Para cultivar um bonsai real de acordo com todas as regras, são necessários 25 anos e uma formação muito complexa de pequenas árvores. Hoje, os amantes dessa cultura podem obter bonsai caseiro cultivando uma planta como a portulacaria. O artigo apresentará a descrição das espécies, as regras para o cuidado e manutenção da flor em condições ambientes.
Portulacaria - descrição da planta
Portulacaria é uma planta suculenta ornamental de crescimento rápido que pode ser usada como uma nova cultura como bonsai e ampelous. Portulacaria não é um hóspede frequente em jardinagem doméstica e design de parques, mas possui facilidade de atendimento e resistência.
Por um longo tempo, essa planta na classificação botânica pertencia à família Portulakov, mas agora é classificada às vezes entre o pequeno gênero de suculentas perenes dos Didieri.
Existem opiniões diferentes sobre se esse gênero une 5 espécies de suculentas endêmicas (vivendo em uma área limitada) ou é do mesmo tipo e é representado por apenas uma espécie - portulacaria africana (Portulacaria afra), que também é chamada de portulacaria afra, portulacaria bonsai, "comida de elefante". .
A terra natal do crescimento natural da portulacaria é a região da África do Sul - florestas secas e desertos da África com um clima extremamente quente e árido, sol quente e umidade excessivamente baixa.
No processo dessa seleção natural, a planta, como resultado da adaptação às condições naturais, adquiriu características específicas:
- baixa dependência de umidade;
- uma mudança na fotossíntese que segue o caminho C4 - as folhas absorvem dióxido de carbono à noite e durante o dia fecham os estômatos para evitar a evaporação da umidade (transpiração);
- um pequeno número de estomas porosos na epiderme da folha;
- revestimento de cobertura de folhas;
- uma clara mudança de atividade sazonal para um estado de descanso e sono.
Você sabe Traduzido do chinês, o nome da planta é "uma trança dourada com folhas de jade". As chamadas filhas da família imperial. A forma da planta com crescimento natural é semelhante a uma cabeça pequena (brotos laterais com folhas) com uma trança (caule avermelhado).
A forma de vida da portulacária africana é uma suculenta perene frondosa, bonsai, possuindo essas características botânicas:
- arbusto lenhoso sinuoso, que em condições internas se desenvolve na forma de árvores densas e compactas;
- altura no ambiente natural - até 3,5 m, na versão interna - até 1 m;
- o caule, à medida que cresce a partir do tijolo vermelho, torna-se enrugado e marrom escuro;
- aleatoriamente crescendo brotos grossos e suculentos;
- as folhas ovais opostas podem chegar a 5 cm, mas em uma cultura de ambiente são menores, a cor é verde claro, são possíveis franjas rosadas e manchas de pontos de luz;
- as flores são pequenas, mas numerosas (2-3 mm), a cor muda gradualmente de gramíneo para rosa claro com vários tons;
- as flores são coletadas em inflorescências (7 cm) na forma de espiguetas nas extremidades dos processos;
- as filmagens são fáceis de moldar em silhuetas e imagens.
Usando a capacidade da planta de mudar a cor da placa foliar, dependendo da iluminação, os criadores criaram dois tipos de portulacaria africana:
Ambas as espécies perdem sua cor manchada com pouca luz e ficam quase brancas com tons rosados de folhas com boa luz.
Condições ideais para crescer em casa
Na cultura interna, as plantas do deserto perdem sua capacidade de se adaptar a um habitat diferente.
O produtor precisa criar condições de cultivo próximas ao natural, levando em consideração as propriedades da portulacaria:
- tolerância à seca;
- amor pelo calor e pelo sol sob raios diretos;
- sem sombreamento, mesmo que leve;
- insensibilidade a diferenças nas temperaturas diurnas e noturnas;
- a necessidade de uma fase ativa seguida de repouso.
Você sabe A palavra japonesa "bonsai" consiste em dois componentes: "bon" - um recipiente e "sai" - uma árvore. Essa é a arte antiga de cultivar pequenas árvores em pequenos recipientes, de acordo com as rígidas regras de formação de copas.
