Nada decora um interior de casa como plantas exóticas com uma aparência incomum. Um ctenant compacto, mas muito brilhante, é o mais adequado para esse fim; no entanto, para que esta flor pareça saudável e magnífica, ela precisa criar condições muito específicas. Quais são descritos nesta revisão.
Descrição botânica da planta
Ctenantha é uma planta interna muito popular, valorizada principalmente pela coloração incomum das folhas, por uma boa razão é frequentemente chamada de flor de pente ou folha de crocodilo. O berço desta perene perene incomum pertencente à família Marantoviana são os trópicos quentes do ensolarado Brasil, mas a planta também é encontrada em algumas regiões da América Central, em particular no México e na Costa Rica.
As características botânicas dos ctenants são mostradas na tabela:Você sabe O Brasil é legitimamente considerado um dos países mais ricos em termos de flora e fauna. Sua flora e fauna são representadas por aproximadamente 4 milhões de espécies, e algumas delas não são encontradas em nenhum outro lugar.
Tamanhos máximos | Até 2 m |
Sistema raiz | Rígido, altamente ramificado, fibroso |
Caule | Tipo gramado, fino |
Forma de folha | Assimétricos, não esculpidos, na forma de um oval alongado com uma parte inferior expandida, são montados em camadas densas, muito próximas umas das outras, para que pareçam vigas |
Tamanho da folha | 20-40 cm |
Cor da folha | Verde em vários tons, com listras decorativas, listras ou intercaladas do centro às bordas |
Estrutura foliar | Suave |
Inflorescência | Spike |
Flores | Bissexual, pequeno, desprovido de decoratividade, coberto de brácteas densas |
Tipo de fruta | Box |
O sabor da fruta | Frutas não são comestíveis |
Visualizações populares
O gênero Ktenant possui cerca de uma dúzia e meia de variedades, mas as mais decorativas e populares entre elas são:
- Ctenanthe comprimido (Ctenanthe compressa). Uma pequena planta compacta com enormes folhas brilhantes de cor verde saturada, apontada para as extremidades. De comprimento, com bom cuidado, a placa pode atingir 40 cm de largura - 12 cm. Existe uma pequena área pubescente na parte inferior da folha.
- Ctenanta Oppenheim, ou Bamburant Gigante (Ctenanthe oppenheimiana). Uma das espécies de flores mais altas, pode crescer até um metro de altura, mas as folhas são pequenas, de apenas 15 a 18 cm.Uma característica distintiva da espécie é a estrutura aveludada da folha na frente e a cor vermelha brilhante nas costas. O padrão característico é listras largas bege e prateadas, do centro da folha à periferia.
- Ctenanthe Burle-Marx ou Burle Maxi (Ctenanthe burle-marxii). Uma das espécies mais baixas, mesmo na natureza, não se estende acima de 40 cm e, em casa, tem uma altura de 20 a 40 cm, diferindo na folhagem particularmente exuberante e angular, com uma ponta pontiaguda. A cor é verde acinzentado com listras mais escuras. O verso é vermelho. As flores florescem na parte superior da planta, têm uma delicada cor bege e tamanho pequeno.
- Ctenanthe Lubbers (Ctenanthe lubbersiana). Sob condições naturais, pode atingir uma altura de 150 cm, mas uma casa geralmente cresce para cerca da metade desse tamanho. Uma placa de chapa com manchas transversais amareladas semelhantes a penas sempre tem uma cor de fundo esmeralda muito brilhante, que não perde sua saturação, mesmo em condições de pouca luz.
- Ctenantha eriçada, pubescente ou Setosa (Ctenanthe setosa). Pode crescer até um metro de altura. A cor das folhas é prateada na base e verde escuro na parte superior. O verso da placa é vermelho. Tem um crescimento muito rápido.
