Crossandra não é a planta mais comum entre os amantes de flores de interior: provavelmente devido à baixa popularidade da cultura e sua reação quando as condições de detenção não são observadas. Ele não desbota ou morre, mas para restaurar sua aparência normal e iniciar uma nova floração, é necessário fazer algum esforço. O artigo de hoje falará sobre as condições necessárias para o cultivo do crossander.
Descrição botânica da planta
Crossandra pertence à família Acanthus. Entre mais de 50 espécies, apenas dois representantes do homem conseguiram cultivar - em forma de funil e espinhosos. Espinhosos nos peitoris das janelas domésticas são muito menos comuns, mas os híbridos em forma de funil ganharam recentemente popularidade merecida. O berço da flor são os trópicos africanos, a Índia e o Sri Lanka. Com cuidado, a planta pode florescer por quase seis meses - do meio da primavera ao meio do outono. As flores são bastante espetaculares, na forma de pequenos funis de cor damasco suave.
Indicador | Valor |
Sistema raiz | Média |
Caule | Reto, ramificado |
Forma de folha | Oval, afilando-se para o final |
Cor da folha | Verde brilhante |
Forma da flor | Funil assimétrico com pétalas largas |
Cor da flor | Amarelo, damasco, vermelho |
Forma de frutas | Arredondado, com 4 sementes |
Cor da fruta | Verde |
Tipos principais
Como mencionado acima, espécies internas de crossander são em forma de funil e espinhosas, vários híbridos diferentes também são formados.
Então, em casa, você pode cultivar os seguintes tipos de plantas:
- Em forma de funil. As principais espécies das quais as plantas restantes foram formadas. Pátria são Índia e Sri Lanka. Sob condições internas, o arbusto cresce até 70 cm e, na natureza - até 1 m. Os funis de flores têm uma cor ardente e um grande diâmetro de cerca de 3 cm.
- Espinhoso. Planta africana de até 50 cm de altura com lindas folhas com veios. Nas brácteas existem pequenos "espinhos" macios. As flores desta crossandra são amarelas e alaranjadas.
- Nilo. Outra espécie africana que não é comum em peitoris de janelas. Flores vermelhas e uma borda clara nas folhas verde-escuras têm uma aparência muito decorativa.
- Guiné. Uma espécie rara e atrofiada - a altura da planta não excede 30 cm As flores têm um tom lilás ou lilás suave, incomum para a cultura em questão.
- "Gelo azul". Tal cruzador raramente é encontrado em coleções de cultivadores de flores, uma vez que os indicadores das espécies são subestimados - floração fraca, com falta de esplendor e saturação.
- Verde ("Gelo Verde"). Parece uma crossandra azul, mas a cor é mais intensa e existem diferentes tons de turquesa.
Condições de cultivo da casa
Mesmo uma planta adaptada às nossas condições precisa de cuidados próximos ao habitat natural.
Iluminação
O arbusto pode parecer normal com iluminação difusa que não queima a folhagem e afeta favoravelmente o crescimento. O pote é instalado nos peitoris das janelas leste e oeste; quando mantido em locais mais ensolarados, o brilho é diminuído com a ajuda de persianas, cortinas de luz, papel ou vidro colorido. A iluminação inadequada é tão prejudicial quanto excessiva: quando há pouca luz, a planta diminui o crescimento, floresce pouco e pode até descartar folhas.
Importante! No inverno, a panela também pode ser colocada na janela iluminada do sul - o sol do inverno raramente sai das nuvens e não é tão destrutivo quanto o do verão. Assim, você pode maximizar o uso de curtas horas de luz do dia.
Airing
A planta gosta de ar úmido e fresco, mas não se deve se deixar levar pela ventilação. Crossandra, como muitas outras plantas de interior, é muito crítica em relação aos rascunhos. Portanto, ao ventilar a sala, é necessário garantir que a panela não entre em correntes de ar seco - perto de um ar-condicionado ou aquecedor em funcionamento. Mas uma rajada de vento de luz natural não será um problema para a planta.
