Nos jardins e parques podem ser cultivadas diferentes variedades de pinheiros. No mundo, existem muitas de suas espécies e variedades. O pinheiro Bunge é interessante devido à sua cor incomum do tronco, que fica cinza com o tempo. No ambiente natural, a árvore cresce no noroeste da China e também é cultivada em jardins ao redor do mundo. Nosso artigo permitirá que você se familiarize com o pinheiro Bunge e seu cultivo.
Descrição da árvore botânica
Pine Bunge, ou pinheiro rendado (em latim - Pinus bungeana), pertence à família Pine. Cresce lentamente e eventualmente atinge uma altura de 25 a 30 m, e na seção transversal seu tronco pode ter um diâmetro de cerca de 1 m. A casca tem uma estrutura lisa e é pintada na cor cinza-esverdeado. Com o tempo, os flocos esfoliantes conferem uma cor branco acinzentado com manchas avermelhadas.
As agulhas são conectadas em pequenos pacotes de três. Eles têm um comprimento de 9 a 15 cm e na seção transversal atingem 0,6 a 2 mm. As agulhas, difíceis de tocar, são pintadas na cor verde escuro. Os cones marrons em forma de ovo são cobertos com resina e localizados nos galhos em uma única ordem ou em duas. Eles têm um comprimento de 5-6 cm, uma largura de 4-5 cm, com espinhos curvados para trás nos escudos.
Esta árvore conífera tem boa resistência ao gelo e pode tolerar geadas até -27 ° C. Deve-se ter em mente que a planta pode sofrer um quebra-neve e uma carga de gelo. Isso pode quebrar os galhos de uma árvore. É por isso que é recomendável pousá-lo nas regiões sul da Federação Russa.
Origem do nome
Pine recebeu esse nome graças ao botânico Alexander Bunge. Este é um professor-botânico alemão-russo, membro da Academia de Ciências de São Petersburgo na Rússia czarista. Ele descobriu em 1831 esta espécie de pinheiro na China. Em 1830, a Bunge visitou Pequim como parte de um grupo com uma missão espiritual da Academia de Ciências. Durante sua estadia, ele colecionou muito material e escreveu artigos científicos.
Você sabe Em homenagem a Alexander Bunge, até mesmo uma cratera em Marte.
Aterragem
O pinheiro Bunge cresce melhor em uma área bem iluminada e protegida das rajadas de vento. O fato é que os troncos e galhos das árvores podem danificar os ventos do furacão, pois possuem uma estrutura um tanto frágil. Esta colheita é pouco exigente para os solos, mas o solo salino deve ser evitado. Esta árvore se sente bem em solos levemente ácidos, neutros e levemente alcalinos.
Para o plantio, você deve comprar uma muda de qualidade. Para esse fim, é melhor entrar em contato com o viveiro para o cultivo dessa cultura ou de uma loja de jardinagem. É melhor escolher o material de plantio de 3 a 5 anos.
Recomenda-se que o desembarque seja realizado em abril ou no final de agosto, para que as mudas tenham tempo de se adaptar em um novo local.
Importante! O plantio de pinus é sempre realizado pelo método de transbordo (com um pedaço de terra nas raízes). O colo da raiz ao plantar deve ser colocado ao nível do solo.
O processo de pouso em si é o seguinte:
- Inicialmente, um poço de fundação é cavado com uma profundidade de 0,9 a 1 me uma largura de 0,7 a 0,8 m.
- Uma camada de drenagem de 20 cm de altura de pedra britada ou cascalho é colocada no fundo do poço. Você também pode usar tijolos quebrados para esse fim.
- Prepare uma mistura nutritiva do solo. Para isso, a terra do relvado, a areia e a terra das florestas de coníferas são misturadas em partes iguais, adicionando 30 g de fertilizantes contendo nitrogênio.
- A muda é removida do tanque e colocada em um buraco preparado.
- Adormeça delicadamente uma árvore, bata no chão e bem regada.
Mudas de pinheiro também podem ser cultivadas a partir de sementes. Portanto, a planta será mais resistente ao clima localàs. Para isso, as sementes são estratificadas por cerca de um mês na geladeira. Em seguida, são mantidos em água quente por um dia e depois embebidos por 2 horas em um estimulador de crescimento.
