Muitas vezes, mesmo jardineiros experientes, envidando esforços consideráveis e aplicando as práticas agrícolas mais avançadas, encontram um problema de queda de safra no outono. E não há nada de surpreendente nisso - uma pessoa, apesar de todos os seus conhecimentos e habilidades, é pouco capaz de se opor aos caprichos da natureza: chuvas torrenciais, secas, geadas tardias. Embora a solução para o problema de distúrbios climáticos ainda exista - a estufa de policarbonato "Uralochka".
Características de design da estufa de Uralochka
Estufa "Uralochka" - um projeto do tipo arco projetado para o cultivo de várias culturas em condições de estufa. O fato de a estrutura ter uma arquitetura em arco e não ter cantos contribui para a queda de neve normal com seu próprio peso, bem como boa resistência aos ventos fortes (o efeito da vela é reduzido).
O projeto consiste em arcos ocos, dobrados na máquina, com uma seção transversal de 20 × 20 mm, em uma versão reforçada, a base é montada a partir de um perfil mais poderoso de 40 × 20 mm. A diferença entre o padrão de Uralochka e o reforçado também está na distância entre os arcos: o passo entre os reforços na versão padrão é de 1 m, ou seja, 3 arcos por 2 m do comprimento da estrutura, enquanto na versão reforçada 4 estão localizados na mesma distância costelas (respectivamente, a distância entre elas é de aproximadamente 0,66 m).
O arco e a base possuem um revestimento especial resistente à corrosão. A versão reforçada é capaz de suportar cargas na forma de uma massa suficientemente grande de neve (40 kg / m²) e vento forte (até 30 m / s). Alguns elementos estruturais (aberturas de ventilação e portas) são montados usando uma máquina de solda. Devido ao baixo peso da estrutura, a instalação da estufa é realizada diretamente no solo, não sendo necessário a construção da fundação.
Dentre os recursos extremamente úteis da estufa, deve-se destacar o seguinte: você pode prolongar a estrutura, absolutamente sem dificuldades, sem recorrer a nenhuma grande reestruturação. Para fazer isso, basta estender o perfil de base e instalar arcos adicionais; para esses fins, é fornecido um cabo de extensão, incluído no kit.
O revestimento de policarbonato transmite bem a luz do sol necessária para o desenvolvimento normal das plantas, enquanto retém perfeitamente o calor dentro do edifício. Mesmo em latitudes bastante ao norte, Uralochka, com temperatura ambiente não muito baixa, é capaz de manter a temperatura positiva em ambientes fechados sem uma fonte de calor adicional.Você sabe Primeira substância-o progenitor do policarbonato moderno, foi descrito em 1898 pelo químico alemão Alfred Einhorn, um cientista conhecido por sintetizar a novocaína.
A estrutura é montada com muita simplicidade: para sua instalação, é necessário colar vários pinos que estão incluídos no pacote de entrega no chão. Devido à sua simplicidade e confiabilidade, não há necessidade de manutenção preventiva anual da estrutura.
Os benefícios
- Entre as vantagens da estufa de Uralochka, deve-se prestar atenção ao seguinte:
- Ao contrário de muitos outros modelos semelhantes, o revestimento de policarbonato de Uralochka é montado de ponta a ponta, não lapidado. Essa circunstância facilita a instalação e a limpeza, e menos sujeira se acumula nas juntas dos painéis;
- devido à composição com a qual as juntas são vazadas, a condensação não se acumula na estrutura;
- a estrutura é fácil de montar e fácil de operar;
- não há necessidade de construir uma fundação;
- a estrutura pode suportar cargas significativas em peso e velocidade do vento;
- com ventilação completamente bloqueada, a temperatura positiva é mantida mesmo com geadas significativas no ambiente;
- arranjo conveniente de folhas de janela;
- resistência estrutural;
- espessura do revestimento de policarbonato - 4 mm;
- a construção não requer reparos anuais, incluindo pintura e preparação;
- tolera diferenças de temperatura;
- a capacidade de substituir folhas individuais de policarbonato danificadas;
- Projetado para uma vida útil bastante longa, independentemente da região de uso;
- não passa raios UV.
