuidar dele - isso será discutido mais adiante.
Descrição da árvore botânica
O Pine Fastigiata (também conhecido como Pinus sylvestris Fastigiata) é uma árvore de tamanho médio e crescimento lento, que aos trinta anos atinge uma altura de 6 a 7 me um diâmetro de tronco de 1,2 a 1,5 m. No entanto, esses valores não são finais e o crescimento máximo da colheita pode ser 13-15 m, com um ganho anual de cerca de 20 a 30 cm nos estágios iniciais de cultivo e 10 cm após 30 anos.
A coroa da planta é estreita, de forma colunar, com brotos apontando para cima (para muitos jardineiros, o pinho Fastigiata se assemelha a uma vela). A casca dos galhos e do tronco é de cor vermelho alaranjado, nas plantas jovens é suave, mas com a idade se torna áspera e começa a esfoliar com placas finas.
As agulhas azul-esverdeadas são bastante grossas e difíceis de tocar, com as agulhas reunidas em cachos (geralmente 2 peças). Seu tempo de vida não é superior a dois anos, após o qual as agulhas ficam amarelas e caem.A floração de pinheiros é de maio a junhoapós o que aparecem espigas masculinas vermelhas e amarelas retorcidas (localizadas na base de brotos jovens).
Espécimes fêmeas inicialmente têm um tom avermelhado com um tom esverdeado e estão localizadas isoladamente no topo dos galhos. Então eles mudam de cor para marrom-acinzentado, às vezes mais perto do preto. A frutificação sempre permanece abundante. O sistema radicular penetra profundamente na terra, mas somente se o solo estiver bem drenado e solto, enquanto em solos pesados e densos o rizoma da planta se desenvolve superficialmente.
- As seguintes características das plantas podem ser atribuídas às principais características dos pinheiros Fastigiata:
- alta resistência ao inverno (as árvores adultas suportam geadas até –40 ° C);
- fotofilia;
- despretensiosidade comparativa em partir;
- tolerância à seca e resistência ao vento;
- brotos fracos, que durante o inverno nevado podem se soltar sob o peso da neve aderente;
- baixa resistência à salinização do solo, fumaça e poluição ambiental.
Importante! O pinheiro comum Fastigiata não é adequado para cultivo em regiões industriais enfumaçadas e perto das ruas movimentadas das ruas da cidade. O local ideal para o plantio de uma planta é o território das áreas suburbanas, onde pode ser localizado em plantações individuais e em grupo, combinando-se favoravelmente com outras amostras de coníferas e caducifólias.
Aterragem
A primeira coisa a fazer antes de plantar o pinheiro Fastigiata é escolher o local mais adequado para a planta no território, levando em consideração seus principais requisitos. A melhor opção para a colocação de pinheiros comuns dessa variedade é um local bem iluminado pelo sol, coberto de fortes rajadas de vento e caracterizado pelo aumento da umidade do solo.
Quanto à composição do substrato, praticamente qualquer opção com acidez diferente é adequada para a variedade Fastigiata, embora é preferível plantar a planta em barro arenoso ou arenito. O excesso de pinho de húmus não tolera bem, portanto, não é necessário fertilizar excessivamente o solo, bem como seu excesso de umidade com a possibilidade de inundar o sistema radicular do pinho.
A melhor época para o plantio de pinheiros é do final de abril ao início de maio ou do final de agosto até meados de setembro. Nos plantios em grupo entre plantas adjacentes da variedade Fastigiata, vale a pena manter um intervalo de 2 m.
O processo de plantio em si é simples e envolve a implementação de ações padrão:
- Preparando o poço de aterrissagem. A seleção de seu tamanho é realizada levando-se em consideração os parâmetros do rizoma da muda selecionada (juntamente com um pedaço de terra). A melhor opção nesse caso seria 80 × 80 cm.
- Organização de uma camada de drenagem de 20 cm (pode-se usar tijolo quebrado ou argila expandida) e preencher o buraco com uma mistura de solo adequada para 1/3 do seu volume total. Você pode usar uma mistura de substrato da floresta, solo chernozem e fertilizantes minerais e, neste último caso, serão necessários pelo menos 100 g de nitroammophoski por planta. Alguns jardineiros recomendam adicionar aveia um pouco mais regular à cova, o que ajudará as plantas jovens a criar raízes em um novo local mais rapidamente.
- Transferência de mudas de coníferas de um contêiner temporário para o buraco preparado usando o método de transbordo. Se for difícil remover o pinheiro da caixa, é necessário regá-lo abundantemente e esperar até que o solo esteja um pouco úmido, e somente depois disso tente obter as mudas.
- Preencher o poço de aterrissagem com o solo restante e uma boa compactação da terra na zona do tronco próximo, de modo a preencher todos os bolsões de ar entre as raízes individuais.
- Molhando e cobrindo o círculo do tronco.
Ao colocar a planta no buraco, verifique se o colo da raiz permanece no nível do solo ou se eleva ligeiramente acima dele.
Cuidado de pinho
Cuidar de um pinheiro comum Fastigiata é baseado nas mesmas ações que o cultivo de outras variedades de coníferas - rega oportuna, alimentação da árvore, bem como afrouxamento e cobertura do solo. Além disso, a poda de culturas, bem como a prevenção de doenças e pragas, não estarão em último lugar.
