A família Pine, em latim, soa como "Pinaceae". São árvores sempre verdes, com uma vida útil de cerca de 200 anos. Os seguintes gêneros pertencem ao pinheiro: abeto, cedro, pinheiro, tsuga, abeto, larício. No artigo, você pode se familiarizar com os recursos dessa família com mais detalhes.
Estrutura de árvore e características estruturais
As coníferas têm uma casca lisa, escamosa ou enrugada. Os ramos laterais são bem desenvolvidos, os ramos têm formato cilíndrico, a distância entre os entrenós não é superior a 1 cm.O sistema radicular apresenta micorriza ectendotrófica, amadeirada ou fibrosa. As folhas são em forma de agulha, escamosas, menos frequentemente lanceoladas.Cada espécie de pinheiro é caracterizada por cones de uma certa forma e tamanho.
Principais recursos:
- 250 espécies;
- forma de vida: árvores de 1ª magnitude, menos frequentemente - árvores anãs;
- brotos alongados e encurtados;
- as agulhas são apenas lineares;
- árvores monóicas polinizadas pelo vento;
Pinus é considerada uma espécie de conífera muito valiosa. É uma das árvores mais altas, pode crescer até 40 metros de altura. O diâmetro do barril pode ser de 1 metro. As coníferas têm uma estrutura de casca descascada, com sulcos de cor vermelho-marrom. Para se proteger do superaquecimento e do incêndio no solo, eles têm uma função protetora: o topo da casca da árvore é muito mais fino que o fundo.
Você sabe Com fatores favoráveis, algumas espécies de pinheiros podem viver até 500 anos.
Em uma árvore jovem, uma coroa se forma na forma de um cone. Ao longo dos anos, torna-se mais amplo e mais redondo. E para a velhice parece plana ou em forma de guarda-chuva. As agulhas têm uma boa densidade, geralmente as agulhas são empacotadas, em poucas partes. Verde cinza pintado. Alcance 4-7 cm de comprimento.
Os cones estão localizados isoladamente ou em 2, no máximo 3 unidades. Em um estado imaturo, eles têm uma cor verde saturada. Os cones amadurecem no segundo ano, tornam-se marrons, com 3 a 6 cm de comprimento e os pinheiros crescem de maneira rápida e intensa de 1 a 100 anos. Comece a dar frutos a partir dos 15 anos, se o plantio for denso - a partir dos 40 anos.
Você sabe O âmbar na maioria das vezes representa a resina petrificada de pinheiros, e não de outras árvores.
Onde o pinheiro cresce
A variedade de pinheiros se espalhou do Ártico ao equador. O pinheiro silvestre é mais comum na Sibéria e na Europa. Sempre cresce bem em solos arenosos e argilosos, formando florestas de pinheiros, menos comumente encontradas em solo de turfa ou argila. Na Rússia, existem 16 espécies silvestres e 73 plantadas desse gênero. Os pinhais da Sibéria cobrem quase 5,7 milhões de km².
Além disso, esta espécie de coníferas pode ser encontrada na Espanha, Grã-Bretanha, China e Mongólia. A planta é despretensiosa às condições do solo e do solo; pode crescer em ambientes inadequados para outras espécies: em áreas pantanosas e arenosas. Existem plantações de pinheiros tanto na forma pura quanto com outros tipos de árvores.
Aterragem e cuidados
O momento ideal para o plantio de coníferas é no meio da primavera. Se isso não for possível, você poderá transplantar na primeira quinzena de setembro. Assim, uma árvore em um curto período terá tempo para criar raízes antes das geadas do inverno.
Mudas de coníferas podem ser compradas em viveiros especiais. Esta é uma maneira comprovada de obter uma muda saudável com um sistema radicular bem trabalhado. Além disso, os especialistas aconselham os cuidados adequados após o transplante.
Importante! Depois de remover o pinheiro jovem do solo, as raízes não podem ficar ao ar livre por mais de 15 minutos. Se esse tempo for excedido, o sistema radicular da árvore morre.