Microclima
Como um verdadeiro habitante dos trópicos, a flor do pente tem demandas muito altas de temperatura, iluminação e umidade. Sem observar essas condições, a planta pode ser facilmente perdida, então você precisa se preocupar com elas com antecedência.
Localização
Ao escolher um local para uma folha de crocodilo, é necessário levar em consideração as características do crescimento dessa flor na natureza. Lá, o pretendente prefere se esconder à sombra de árvores altas, estando constantemente em um ambiente muito úmido e quente, característico dos trópicos. Assim, em condições internas, a flor ficará igualmente desconfortável com as janelas sul e norte: no primeiro caso, o sol muito brilhante e o ar seco desempenham um papel negativo; no segundo, pelo contrário, a falta de luz e calor. Deste ponto de vista, é ideal colocar a panela perto das janelas leste ou oeste. Na ausência de tal oportunidade, no lado sul, a flor precisará ser removida da janela, no norte - iluminação adicional.
Também é importante proteger a flor de correntes de ar, embora a ventilação não a atrapalhe.Importante! Você não pode colocar um calibre ao lado dos aparelhos de aquecimento, pois eles secam muito o ar, e esse fator é prejudicial para uma planta tropical.
Iluminação
No verão, para a folha de crocodilo, a luz direta do sol é mais perigosa. Em geral, a planta é semelhante à sombra, portanto, na sombra parcial, ela se sente bastante confortável. No entanto, no inverno, quando o número de dias claros na faixa do meio diminui acentuadamente, a flor começa a não ter luz e calor. Com base nessas regras, a iluminação deve variar corretamente, dependendo da estação. A condição das folhas decorativas indicará como essa condição é atendida corretamente: seu tamanho diminui e o brilho da cor é perdido nos casos de excesso de luz, com iluminação insuficiente, a chapa se torna letárgica.
Temperatura
A flor do pente não é tão exigente em condições de temperatura quanto em outras condições climáticas; no entanto, é muito importante para a planta que esses parâmetros sejam constantes: a flor não gosta de mudanças bruscas de temperatura, incluindo dia e noite.
A folha do crocodilo se sente melhor quando a temperatura do solo está na faixa de + 18 ... + 22 ºC, ar - + 22 ... + 25 ºC. É aconselhável não deixar a sala esfriar abaixo de +18 ° C, um indicador crítico no qual a planta não pode mais se desenvolver normalmente é o resfriamento a +16 ° C.
Humidade do ar
Em casa, o mais difícil é fornecer ao ctenant umidade suficiente do ar. A planta precisa de um indicador de pelo menos 70%, melhor - até 90%, o que é quase impossível de alcançar em instalações residenciais.
Você pode resolver o problema pulverizando regularmente a planta. No entanto, como nem sempre é possível fazer isso várias vezes ao dia, é melhor umedecer o ar colocando um recipiente cheio de esfagno ou outro material absorvente de água próximo ao vaso e adicionando constantemente água fresca a ele. Esse método também é preferido porque as gotas que caem em folhas grandes durante o dia são refletidas na luz solar e causam queimaduras, o que causa o aparecimento de manchas marrons secas na placa da folha.Você sabe À noite, as folhas das ctenantas se reúnem na base e, com os primeiros raios do sol, elas florescem novamente: dessa maneira, um farfalhar é criado a partir delas, e parece que elas parecem ganhar vida.
Alguns jardineiros colocam o ctenant em florários decorativos, aquários ou terrários, onde é muito mais fácil criar uma planta adequada para o microclima.
Cuidados adequados
Além de fornecer à flor o nível necessário de umidade e temperatura, cuidar de uma folha de crocodilo requer rega adequada, alimentação regular, transplante e algumas outras atividades específicas.
Rega
Uma ctenanta, como qualquer outra planta tropical, precisa de rega abundante e regular, e é muito importante garantir que o solo da panela esteja completamente umedecido, e não apenas a camada superior.