Desvantagens
- As principais desvantagens da estufa de Uralochka:
- o metal do perfil é bastante fino; quando a estrutura é deformada, a estrutura não pode ser restaurada. Nesse caso, você precisa comprar uma nova estufa. Esta circunstância extremamente desagradável pode surgir como resultado da forte aderência da neve molhada (acima de 40 kg / m²). Nesse caso, o quadro pode dobrar;
- apenas a camada externa da carcaça é revestida com tinta anticorrosiva; no interior dos tubos, elas são corroídas após a primeira temporada de operação (o que não se aplica aos modelos de perfil galvanizado);
- alguns orifícios de montagem no perfil podem não estar localizados em seus lugares; portanto, você deve estar preparado com antecedência para um possível problema;
- o fabricante fornece ao projeto apenas 12 meses de serviço de garantia.
Seleção de tamanhos ideais de estufa
Dependendo dos seus requisitos, bem como da área disponível para a instalação da estrutura, você pode escolher o tamanho da estufa que seja adequada especificamente para os fins para os quais planeja usá-la.
Confira
A largura da estrutura pode ser 2; 2,5 e 3 m, ou seja, a área da estufa padrão mínima (6 × 2 m) é de 12 m². A maior área de construção na versão padrão é de 30 m² (10 × 3 m). Mas, como já mencionado, se 30 m² de espaço útil não forem suficientes para você, é bem possível construir uma estrutura mais espaçosa.
Se você precisar de uma estufa exclusivamente como estufa para o cultivo de mudas, possivelmente hortaliças, é bem possível se contentar com o tamanho mínimo. Se você quiser ter legumes frescos sobre a mesa o ano todo, pense em uma sala maior.
No mesmo caso, se você estiver envolvido no cultivo de hortaliças e outras culturas (flores) para venda, seria aconselhável equipar uma estufa do tamanho padrão máximo ou construir uma sala ampliada de acordo com um projeto individual (afinal, as soluções estruturais do produto permitem que isso seja feito).
Você sabe As primeiras estufas foram inventadas na Roma antiga. Os protótipos das modernas estufas eram pequenas carroças, com vegetais, frutas, flores plantadas neles. Durante o dia, os carros estavam ao ar fresco e aquecidos pela luz solar natural e à noite eram transportados para salas aquecidas.
Como montar uma estufa "Uralochka" faça você mesmo
A montagem da estufa de Uralochka não é um grande problema. O pacote contém instruções detalhadas com as quais você pode montar rapidamente a estrutura. Para começar, você deve escolher um local adequado.
Ele deve atender a certos requisitos:
- o local deve ser plano, com a ocorrência de águas subterrâneas a pelo menos 2 m da superfície;
- é aconselhável colocar a estrutura para que os respiradouros fiquem localizados no lado sul;
- não deve haver sombra nas árvores por perto;
- se a estufa for usada para algumas culturas relacionadas, siga esta regra: para plantas que amam calor, a estufa é orientada para oeste-leste, para vegetação que prefere sombra, é aconselhável instalar a estrutura na direção norte-sul.
Antes de iniciar a montagem da estrutura, é necessário preparar as seguintes ferramentas:
- pás (baioneta e palheta);
- um martelo;
- roleta;
- corda com uma linha de prumo;
- nível;
- balança de bancada;
- broca ou chave de fenda;
- Chave de fenda Phillips
- chaves de boca;
- faca de construção.
Você sabe A Inglaterra possui a maior estufa do planeta. Construção chamada «Eden», representa 2 cúpulas semelhantes aos favos de abelha, com uma área de 22 mil m²Isso corresponde a uma área de aproximadamente 3,5 campos de futebol. As estufas foram construídas por cerca de 30 meses, e a própria construção custou mais de US $ 130 milhões.
Seleção da fundação
Como já mencionado, Uralochka não precisa de uma fundação de capital, devido à facilidade de construção. Basta escolher um lugar plano, sem preconceitos. No entanto, se o solo no local escolhido for bastante solto, você ainda precisará instalar uma tira ou fundação de madeira. De qualquer forma, será necessário compactar o solo em um local selecionado. Para esses fins, você pode usar a máquina para compactação do solo.
Outra opção bastante adequada para a construção dessa massa é fortalecer as estacas de montagem, despejando-as em concreto. Para esse fim, em um local pré-marcado, faça furos sob os pinos. A profundidade de tal poço é de 0,6 m, o diâmetro é de cerca de 0,5 M. Os pinos são instalados verticalmente, usando um nível ou prumo.
Você pode usar tubos com um diâmetro de 200 mm verticalmente enterrado no solo para resistência estrutural nos locais onde os pinos de montagem serão instalados (os pinos devem estar localizados exatamente no centro de cada tubo).
