As plantas têm ajudado as pessoas na luta contra certas doenças, de modo que o kit de primeiros socorros "popular" da medicina alternativa sempre foi altamente valorizado por diferentes categorias da população. Um bom exemplo de vegetação útil é o amado gerânio, que, além de altas funções decorativas, também possui várias propriedades médicas. Como usá-lo no tratamento de doenças do ouvido?
Breve descrição da planta
O gerânio (também conhecido como Pelargonium) é uma planta ornamental com um aroma suave, mas peculiar de flores. Pode ser anual ou perene, com até 50 cm de altura.Placas foliares são de cor verde escuro, com listras brancas ou uma borda ao redor do perímetro. Se você as enrugar um pouco na mão, é fácil notar um leve aroma de menta-limão. As flores de gerânio são pequenas, coletadas em inflorescências exuberantes.
Importante! Nos tempos antigos, a fragrância do pelargonium era considerada um excelente purificador de ar, o que foi confirmado pelos cientistas modernos. A planta elimina perfeitamente os radionuclídeos, vários venenos e micróbios presentes nos quartos.
Propriedades e composição química do gerânio
Pelargonium tem muitas características positivas, pelas quais é apreciado por cultivadores de flores em todo o mundo. Quanto às suas habilidades de cura, sabe-se: no total, a planta contém mais de 500 componentes, entre os quais:
- tanino (usado na medicina como adstringente);
- volátil (reduz a atividade de microrganismos nocivos, até sua completa destruição);
- flavonóides ou polifenóis vegetais que podem afetar muitas enzimas dentro do corpo;
- óleos essenciais;
- ácidos orgânicos;
- pectina;
- vitaminas C, K, caroteno;
- frutose e glicose;
- alcalóides e antocianinas.
O geraniol também está presente nos gerânios. Os chamados compostos aromáticos do álcool são amplamente utilizados não apenas na medicina, mas também na cosmetologia. O principal é usar esta substância corretamente para não causar uma reação alérgica.
Benefícios da planta
- O efeito geral dos constituintes do gerânio no corpo humano se manifesta nas seguintes mudanças positivas:
- aumentar o humor e normalizar o estado emocional;
- eliminação de tensão e manifestações depressivas;
- normalização do fundo hormonal;
- estabilização da pressão arterial e estimulação da circulação sanguínea;
- fortalecimento das forças imunológicas do corpo (especialmente valiosas durante o período de atividade de doenças virais).
Vídeo: Gerânio com dor de ouvido, otite média
- Quanto ao tratamento da otite média, as seguintes propriedades da planta serão úteis:
- retardando a propagação de vírus e a rápida produção de interferon;
- redução do inchaço e eliminação de processos estagnados no corpo;
- efeito analgésico;
- reduzindo o número de massas purulentas e prevenindo seus efeitos nas camadas profundas da orelha.
O efeito calmante da planta no corpo humano ajuda a normalizar o sono e reduzir a fadiga que costuma acompanhar a otite média.
Dadas todas as "habilidades" do pelargonium, as principais indicações para seu uso serão tais condições:
- otite média bacteriana e viral (especialmente se for acompanhada de manifestações de dor aguda);
- otite média crônica;
- resfriados que causavam inchaço e dor na aurícula.
Você sabe O gerânio plantado no local pode servir como um excelente defensor do jardim das cobras. Não é de admirar que antigamente as pessoas diziam: "Onde o gerânio cresce, aí a cobra não se arrasta".
Contra-indicações
Como qualquer outra planta medicinal, o pelargonium tem algumas contra-indicações para o uso e não pode ser usado para tratar as seguintes categorias de pessoas:
- mulheres grávidas e lactantes;
- bebês até três anos de idade;
- pacientes com doenças somáticas e crônicas de diferentes origens;
- pessoas com manifestações alérgicas frequentes;
- pacientes que sofrem de ataques de asma.
Não exclua a presença de outras contra-indicações associadas às características individuais do corpo. Para evitar possíveis conseqüências desagradáveis do uso de decocções e infusões de pelargonium, é aconselhável consultar um médico com antecedência e passar por um exame médico abrangente (ajudará a determinar condições ocultas que servem como uma contra-indicação direta ao tratamento descrito pela planta).
