Os grãos comuns maduros geralmente são bem armazenados e não congelados. As sementes têm uma casca densa, o que não permite que se deteriorem rapidamente. Mas, para cozinhá-los, você deve primeiro amolecer essa concha por imersão; muitas donas de casa preferem colher feijão congelando sementes cozidas ou embebidas. Como isso é feito é descrito abaixo.
É possível congelar o feijão para o inverno
Sementes de feijão maduras podem ser congeladas, mas não cruas, mas após o tratamento térmico. Ao contrário do feijão verde, eles perdem um pouco mais de nutrientes, pois se prestam a um pré-tratamento mais longo. No entanto, uma quantidade suficiente de nutrientes é preservada e as qualidades gustativas não são perdidas.
Seleção e Preparação de Feijão
Nem todos os grãos são adequados para congelamento. Eles não devem ter defeitos visíveis. Sua casca deve ser lisa, brilhante, ao toque de cada semente - dura. Antes do congelamento, as sementes devem ser submetidas a um processo de imersão para que a casca amoleça e possa ser facilmente cozida ou preservada.
Preparação do frigorífico
A geladeira não precisa de preparação especial. Obviamente, se tiver um odor desagradável, você poderá lavá-lo, porque é improvável que você goste de comer feijão que absorveu todos os odores estranhos. No freezer, é necessário liberar espaço no departamento de vegetais e definir a temperatura em –18 ° C.
Você sabe O feijão foi mencionado pela primeira vez em manuscritos chineses antigos, escritos 3000 anos antes de Cristo. e Presumivelmente, começou a ser cultivado 2000 anos antes.
Como congelar feijão em casa
Feijão cozido é geralmente congelado, enlatado ou após imersão.
Uma maneira rápida de congelar feijão cru
Os feijões maduros não podem ser congelados crus. Após o congelamento, eles mudam de cor e ficam enrugados. Eles perdem a maior parte de sua umidade e ficam inutilizáveis.
Feijão cozido
O processo de preparação de sementes para cozinhar com o congelamento subsequente é trabalhoso. Primeiro você precisa mergulhá-los. Algumas donas de casa as deixam durante a noite e outras por 1,5 a 2 dias, acreditando que durante esse período os feijões incharão até o tamanho máximo e sua pele se estenderá gradualmente. Mergulhe-o em água fria e mantenha-o em temperatura ambiente pelas primeiras 12 horas e, em seguida, coloque-o na geladeira pelo tempo restante. A água precisa ser trocada periodicamente. Depois de dois dias, você precisa drenar a água, preencher um recipiente novo, colocar no fogo, ferver por 5 minutos e escorrer novamente.
Importante! Mova periodicamente os feijões congelados com uma espátula para que eles não grudem.
Encha repetidamente o feijão com água, deixe ferver e cozinhe até ficar cozido. 10-15 minutos antes de ser cozido, sal. Feijão cozido é jogado em uma peneira e deixado para escorrer. Um recipiente raso é preparado para caber no freezer. Se não for esse o caso, você pode simplesmente cobrir a caixa no freezer com filme plástico e despejar o feijão em uma camada. Nesta forma, ele deve ser deixado para congelar. Isso leva 2-3 horas. O produto final é embalado em sacos a vácuo.
Vídeo: como congelar feijões
Feijão descascado
O branqueamento é um tratamento de curto prazo com água fervente. Como o tratamento térmico não é longo (não mais que 3 minutos), a casca das sementes cruas não terá tempo para amolecer. Como resultado, verifica-se que as frutas cruas serão congeladas; portanto, o branqueamento, como opção de processamento, não é adequado para sementes de feijão.
Importante! É aconselhável embalar o feijão preparado para congelamento em pacotes e recipientes em lotes (conforme necessário para preparar um prato). É aconselhável assinar os contêineres, indicando a data da compra neles, para entender qual pacote usar primeiro.
Feijões enlatados
O feijão enlatado comprado na loja ou preparado por conta própria também pode ser congelado. A receita para a preparação é simples, porque geralmente é congelada com uma camada inteira, para que possa ser enviada imediatamente para a assadeira. Algumas donas de casa são mais experientes e transformam o produto em uma massa homogênea usando um liquidificador - desta forma, será um bom molho para os primeiros pratos. Só pode ser descongelado naturalmente: à temperatura ambiente ou no frigorífico.
Congelando feijões embebidos
Você pode congelar não feijão cozido, mas embebido. Sua casca vai amolecer, esticar e durante o cozimento eles ferverão com a consistência desejada. O feijão colhido é descascado e lavado. Em seguida, encha-o com água à temperatura ambiente e deixe-o dentro de casa por 10 a 12 horas. Após o tempo indicado, eles são transferidos para a geladeira e mantidos aqui por mais 1,5 a 2 dias. É aconselhável trocar a água periodicamente. O feijão inchado é jogado em uma peneira, deixado para escorrer, seco e embalado em sacos. Nesta forma, eles estão ocultos no congelador.
Quanto e como armazenar alimentos congelados
Os feijões congelados embalados em sacos ou recipientes a vácuo podem repousar no freezer por 10 a 12 meses sem perda de propriedades, mas desde que a temperatura na câmara não seja superior a -18 ° C.
Como descongelar feijões
Se o feijão não precisar de tratamento térmico adicional antes do consumo, ele poderá ser descongelado na geladeira. Esse produto, que será um componente de algum prato quente, você não pode descongelar e cozinhá-lo imediatamente.
Recomendações de uso
O feijão congelado será um ótimo complemento para o primeiro e o segundo prato, saladas. É aconselhável adicioná-los a pratos quentes na última etapa do cozimento e a saladas com degelo preliminar. Se você descongelar no microondas e depois triturar com um liquidificador, obterá um ótimo molho para os primeiros pratos ou uma pasta deliciosa.
O congelamento do feijão geralmente é usado pelas donas de casa quando elas não querem gastar muito tempo preparando o produto para cozinhar. Isso é muito conveniente, especialmente porque os grãos mantêm seu sabor e qualidades nutricionais quando congelados.