Modo de temperatura
A temperatura pode variar significativamente no inverno e no verão. Na estação fria, a sala deve ter pelo menos + 18 ° C. Por pequenos períodos de tempo (por exemplo, desligamento de emergência do aquecimento), é permitida uma queda de temperatura de até + 16 ° C. Nos meses mais quentes, a temperatura ideal para crossandra é de + 25–28 ° C. Um aumento nas leituras do termômetro pode levar a uma flor murcha.
Crossandra cuida em casa
Crossandra é uma planta que se sente muito bem com atendimento de qualidade. Como cuidar adequadamente dela é discutido abaixo.
Rega
Durante a floração, o crossander requer rega abundante e frequente - 3-4 vezes por semana. No período de outono, a rega é realizada 1-2 vezes por semana, e no inverno - 1 vez por semana. Água de irrigação macia sem impurezas de cal é usada para irrigação. A temperatura da água deve ser confortável - ambiente ou um pouco mais frio. Não há necessidade de organizar o estresse da planta, vertendo-a com água fria.
Importante! O cuidado da coroa deve ser realizado várias vezes ao ano, pois a planta cresce rapidamente e você não pode esquecer de acompanhar sua aparência.
Molhe a cultura descrita sob a raiz para que gotas de água não caiam nas folhas ou nas flores. O líquido não deve se acumular na panela - isso pode levar à supuração ou acidificação das raízes e subsequente morte da planta. O solo está em um estado ligeiramente seco, então a irrigação é projetada para umedecê-lo qualitativamente. A umidade é absorvida pela planta e, com boa drenagem, seu excesso flui para a panela e despeja.
Pulverização
Criar condições de clima tropical envolve umidificar o ar perto da planta. Não é necessário borrifar as folhas, mas o espaço próximo à panela para que a umidade fique em suspensão. Se as condições permitirem, você pode instalar um umidificador que criará o clima desejado em toda a sala. Com a umidificação e a pulverização, você não precisa se deixar levar, pois o excesso de umidade geralmente leva ao efeito oposto: em um arbusto saudável, a folhagem pode mudar de cor e enrolar, e as raízes apodrecem.
Top vestir
É necessário alimentar o crossander regularmente: no período primavera-outono, semanalmente, no período outono-primavera - uma vez a cada duas semanas. A autoprodução de fertilizantes é impraticável. A moderna indústria química cria coberturas adequadas não apenas para famílias de plantas, mas também para seus representantes individuais. Para crossandra, fertilizantes líquidos para solo não ácido são adequados. A composição deve ser diluída com água pura na proporção de 1: 1 e seguir claramente as instruções de uso do medicamento.
Poda
No início da primavera e quando a planta deixa de florescer, precisa formar uma coroa. Para fazer isso, remova um terço do comprimento de todos os brotos, bem como todos os galhos desproporcionais. Além de criar um belo arbusto, você precisa monitorar sua saúde - todos os caules e folhas secos ou murchos são removidos e os brotos crescidos são cortados.
Transplante
O crossander deve ser transplantado para um novo tanque a cada primavera. Se necessário (o volume do vaso não coube ou a planta cresceu muito rapidamente em relação ao anterior), o transplante pode ser realizado em qualquer época do ano; no entanto, o mato dificilmente pode transferir tais alterações.
A decisão sobre quaisquer mudanças na vida da planta deve ser tomada com base na aparência de suas raízes. Seu desenvolvimento excessivo sugere que o pote atual é apertado, e atrofias podem significar que novos solos, condições de temperatura ou programa de irrigação não são adequados.
Ao transplantar, o solo muda completamente: isso é feito para excluir a possibilidade de penetração de parasitas da anterior. Além disso, um novo substrato é selecionado ou compilado, levando em consideração possíveis problemas com o anterior.
Reprodução
Crossandra é propagado de duas maneiras - por estacas e sementes. O primeiro método é mais simples e mais comum entre os jardineiros.
Estacas
Dos brotos mais viáveis, são cortadas estacas de até 15 cm de comprimento, plantadas em uma mistura macia e neutra - relva, turfa, solo frondoso e húmus. O enraizamento ocorre em um mês. Durante este período, as estacas precisam manter uma temperatura confortável - + 20–22 ° C. Em uma estufa, o enraizamento será mais rápido. Mudas com raízes são transplantadas para vasos com substrato para uma planta adulta e drenagem de alta qualidade.
