Um ciclâmen nobre, luxuoso e muito gentil, com lindas flores frágeis que lembram asas de borboleta, é o verdadeiro orgulho de qualquer cultivador. No entanto, conseguir um florescimento exuberante e de longo prazo da cultura em um apartamento não é tão simples, porque ela precisa de cuidados especiais e cuidados constantes. Por que razões o ciclâmen não floresce e como cuidar adequadamente dele, vamos descobrir.
Características do tratamento com ciclâmen
O cíclame, ou violeta alpina, é uma cultura perene da família das prímulas, cuja pátria é considerada a região nordeste da África. A flor está espalhada na Turquia, Irã, países do Mediterrâneo. Existem mais de 20 variedades de plantas no mundo, mas em casa várias delas são cultivadas em casa: ciclâmen europeu, persa e várias formas híbridas.Entre os jardineiros iniciantes, há uma opinião de que a violeta alpina é muito exigente e caprichosa nos cuidados. Obviamente, existem algumas dificuldades no cultivo de plantas perenes, mas você pode lidar com elas facilmente se estudar as principais regras da tecnologia agrícola de plantas.
Ao cuidar do ciclâmen, é recomendável prestar atenção aos seguintes aspectos:
- a planta se refere negativamente a indicadores de alta temperatura e cresce bem a temperaturas que variam entre + 6 ... + 12 ° C;
- tubérculos de ciclâmen desbotado não podem ser armazenados na geladeira; caso contrário, eles não acordarão durante o plantio subsequente;
- Não exponha a flor à luz solar direta, pois a folhagem pode sofrer queimaduras;
- ao plantar, é impossível aprofundar completamente o tubérculo no solo; é necessário deixar pelo menos 1/3 da lâmpada;
- a cultura não responde bem ao alto teor de sal no solo; portanto, o fertilizante deve ser tratado com muita cautela;
- a capacidade de plantar uma flor deve ser pequena; caso contrário, todas as substâncias valiosas irão para o sistema radicular e não para o desenvolvimento das flores.
Você sabe No século XVIII. o violeta alpino recebeu o nome "pão de porco". As pessoas notaram que os porcos estavam rasgando o solo e procurando especificamente por tubérculos e brotações da raiz perene, que eles desfrutavam com grande prazer.
Por que o ciclâmen não floresce em casa
A falta de floração nas violetas alpinas pode ser devida a várias razões, mas a maioria delas está associada ao não cumprimento das regras para o cultivo de plantas perenes.
Iluminação incorreta
Um dos motivos mais comuns para a falta de floração em uma planta é a iluminação inadequada e os indicadores de temperatura muito alta na sala. A cultura prefere temperaturas frias ao longo do ano. Os indicadores ideais para a sua manutenção são + 6 ... + 12 ° C. Obviamente, manter uma temperatura tão baixa em casa nem sempre é possível; portanto, os especialistas aconselham a colocação do pote de ciclâmen na parte norte do apartamento, onde a temperatura raramente sobe acima de + 14 ... + 16 ° С.
Importante! Em altas temperaturas de +25°Com perene experimentando estresse extremo e pode morrer de todo.
A violeta alpina refere-se a plantas fotófilas, mas reage negativamente à luz solar direta, o que pode causar queimaduras na folhagem e nos botões murchados. Ao manter uma flor no lado oeste ou sul do apartamento, ele deve providenciar sombreamento adicional. No período de outono-primavera, quando há falta de luz solar, as plantas perenes precisam fornecer luz de fundo usando as lâmpadas fluorescentes tradicionais.
Umidade do ar ou do solo
O ciclâmen prefere crescer em condições de alta umidade a partir de 75%, portanto, gosta muito de pulverizações freqüentes de folhagem. A instalação de umidificadores especiais, fontes adicionais de umidade - tanques de água, fontes decorativas, aquários com peixes também ajuda a lidar com o ar seco. Mas a cultura é extremamente negativa em relação ao solo alagado. Mesmo uma rega excessiva pode provocar apodrecimento do sistema radicular e, como resultado, a morte da planta.
Rega errada
Uma das principais condições para o cultivo do ciclâmen é considerada uma irrigação adequadamente organizada, cuja necessidade é determinada pelo estado do solo. É muito importante manter um equilíbrio de umidade na terra e evitar o excesso de água e a secagem. Nesse caso, uma seca curta será mais segura para a flor do que um único excesso de umidade, o que pode provocar o desenvolvimento de doenças fúngicas. Regue a flor, 2-3 vezes por semana no verão e 1 no inverno, com foco na secagem do solo.
Importante! Você pode esperar uma flor exuberante se plantar uma flor em um recipiente apertado. A distância entre as paredes da panela e o tubérculo deve ser de 2–2,5 cm Para plantar bulbos de 1 ano de idade, devem ser selecionados recipientes com um diâmetro de 7–8 cm, para cebola 2–3 anos - diâmetro 13–14 cm
Excesso de oferta ou deficiência de fertilizantes
Na fase de crescimento ativo, isto é, durante o período de floração, o ciclâmen precisa de cobertura regular, que deve ser realizada a cada duas semanas. Como fertilizantes, recomenda-se o uso de preparações complexas compradas em lojas, projetadas para as culturas floridas. Mais uma vez, durante a alimentação, os especialistas aconselham estritamente a adesão às dosagens indicadas.Um excesso ou déficit de fertilizantes afeta igualmente a condição da flor. Em um solo saturado com sais minerais, a planta pode sofrer várias doenças bacterianas ou fúngicas e, com a falta de nutrientes, pode parar o crescimento e a brotação. Durante o inverno "hibernação" de vestir, é suficiente fazer duas vezes menos frequentemente - 1 vez por mês.