Para regar, é melhor usar água macia e purificada. A água da torneira é muito dura, portanto, deve-se permitir que ela permaneça o maior tempo possível. Antes de regar a planta, a água deve ser aquecida a uma temperatura dois graus mais alta que a temperatura na sala. Tal precaução evitará o desenvolvimento de podridão radicular. Pela mesma razão, a estagnação da água nas raízes não deve ser permitida; para esse fim, o vaso deve incluir orifícios de drenagem e a água que flui para o cárter deve ser derramada.É melhor regar a folha de crocodilo da maneira superior, enquanto a água não cai sob a raiz, mas por toda a área da panela. A menor rega é menos adequada para a planta, uma vez que não fornece o umedecimento completo de toda a massa terrestre e, ao mesmo tempo, extrai elementos traços úteis da camada inferior do solo.Importante! A frequência da rega depende da temperatura do ar: quanto mais fria a sala, menos rega deve ser feita.
Aplicação de fertilizantes
A flor do pente não mostra requisitos especiais para o curativo. Para evitar a depleção do solo, basta aplicar fertilizantes minerais e orgânicos complexos, diluídos de acordo com as instruções, vendidos em floriculturas e destinados a plantas decíduas ornamentais, duas vezes por mês imediatamente após a irrigação durante o período de vegetação ativa (de meados de fevereiro a final de outubro) . Alguns especialistas até recomendam reduzir pela metade a dose prescrita, pois a folha de crocodilo reage muito mal ao excesso de aditivos minerais. No inverno, quando o crescimento das plantas diminui, a frequência de cobertura é reduzida para uma vez por mês ou meio.
Também deve-se ter em mente que as flores doentes ou transplantadas recentemente não devem ser fertilizadas; esse procedimento é um estresse adicional que pode enfraquecer uma planta enfraquecida.
Prop
As variedades de baixo crescimento da flor de pente (Ctenanthe burle-marxii ou Ctenanthe compressa) não precisam de apoio; no entanto, para plantas superiores, esse apoio é necessário, caso contrário, a sarça perderá sua compactação e decoratividade. Não há necessidade de construir uma estrutura sólida para esses fins, uma vez que as folhas de crocodilo não são rígidas e pesadas.
A planta deve simplesmente ser mantida em um plano vertical, para isso deve ser limitada na capacidade de inclinar os galhos em direções diferentes.
Vários suportes de flores são vendidos em floriculturas em variedade, mas você pode simplesmente instalar vários acabamentos de madeira, bambu ou plástico de comprimento adequado em uma panela em volta de um círculo e amarrá-los com um fio ou corda, deixando a planta dentro de uma moldura improvisada.
Poda
Como procedimento obrigatório, a poda do ctenant não é necessária. Não forma uma coroa decorativa e não possui um período adormecido pronunciado, quando a massa verde excessiva pode interferir nela. Se alguma das folhas perdeu seu efeito decorativo (amarelado, seco, coberto de manchas solares, enrolado em um tubo), deve ser cuidadosamente removido, sem esquecer de analisar as causas do problema e corrigir a situação. Por razões de estética, também é necessário remover as inflorescências secas depois que a planta florescer.
Transplante
O jovem ctenant é transplantado regularmente, uma vez por ano, e o já formado é 2-3 vezes menos provável, com a adição anual de mistura fresca de solo ao vaso. O melhor momento para esses fins é o período do início ou do final da estação de crescimento (fevereiro ou outubro), embora alguns recomendem o replantio da flor no final da primavera ou no verão.A flor do pente prefere solos leves e soltos, ricos em húmus. A acidez é neutra ou ligeiramente ácida (o nível ideal de pH é de seis).
Você pode preparar independentemente uma composição adequada misturando:Importante! É improvável que seja possível encontrar uma mistura especial de solo para venda. Portanto, ao comprar terras acabadas, você deve se concentrar no substrato para as azáleas.
