Entre os jardineiros e residentes de verão que cuidaram não apenas do rendimento de sua parcela, mas também de sua aparência, o zimbro é especialmente popular. Esta planta é universalmente usada como a solução ideal no projeto paisagístico e confere às propriedades uma aparência especial. A ampla distribuição do zimbro é bastante compreensível - esse arbusto, com absoluta despretensão e resistência ao inverno, possui muitas variedades. E, talvez, o mais exigido seja o Andorra Compact - uma variedade de zimbro rastejando no chão que não perde sua beleza, independentemente da estação do ano, e, portanto, é adequado para plantações individuais e composições de grupo.
Descrição botânica
De acordo com a descrição, o Andorra Compact Juniper é um arbusto ornamental perene cuja coroa compacta tem formato de roseta ou travesseiro. As agulhas da planta são densas e pequenas, a cor é verde ou roxa (roxa) na estação fria. O diâmetro da bucha pode atingir 2 m com uma altura bastante baixa - cerca de 0,3-0,4 m.
Os brotos do mato se distinguem por uma sombra marrom esverdeada, densidade e exaltação. A casca dos galhos é de cor marrom, desde tenra idade é suave e propensa a rachaduras ao longo do tempo. O sistema radicular é bem desenvolvido, mas está localizado na superfície. O zimbro dá frutos de forma esférica, de cor verde, que mais tarde adquirem uma tonalidade azul e uma flor azulada, o que confere à aparência da planta um efeito decorativo especial.
Importante! Devido ao forte rizoma, o zimbro costuma pousar nas encostas para fortalecê-las.
Aterragem
Apesar da despretensão geral, para que o jovem zimbro seja bem e rapidamente tomado, você deve aderir aos princípios básicos do plantio. Primeiro de tudo, este é o momento certo para o plantio. O período ideal para esse procedimento é considerado início da primavera, imediatamente após a neve derreter. No entanto, o desembarque é aceitável em outras estações, mas levando em consideração alguns recursos.
Por exemplo, no outono, com geadas precoces, as mudas podem não ter tempo para se aclimatar, há uma chance de congelamento e sua morte. No período do verão, os arbustos jovens exigirão sombra da luz do Sol. Além da hora certa, você também deve prestar atenção especial à preparação de mudas, à escolha do local e ao próprio processo de plantio.
Preparação de mudas
Devido à pouca tolerância ao transplante, recomenda-se escolher mudas de zimbro com cuidado especial.
Importante! Para evitar a má qualidade do material de plantio, a compra de mudas é melhor feita em viveiros especializados.
Nesse caso, você deve prestar atenção aos seguintes sintomas:
- Uma planta de 3-4 anos é considerada a idade ideal para transplante;
- o rizoma da muda deve ser necessariamente fechado e colocado no substrato (os recipientes mais adequados para isso são 5 l);
- o momento da aquisição dos arbustos jovens é o início da primavera ou do outono (é durante esse período que o jardineiro recebe a mais ampla seleção de material de plantio);
- durante o processo de aquisição, verifique se as agulhas (sua cor) correspondem à variedade desejada;
- inaceitável nas mudas de locais nus, agulhas marrons, copas secas, afetadas por doenças e fragmentos de pragas.
Seleção e preparação do local
O zimbro é capaz de crescer bem em vários solosno entanto, solos não muito ácidos ou neutros são os preferidos. Esses arbustos, como todas as coníferas, crescerão bem em terras rochosas e pobres. No entanto, o bom desenvolvimento da copa requer uma estrutura melhor, como solo arenoso fertilizado com húmus.
A colocação de plantas em terras baixas, com solo pesado e denso e alta umidade, afetará negativamente a aparência da planta. Nesse caso, a seca será preferível à umidade excessiva. A estagnação da água carrega um perigo particular no início da primavera e, portanto, essas áreas requerem drenagem preliminar e a presença de valas especiais para drenar o excesso de água.
O melhor local para o plantio são as colinas ou montanhas.Como todas as coníferas, o zimbro precisa de muita luz solar, mas as variedades rasteiras, que incluem Andorra Compacta, também toleram sombra parcial.
Processo de pouso
A muda deve ser plantada com um pedaço de terra nas raízes - isso ajudará a planta a criar raízes mais rapidamente em um novo local. Para facilitar sua remoção do tanque, o mato antes do plantio é abundantemente regado com água.