Se você notar uma árvore jovem na floresta, ela também pode ser transplantada.. O procedimento deve ser realizado de acordo com este esquema: após escolher uma muda com cerca de 70 cm de altura, é necessário cortar a relva com uma pá a uma distância de 40 cm da árvore, por todos os lados. Em seguida, pegue a árvore com muito cuidado, agarrando o máximo possível de terra com raiz. O caroço resultante deve ser imediatamente embrulhado em um pano úmido e denso.
Na natureza, os pinheiros são altamente adaptáveis a diferentes condições. Consequentemente, qualquer local, exceto o pantanoso, é adequado para transplante. Ideal para animais jovens é o solo argiloso ou argiloso. Se o solo for muito argiloso - é necessário organizar a drenagem no fundo do poço, na forma de argila expandida e tijolo clivado. Além disso, ao plantar, você precisa usar o solo e a areia escavados, em partes iguais.
O local para a muda deve ser escolhido com luz suficiente para que na maioria das vezes o sol o atinja. O poço para o transplante de coníferas não deve ser inferior a 80 × 80 cm; deve ser preparado com antecedência. O próximo passo é derramar 5 litros de água e abaixar o caroço com raízes. A profundidade do pouso deve corresponder à anterior, em condições naturais. Faça um buraco com uma mistura de solo e regue novamente. No final do transplante, preencha a área ao redor do tronco com cobertura morta. Isso impedirá o crescimento de ervas daninhas e a secagem do solo.
Você sabe O nome latino para o pinus pinus é derivado do pin celta, que se traduz como "rocha".
Cuidar de uma árvore jovem não é difícil. Para ajudá-lo e acelerar o processo de adaptação, é necessário manter a umidade do solo nos primeiros 3 anos e remover as ervas daninhas. Quando o pinheiro se enraíza e cresce, é necessário regar apenas em períodos particularmente secos, tanto quanto necessário.Para árvores com idades entre 5 e 10 anos, a taxa média de crescimento é de 25 a 60 cm por ano. Depois de completar dez anos, eles dão um aumento máximo de 1 M. Após 30 anos, o crescimento em altura diminui, o tronco começa a crescer em largura.
Propriedades curativas da árvore
Pine também pode ser chamado de planta medicinal. Devido à disponibilidade de matérias-primas, é frequentemente usado na medicina popular. Tudo, exceto as raízes, tem propriedades curativas: resina, agulhas, brotos.A composição dos brotos de pinheiro inclui: resina, aguarrás, taninos, amido, sais minerais e vitamina C.
- Uma decocção deles tem várias propriedades curativas:
- Mucolítico.
- Diurético.
- Desinfetante.
- Analgésico.
- Antimicrobiano.
Aguarrás esfregado com neuralgia, gota, reumatismo. Também é recomendado inalar com uma forma grave de bronquite. Cones tintura é usado para dor no coração. E as filmagens do primeiro ano são usadas como um styptic. A decocção de agulhas é usada para banhos com gota e raquitismo, bem como para a prevenção da hipovitaminose C.Pine - uma das mais antigas plantas curativas. Compressas com agulhas foram feitas há mais de 5 mil anos. E no Egito antigo, a resina foi adicionada às misturas de embalsamamento.
Importante! Em uma floresta de pinheiros, o ar contém uma grande quantidade de ozônio e é desprovido de germes. Portanto, a árvore é famosa por suas propriedades benéficas para os seres humanos.
Aplicação de pinho
Graças à madeira valiosa, o pinheiro é considerado um dos produtos de madeira mais importantes. A partir desse tipo de árvore, navios e vagões são construídos, barragens e amarrações. Os pinheiros de resina manipulam cordas para navios e barcos.Além disso, após o corte, é usado em móveis. Contraplacado e folheado são feitos. Além disso, são feitos vários contêineres e barris.
Os pinheiros podem ser usados para proteger ravinas e falésias de aspersão, graças às raízes peculiares. Sua parte subterrânea evita a erosão do solo e mantém um bom nível de umidade.Depois de ler a descrição geral da família dos pinheiros, fica claro que essas árvores são de grande utilidade. Prático e estético. Os pinheiros mais bonitos são antigos. Eles se tornam mais atraentes aos 100 anos de idade.