- terra de folha - 2 partes;
- turfa - 1 parte;
- areia grossa do rio - 1 parte;
- carvão vegetal - 0,25 partes;
- musgo esfagno - 0,25 partes.
Leia mais sobre como cuidar de outras plantas de interior com folhas:
Antes de iniciar um transplante, uma espessa camada de material de drenagem deve ser derramada na panela preparada e depois coberta com um substrato fresco por cima. É recomendável realizar o transplante por transbordo: remova a planta com um pedaço de terra, sem expor as raízes, coloque-a na superfície de uma fina camada de terra em uma nova panela e adicione a quantidade necessária de mistura de solo nas laterais e na parte superior. Depois de encher o vaso, você precisa compactar bem a terra e, se necessário, adicionar um pouco mais de solo em cima do solo caído.
Vídeo: Características do atendimento ao paciente
Reprodução
Um ktenant em casa se reproduz vegetativamente. Dois métodos possíveis são usados para isso - divisão do rizoma e enraizamento de estacas.
Você sabe Algumas plantas exibem um truque realmente incrível na tentativa de sobreviver enquanto capturam novos territórios. Por exemplo, a cegonha ciclóide tem o nome da forma de bico da cegonha, que, à medida que amadurecem, se torce em espirais e, então, liberada na natureza por uma rajada de vento e pelo mecanismo de mola de uma planta adulta, encontra um "local de aterrissagem" e é aparafusada no solo, por assim dizer, como um saca-rolhas.
Dividindo o mato
Este método é o mais simples, mas requer grande precisão. Seu significado é cortar o rizoma em 2-3 partes durante o transplante e depois dividir o arbusto inteiro ao longo da linha de corte: cada fragmento deve consistir em uma raiz independente e no tamanho da parte aérea correspondente em volume. A linha de corte na raiz para desinfecção pode ser polvilhada com cinza de madeira. Em seguida, cada nova planta é plantada em um vaso de acordo com a tecnologia padrão usada durante o transplante (nesse caso, um tanque maior não é necessário, pois a planta fica menor). Para melhor enraizamento, um pouco mais de turfa pode ser adicionada à mistura do solo.As plantas recém transplantadas são regadas com água morna e cobertas com um saco plástico para criar uma estufa artificial. A embalagem é removida periodicamente para ventilação e depois que brotos jovens aparecem na flor, eles são completamente removidos.
Estacas
Estacas de estacas são melhor realizadas no final da primavera ou início do verão, quando o dia já é longo o suficiente, mas ainda longe do calor. Brotos jovens são usados para torcer. O procedimento é o seguinte:
- Do topo você precisa cortar um fragmento de 7 a 10 cm de comprimento, ele deve ter 2-3 folhas saudáveis.
- Mudas precisam ser colocadas na água para o enraizamento. Esse processo leva bastante tempo, às vezes até um mês e meio, portanto, dados os requisitos crescentes da planta para a umidade do ar, é melhor colocar o recipiente com estacas em uma jarra de vidro ou cobri-lo com um filme.
- Após o aparecimento das raízes, as mudas são plantadas em um substrato de turfa e colocadas em um local quente, úmido e ligeiramente sombreado.
- Quando as plantas jovens formam algumas folhas frescas, elas podem ser plantadas em vasos individuais em um local permanente.
Dificuldades crescentes
A violação dos requisitos para o cuidado da planta pode levar a várias doenças. Geralmente, pela aparência de folhas decorativas e outras características, é fácil determinar o que exatamente falta à flor do pente.
Doença
Ao cultivar plantas, você pode encontrar esses problemas:
- Folhas murchas e caídas. Um sinal claro de que o ar na sala está muito seco. O problema é eliminado pela hidratação.
- Escurecimento das pontas das folhas também fala de umidade reduzida do ar.
- Letargia e deterioração da placa foliar. Geralmente ocorre quando a temperatura do ar é inaceitavelmente baixa. O pote precisa ser colocado em um local mais quente.
