Se muitos consideram a rosa a rainha das flores, o gladíolo, sem dúvida, afirma ser o rei do mundo da flora decorativa. Poucas flores podem se comparar com as defesas em beleza, mas elas têm vida curta - o período de floração dos gladíolos não dura mais de duas semanas, após as quais começam a desaparecer. Mas é possível apreciar a visão de um lindo buquê de gladíolos em um vaso nas mesmas duas semanas, tentaremos descobrir isso.
Como cortar gladíolos corretamente
Entre os especialistas, há duas opiniões opostas sobre como separar adequadamente o pedúnculo do gladíolo de sua raiz. Um ponto de vista sobre esse assunto é que a flor deve ser quebrada. Os defensores do método argumentam sua posição pelo fato de que esse método impede a transferência de microorganismos patogênicos através de uma faca ou tesoura de podar.
Os opositores dos defensores do método acreditam que romper o caule do colo da raiz pode danificar todo o sistema radicular, o que pode levar à morte do gladíolo. Os adeptos dessa abordagem têm todos os motivos para esta posição - o caule da flor é bastante difícil de separar do pescoço da raiz, precisa ser torcido literalmente, o que pode não afetar a condição da flor e suas raízes da melhor maneira.
Importante! Você não pode usar uma tesoura para cortar gladíolos: a ferramenta destrói as células-tronco, o que afeta negativamente a vida da flor cortada.
Como agir, você decide. Mas, em qualquer caso, ao cortar ou colher flores, você precisa se lembrar de algumas recomendações simples:
- Ao cortar o gladíolo, tente deixar o maior número possível de folhas na videira. O fato é que a lâmpada cresce mais forte e maior onde há mais massa verde. É desejável que uma parte do caule com pelo menos cinco folhas permaneça no chão;
- corte a flor de manhã cedo ou depois do pôr do sol;
- não corte gladíolos em clima quente e ensolarado ou quando chove;
- para armazenamento mais longo, corte os espetos que começaram a florescer;
- perfure a haste com a ponta da faca, fazendo os movimentos rotacionais da lâmina para a esquerda e para a direita, aumente o orifício entre as fibras do caule. Quando a lacuna for grande o suficiente, quebre a flor da roseta de folhas.
Como manter os gladíolos cortados por um longo tempo
Existem muitas maneiras de prolongar a vida dos gladíolos em um vaso.
Importante! Existem flores e doadores de vampiros: os primeiros incluem, por exemplo, uma rosa - é necessária vitalidade de vizinhos de outras espécies. Mas os gerânios, as aspérulas doces e os ramos de thuja são vizinhos maravilhosos para qualquer outra flor.
Abaixo estão algumas dicas e truques para aumentar o tempo durante o qual as flores o deliciarão com sua bela aparência:
- os pára-lamas permanecerão na água por mais tempo se, usando um objeto pontiagudo (pino), vários arranhões longitudinais forem feitos na haste. Esse truque de vida promove uma melhor absorção de umidade pelas flores;
- água deve ser derramada no vaso até a borda - quanto mais o caule entrar em contato com a umidade, mais tempo a flor cortada viverá;
- geralmente as flores abaixo são murchas primeiro, seguidas pelas que crescem mais altas e assim por diante. Para que todo o pedúnculo permaneça fresco o tempo suficiente, remova as flores inferiores quando os primeiros sinais de murcha aparecerem;
- tente manter o mínimo de folhas possível nas flores no vaso, é claro, sem prejuízo da aparência. São as folhas, não as flores, que absorvem a água e a maioria das substâncias dissolvidas nela;
- é desejável que as seções das hastes não toquem no fundo do vaso;
- suavemente, usando uma pinça, remova os estames dos brotos. Tal medida sinaliza à planta que a polinização está completa, um tipo de mecanismo de conservação é ativado;
- como qualquer outra flor em um vaso com água, os gladíolos não podem ser colocados em locais onde a luz direta do sol caia;
- algum tempo o espeto pode ser armazenado na geladeira - assim as flores podem ficar frescas por muito tempo. O único problema é que o volume da geladeira necessário para plantas desse tamanho deve ser muito espaçoso;
- remova do pedúnculo o broto que cresce abaixo de todos os outros e perfure o caule 4-6 vezes no furador no local onde entra em contato com a água;
- os espetos devem ser removidos do canteiro em clima claro de verão, das 7 às 10 da manhã ou à noite, após 19 horas. Corte as flores cujos brotos inferiores mal tiveram tempo de florescer. Nesse caso, os botões florescem gradualmente, e a flor pode ficar em um vaso com água por algum tempo.