Causas da dor de ouvido
A dor de ouvido é um problema bastante comum que não depende da idade do paciente. Há muitos motivos para essa violação, mas entre os mais comuns, existem os seguintes:
- o desenvolvimento de processos inflamatórios na aurícula ou em órgãos adjacentes;
- alterações patológicas no nervo auditivo e no sistema nervoso como um todo;
- danos ao cérebro, vasos sanguíneos, pescoço, garganta, nariz;
- processos oncológicos;
- uma grande quantidade de enxofre acumulado (geralmente causa ruído e sensação de entupimento, o que é compreensível, dado o fechamento quase completo do canal auditivo);
- produção insuficiente de enxofre, devido à qual se desenvolve secura e dor no canal auditivo;
- o aparecimento de uma “contusão dolorosa” causada por longas caminhadas no tempo ventoso e frio (a pele do ouvido adquire um tom azulado e começa a doer muito);
- amolecimento e inchaço no ouvido devido ao contato constante com a água ("ouvido do nadador" ou otite externa).
Se as causas da dor em uma pessoa saudável são causadas por fatores externos, na maioria dos casos o tratamento não é necessário, porque os sintomas desagradáveis desaparecem sozinhos. No entanto, com o desenvolvimento da otite média, não é mais necessário esperar um resultado semelhante dos eventos. Mesmo na ausência de um regime de tratamento corretamente formulado, uma condição pode complicar com a adição de outros problemas (por exemplo, perda auditiva ou dano às terminações nervosas do cérebro).
Importante! A natureza da dor em diferentes doenças será diferente, mas, na maioria das vezes, os pacientes se queixam de dor de tiro, latejante, costurada ou prensadora, sobre a qual você deve informar o seu médico. As características da dor geralmente se tornam um dos indicadores decisivos no diagnóstico final.
Tratamento de dor de ouvido de gerânio
O tratamento da dor de ouvido com métodos não tradicionais é mais frequentemente possível nos estágios iniciais do desenvolvimento do problema, quando uma pessoa só percebe um agravamento de sua condição. Nesse caso, a dor pode ser eliminada com a ajuda de suco, polpa ou mesmo folhas inteiras de gerânio. O principal é preparar adequadamente tudo isso para uso.
Suco
O suco da planta é obtido espremendo folhas de gerânio pré-moídas e é mais frequentemente usado para instilação no canal auditivo. Em cada orelha, não deve haver mais do que duas gotas de suco levemente aquecido, após o que é recomendado “aquecer” o canal auditivo com um pequeno pedaço de algodão. Se o procedimento for realizado à noite, é melhor envolver adicionalmente o ouvido afetado com um curativo quente. Com o procedimento correto, após 3-4 sessões, as dores de tiro devem desaparecer.
Como alternativa, você pode umedecer um cotonete no suco da planta e, espremendo-o bem, coloque-o no canal auditivo. Se a síndrome da dor não estiver associada a alterações sérias em qualquer parte do órgão, depois de alguns procedimentos, você poderá se livrar dela.
Kashitsa
O mingau de gerânio é obtido moendo as folhas de uma planta. O produto final é envolto em gaze e feito turundas para os ouvidos (ou misturado com outros componentes e usado como um "revestimento" útil nos ouvidos). Neste último caso, a receita para a criação de um "teste médico" é assim: 5-10 g de folhas de gerânio esmagadas devem ser misturadas com 40-60 g de farinha de centeio (você pode simplesmente polvilhar uma folha com ela) e depois amassar a massa com base em 1 colher de sopa. colheres de sopa de álcool cânfora. A mistura final é enrolada e a orelha dolorida é enrolada do lado de fora.
Folha sólida
Para não procurar receitas e não pensar por muito tempo em como ajudar um ouvido doente com gerânios, você pode simplesmente enrolar uma folha amolecida em um tubo e colocá-la no canal auditivo. No entanto, antes de executar a ação indicada, vale a pena enxaguar e secar bem a planta para não trazer patógenos para o órgão inflamado. Se você acredita nas revisões, esse tratamento ajuda a se livrar da otite. O principal é que o suco saia na folha antes do uso.