A semeadura é realizada em solo solto nutritivo a uma profundidade de 7 mm e umedecida pela pistola de pintura. De cima, o recipiente é coberto com um filme e colocado em um local iluminado com indicadores de temperatura +18 ... + 22 ° C.
Periodicamente, o filme é removido para ventilação. A germinação pode durar de 3 a 8 semanas. O desembarque em campo aberto é feito já no próximo ano. Se o clima da região não for adequado para essa árvore, o bonsai poderá ser cultivado a partir de suas sementes.
Cuidado de pinho
As plantações jovens de pinheiro Bunge precisam de cuidados especiais. São menos resistentes ao gelo do que os adultos, sensíveis à falta de umidade, doenças e ataques de pragas. Uma árvore adulta requer menos atenção, mas não deve ser deixada sem cuidado.
Rega e alimentação
No primeiro ano após o plantio, as mudas devem ser bem regadas. Nesse caso, deve-se garantir que não haja umidade excessiva ou estagnação da água. Nos anos seguintes, a planta deve ser moderadamente umedecida. Para fertilizar, você pode usar fertilizantes especiais para coníferas ou misturas orgânicas. Produtos orgânicos e fertilizantes com predominância de nitrogênio são aplicados apenas na primavera ou no verão, mas não no outono.
Afrouxamento e cobertura do solo
O Pine Bunge adora solos soltos e permeáveis; portanto, após regar ou chover, recomenda-se afrouxar o círculo do tronco e remover a grama das ervas daninhas. É especialmente importante fazer isso para plantas jovens imaturas. Antes do inverno, uma escavação superficial deve ser feita ao redor da planta, porque as pragas gostam do inverno neste local.
Como este pinheiro adora solo úmido, recomenda-se polvilhar o solo com turfa, húmus, agulhas ou casca de pinheiro. Isso servirá como um obstáculo à evaporação da umidade, crescimento de ervas daninhas e aparecimento de doenças fúngicas.
Importante! No inverno, o solo sob um pinheiro deve ser coberto com uma espessa camada de cobertura morta para proteger as raízes do congelamento. Plantas jovens também são recomendadas para embrulhar o airprotTecido recortado.
Poda
O Pine Bunge não precisa ser formado. Esta árvore pode ser cortada apenas para fins sanitários, removendo galhos doentes, quebrados e secos. Se houver um desejo de limitar o crescimento da coroa, apenas o crescimento deste ano será removido. Recomenda-se não cortar, mas sair. Se você deseja cortar o ramo que interfere como um todo, o local do corte deve ser coberto com verniz de jardim para evitar a penetração da infecção pelo corte.
O uso da madeira no paisagismo
Pine Bunge se apaixonou por paisagistas por sua casca cinza metálica e agulhas sempre verdes. É bom para crescer em parques e jardins. Pode ser encontrado em jardins botânicos de diferentes países do mundo, incluindo o Jardim Botânico Nikitsky, na Crimeia. Geralmente cresce em vários troncos.
A cor cinza do tronco e as agulhas verde-escuras criam um contraste interessante. Lâminas esfoliantes no tronco criam um efeito escamoso. A árvore parece muito decorativa em um único patamar e cria um sotaque espetacular e uma sombra agradável. Pode ser plantada em grupos e em composições com outros representantes de coníferas.
É bom plantar pinheiro Bunge em grandes jardins em estilo oriental, perto de edifícios. Na China, costumava ser plantada ao lado de palácios e templos. Esta árvore ficará bem ao lado de pedras grandes ou contra um gramado europeu.
Você sabe Nos países do leste, como China e Japão, o pinheiro é um símbolo de resiliência e longevidade. Nos países europeus, essa árvore, como o abeto, está associada aos feriados de Natal e Ano Novo.
O Pine Bunge se destaca de outros membros da família Pine, com seu tronco cinza claro. Isso lhe dá uma aparência um tanto incomum. Se esse representante de coníferas organizar cuidados adequados, você poderá admirar sua aparência original por muitos anos.