A instalação de uma fundação de tira, que pode ser feita de um bloco de concreto, um bloco de espuma ou derramar concreto em uma cofragem de madeira não é muito mais difícil (os pinos de montagem são instalados em concreto líquido, monitorando constantemente sua posição vertical).
Mas se você escolheu um local para uma estrutura com solo compactado e denso o suficiente, é bem possível conviver com estacas presas diretamente no chão, principalmente se a estrutura for pequena. Ou seja, antes de iniciar a montagem da estrutura, você deve ter uma plataforma nivelada e limpa, com uma superfície e pinos bem compactados instalados para marcação, ou uma base do tipo de sua escolha.
Uma fundação muito simples e ao mesmo tempo suficientemente funcional pode ser feita usando uma placa (50 × 250 mm).
Fazer essa base é bastante simples:- Marque o perímetro da fundação com base no tamanho da estufa.
- Instale ao longo do perímetro da marcação da placa para que o lado plano fique na vertical e os lados (extremidades com 50 mm de espessura) fiquem no chão.
- Nos dois lados do tabuleiro, martele os pinos do reforço em um padrão quadriculado, a distância entre os pinos de um lado da placa é de 1,5 a 1,6 m. Ou seja, a distância entre os pinos localizados em ambos os lados deve ser de aproximadamente 0,75-0,8 m.
- Usando um martelo, empurre a prancha no chão de 5 a 7 cm, controlando a localização horizontal da borda superior usando um nível (a estufa será montada nela). Se necessário, para levantar qualquer parte do quadro, coloque um pedaço de tijolo.
- Quando as placas sob a fundação são instaladas e a horizontal é verificada usando o nível, elas são aspergidas nos dois lados com terra, forçando-a.
Montagem final
De todos os detalhes do quadro, as paredes finais são primeiro montadas e revestidas.
Faça assim:
- Desembale as faces finais, coloque-as no local de montagem para que todas as peças móveis se abram (saiam).
- Corte uma folha de policarbonato de 6 metros em 3 partes (2 painéis com 202 cm de comprimento e um painel com 196 cm).
- Remova o filme protetor da superfície do policarbonato, posicione o policarbonato de forma que uma das peças (202 cm) cubra a parte da parede final na qual as dobradiças da porta estão conectadas e a porta da própria estrutura.
- A borda da chapa de policarbonato não deve ser rosqueada com a armação lateral da porta, mas deve se estender de 1,5 a 2 cm além dela, atingindo quase o meio da armação de canos da porta. Assim, a parte da folha que se estende além da porta se sobrepõe ao perfil adjacente da porta, desempenhando as funções de uma prancha simulada.
Importante! Depois que o policarbonato é parafusado no perfil com parafusos autorroscantes, afrouxe levemente os parafusos autorroscantes e, com uma escova, remova os cavacos que aparecerão entre o policarbonato e os tubos do perfil após parafusar os parafusos. No futuro, essas aparas podem causar processos de corrosão.
- O policarbonato é fixado com parafusos autorroscantes de 5,5 × 25. O perfil já possui orifícios de montagem nos quais os parafusos estão aparafusados. É melhor prender o policarbonato ao perfil juntos: os 2 primeiros parafusos são enroscados com a assistência de um assistente que segura a folha para que ela não se mova. Depois disso, você pode continuar por conta própria.
- Quando as folhas de revestimento estiverem fixas, corte com cuidado o excesso (as peças restantes serão necessárias para um revestimento adicional) com uma faca de construção. Usando a mesma ferramenta, faça aberturas. Não é necessário cortar o revestimento entre a porta e a moldura (entre as partes do perfil em que as dobradiças da porta estão localizadas). Depois de abrir a porta, a folha dobrará o suficiente para que a porta se abra normalmente.
- A segunda parede final é revestida da mesma maneira. Ganchos para fixação de respiradouros e bloqueios são instalados com base em suas próprias considerações. As alças são instaladas nos orifícios destinados a isso, usando parafusos M4 × 30 e porcas do tamanho correspondente.
Vídeo: Montagem das extremidades da estufa de Uralochka
Montagem do quadro
A montagem da estrutura começa com a instalação da fundação da futura estufa. Caso você não tenha preenchido a fundação, cave 6 tubos com 20 cm de diâmetro no chão, de acordo com a marcação da estrutura ou faça furos nesses locais e despeje concreto neles, colocando os postes de montagem no centro, controlando sua posição vertical.