Transplante de planta incorreto
O transplante incorreto de ciclâmen também pode afetar adversamente sua floração. Deve-se lembrar que, para brotar, uma planta precisa de um grande suprimento de nutrientes, que pode ser reabastecido com misturas de solo fresco de alta qualidade. É por isso que produtores experientes são aconselhados a transplantar plantas perenes a cada 2-3 anos. O primeiro sinal principal para o transplante é o aparecimento de primordios foliares em forma de gancho sobre os tubérculos.
Você sabe Nos tempos antigos, o ciclâmen era chamado de "flor do rei Salomão". Quando viu a planta incrível descrita pela primeira vez, o rei ordenou que lançasse sua coroa em forma de flores perenes.
O procedimento de transplante é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:
- As medidas de transplante são realizadas no final do período de dormência, antes da fase de vegetação da planta.
- Escolha uma panela pequena, tratada com qualquer solução desinfetante. Não é recomendável selecionar recipientes muito profundos ou largos; caso contrário, a flor pode apodrecer e deixar de florescer.
- Uma camada de drenagem é revestida no fundo da panela usando argila expandida ou seixos.
- No topo da camada de drenagem, é derramada uma camada de solo nutritivo, que é comprada em floriculturas ou preparada independentemente do solo, húmus, turfa e areia do rio, misturados na proporção de 3: 1: 1: 1. Solo auto-fabricado deve ser desinfetado.
- Um tubérculo é deitado no chão e polvilhado com o solo, de modo que seu terceiro permaneça na superfície.
- A planta é regada com uma solução fraca de permanganato de potássio e bem compactada.
Recomenda-se que o primeiro curativo após o transplante seja realizado após um mês.
Vídeo: transplante de ciclâmen
O que fazer e como fazer o ciclâmen florescer
Os cultivadores iniciantes geralmente se perguntam o que fazer na ausência de flores e como fazer com que a planta produz botões. Antes de tudo, você deve cumprir todos os requisitos básicos para cuidar da colheita:
- condição de temperatura;
- umidade e rega;
- aplicação de fertilizantes;
- poda e transplante.
Você sabe Nos tempos antigos, acreditava-se que o ciclâmen traz alegria, inspiração, paz e harmonia para a casa. Também foi usado como um símbolo do mau-olhado.
Além disso, você deve descobrir os motivos da falta de flores e:
- reduza a temperatura na sala;
- parar de regar e alimentar a tempo;
- transplantar a planta em um novo recipiente com um novo substrato, é possível escolher um recipiente com um volume menor;
- reorganize o vaso de flores em um local sombreado;
- inspecione a folhagem e as flores da planta em busca de pragas, fungos e infecções por fungos.
Medidas preventivas
Para prevenir muitas doenças do ciclâmen, bem como a falta de floração, ajudará número de medidas preventivas:
- A violeta alpina obrigatória deve ser transplantada para um novo vaso com novo solo após a compra em uma loja. Em condições de armazenamento, as plantas são cultivadas em substratos especiais que não são adequados para o crescimento perene em casa.
- A cultura deve ser mantida em um microclima frio, para proporcionar rega moderada e iluminação difusa por pelo menos 12 horas por dia.
- Não permita a estagnação da água no solo, indicadores de temperatura muito alta na sala e ar seco.
- A rega perene deve ser realizada apenas na panela para evitar a deterioração das raízes.
- Uma vez por mês, é aconselhável regar a planta com uma solução fraca de permanganato de potássio, o que tornará possível impedir o desenvolvimento de doenças e parasitas, além de fortalecer a imunidade.
- A dosagem de fertilizantes à base de nitrogênio deve ser reduzida se as folhas perenes crescerem e as flores não aparecerem.
- Ao propagar a flor, o método de separação de tubérculos não pode ser usado; caso contrário, a cultura morrerá imediatamente.
Dicas úteis para cuidados com as plantas
É bem possível cultivar um cíclame saudável e bonito, agradável com flores longas e exuberantes, se você seguir as recomendações de cultivadores de flores experientes para cuidar dele:
- Se as folhas ficarem amarelas e as flores murcharem, é necessário baixar os indicadores de temperatura na sala abaixo de + 18 ° C, verificar o estado do solo, se secou.
- Para evitar o aparecimento de fungos e bolores, é necessário controlar a umidade na sala e providenciar um arejamento regular da flor.
- Quando deformadas, pequenas folhas são formadas na flor, é necessário examiná-la quanto à presença de pragas - ácaros, pulgões e tripes. Se forem encontrados parasitas, você precisa remover as folhas afetadas, tratar a flor com quaisquer preparações inseticidas.
- Com o alagamento severo do solo, ele deve ser seco e a frequência da rega reduzida.
- Se a floração terminar muito cedo, a causa pode ser indicadores de alta temperatura na sala. Nesse caso, a planta perene precisa ser movida para um local mais fresco e fertilizantes complexos devem ser aplicados.