Importante! Nas plantações em grupo, a distância entre os arbustos deve ser calculada levando em consideração o diâmetro da copa de uma planta adulta e não deve ser inferior a 2 a 2,5 m.
O próprio procedimento de pouso consiste em várias etapas:
- O poço de aterrissagem é preparado algumas semanas antes do plantio - isso permite que o solo se hidrate e assente uniformemente. Além disso, seu tamanho deve ser duas vezes maior que a raiz de um arbusto jovem.
- Ao cavar buracos, a camada superior (mais fértil) da terra é jogada para o lado e depois misturada em partes iguais com turfa e areia. Além disso, o solo pode ser fertilizado com nitroamofos (cerca de 300 g), que é um fertilizante universal e é adequado para todas as culturas no jardim.
- O fundo do poço é coberto com uma camada de drenagem, com cerca de 15 cm de altura.Pedras pequenas, tijolo quebrado ou pedra britada podem atuar como drenagem.
- Uma muda é colocada no buraco em ângulo reto e polvilhada com a mistura preparada do solo. Nesse caso, é necessário garantir que o colo da raiz não seja aprofundado e esteja no nível do solo.
- O solo é cuidadosamente compactado e regado abundantemente.
Juniper Care
Com sua despretensão, o zimbro não exige muito tempo para cuidar. No entanto, como sua aparência dependerá da condução correta das atividades agrícolas, ainda serão necessários procedimentos mínimos. Estes incluem: rega, fertilização do solo, afrouxamento e poda.
Rega
Quanto mais jovem a planta e menos desenvolvido seu sistema radicular, mais frequentemente ela requer rega. Sujeito à presença de chuva, a introdução de água no solo pode ser completamente abandonada. Mas em clima seco, você precisará regar os arbustos duas vezes no primeiro mês após o plantio e depois mensalmente. O método de aspersão da coroa também é aplicado ao zimbro, que deve ser realizado nas primeiras horas da manhã ou após o pôr do sol, a fim de evitar queimaduras do sol. Tal procedimento pode refrescar as agulhas, lavar a poeira, melhorar significativamente a aparência e também estimular a liberação de voláteis, saudáveis e com um delicado aroma de coníferas.
Recomenda-se que os arbustos de zimbro adultos sejam regados três vezes por estação. Além disso, o volume de água dependerá do grau de desenvolvimento das raízes, bem como do tamanho da própria mata, e pode variar de 10 a 30 litros por planta. No entanto, você precisa conhecer a regra "de ouro" para o cultivo de coníferas - é melhor não encher do que derramar.
Top vestir
Apesar do fato de que, em condições naturais, o zimbro cresce em solos pobres, as variedades modernas são mais caprichosas para as condições de detenção e, portanto, requerem alimentação periódica. Se durante o plantio todas as condições foram atendidas e fertilizantes foram aplicados no terreno da cova, a mata não precisará de substâncias adicionais nos primeiros dois anos.
A partir do terceiro ano, anualmente na primavera, recomenda-se a introdução de fertilizantes minerais e complexos, de acordo com as instruções. Nesse caso, a planta deve ser alimentada não apenas no círculo basal, mas também em toda a zona de crescimento do rizoma. Essa abordagem não apenas permitirá reabastecer todos os nutrientes da terra, mas também evitará o desenvolvimento de doenças fúngicas.
Você sabe A casca de zimbro foi amplamente usada para fazer pratos na Rússia antiga. A propriedade mais valiosa foi considerada a possibilidade de armazenamento prolongado de produtos alimentícios, sem perder suas qualidades (por exemplo, o leite em tais pratos não azedou nem no calor).
Afrouxamento e cobertura do solo
Afrouxamento e cobertura morta são procedimentos obrigatórios de cuidado com as plantas que devem ser realizados após cada rega ou capina da erva daninha. Nesse caso, dada a localização próxima das raízes à superfície da terra, recomenda-se afrouxar o solo da maneira mais cuidadosa e superficial possível.
