Muitos estão esperando a chegada da nova temporada de verão para desfrutar de legumes frescos cultivados por suas próprias mãos. E entre eles, os verdadeiros símbolos do verão são pepinos crocantes e crocantes. A variedade Furor é um dos representantes da seleção nacional, que se destaca por suas excelentes características - frutificação longa e excelente apresentação da fruta.
Descrição botânica
Os pepinos Furor foram trazidos pelos parceiros da empresa parceira agrícola há pouco tempo, portanto ainda não foram incluídos no Registro Estadual da Federação Russa. No pedido de registro da variedade, foi designado como Furo. A decisão de entrar no Registro Estadual será tomada após todos os testes necessários e um estudo detalhado das características da variedade. Furor é um híbrido, portanto está marcado como F1.
Importante! Não vale a pena preservar as sementes de plantas híbridas para uso na próxima safra, já que na segunda geração as características positivas da variedade se desfazem em formas parentais, cuja qualidade será imprevisível.
Fruta
Variedade Furor traz uma rica colheita de frutas com as seguintes características:
- unidimensional, uniforme, cilíndrico;
- com pequenos tubérculos e pubescência leve na superfície;
- cor verde saturada, sem riscos de luz;
- até 10 a 12 cm de comprimento, até 3 a 3,5 cm de diâmetro;
- pesando entre 60 e 80 g.
Os pepinos se distinguem por uma casca delicada, fina e elástica. Sua carne é suculenta, macia, bastante densa, cheia, com um aroma característico de pepino. O sabor da fruta Furor é agradável, doce, sem vestígios de amargura. Nas câmaras de sementes de tamanho médio, existem sementes de maturação do leite, que não são sentidas com os alimentos.
Frutas são caracterizadas pela versatilidade. Eles são consumidos frescos como aperitivo ou como componente de salada. Além disso, a variedade é ótima para preparações caseiras - decapagem, decapagem, conservas. Além disso, várias máscaras e loções são feitas de pepinos, especialmente para problemas de pele.
Kustov
Furor refere-se a culturas indeterminadas, isto é, tem crescimento de caule quase ilimitado. Como resultado, a planta atinge uma altura considerável, de modo que em uma estufa pode esticar até 3 m ou mais. No processo de crescimento, um novo ovário se forma constantemente, o que prolonga o período de frutificação.
Os brotos laterais da variedade são pequenos e bem frondosos. As folhas da planta são de tamanho médio, de cor verde e têm uma forma sólida em forma de coração angular com uma superfície levemente enrugada. O sistema radicular do Furoor é poderoso e bem desenvolvido. Tipo de variedades de frutificação - cacho. Além disso, 2 a 4 ovários são formados no seio de cada folha.
Você sabe Nas ilhas do Pacífico, o pepino é tratado como um produto muito valioso. As frutas são embrulhadas em folhas de bananeira e armazenadas enterradas no chão. Assim, na ilha de Fiji, antes de obter permissão para o casamento, o futuro noivo deve apresentar a seus pais os estoques dessas frutas.
Recurso
Graças ao trabalho de melhoramento, os pepinos Furor toleram um pequeno déficit de umidade, pequenas diferenças de refrigeração e temperatura. Além disso, as frutas são perfeitamente transportadas e armazenadas.
Produtividade
Devido à frutificação prolongada, os pepinos desta variedade trazem uma colheita abundante. Nesse caso, até 7 kg de pepino aromático podem ser removidos de um arbusto. E o rendimento de 1 m² de plantio de pepino será de cerca de 20 kg.
Além disso, o rendimento não depende de onde a colheita é cultivada - em estufa ou em campo aberto. O rendimento e a qualidade dos pepinos são influenciados por muitos fatores, entre os quais a fertilidade do solo, a leveza do local, a correção e a pontualidade das medidas de cuidado.
Períodos de floração e frutificação
A variedade mostra frutificação precoce, ou seja, Decorridos 37 a 39 dias entre a germinação das sementes e a colheita do primeiro fruto maduro. O tipo de planta com flores é o buquê, em cada nó 2 a 4 frutos são amarrados.
Além disso, a duração da colheita é de 2 a 3 meses. A variedade Furor F1 é partenocárpica, por isso não precisa de insetos ou outras plantas polinizadoras.
