Jacintos são flores que aparecem entre as primeiras na primavera. Eles encantam os olhos com sua beleza inigualável e dão um aroma único. Para que as plantas cresçam e se desenvolvam com sucesso, elas devem ser cuidadas adequadamente. E um dos procedimentos mais importantes nesta lista de preocupações é a escavação oportuna de lâmpadas.
Preciso cavar jacintos
Cada jardineiro que ama sua ocupação e aprimora constantemente suas habilidades, tem sua própria idéia do processo de preservação dos bulbos de jacinto, porque o método de cuidar das plantas é individual para cada variedade. Além disso, se o jardineiro decide se envolver no cultivo dessas flores, ele deixa a raiz no solo por vários anos. O resultado é uma cebola grande que pode trazer muitas crianças.
Importante! Segundo os cultivadores de flores holandeses, o rápido desenvolvimento de um tubérculo pode ser alcançado cortando as inflorescências em plantas de um e dois anos de idade após a floração.
A maioria dos jardineiros procura desenterrar lâmpadas antes da estação fria. Esse processo começa no final de junho. Amostras doentes e danificadas são descartadas e descartadas. Se você as deixar no chão, a flor ficará para trás no desenvolvimento e sua inflorescência terá uma aparência curvada.Ao mesmo tempo, um bom material de plantio é posteriormente processado com produtos químicos que contêm fósforo. Este procedimento é necessário para que bulbos saudáveis não afetem doenças ou pragas. Além de jogar fora as raízes danificadas, o local onde elas crescem deve ser esterilizado com água sanitária. Além disso, o plantio em locais de plantas que se multiplicam por bulbos não é desejável.
Se você cresceu
Também é necessário cavar bulbos quando a floração termina e novos brotos reaparecem neles. Isso geralmente acontece quando o outono se arrasta e os dias quentes duram até novembro. Nesse caso, a lâmpada não tem tempo para se preparar de forma independente para as próximas geadas, dando toda a sua força a novas folhas. Para evitar danos ou danos à planta, é recomendável desenterrar o tubérculo e armazená-lo em condições especiais em casa.
Para o inverno
O inverno é uma estação desfavorável para as plantas; portanto, o processo de desenterrar as lâmpadas é realizado e, a fim de evitar danos às lâmpadas saudáveis. A flor na planta desaparece, mas a raiz permanece perene. Se ocorrer uma diferença de temperatura, ela poderá sofrer e não causar grandes inflorescências no próximo ano.Um botão de flor é colocado no bulbo: graças a ele, as flores aparecem. Além disso, ele pode se desenvolver normalmente apenas em temperaturas que variam de + 26 ° C a + 30 ° C. Em campo aberto, isso só é possível se a terra esquentar bem no verão. Portanto, se o solo estiver frio, você precisará desenterrar jacintos e armazenar em casa até o momento em que forem plantados.
Preciso cavar todos os anos
Todas as lâmpadas que começam a florescer cedo, depois de cair das pétalas, caem em um novo estágio de desenvolvimento. Durante esse período, eles acumulam nutrientes diretamente no bulbo, o que permite que ele cresça em tamanho. Depois disso, o estágio adormecido se instala quase instantaneamente. E é durante esse período que os tubérculos se tornam o mais sensíveis possível.
Importante! O procedimento de escavação para o inverno permite não apenas controlar o desenvolvimento da colheita de raízes, mas também impedir o desenvolvimento de doenças. Tubérculos danificados podem ser identificados por inspeção visual.
Os seguintes fatores podem afetá-los:
- diferença de temperatura;
- umidade excessiva;
- geadas precoces.
Não perca de vista o fato de que vários roedores podem estar presentes no território de uma casa de veraneio ou lote pessoal. São as lâmpadas de jacinto que são consideradas uma das melhores guloseimas para elas. Um dos perigos para os tubérculos é considerado úmido, o que leva à podridão. Além disso, crianças muito pequenas podem se formar na lâmpada. Seu excesso leva ao escoamento de nutrientes, o que no futuro leva a danos à raiz principal.Acredita-se que deixar o jacinto no chão na faixa do meio do nosso país seja inaceitável. Além disso, se você cavar uma lâmpada e plantá-la na próxima temporada, a planta o deliciará com novas inflorescências exuberantes e perfumadas. Conforme relatado anteriormente, no estágio adormecido, inicia-se o processo de formação de um botão de flor; portanto, é necessário monitorar constantemente o clima na sala onde o material de plantio é armazenado artificialmente.
A necessidade de desenterrar um tubérculo é explicada pelo fato de que na terra é impossível observar rigorosamente e, além disso, alterar o regime de temperatura. Também é impossível garantir a secura da lâmpada, protegendo-a da umidade excessiva. A única exceção diz respeito às regiões do país em que o clima quente prevalece no inverno. Nesses locais, você pode eliminar a necessidade de desenterrar tubérculos anualmente.
Mas de tempos em tempos para realizar este procedimento ainda precisa. Esse processo já será necessário no caso em que será necessário separar as crianças da lâmpada principal. Se isso não for feito, a planta irá parar de florescer. No mesmo período, é realizado o tratamento preventivo da raiz com preparações químicas. Eles ajudarão a aumentar a imunidade, evitar danos causados por pragas e acelerar o crescimento e desenvolvimento da flor na próxima temporada.
Quando Cavar Jacintos
As opiniões de jardineiros experientes concordam que esse procedimento deve ser realizado após o desbotamento da planta. O primeiro trabalho pode ser iniciado na primeira quinzena de junho. Eles podem durar até meados de julho. Essa extração precoce do campo aberto se deve ao fato de os tubérculos serem plantados novamente no outono. Normalmente, um novo pouso ocorre no final de setembro. Em algumas regiões do sul, onde o clima quente dura mais, esse processo pode começar em novembro.