- Pontos de luz na folha. Portanto, a planta reage à luz solar direta, principalmente se for pulverizada com água. A flor deve estar sombreada.
- Manchas escuras no prato da folha. A razão é a estagnação da água no solo. Isto é especialmente verdade para o período em que a temperatura ambiente cai. É necessário ajustar a rega e, se necessário, transplantar a flor, proporcionando uma drenagem confiável na nova panela.
- Crescimento assimétrico, um viés característico em direção à janela. Ocorre quando a luz solar não é suficiente para uma flor. Você deve mover a panela para um local mais adequado ou providenciar iluminação artificial para a planta.
- O aparecimento de uma “perna preta” no caule, manchas marrons nas partes verdes, a presença de mofo na superfície de um coma de terra, às vezes a presença de um odor desagradável de decomposição proveniente do solo. Indica o desenvolvimento de podridão radicular - uma infecção fúngica perigosa. Se você começar a doença, a planta morrerá e precisará ser jogada fora junto com a terra em que cresceu. É necessário tratamento radical: o arbusto é cortado para que apenas brotos perfeitamente saudáveis permaneçam nele. As fatias são higienizadas (podem ser usadas cinzas de madeira, carvão ativado ou giz moído). A planta é removida da panela, as raízes são libertadas do solo e lavadas em uma solução de fungicida como "Topázio", "Abiga-Pico", "Previkur", "Alirin-B", "Baikal-EM" ou "Skor", após o que no mesmo a solução é embebida por 30 minutos. Em seguida, a flor é transplantada para uma nova panela com solo completamente fresco (o substrato anterior não pode ser reutilizado). Nos próximos meses, fungicida para prevenção deve ser adicionado à água para irrigação.
Pragas
Das pragas por perigo de ktenanty são:
- pulgões;
- escudo de escala;
- cochonilha;
- ácaro;
- mosca branca.
Você sabe “Flor de oração” - outro nome popular dos ctenantes - não tem nada a ver com religião e superstição. Antes do pôr-do-sol, a planta levanta suas folhas decorativas, como se fosse para oração, embora, na realidade, esteja apenas captando os últimos raios suaves (existe uma versão em que essa "oração" da planta indica a chuva que se aproxima).
Independentemente de qual parasita tenha causado esse fenômeno, um método eficaz de tratamento é tratar as partes verdes da flor com água com a adição de sabão, álcool, alho amassado ou suco de cebola. Em caso de dano grave, a flor deve ser pulverizada com uma preparação especial; para evitar erros, é melhor usar meios universais - contra insetos e carrapatos. Entre os medicamentos mais conhecidos adequados para esses fins estão, por exemplo, Akarin, Aktellik, Aktofit, Apollo, Vermitek, Fitoverm ou Fufanon.
Mitos de Ktenant
Os boatos populares descrevem o ctenant principalmente como uma planta favorável ao cultivo de uma casa, embora seja frequentemente mencionada como uma flor com uma energia ambígua. No entanto, no geral, na maioria das vezes, a flor do pente é creditada com poder mágico para proteger a casa das forças do mal, fortalecer o amor mútuo entre os cônjuges, acalmar, aliviar o estresse, melhorar o sono e até curar doenças prolongadas.Os especialistas em plantas têm certeza de que um ctenant pode ser colocado com segurança em um viveiro, bem como no quarto conjugal, bem como na sala onde mora uma pessoa idosa. Nesse bairro, a condição e o humor das famílias só melhorarão.
Folha de crocodilo - a planta é muito elegante, mas, infelizmente, é difícil atribuir as despretensiosas. Cuidar de uma flor interna envolve criar condições que não são totalmente compatíveis com a sala de estar (principalmente em relação à umidade), mas colocadas na flora decorativa de Ktenanta se tornarão uma verdadeira decoração da casa, preenchendo-a com aconchego e energia positiva.