O cogumelo semi-branco, como o próprio nome indica, é um parente do amado cep. Fãs inexperientes de "caça silenciosa" freqüentemente os confundem. O segundo nome desta espécie - boletos amarelos, é considerado popular. Em latim parece - hemileccinum impolitum. Este cogumelo cresce em uma floresta mista e decídua. Ele adora carvalhos e solo calcário. Por suas características de sabor, não é inferior ao branco.
Descrição do produto
O cogumelo semi-branco tem um chapéu de 6 a 21 cm e, no início, em boletos jovens, é convexo, com o tempo se torna em forma de travesseiro ou aberto. A pele do chapéu pode ser lisa ou aveludada.
A cor dela é:
- ocre de argila;
- cinza claro;
- marrom.
A camada tubular do tom:
- amarelo limão;
- amarelo dourado;
- verde amarelo.
A perna tem uma altura de 6 a 10 cm e um diâmetro de 3,5 a 6 cm. Sua parte superior é amarela, a base é marrom escura, às vezes com faixa vermelha. A aparência das pernas é agachada, inchada por tuberoides, com o tempo se torna áspera, cilíndrica ou fibrosa.
Você sabe Os cogumelos são muito mais antigos que os dinossauros, os cientistas concordam que os fardos vivem no planeta há 400 milhões de anos. Das espécies existentes, apenas samambaias podem se orgulhar da mesma idade. Além disso, em contraste com eles, que são um pouco esmagados, o cogumelo moderno praticamente não é diferente de seu ancestral.
A polpa é bastante grossa, tem um tom amarelo brilhante. No corte, a cor praticamente não muda. Em casos raros, em representantes maduros, a carne pode ficar levemente rosada ou azul, mas não imediatamente, mas em meia hora. O cogumelo cru tem um sabor levemente adocicado, e seu cheiro libera ácido carbólico.
Características de um cogumelo meio branco
Hemileccinum impolitum possui várias propriedades e características características desta espécie. O diâmetro da parte superior da planta pode crescer até 23 cm, e o tom é principalmente amarelo, mas pode escurecer até marrom. Ao toque, a parte superior do fungo é lisa e começa a deslizar durante a precipitação.
Na base, a perna de um parafuso meio branco é mais grossa que a branca e a sombra é mais amarela. A parte tubular do cogumelo semi-branco tem uma variedade de tons amarelados, enquanto o branco é leve. A carne dessa espécie também é caracterizada por uma cor amarelada e, além disso, começa a cheirar como ácido carbólico em uma sucata.
Distribuição
Este tipo de cogumelo é considerado termofílico. Pode ser encontrado na parte central e no sul da Rússia, nas montanhas dos Cárpatos e na parte oriental da Europa. Esses furúnculos adoram solo calcário e argila úmido. Eles podem ser encontrados em florestas de chifres, faias, coníferas e caducifólias. Das árvores, esses cogumelos escolhem "viver" sob carvalhos, faias e pinheiros.
Comestibilidade
De acordo com as garantias de catadores experientes, esse tipo de cogumelo é considerado um dos mais deliciosos. De acordo com a classificação oficial dos cogumelos, o semi-branco pertence à categoria nº 2. Mas, em algumas fontes, é possível encontrar informações segundo as quais o hemileccinum impolitum é considerado condicionalmente comestível.
Você sabe Apesar do fato de 80% da água ser removida dos cogumelos, eles ainda permanecem um produto de alto teor calórico, uma vez que a quantidade de proteína neles varia de 0,9 a 3,3%.
Isto é devido ao cheiro específico que é liberado quando a planta é colhida. Embora ao ferver, toda descarga desagradável desapareça. Além disso, a secagem a longo prazo ajuda na luta contra o aroma.
Hora da escolha
Como regra, a coleta de cogumelos meio brancos ocorre de julho ao início de outubro. Em locais com um clima mais quente que o centro da Rússia, essas doenças podem ser encontradas em maio e novembro. Infelizmente, esse gênero de cogumelos é raro. Mas, às vezes, sob condições quentes favoráveis, ocorre uma colheita rica.
Qualidade dos alimentos
Hemileccinum impolitum tem as seguintes qualidades nutricionais:
- Conteúdo calórico - 34 kcal.
- Proteínas - 3,7 g.
- Gorduras - 1,7 g.
- Carboidratos - 1,1 g.
- Fibra alimentar - 3,2 g.
- Ácidos gordos (insaturados) - 0,4 g.
- Monossacarídeos e dissacarídeos - 1,1 g.
- Cinza - 0,9 g.
- Ácidos gordos (saturados) - 0,4 g.
- Água - 89,4 g.
Aplicação
Cogumelos amarelos, como todos os cogumelos comestíveis, têm uma certa quantidade de nutrientes.
Importante! O boleto amarelo em si não possui substâncias que tenham um efeito prejudicial no corpo humano. Mas não esqueça que os parafusos tiram conteúdo tóxico do chão. Portanto, a coleta dessas plantas deve ser realizada longe da produção prejudicial e das rodovias.
Ao comer esse impolito, você pode compensar a escassez no corpo:
- Vitaminas do complexo B;
- aminoácidos;
- zinco;
- proteínas que são facilmente digeridas.
O uso de um cogumelo semi-branco ajuda as pessoas a arrumar o sistema nervoso, melhorar a condição dos cabelos e da pele e também tem um efeito benéfico no sistema endócrino.
Na cozinha
Esta espécie possui excelente sabor e polpa delicada.
Como todos os boletos, os cogumelos amarelos podem ser preparados de diferentes maneiras:
- picles;
- sal;
- cozinhar;
- assar;
- secar.
Segundo os especialistas em culinária, o cogumelo em conserva semi-branco não é diferente do seu homólogo branco. Estes boletos são utilizados na preparação de pratos principais e como acompanhamento. Eles são fritos com batatas e carne, adicionados a saladas, mas a sopa deste representante do reino dos cogumelos é considerada o prato mais popular. Uma descrição das receitas detalhadas pode ser facilmente encontrada na Internet.
Em medicina
Mesmo nos tempos antigos, as pessoas sabiam das propriedades medicinais benéficas desse tipo de planta. Eles foram usados para tinturas e caldos. Até hoje, os livros de medicina tradicional descrevem várias receitas usando um cogumelo meio branco, que é usado principalmente como sedativo.
Importante! Existem duplos não comestíveis. São chamados boletos não comestíveis e boletos radiculares, de cor mais clara, diferentemente dos cogumelos semi-brancos e de sabor amargo. O corte desses boletos é azul escuro.
Segundo fontes médicas oficiais, essas dores:
- prevenir câncer;
- melhorar o funcionamento do sistema imunológico;
- tratar doenças virais;
- melhora a função cerebral.
Na cosmetologia, esse tipo é usado para compressas que melhoram a pele e o cabelo.
Falsos duplos
Como todos os fungos, o hemileccinum impolitum tem dobra. O mais semelhante deles é o boleto de menina, que difere do boleto amarelo apenas em uma parte superior mais escura e uma perna cônica. A mosca semi-branca também é semelhante a uma mosca verde-musgo. Esse duplo pode ser identificado por uma perna mais fina e poros grandes.Naturalmente, não esqueça que o cogumelo semi-branco é semelhante ao seu irmão mais velho branco e difere dele em uma cor mais amarela. Hemileccinum impolitum é um representante digno do reino dos cogumelos. Apesar de ser uma espécie rara em nossa faixa, ela possui propriedades úteis e nutritivas. Um vôo meio branco pode decorar a cesta de qualquer "caçador silencioso".