Outros efeitos de gerânio
O Pelargonium é uma planta única que pode ser usada não apenas para uso médico, mas também para fins domésticos. Assim, o gerânio cultivado no parapeito da janela servirá como um excelente impedimento para moscas e insetos nocivos, e o suco das folhas da planta ajudará a salvar animais de estimação das pulgas (apenas esfregue-o na lã).
Um descanso de quinze minutos ao lado do arbusto de pelargonium ajudará a melhorar seu humor e a se livrar de maus pensamentos, especialmente com terapia regular por 1-2 semanas.
Para limpar o ar da infecção (por exemplo, durante epidemias), basta derramar 3-4 gotas de óleo vegetal na lâmpada de aroma, que pode ser preparada independentemente ou comprada em uma farmácia pronta. Também regula o metabolismo hormonal no corpo e pode ser usado para doenças acompanhadas de desequilíbrio hormonal.
Antigamente, o pelargonium era considerado uma boa maneira de atrair boa sorte e proteger a casa da falta de energia, que é outra razão para cultivar uma flor em sua casa.
Você sabe Os nomes de plantas (gerânio e pelargonium) são originários da língua grega e literalmente significam "guindaste" e "cegonha". Se você olhar de perto, os frutos da planta realmente se assemelham ao bico deste pássaro.
Precauções de segurança
Juntamente com contra-indicações óbvias ao uso de suco de gerânio, há uma lista de restrições associadas ao uso de plantas para fins médicos. Primeiro de tudo, inclui:
- a possibilidade de sangrar (devido a uma tendência para eles);
- o aparecimento de uma grande quantidade de exsudato nos ouvidos;
- perfuração do tímpano;
- o aparecimento de impurezas sangrentas nas massas purulentas secretadas.
Em todos esses casos, o uso de gerânio terá que obter a aprovação de um médico; caso contrário, em vez de um efeito positivo, você obterá apenas complicações da condição geral. Não se esqueça que o gerânio é apenas uma ferramenta adicional para eliminar a dor no ouvido e para avaliar como ele pode ajudar (e, em geral, se ajuda no tratamento de uma doença específica), você precisa decidir dependendo da complexidade do caso.
Em geral, o gerânio é uma planta de casa única. Como outros, possui certas características negativas que devem ser levadas em consideração ao desenvolver um regime de tratamento. Para manter a saúde e não prejudicar a si mesmo, é melhor consultar o seu médico com antecedência sobre o uso do pelargonium.
Revisões de usuários de rede
Muitas vezes negligenciamos a medicina tradicional porque não pensamos nisso. Mas todos os tipos de tinturas, extratos e todos os fitoterápicos são baseados nas riquezas da natureza. E quanto mais cada um de nós conhece os "segredos das avós", mais confiante ele se sente em sua vida diária.Eu estava dirigindo o volante e à noite nossos ouvidos doíam insuportavelmente. Eu não conseguia dormir e estava voltando para casa para ir ao médico o mais rápido possível (se eu puder marcar uma consulta). Ao saber disso, minha senhora não aconselhou a perda do fim de semana e prometeu me curar rapidamente. Ela me levou para o parapeito da janela, no qual havia um pote de gerânios vermelhos brilhantes, arrancou uma folha de gerânio, rasgou-a em duas partes, esmagou um pouco da folha em suas mãos, depois as embrulhou em dois pedaços de algodão e as inseriu cuidadosamente em meus ouvidos. duas horas depois, a dor diminuiu e adormeci. De manhã, a dor lembrava-se um pouco. A anfitriã me aconselhou a continuar o tratamento, repetindo a operação ontem, o que fiz com prazer. Um dia depois, eu não me lembrava mais da dor nos meus ouvidos. Agora, em minha casa, há uma panela com gerânios vermelhos brilhantes no peitoril da janela.Eu recomendo usar essa ferramenta, se necessário.