A cobertura do círculo do tronco permite reter a umidade no solo, impede o crescimento de novas ervas daninhas e a formação de crostas na superfície do solo, o que impede o fluxo de oxigênio. Além disso, usando a cobertura morta, você pode evitar queimaduras solares do sistema radicular na primavera e seu congelamento no inverno. Produtos orgânicos finamente triturados, como serragem, turfa, lascas de madeira, cascas de árvores coníferas ou cascas de nozes, se tornarão o material ideal. A espessura da camada de cobertura morta não deve ser inferior a 7 a 10 cm.Além disso, a cobertura morta confere a toda a composição decorativa uma aparência completa.
Poda
Devido à boa tolerância e recuperação rápida, os seguintes tipos de poda são usados no zimbro:
- Formação da coroa - permite obter uma certa forma da coroa (por exemplo, esférica, piramidal etc.), o que é especialmente importante em várias composições. No entanto, deve-se levar em consideração o pequeno crescimento anual dessa planta e não cortar os galhos muito curtos. O momento ideal para esse procedimento é a primeira década do verão, a saber: início - meados de junho.
- Poda sanitária - Além da aparência, é necessário cuidar do desenvolvimento saudável do arbusto; portanto, antes do inverno e no início da primavera (antes da brotação), recomenda-se remover da planta todos os galhos danificados, deformados ou batidos pelo gelo.
Preparações de inverno
O zimbro pertence a culturas resistentes ao inverno, no entanto, nas condições climáticas da região de Moscou, os arbustos jovens requerem preparação adicional para o clima frio. Portanto, os arbustos, cuja idade não excede 3-4 anos, devem ser cobertos com abetos durante o inverno e cobrem o solo com serragem ou turfa (espessura da camada - pelo menos 10 cm). Ao mesmo tempo, com o início da primavera, a cobertura deve ser ajuntada, para evitar o enraizamento do sistema radicular.
O zimbro com uma coroa que se espalha para o inverno não é muito amarrado com barbante, o que protegerá os galhos de ferimentos devido ao grande peso da neve. De cima, a planta pode ser coberta com estopa, jornal ou papel kraft, além de qualquer material não tecido, como fiado. Evite materiais que impeçam o fluxo de oxigênio para os galhos da planta.
É necessário remover o abrigo com todas as precauções, dada a fragilidade do zimbro após a hibernação. É melhor fazer isso depois que a Terra se aquecer completamente (final de abril) .Os arbustos adultos não precisam de abrigo, além disso, podem levar a conseqüências indesejáveis, a saber: ao desenvolvimento de doenças fúngicas que se formam durante o degelo sob o material de cobertura. em preparação para o clima frio é abundante a rega do outono.
Possíveis doenças e pragas
O zimbro tem uma forte imunidade a várias doenças e sua madeira durável é altamente resistente a insetos. No entanto, ainda existem doenças e pragas, cujos efeitos nocivos ocorrem periodicamente em arbustos.
Entre eles, os insetos mais comuns:
- Sawflies - pragas, cujas larvas, comendo brotos e agulhas, são capazes de destruir um arbusto inteiro, passando de galho em galho. A aparência dos insetos se assemelha a lagartas verdes comuns, com faixas escuras longitudinais com oito pares de pernas. O horário de maior atividade é de maio a junho, a duração do ciclo de vida é de 20 a 30 dias. Como luta, são usadas influências mecânicas (sacudindo as larvas dos galhos e soltando o solo perto do zimbro), bem como o tratamento com preparações inseticidas de contato (o procedimento é realizado duas vezes com um intervalo de 2-4 semanas).
- Pulgões - pequenos insetos nocivos, perigosos por seu alto número. As plantas se alimentam do suco, o que pode levar à destruição completa das áreas afetadas. O tratamento consiste em tratar arbustos com drogas inseticidas, além de usar métodos alternativos de controle - usando infusões em sabão em pó ou tabaco. Também existem plantas que têm a capacidade de deter esses insetos. Entre eles estão os famintos da família Astrov. No caso de pequenos números, recomenda-se coletar os pulgões manualmente, bem como derrubá-los das plantas com água comum sob pressão.
- Mineiros - pragas que põem ovos dentro das agulhas. Ao chocar, as larvas começam a comer as agulhas por dentro, fazendo movimentos nela (as chamadas minas). Na luta contra os mineiros, os arbustos afetados são tratados com inseticidas (2 vezes, com um intervalo de 2-3 semanas) ou polvilhados com pó de shaggy ou tabaco, o que os afugenta. A prevenção também é importante, pois é usada a escavação do solo ao redor das plantas no outono, assim como a remoção de cascas velhas dos arbustos e o tratamento de todos os danos com variedades de jardins.