Os gladíolos florescem em um vaso
Se você cortar os espetos com botões inferiores mal abertos e seguir as recomendações para prolongar o frescor das flores acima, pode ter certeza de que os gladíolos logo começarão a florescer.
Além disso, existe um método muito eficaz para que as flores cortadas desabrochem em um vaso de água. Imediatamente após cortá-las no canteiro, você deve remover os botões superiores do pedúnculo.
Quantos gladíolos há em um vaso com água
Dependendo da qualidade das flores, da forma como você as colecionou corretamente, além de outros detalhes, o buquê pode ficar no vaso por uma a duas semanas. Os detalhes incluem a qualidade da água e as substâncias que você adicionará a ela. Os espetos são muito dependentes das propriedades da água em que estão localizados. Além disso, eles gostam de um ambiente levemente ácido. O que adicionar à água para criar condições confortáveis para as flores será descrito em detalhes abaixo.
Você sabe O berço do gladíolo é uma terra atualmente pertencente ao estado da África do Sul. Foi lá que inicialmente foram cultivadas 7 espécies de espetos, das quais mais de 10.000 variedades conhecidas hoje foram criadas posteriormente.
Como cuidar
Não é difícil cuidar de um espeto em um vaso com água - ele não requer muita atenção e problemas especiais.
Para garantir o atendimento adequado, basta executar alguns procedimentos:
- Como as flores são muito sensíveis à qualidade da água, é necessário alterá-la todos os dias. É melhor tomar água filtrada, assentada ou fervida, você pode misturá-los;
- com uma troca diária de água, você precisa cortar levemente o caule, cerca de 2-3 mm, e só então colocar as flores em um vaso;
- essas flores recebem irrigação por spray perfeitamente - pulverize os brotos regularmente com ela, e eles serão capazes de manter seu aroma por um longo tempo e ficar lindos.
O que adicionar à água para que os gladíolos fiquem mais tempo
Há um número bastante grande de receitas para adicionar várias substâncias à água que podem prolongar a vida de uma flor por algum tempo. Você não precisa combiná-los todos - não haverá efeito melhor, mas a flor murchará com um coquetel, provavelmente, muito em breve.
Escolha qualquer um dos métodos descritos abaixo, a seu critério:
- esmagar um comprimido de ácido acetilsalicílico e adicionar a um vaso com água;
- jogue uma pastilha de carvão ativado em um vaso;
- 2 colheres de chá açúcar granulado em um vaso de tamanho médio;
- Esmague e despeje 1 comprimido de ácido succínico na água;
- 1 colher de chá de sal em um vaso médio;
- 1 colher de sopa. vinagre de mesa (9%) por 1 litro de água;
- 3-4 gotas de amônia por vaso;
- 1 colher de chá de ácido bórico em um vaso de tamanho médio;
- adicione ácido cítrico (na ponta da faca) a 1 litro de água;
- coloque o buquê em uma solução rosa de permanganato de potássio.
O que adicionar à água para que os gladíolos floresçam
As plantas são conhecidas por serem organismos multicelulares: sua reação a muitas substâncias é semelhante à reação aos mesmos estímulos de organismos mais complexos, como animais e pessoas.
Acrescentar à água um buquê cujos botões estão fechados algumas gotas de cânfora ou amônia afetará as flores da mesma maneira que uma pessoa - emocionante. O esgrimista mobiliza suas próprias reservas e sua reação não vai demorar muito - os brotos se abrirão nos próximos minutos.Você sabe A Europa se familiarizou com o gladíolo no século XVII, graças a marinheiros e a um ramo de flores, que mais tarde se transformou na "febre das tulipas" holandesa. E no início do século 20, um criador dos EUA A. Kunder levantou os gladíolos pela primeira vez com pétalas onduladas.
Agora você sabe como agir para que o buquê de gladíolos em seu vaso o agrade com beleza e frescura pelo maior tempo possível. Manter o gladíolo florescendo e fresco por um longo tempo não funcionará em nenhum caso, mas é possível atrasar o murcho.