Vídeo: quando cavar jacinto
Após a floração em campo aberto
De acordo com os resultados da observação, a planta permanece em excelente forma até o final de junho. Então suas folhas começam a ficar gradualmente amarelas e completamente secas. Em algumas partes do país, esse período pode ser adiado - depende das condições climáticas. Acredita-se que quanto mais tempo a folhagem permanecer no jacinto, mais nutrientes o bulbo recebe.
Em conexão com esse recurso, produtores experientes tentam estender esse período o máximo possível, apoiando o jacinto de todas as formas disponíveis. Às vezes, você pode observar uma situação em que as folhas, mesmo sem cuidados adicionais, não querem ficar amarelas. Isso significa que a planta continua a se desenvolver, e há uma alta probabilidade de sua nova floração. No entanto, a nova aparência de inflorescências durará apenas um curto período de tempo.
Eles serão muito menores em tamanho. Nesse caso, a lâmpada ainda precisará ser escavada. Mas este procedimento deve ser adiado para um período posterior. Se você desenterrar tubérculos antes que as folhas fiquem amarelas, aumenta a probabilidade de a planta desaparecer. Somente as lâmpadas danificadas por pragas e doenças são removidas antes do período acima.
Vídeo: cuidados com o jacinto após a floração
Para transplante
Aqueles que estão profissionalmente envolvidos no cultivo de jacintos, tentam cavar bulbos de variedades caras e únicas em tempo hábil. O objetivo deste processo é o transplante. Nesse caso, os tubérculos da flor são removidos do solo somente no outono. Um procedimento tão tardio é realizado para proteger o material de plantio, que será usado na próxima temporada, contra geadas e morte em campo aberto.Uma tecnologia semelhante é praticada em partes particularmente frias do país, onde as temperaturas podem cair para –35 ° C ou menos. Se a lâmpada não tiver um bom inverno no subsolo, ela não será capaz de florescer inflorescências exuberantes. Como o processo de desenterrar tubérculos de jacinto é influenciado por muitos fatores, em cada caso individual deve-se tomar sua própria decisão.
Tecnologia de escavação
Antes de tudo, deve-se entender que o processo de desenterrar os bulbos de uma planta é realizado com muito cuidado. Você precisa escolhê-las no canteiro com um grande pedaço de terra. Danos até às amostras mais pequenas os levarão à rejeição.
Você sabe Na Holanda, as primeiras flores jacintos apareceram como resultado de uma tempestade. Do navio naufragado, eles foram levados para terra, e as mãos cuidadosas dos agricultores os ajudaram a criar raízes.
Consequentemente, existem várias diretrizes e regras úteis para esse procedimento:
- No momento em que os jacintos são removidos da terra, um dia com bom tempo ensolarado deve ser selecionado.
- Como ferramentas de jardim, garfos ou pá são usados. Eles sujam o solo o mais fundo possível - deve ser um nível muito maior que a ocorrência de tubérculos.
- Absolutamente todas as lâmpadas são selecionadas do solo - grandes e pequenas. Depois disso, o solo é verificado quanto ao material residual de plantio na forma das crianças menores.
- É proibido limpar com as mãos solo muito úmido, que se encaixe perfeitamente na lâmpada. É melhor esperar até secar e removê-lo com cuidado. Uma alternativa é lavar na água. Mas depois disso o tubérculo deve secar.
Recomenda-se que após a escavação mergulhe imediatamente as lâmpadas na solução de "Karbofos" (por um período de aproximadamente 30 minutos). Depois disso, eles devem secar por 5 a 7 dias.
Quando plantar bulbos
Dependendo das condições climáticas e climáticas, jacintos em diferentes regiões do país podem ser plantados a partir do final de setembro. Esse processo pode durar até o início de outubro. Se você começar a plantar mais cedo, brotos jovens poderão aparecer nas lâmpadas plantadas. Isso levará à morte inevitável da planta no inverno.
Você sabe Pela primeira vez, as flores jacintos são mencionadas em tratados antigos de Bizâncio e Pérsia, com vários milhares de anos.
Se o jacinto for plantado posteriormente, o tubérculo sensível poderá sofrer geadas prematuras. Antes de plantar uma planta, é preciso ter cuidado para preparar um substrato especial.
Vídeo: plantando jacintos de uma nova maneira
Como armazenar antes de plantar no outono
Quando os bulbos jacintos retirados do solo e lavados são secos, eles são descascados. Quando crianças são encontradas sob ele, tumores puros são cuidadosamente removidos. Armazenamento adicional requer que o jardineiro observe o regime de temperatura durante julho e agosto. Os indicadores devem sempre permanecer na faixa de + 25 ° C a + 27 ° C. A sala em que estão deitados deve ser bem ventilada: nesse caso, um galpão ou varanda é ideal.
A principal condição é a falta de luz solar direta. Assim que chegar setembro, a sala precisará alterar a temperatura, diminuindo-a para + 18 ° C. Nesse local, o material é armazenado até o final de setembro. Duas semanas antes do plantio, as lâmpadas são novamente transferidas para resfriamento. Eles devem permanecer por 14 dias a uma temperatura de + 10 ° C. Esse processo é chamado de resfriamento natural: um porão é adequado para essa finalidade.Deve-se notar que o procedimento de desenterrar tubérculos de uma flor não é muito complicado; é importante apenas lembrar as instruções e regras descritas acima. Cada região do país tem seu próprio prazo para o início do processo; portanto, é recomendável consultar especialistas especificamente em sua área antes de começar a criar jacintos e prepará-los para um transplante na nova temporada de verão.