- A portulacaria despretensiosa não suporta:
- alagamento excessivo do solo;
- flutuações bruscas nos indicadores microclimáticos (temperatura, umidade do ar e do solo);
- reage derrubando folhas a condições adversas.
Localização e Iluminação
Ao escolher um local para o desenvolvimento normal da portulacária fotofílica, é preciso lembrar que ela não tem tanto medo da luz solar intensa quanto do sombreamento. O melhor lugar serão as janelas das direções oeste e sul. A decoratividade de uma flor depende do brilho da iluminação.
No verão, você pode organizar uma planta para caminhar ao ar livre em clima quente, até a luz direta do sol servirá. Em uma sala escura ou com tempo nublado, pode ser necessário iluminar com phytolamps.
Modo de temperatura
As condições climáticas naturais da portulakaria - alta temperatura e baixa umidade - correspondem aos indicadores microclimáticos da nossa região no verão. No inverno, em estado de sono, a flor precisa ser provida de um local fresco, com uma temperatura de cerca de + 10 ° C ... + 15 ° C. O congelamento não deve ser permitido, o que levará à morte da portulacaria.
Humidade do ar
Um morador do deserto de Pursulakaria tolerará o ar seco e quente com mais facilidade do que a alta umidade. A alta umidade geralmente causa doenças e pragas. A planta não precisa de pulverização. Apenas para fins estéticos, uma flor pode ser arranjada para tomar banho para limpar a poeira.
Home Care
Portulacaria pode ser usado para o cultivo:
- na coleção da casa com janelas claras;
- em estufas e jardins botânicos de inverno;
- em escritórios e edifícios públicos;
- A planta é adequada para a formação de bonsai artificial.
Rega e alimentação
Portulacaria está acostumada a secas e chuvas raras no ambiente natural, portanto, precisa apenas de uma rega cuidadosa e rara, e na fase de descanso e sono, ela pode ficar sem irrigação. A rega é realizada apenas com a secagem completa do coma de terra em vasos, aproximadamente uma vez por mês. A flor não é tão sensível à dureza da água, mas é aconselhável evitar o cloro, para que a água seja depositada e à temperatura ambiente.
A cobertura é realizada muito raramente com fertilizantes minerais complexos para suculentas. Esses fertilizantes são caracterizados por um baixo conteúdo de minerais, a saber nitrogênio. Fertilize fertilizantes com água e combine com a próxima rega. No período inativo outono-primavera, toda a alimentação é interrompida.
Poda
Portulacaria tolera até a poda forte necessária para criar uma cultura de bonsai de formas, tamanhos e imagens originais concebidos. Para limitar o crescimento da planta, belisque ou diminua os rebentos. A formação é melhor realizada na primavera e beliscar - a qualquer momento do crescimento ativo.
O bonsai artificial profissional é formado usando fio. Para portulacaria, esse método é inaceitável devido à possibilidade de lesões e danos à flor.
Após a poda, é necessário selecionar cuidadosamente o regime de rega, pois as folhas da planta ficam muito menores, consome menos água. Com o alagamento, a água se acumula no solo, o que pode levar a deterioração e danos às raízes. Para criar umidade suficiente durante esse período, a flor deve ser pulverizada.
Transplante
A mistura do solo para o cultivo de portulacária deve ser leve e solta, a fim de garantir a permeabilidade à umidade e ao ar. Um substrato adequado é adequado para cactos e suculentas. Você pode preparar a composição misturando o solo do gramado e a areia grossa uniformemente. Parte da areia pode ser substituída por cascalho fino, vermiculita, zeólita ou perlita.
A portulacária de crescimento lento não precisa de transplantes frequentes. Apenas plantas jovens são transplantadas durante a propagação. Os adultos transplantam ao encher com o sistema radicular todo o volume do vaso.
Novos vasos de transplante devem ser amplos e estáveis para evitar emborcamento. No fundo do tanque, para uma boa drenagem, despeje 2 cm de material de drenagem - argila expandida, tijolos quebrados sem poeira, seixos, pedaços de espuma. Isso eliminará a estagnação da água durante a irrigação.