Resistência a pragas e doenças
O furor tem boa resistência ao oídio, mosaico comum de pepino e mancha de folhas de oliveira. No entanto, o risco de infecção aumenta se o tempo estiver frio e chuvoso por um longo tempo. Portanto, você deve cuidar adequadamente das plantas, não as coloque com muita espessura e ventile periodicamente a estufa.
Vantagens e possíveis desvantagens
- De acordo com as características da variedade, podem ser observadas as seguintes vantagens:
- amadurecimento precoce;
- orientação profusa;
- frutos grandes sem vazios internos;
- casca fina de frutas;
- sementes macias e suculentas;
- sabor delicado, doce e agradável;
- resistência a doenças características;
- a possibilidade de crescer em fazendas pessoais e em escala industrial;
- universalidade do uso de frutas.
A variedade não possui desvantagens pronunciadas. A única coisa que alguns jardineiros observam é o alto custo das sementes.
Variedades de plantio
Como a cultura é bastante sensível ao frio, o momento de plantar pepinos é extremamente importante. Os autores da variedade recomendam plantar Furor em campo aberto por volta de maio a junho, quando a temperatura do solo aquece até + 15 ° C.
Nas áreas em que é observada geada congelante, é melhor cultivar a cultura através de mudas. Em um clima quente, as sementes Furora podem ser plantadas imediatamente no local. Camas de jardim são preparadas no outono, cavando o chão e alimentando-o com adubo. A altura mínima das camas é de 25 cm.
Importante! Bons antecessores de pepino são tomates, repolho, alho e cebola. É melhor não plantar a colheita onde cresceram abobrinha, abobrinha, abóboras, melões ou melancias no ano passado.
Os pepinos preferem áreas ensolaradas e com pouco vento, com solo fértil e bem drenado. Se for ácido, deve-se realizar a calagem. O substrato ideal para a variedade Furor é uma mistura de turfa, húmus, grama e serragem na proporção de 6: 1: 1: 1.Também no site, você precisa fornecer suportes para que os brotos de pepino possam se enrolar à medida que crescem. Como tal, arcos metálicos ou treliças de madeira são bem adequados.
Método de semeadura
Para plantar variedades com sementes, você deve preparar um jardim onde possa organizar fileiras com uma profundidade de 5 a 7 cm. As sementes são plantadas à mesma distância entre si (30 a 35 cm), após as quais o solo é regado suavemente para que não haja excesso de umidade. Para a irrigação, deve-se usar água aquecida e ligeiramente aquecida.
Depois disso, uma mini-estufa feita de vidro ou polietileno pode ser organizada acima do canteiro do jardim. Se a probabilidade de retorno de geada for alta, à noite o pouso será coberto com uma camada de palha ou agrofibra.
Método de mudas
As sementes Furora para mudas são plantadas de março a abril. Eles não precisam ser aquecidos, basta mergulhar as sementes em um estimulador de crescimento por cerca de 20 minutos. Eles são plantados em solo nutritivo ou em pastilhas de turfa especiais.
Em seguida, despeje com cuidado e deixe em um local quente, coberto com papel, vidro ou polietileno.
Após a germinação das sementes, é melhor colocá-las no parapeito da janela, onde as mudas receberão uma quantidade suficiente de luz solar. A água deve ser tão necessária.
Entre a germinação de sementes e o plantio de pepinos em um local permanente, geralmente leva de 3 a 4 semanas. O sinal para a possibilidade de transplante é a formação de pelo menos 5 folhas e uma altura de planta de pelo menos 25 cm.
Mudas de pepino Furor F1 são plantadas na seguinte ordem:
- Os furos são preparados com uma profundidade de 40 cm e um degrau entre eles - 30–40 cm (para 1 m² não deve haver mais de 3 arbustos).
- Parte do solo nutriente umedecido é derramado no buraco, onde um arbusto é plantado junto com um pedaço de terra ou em uma pastilha de turfa.
- O sistema radicular dos pepinos é coberto com terra, que é cuidadosamente compactada.
- Cada arbusto é regado com 3 litros de água morna e parada.
Cuidados adicionais com o mato
Cuidar de pepinos envolve a realização de atividades obrigatórias - rega, cobertura, capina e cultivo.