A base é montada diretamente na superfície da terra.
A instalação é simples e consiste na seguinte sequência de ações:Importante! É necessário montar policarbonato no perfil desta maneira: um lado do material é coberto com uma película com o logotipo do fabricante, o outro lado é coberto com uma película sem inscrições. O lado da folha de policarbonato em que o logotipo é representado possui um revestimento UV; a folha deve ser anexada ao perfil para que esse lado seja direcionado para o ambiente externo.
- Disponha os tubos da base de modo que as guias dos arcos olhem para cima e para dentro da estrutura, as juntas dos tubos da base sejam conectadas usando placas de fixação (elas devem estar localizadas dentro da estrutura) e parafusos M6 × 50 usando uma chave inglesa e uma chave de fenda. Os parafusos devem ser apertados o suficiente para que a base tenha rigidez suficiente.
- A base montada é instalada em uma base de prancha ou tira, estacas para tubos ou em furos de concreto preenchidos com concreto usando terminais.
- Em seguida, os arcos são presos à base e uma longarina (laços laterais) é instalada entre os arcos. Para a fixação, são utilizados os parafusos M4 × 55.
- Depois que os arcos são instalados na base e conectados pelos acopladores, as paredes finais são instaladas, prendendo-os na base e parafusando nas longarinas.
- Entre os arcos, uma janela é montada usando os parafusos autoatarraxantes incluídos no kit. Instale a janela onde achar melhor. Seria mais conveniente instalá-lo do lado sul se as paredes finais estivessem orientadas ao longo do eixo leste-oeste.
Vídeo: Montagem da estufa de Uralochka
Revestimento de armação
Depois que a estrutura estiver totalmente instalada na base (arcos, faces finais e aberturas de ventilação), é hora de prosseguir para a estrutura da estrutura:
- O revestimento de policarbonato das paredes laterais deve ultrapassar as paredes das extremidades em cerca de 4-6 cm, formando uma espécie de viseira acima das extremidades da estrutura.
- As chapas de policarbonato são colocadas desde as extremidades até o meio; a última a ser assentada é a chapa que fica na parte central da estrutura.
- Aperte o revestimento com parafusos autorroscantes, aparafusando-os nos orifícios estruturais do perfil. Na parte inferior, as folhas de plástico podem ser parafusadas com parafusos na fundação da prancha, se você a instalou. A estrutura celular do revestimento deve ser paralela aos arcos.
Dicas para a manutenção e operação da estufa de Uralochka
A construção do Uralochka é bastante sólida e robusta, capaz de suportar cargas bastante graves e não precisa de reparos por um longo tempo.
No entanto, para você usar o edifício o maior tempo possível, siga algumas recomendações simples:
- No inverno, o reforço adicional da estrutura a partir do interior com suportes instalados entre os suportes do piso e do teto não será prejudicial. Esse reforço não será supérfluo em caso de fortes nevascas.
- Limpe o revestimento plástico com abrasivos sem amônia ou duros.
- Após a colheita, é necessário remover todo o lixo, folhas e galhos secos do edifício.
- As extremidades do revestimento, bem como as juntas e, em geral, qualquer local onde a estrutura aberta celular esteja em contato com o ambiente, é melhor selar.
- Antes de colocar o substrato na estufa, deve-se tomar cuidado para impermeabilizar os prendedores de arco. Para esse fim, filmes e placas de jardim são colocados ao longo das paredes laterais.
Importante! Ao cortar folhas de policarbonato aparafusadas ao perfil, principalmente ao fazer cortes nas saídas de ar, tenha muito cuidado. Tente não tocar na pintura do perfil no qual o revestimento está parafusado, caso contrário, mesmo o menor arranhão pode causar processos de corrosão. Ao fazer ranhuras sob a janela, é melhor cortar apenas a camada externa do revestimento e, depois de abrir a janela, você pode separar suavemente a camada interna ao longo da linha desejada.
A estufa "Uralochka" possui muitas qualidades úteis, dentre as quais se destaca a simplicidade da instalação e desmontagem, confiabilidade, durabilidade suficiente com a operação adequada. É importante ressaltar que esse design é oferecido em uma ampla variedade de tamanhos e áreas e pode satisfazer jardineiros iniciantes e agricultores experientes que usam estufas para necessidades comerciais.