O larício é uma árvore da família Pine que despeja agulhas no inverno. Antes disso, as folhas em forma de agulha mudam a cor verde para amarelo. A planta tem uma grande variedade de formas decorativas bonitas, então elas gostam de cultivá-las em jardins e parques. Para o plantio, pode ser propagado em casa de várias maneiras.
Métodos de reprodução do larício em casa
Árvore de folha caduca conífera pode se reproduzir de duas maneiras: vegetativa e generativa. Além disso, é impraticável cortar a planta. O caule, tanto na natureza quanto durante a criação em casa, raramente forma raízes ou não forma um sistema radicular. Os brotos também criam raízes lentamente. A propagação de sementes é a mais produtiva e mais rápida.
Você sabe Quando a madeira de lariço seca, sua densidade aumenta tanto que é impossível martelar pregos em um tronco. Se o reforço de fixação foi colocado em pranchas de lariço antigas, é impossível obtê-lo, porque quebras de conexão de metal.
Estacas
As estacas praticamente não são utilizadas, uma vez que o método raramente dá um resultado positivo. Relutantemente, as estacas criam raízes.
No entanto, para quem deseja aplicar esse método, é necessário:
- Escolha um ramo saudável.
- No meio do cabo, faça uma incisão na casca e polvilhe com um estimulador de crescimento. Você pode usar "Kornevin".
- Em seguida, o ramo se inclina para o chão e polvilha com um substrato.
- Um fragmento de planta pode "saltar" sob a pressão de um galho, portanto é pressionado com alguma coisa.
- A incisão é coberta com esfagno com musgo úmido e enrolada sobre o filme.
- A umidade do musgo deve ser controlada durante todo o verão, para que as raízes germinadas não sequem e morram. As raízes não são separadas da planta-mãe até a próxima primavera.
- As estacas com a raiz do segundo ano são cortadas de um galho e plantadas em um local permanente.
O método nem sempre dá um resultado positivo, pois é difícil cortar larício. Conseguir uma muda viável é uma grande sorte.
Importante! Você precisa remover as ervas daninhas em torno do broto de lariço em tempo hábil, pois a maioria das ervas comuns pode interferir no crescimento das árvores.
Propagação por camadas
Este método de reprodução é adequado para variedades anãs, rastejantes e baixas. Seções de futuras mudas são obtidas por galhos enraizados que tocam o chão e são parcialmente polvilhados com solo úmido.
O enraizamento é bastante simples, mas para isso você precisa:
- Escolha um galho que cresce abaixo de todos no chão.
- Dobre-o ao substrato.
- Aperte.
- Polvilhe com o solo umedecido.
As futuras mudas brotam em 3-4 meses (conforme as raízes se formam). É impossível separar e transplantar as camadas da planta mãe no primeiro ano. Em outra estação, eles devem passar o inverno com a planta-mãe, para que o sistema radicular possa se desenvolver completamente. Somente no próximo ano, o larício jovem pode ser separado e colocado em um local permanente. Um período de pouso bem-sucedido é o final do verão ou início da primavera.
Você sabe Uma casa de madeira fresca de um lariço está se afogando na água, portanto só pode ser transportada por terra.
Propagação de sementes
As sementes estão em cones que abrem na primavera ou no outono. Para o cultivo em casa de formas decorativas de larício e de variedades selvagens, os cones podem ser coletados em um parque, praça ou floresta. Em algumas espécies de lariço, os cones não se soltam completamente; portanto, você deve obter a semente com cuidado e com muito cuidado para não danificá-la.
A propagação de sementes é o método mais racional e rápido, que ocorre em várias etapas:
- Seeding. As sementes de outono garantem uma porcentagem maior de germinação do que a colheita da primavera. Para a seleção das sementes, são escolhidos cones com escamas bem pressionadas, de tom mais claro, antes que as sementes comecem a derramar.
- Preparando-se para o pouso. As sementes são colocadas em um recipiente com água fria por 1-2 dias para classificar os grãos vazios (eles flutuam para a superfície). Sementes "cheias" afundam no fundo. Depois, por 2 horas, a semente é colocada em uma solução de permanganato de potássio, fungicidas ou peróxido de hidrogênio para processamento e, em seguida, lavada com água limpa.
- Estratificação. O procedimento é realizado para o desengorduramento de sementes, o que aumenta significativamente a porcentagem de germinação. Para isso, a semente é embebida por um dia em água. Depois são transferidos para recipientes com areia molhada. Sua umidade deve ser constantemente monitorada e impedida de secar. Por conveniência, é melhor usar recipientes de vidro. Os recipientes são colocados por 2-3 meses em uma geladeira ou outro local fresco, onde a temperatura do ar está na faixa de 0 ° C a + 5 ° C. Periodicamente, os recipientes são inspecionados quanto à germinação das sementes. Essas mudas já podem ser plantadas.
- Semeando e crescendo mudas. Em casa, as mudas podem ser cultivadas em copos ou caixas com um volume de 250-300 ml em um substrato à base de turfa para culturas de coníferas. Uma camada de drenagem também é necessária. Você pode preparar o substrato em casa. Isso exigirá areia lavada (3 kg), turfa desoxidada (10 kg), farinha de dolomita ou giz triturado (40-50 g), um punhado de cinzas. O fundo do tanque é coberto com uma camada de drenagem, a mistura preparada é colocada sobre ele e a caixa é colocada sobre o palete. Molhe bem e aguarde até que o substrato absorva a umidade e o excesso de água seja drenado. Em cada caixa, é feito um recesso e são colocadas 2-3 sementes. Uma camada de areia (1,5 cm) ou uma mistura de turfa com serragem é derramada por cima. Para germinar mais rapidamente, você pode criar condições de efeito estufa em casa (cubra com filme, vidro, etc.)
- As mudas germinadas na primavera são retiradas para a rua em um local quente (não quente), com maior rega e deixadas até o final do outono. Os recipientes são pré-cobertos com um filme e são feitos buracos para que as mudas respirem. Para o inverno, eles são trazidos para a sala. Mudas de dois anos são plantadas em um local permanente no final de abril ou início de maio.
Os solos abertos para o plantio de mudas são preparados com antecedência. É adicionado húmus, perlita ou areia é adicionada a solos muito densos e misturada completamente. Todas as composições dos substratos são cal. Entre as fileiras é necessário observar uma distância superior a 15 a 18 cm e polvilhar com uma mistura de areia e turfa por cima (1: 3). Após a semeadura das sementes, o solo é ligeiramente compactado e coberto.
Importante! As mudas de lariço são especialmente vulneráveis nos primeiros 2-3 meses de vida e podem morrer. Portanto, eles exigem cuidados competentes.
Como o larício se reproduz na natureza
Na natureza, as coníferas se propagam por camadas. Os brotos que jazem no chão e polvilhados sobre eles com um substrato ou são cercados por um líquen úmido, criam raízes.
Em casa, é melhor cultivar mudas de lariço. Para fazer isso, prepare o substrato e uma sala quente. Forneça umidade constante do solo e bons cuidados. Os brotos brotam rapidamente e estão prontos para o plantio em campo aberto até o segundo ano de vida.