Sementes
O fruto da planta contém quatro sementes que podem ser usadas para reprodução. Para melhorar a germinação, as sementes são embebidas em água por várias horas. Depois disso, o material inchado é plantado em um tanque com uma mistura de turfa e areia grossa. As panelas são cobertas com papel alumínio e colocadas no lugar com luzes escuras.
Você sabe Crossandra foi introduzida na Europa em 1817. Mais de um século ela usou Especialmente popular até 1950, na Suécia, o híbrido indoor Mona Wallhead foi criado, o que foi ótimo quando cultivado em uma panela.
Com os devidos cuidados, após 3 semanas, aparecerão mudas que precisam ser cuidadosamente regadas após estarem sob o filme - à medida que a parte superior do solo seca. Após um mês, os brotos mais fortes são plantados em vasos separados. Esta operação incentiva os arbustos jovens a florescer o mais rápido possível.
Dificuldades crescentes
Com os devidos cuidados, o crossander não causa nenhum problema específico. O atraso na floração ou derrota por pragas é possível, mas esses problemas podem ser completamente corrigidos.
Não floresce
Às vezes, surge uma situação em que a floração não ocorre no tempo previsto ou ocorre de forma não muito intensa. Na maioria das vezes, isso ocorre devido à iluminação insuficiente da planta ou a horas diurnas muito curtas. É necessário mudar o peitoril da janela para um mais iluminado e regular a duração da luz do dia com dispositivos de iluminação.Outra causa do problema da floração pode ser a fraqueza do arbusto, que não tem força para formar novos ovários. Nesse caso, você precisa remover todas as folhas e galhos preguiçosos, além de cortar os brotos que já desbotaram ou estão terminando a floração. A cada 3-4 anos, a planta é rejuvenescida - brotos antigos são cortados para dar força aos jovens.
Doença
Crossandra está doente na maioria das vezes devido a cuidados inadequados.
Suas doenças comuns:
- Decadência da raiz - isso ocorre devido à rega excessiva ou solo muito ácido. É necessário transplantar o mato em um novo substrato e regular cuidadosamente a rega.
- Torcendo, escurecendo as pontas ou folhas caindo - causada pela secagem excessiva do solo, o que é prejudicial para esse representante dos trópicos. É necessário transplantar a planta em turfa úmida, colocar em local sombreado e pulverizar regularmente.
- Queimaduras de folhas - o resultado da luz solar direta. Antes da recuperação, a planta é colocada à sombra, as folhas podem ser pulverizadas e limpas com um pano natural e úmido.
- Folhas amareladas - quantidade insuficiente de nutrientes. É necessário revisar o esquema e a quantidade de cobertura.
- Molde de folha. As folhas afetadas são removidas e todo o arbusto é pulverizado com fungicida.
Importante! O amarelecimento das folhas do crossander pode indicar falta de nutrição e sintoma de podridão das raízes. No primeiro caso, as folhas são elásticas, no segundo - tornam-se macias.
Pragas
A planta possui três pragas principais: ácaro, pulgão e cochonilha. Na maioria das vezes, eles se mudam de seus vizinhos mais suscetíveis no parapeito da janela. Folhas e brotos são inspecionados regularmente quanto a possíveis pragas. Se for detectada uma pequena acumulação localizada de parasitas, o solo é coberto com um filme e os insetos e suas larvas são lavados com uma corrente de água à temperatura ambiente. Em caso de danos sérios no mato por pragas, ele deve ser tratado com inseticidas, em particular acaricidas (direcionados contra carrapatos). Não vale a pena adiar em caso de dano do parasita, pois a planta simplesmente morre.
Sinais e superstições
As pessoas geralmente atribuem às plantas algum poder milagroso e acreditam nos sinais que estão associados a elas. Crossander não é excepção - acredita-se que esta flor traga sucesso e prosperidade aos seus proprietários. Na Índia, as mulheres antes de irem ao templo, bem como para a cerimônia de casamento, decoravam seus cabelos com as flores desta planta. Crossander responderá aos cuidados adequados com um crescimento de qualidade e uma exuberante floração do mato. Isso não apenas decorará a sala, mas também dará um bom humor aos seus proprietários.