Rega e alimentação
Pine Fastigiata refere-se a plantas tolerantes à seca, portanto, a rega será especialmente importante para as mudas recém-transplantadas. Nos primeiros 2-3 anos após o desembarque no local, a regularidade desse procedimento geralmente é de 1 a 2 vezes por semana, mas sempre levando em consideração as condições climáticas.
Posteriormente, no período de verão, a introdução de líquido é reduzida para 1 vez por mês, realizando periodicamente a aspersão da coroa (somente à noite após o pôr do sol). Ao preparar uma planta para o inverno, 2-3 semanas antes das geadas esperadas, é realizada a irrigação por carregamento de água, na qual pelo menos 20 litros de líquido depositado são consumidos por 1 pinheiro.
Quanto ao acabamento, um fertilizante complexo universal para coníferas será uma boa solução, que deve ser aplicada no início da primavera, logo após a última neve derreter. É melhor não usar produtos orgânicos, com exceção da cobertura de outono da área do tronco com composto apodrecido.
Afrouxamento e cobertura do solo
Cada planta precisa de suprimento de ar suficiente para o sistema radicular e, quando um revestimento duro aparece na zona do tronco próximo, isso se torna fisicamente impossível. É para a destruição da crosta do solo que o procedimento de afrouxamento é necessário, que geralmente é realizado vários dias após a próxima rega programada. Fortemente aprofundar o ancinho não é necessário: será suficiente para afrouxar apenas 10 cm da camada superior do substrato.
Para preservar a umidade e os nutrientes do solo por um longo tempo, é possível cobrir o solo solto com uma camada de casca de pinheiro ou serragem de madeira, mas não mais do que 5 a 10 cm acima da superfície do solo. A substituição da cobertura morta é realizada 1-2 vezes por temporada, alguns dias após o próximo procedimento de rega e afrouxamento.
Você sabe O âmbar, popular nas joias, é frequentemente o resultado da petrificação da resina dos pinheiros, portanto, nessas florestas de coníferas, há muito mais oportunidades para encontrar esse mineral.
Poda
As árvores Fastigiata não precisam de poda frequente e se sentem muito bem no caso de procedimentos sanitários ou formativos raros. No entanto, para atingir o máximo de plantas decorativas, esse problema deve receber a devida atenção.
A remoção de galhos congelados, quebrados e doentes durante o inverno costuma ser feita na primavera., mas se necessário, pode ser realizado no outono, depois que as folhas não são deixadas nas árvores. A formação de copas de pinheiros jovens é relevante apenas para plantas de um ou três anos de idade e também é planejada principalmente para o período da primavera (pode ser combinada com a poda sanitária).
O principal requisito é a remoção normalizada da parte aérea: não mais que 1/3 do volume total de galhos por vez. Obviamente, a ferramenta de corte em si e o local dos cortes já devem ser desinfetados no final do procedimento, o que impedirá que a infecção entre nas camadas profundas de madeira.
Possíveis doenças e pragas
As coníferas da variedade descrita são geralmente caracterizadas pelo aumento da resistência a várias doenças e pragas da cultura, no entanto, não vale a pena eliminar completamente a probabilidade de danos por elas.
Entre os problemas mais comuns dos pinheiros, há a infecção por um inseto subcornial, uma borboleta da parte aérea da família Listovert, além de doenças fúngicas como neve, amarelecimento colorido das agulhas, fungo pavimentado e esponja radicular.
Para evitar a propagação de pragas e doenças, nos primeiros sintomas de seu aparecimento em um pinheiro, vale a pena remover as partes afetadas da planta e tratar o restante com uma preparação fungicida ou inseticida adequada, popular entre as quais Skor, Topaz, Aktara, Fundazol ou sulfato de cobre comum.
Se a coroa é danificada por doenças e pragas, o uso simultâneo de fungicidas e inseticidas é permitido: apenas certifique-se da compatibilidade dos compostos selecionados. Por exemplo, a droga popular "Aktara" pode ser combinada com os fungicidas "Skor" e "Topaz" e, para aumentar as chances de sucesso, esses tratamentos são melhor realizados duas vezes, com um intervalo de 3-4 semanas.
Você sabe As plantas coníferas são excelentes purificadores de ar. Segundo estudos científicos, 60 a 70 mil micróbios a menos em uma floresta de pinheiros do que em apartamentos urbanos.
O uso da madeira no paisagismo
Ao plantar hortaliças, o pinho Fastigiata pode ser usado em uma variedade de funções: como tênia e como parte integrante de uma composição de grupo em jardins de rochas ou ao plantar cercas.
A cor cinza-azulada de suas agulhas distingue favoravelmente a planta do fundo de outras culturas, mas parecerá melhor ao lado de urze, grama e potentilha. Ao combinar os grupos corretamente, você também pode decorar jardins pequenos e grandes.
Em geral, plantar pinheiros Fastigiata e cuidar dele não pode ser chamado de uma tarefa muito difícil, tanto para jardineiros experientes quanto para iniciantes neste assunto. Se todos os requisitos para o processo de plantio e cuidados adicionais com a árvore forem atendidos, sempre o deliciará com o esplendor e o brilho da coroa, decorando qualquer área residencial ou jardim.