- Carrapato da agulha - uma pequena praga que pode ser colorida de amarelo, vermelho, verde ou branco. Como os primeiros sinais de danos, as pontas das agulhas aumentadas de tamanho podem agir. Como nos casos descritos acima, o tratamento de inseticidas é o controle mais eficaz dos insetos. No entanto, existe a possibilidade de recusar produtos químicos e usar remédios populares. Por exemplo, molhar a coroa do zimbro com água morna e sabão dissolvido (o procedimento é de 2 a 3 vezes por temporada) ou pulverizar com infusões de tabaco, alho e rábano. Nesse caso, a frequência do processamento aumenta para 5-6 vezes por mês.
- Escudo de zimbro - a praga é pequena, redonda ou oblonga, amarelo pálido. Ao comer suco de planta, esses insetos podem não apenas retardar significativamente o crescimento do zimbro, mas também causar sua morte. Ao mesmo tempo, tanto as larvas quanto os indivíduos adultos estão em risco. Como tratamento, os fragmentos danificados são removidos da planta e queimados, e o próprio arbusto é tratado com inseticidas e também é sistematicamente lavado com uma solução fraca de sabão em pó, que deve ser enxaguada com água corrente limpa.
Quanto às doenças, o maior perigo são infecções por fungos. Você pode se livrar deles apenas se diagnosticar a doença a tempo e tomar as medidas apropriadas.
Importante! Todos os fragmentos afetados por doenças fúngicas devem não apenas ser removidos da planta, mas também queimados. Isso se deve à alta capacidade de tolerar esporos do fungo em longas distâncias usando o vento.
Entre as doenças comuns destacam-se:
- Murcha traqueomicótica (fusarium) - fungo, que se manifesta na aquisição de agulhas de tonalidade amarela ou vermelha, uma diminuição significativa de sua quantidade e pode causar uma secagem completa da planta. Como o sistema radicular é o primeiro a ser afetado, que deixa de fornecer nutrientes ao arbusto, é bastante difícil combater o Fusarium. Ao primeiro sinal, recomenda-se remover todos os fragmentos afetados da sarça e tratar os rizomas com preparações fungicidas.
- Alternariosis - também uma doença fúngica, cuja principal lesão ocorre nas raízes do zimbro.Manifesta-se externamente na forma de uma sombra marrom de agulhas e placa cinza. Como tratamento, todos os galhos afetados são removidos do mato, as áreas abertas são desinfetadas com uma solução de sulfato de cobre e manchadas com var. A prevenção também é importante - a prevenção do espessamento das plantações, bem como o tratamento por mola das plantas com o fluido Bordeaux.
- Ferrugem do zimbro - um fungo cujos esporos são transportados pelo vento a partir de fruteiras. Manifesta-se externamente na forma de manchas levemente convexas de cor laranja, que subsequentemente racham e se tornam o local da formação de micélio. Para o tratamento, o tratamento com preparações fungicidas pode ser usado (a cada dez dias até a recuperação), bem como com uma solução de líquido Bordeaux. Anteriormente, todas as áreas afetadas do mato deveriam ser removidas. Não se esqueça da prevenção, que consiste na jardinagem obrigatória de todas as feridas na planta.
- Schütte - doença fúngica, que leva a uma alteração na cor das agulhas, sua secagem e queda. As condições ideais para o desenvolvimento da doença são o aumento da umidade do ar e o espessamento da coroa. Especialmente os arbustos jovens são suscetíveis a esta doença. Como medida preventiva, é usada a pulverização por mola de arbustos com líquido de Bordeaux, coletando agulhas caídas e removendo todos os galhos danificados.