Vídeo: Aparar e transplantar Purslane Africano
Período de floração
Nas coleções domésticas, é praticamente impossível observar o florescimento da portulacária. Uma ocorrência tão rara só pode ser admirada em estufas ou no jardim botânico.
Muitos jardineiros amadores usam a necessidade de uma flor por um período longo e estrito de dormência para a floração subsequente e tentam forçar a planta a florescer, criando condições extremas para ela: não a regue, mantenha-a na escuridão e no frio durante a dormência.
Ou seja, imitar a situação em que a planta enfrenta a morte real e, assim, ativar suas propriedades de autoproteção para sobreviver e florescer na fase ativa. Mas até agora não há resultados desse método.
Métodos de reprodução em casa
A criação de Portulacaria é possível com:
- semente;
- estacas;
- estratificação.
A propagação de sementes é um tipo bastante raro de criação. Se você conseguiu comprar ou comprar sementes, elas devem ser semeadas em um solo levemente úmido e cobertas com um filme, monitorando a umidade e arejando as culturas conforme necessário.
Na primavera e no verão, a propagação por estacas pode ser realizada. Para fazer isso, caules grossos com quatro folhas opostas (pelo menos 15 cm) são separados por um corte oblíquo. A fatia é seca por vários dias, as folhas inferiores são removidas e o pedúnculo é plantado em um substrato levemente umedecido. O processo de enraizamento dura cerca de três semanas. Quando brotos jovens atingem uma altura de 20 a 30 cm, você pode beliscar as partes superiores de vários entrenós para estimular a ramificação.
Importante! Como estacas, você pode usar galhos podados durante a formação decorativa do bonsai.
Ao se propagar por camadas, um galho adulto é suficiente para se curvar ao chão e prender com um pino de madeira. Depois de um tempo, o ramo cria raízes. Uma nova sessão pode ser separada e transplantada para um novo recipiente.
Possíveis dificuldades crescentes
A portulacaria praticamente não é afetada por doenças e pragas - é uma planta bastante resistente a doenças. Mas, em caso de violação dos requisitos de cuidados, quando a planta é enfraquecida ou infectada por plantas vizinhas, é possível o aparecimento de oídio e das pragas - sarna, cochonilha, ácaro.
Para eliminá-lo, é necessário o uso de produtos químicos para plantas de interior, de acordo com as instruções (Apollo, Di-68, Chemidis, Rogor S), que ajudarão na luta contra a praga. É aconselhável alternar os meios para evitar o vício, tratar o material de plantio com enxofre coloidal. Com uma infecção forte, também será necessário tratamento com um inseticida sistêmico.
Importante! No crescimento livre, a portulacaria pode atingir 1 m. Para limitar o crescimento da cultura de sala do portulacaria bonsai, é necessário restringir o sistema radicular com um vaso pequeno ou aparar um terço de toda a massa radicular.
Monitorando de perto o desenvolvimento da planta e o estado do solo, você pode notar os sinais de doenças ou falta de cuidados a tempo:
- gotas de folhas - as condições de detenção são violadas, ou seja, a temperatura aumenta - no inverno é necessário não exceder + 15 ° C; iluminação inadequada (direção da janela, canto da sala);
- após a poda, as folhas caem - reduzir a rega, deixar o solo secar, mas é necessário pulverizar a planta;
- folhas escurecidas, galhos caídos - possivelmente congelado. Apare toda a parte enegrecida, polvilhe o local do corte com carvão ou canela;
- brotos são esticados e não formam galhos - falta de luz ou excesso de umidade no solo;
- raízes podres - retire a planta da panela, embrulhe as raízes com papel, que mudam à medida que se molham, seque as raízes do excesso de umidade, deixe a planta secar por vários dias;
- as folhas enrugam, secam e subsequentemente caem - o processo natural de envelhecimento, o regime errado e a quantidade de rega (excesso ou deficiência).
A coleção de plantas verdes tornou-se parte integrante do espaço residencial e de escritórios. E o projeto paisagístico prevê a presença de arbustos e árvores aparados. O bonsai artificial criado com a ajuda da portulacaria africana será uma adição original e atraente.