Rega e alimentação
As plantas são regadas com água morna aproximadamente até a profundidade de uma baioneta de uma pá (cerca de 25 cm). A água pode ser aquecida de maneira natural colocando o barril em um local acessível à luz solar. Você precisa regar de manhã ou à noite, a frequência média de rega no período quente é de 1 vez em 3-5 dias.
5-10 litros de água por 1 m² de plantio geralmente são suficientes para plantas jovens. Quando as plantas florescem, a rega abundante deve ser interrompida e retomada somente após a frutificação. Após a umidade absorver o solo, a terra ao redor dos arbustos deve ser cuidadosamente solta.
A cobertura do solo com turfa ou palha reduzirá a frequência de rega. Durante a estação chuvosa, você não pode regar as plantas.
Fertilizantes orgânicos e minerais são usados para alimentar os pepinos. É melhor alimentar à noite após a rega, evitando a entrada de fertilizantes nas folhas da planta.
Furor F1 é alimentado várias vezes durante a temporada:
- Após a formação das primeiras folhas - 3 l de solução de verbasco (1 l de verbasco por 10 l de água) por planta.
- 2-3 semanas após a primeira alimentação - superfosfato e sal de potássio (30 g por 10 litros de água).
- Molho foliar, se necessário - 0,5 l por 1 m² com uma solução de 12 g de superfosfato, 7 g de cloreto de potássio, 5 g de uréia e 10 l de água.
Afrouxamento do solo
O afrouxamento é necessário para que a água e o ar tenham um bom acesso às raízes das plantas. Como durante a rega, a camada superior da terra é compactada e coberta com uma crosta, depois que a água é absorvida, ela deve ser cuidadosamente solta.
Se isso não for feito, a planta se desenvolverá pior e o ovário cairá. Como as raízes dos pepinos se distinguem por uma ocorrência superficial, elas devem ser afrouxadas com cuidado, a uma profundidade não superior a 4 cm.
Capina
Periodicamente, conforme necessário, elimine o solo ao redor das plantas, removendo as ervas daninhas. O evento é realizado para que as ervas daninhas não ocultem os pepinos e não tirem nutrientes deles. Se houver poucas ervas daninhas, você pode rasgá-las manualmente com a raiz.
Importante! Para obter uma colheita abundante, é necessário formar uma planta - beliscando o topo da parte aérea principal a uma altura de 2 m, processos laterais no nível de 40-50 cm, removendo todas as flores e brotos na parte inferior do mato.
Prevenção de Doenças e Pragas
Os pulgões, o urso, a lagarta, o ácaro e os tripes são considerados os mais perigosos para os pepinos.
Para combatê-los, remédios populares são usados:
- infusão de absinto;
- madeira cinza;
- pó de tabaco.
Embora a variedade se diferencie pela boa imunidade ao oídio, mancha de oliva e mosaico comum, se ocorrer infecção, as plantações com Topázio ou Fundazol devem ser tratadas. Se necessário, o procedimento é repetido após 7 a 10 dias. Para impedir o desenvolvimento de doenças será a pulverização preventiva de plantas com uma solução de cinzas de madeira ou iodo.
Meios adicionais de prevenção:
- pulgões - joaninhas, infusão de cebola ou alho, infusão de tabaco com sabão em pó;
- ácaro - uma solução aquosa de sabão em pó;
- nemátodo da bílis - substituição do solo, tratamento do solo afetado com vapor, congelamento do solo no inverno.
Colheita e armazenamento
Os frutos dos pepinos desta variedade são colhidos regularmente, à medida que amadurecem, quando atingem um tamanho de 10 a 12 cm. A frequência de coleta é geralmente - 1 vez em 1-2 dias. Durante o período de frutificação em massa, as camas são inspecionadas duas vezes por dia - de manhã e à noite.
Pepinos são removidos do mato, torcendo. Além disso, não apenas as amostras maduras devem ser removidas, mas também danificadas ou com formato irregular. Isso é feito para que frutas de baixa qualidade não enfraquecem o mato. Durante a coleta, você não pode puxar ou puxar os cílios dos pepinos.
As frutas descascadas são armazenadas na geladeira no compartimento de vegetais. O prazo de validade é de 1-2 semanas. Se você seguir todas as recomendações para o cultivo, o pepino Furor certamente o deliciará com frutas frescas e crocantes durante seu longo período de frutificação. O principal é escolher um bom lugar para plantar e cuidar adequadamente das plantas.