Métodos de criação
Existem várias maneiras de propagar o zimbro. Todos eles têm valores praticamente iguais em termos de sobrevivência, no entanto, os procedimentos em si são demorados:
- Maneira semente - os cones de zimbro, que contêm sementes, são utilizados como material para a obtenção de material de plantio. Depois de liberadas, as sementes são embebidas em água por uma semana. Nesse caso, o fluido deve ser trocado o mais rápido possível (pelo menos uma vez por dia). Como preparação para a semeadura, o material de plantio deve ser estratificado - é pré-aprofundado em um recipiente com areia e colocado por 3-4 meses na prateleira inferior da geladeira ou enterrado em recipientes com areia na neve. Mas a última opção está disponível apenas para regiões cujas condições climáticas implicam uma grande quantidade de neve no inverno. No meio da primavera, as sementes preparadas são tratadas com um estimulante do crescimento e semeadas a uma profundidade de cerca de 2 cm nos canteiros ou na estufa. Ao mesmo tempo, o solo para semeadura deve incluir partes iguais de terra frondosa, turfa e húmus. As plantas jovens são abundantemente regadas (se necessário, elas também podem ser plantadas) e também fertilizadas com fertilização especial para coníferas. As mudas estarão prontas para serem transplantadas para um local permanente no 3-4º ano de vida.
- Propagação vegetativa ou estacas - Uma maneira fácil de cultivar a quantidade certa de material de plantio. O corte das estacas é realizado entre o final de maio e o início de julho, e o próprio processo é realizado com uma tesoura ou mãos (saindo da base com o calcanhar). Nesse caso, o estado da planta mãe deve ser levado em consideração - todas as ações devem ser executadas com a maior precisão possível. Dependendo da variedade do zimbro, o tamanho das estacas também varia - para espécies pequenas, 3 cm serão um comprimento suficiente de material de plantio. As estacas são plantadas em uma mistura especial de solo (uma composição semelhante a um substrato para sementes) a uma profundidade de cerca de 1 cm, após serem tratadas com um estimulador de crescimento e medicamentos antifúngicos. Não devemos esquecer a camada de drenagem obrigatória em cada poço de aterrissagem. Nas estufas, as estacas passam o verão inteiro, com pulverização e ventilação regulares. Durante todo o período de inverno, as mudas estão sob material de cobertura e o plantio em si é realizado com o início da primavera.
- Camadas - A maneira mais adequada e fácil de reproduzir zimbro horizontal. No processo, as brotações laterais selecionadas são limpas dos galhos laterais e reforçadas com grampos em valas especialmente cavadas, após o que são cobertas com terra e regadas. As camadas preparadas se escondem por várias semanas com um corte de lutrasil. Com o tempo, o material de cobertura é removido e o solo ao redor da parte aérea é afrouxado, regado e coberto com matéria orgânica. Já na próxima primavera, novas mudas podem ser separadas do arbusto-mãe e plantadas em um local permanente de crescimento.
Uso em paisagismo
O zimbro fica ótimo tanto em plantações individuais quanto em composições de grupo, pelas quais é especialmente apreciado pelos paisagistas.
Devido às características decorativas e à variedade de formas e cores, esta planta é utilizada em várias soluções estilísticas, das quais as mais populares são:
- Estilo escandinavo - simples e um tanto áspera, caracterizada por linhas pontiagudas, espaço rochoso aberto e contenção: todas aquelas características pelas quais a natureza do norte é famosa. Em tais composições, o zimbro permite colocar acentos com sucesso em combinação com musgo, líquen, urze e outros arbustos anões.
- Estilo oriental (japonês) - composições com inclusões de cores vivas, água, pequenas áreas rochosas. Nesse caso, os arbustos de zimbro enfatizam as especificidades da direção escolhida e criam um contraste.
- Estilo inglês - contido e primo, no qual o zimbro não se destaca na composição, mas serve apenas como elemento final que complementa a paisagem geral.
Em qualquer uma das opções, o plantio de zimbro requer a aderência às regras de plantio (levando em consideração a distância entre as plantas, bem como a fotofilia dos arbustos). É por isso que, antes de plantá-lo em um local permanente, é recomendável que você organize os vasos com zimbro na área onde seu crescimento constante é fornecido e, em seguida, tome a decisão final.
O zimbro é caracterizado por uma variedade de variedades, aparência e formas. Uma vantagem adicional é a disponibilidade de material de plantio, que pode ser obtido em casa de forma independente, bem como a despretensão geral da planta. Tais características permitem que essas plantas sejam plantadas em áreas não apenas para jardineiros experientes, mas também para iniciantes amadores.Você sabe De acordo com a interpretação dos livros dos sonhos, o zimbro sonha com riqueza e boa sorte em qualquer empreendimento.