Os fãs de tomates com frutos grandes devem prestar atenção à variedade com o nome original "caranguejo japonês". Além de uma forma muito incomum, esses tomates, criados pelos criadores da Sibéria no final do século passado, são legitimamente considerados um dos melhores em sabor. Além disso, o "caranguejo japonês" tem muitas outras vantagens sobre outras variedades e híbridos, descritos em detalhes nesta revisão.
Descrição da nota
"Caranguejo japonês" é uma variedade de tomate alta e indeterminada, de maturidade média. Os frutos grandes de sete câmaras, de cor rosa e formato bizarro, devido ao qual o tomate recebeu seu nome (de cima para baixo ao longo de todo o comprimento do tomate, dividido por sulcos que lembram garras de caranguejo), aparecem aproximadamente no final do terceiro mês após o aparecimento dos primeiros rebentos. O peso de um tomate é em média de 400 g, mas os frutos maiores são formados nas escovas inferiores do mato, chegando a 500 g e mais.
Você sabe No Japão, para o qual a variedade de tomate em questão não tem nada a ver com a realidade, pepinos e tomates são bem conhecidos e amados. Mas apenas fresco. Os picles tradicionais para a nossa mesa de inverno não são colhidos lá.
Os criadores da Sibéria também conseguiram obter rendimentos impressionantes: até 7 kg de frutas podem ser removidos de um arbusto com muito cuidado.
Uma característica distintiva da variedade é o sabor da fruta. Sua carne suculenta, densa e ao mesmo tempo macia é perfeita para saladas. Além disso, o "caranguejo japonês" pode ser usado para a preparação de sucos, ketchups, pastas e outras preparações para o inverno.
Galeria de Fotos
A variedade é recomendada para cultivo em todas as regiões da faixa do meio, mas se no sul for mais adequada para terrenos abertos, em áreas mais frias, recomenda-se cultivá-la sob abrigo de filme.
O arbusto pode crescer até um metro e meio (em condições especialmente favoráveis - até dois). A folhagem é boa, a placa da folha é verde claro, os tamanhos são médios, as inflorescências são simples.
Vantagens e desvantagens
- Jardineiros e agricultores com experiência no cultivo de "caranguejo japonês", observe as seguintes vantagens da variedade:
- despretensão e versatilidade (a variedade é igualmente adequada para o cultivo em campo aberto ou sob o filme);
- boa germinação de sementes (até 95%);
- excelente sabor;
- forma muito incomum da fruta;
- tamanhos impressionantes de tomate;
- alta produtividade e frutificação longa (arbustos altos se desenvolvem ao longo da estação, formando cada vez mais escovas de frutas, até as primeiras geadas);
- a capacidade de usar as frutas frescas, bem como para a conservação (na forma de suco, macarrão, bem como em outras preparações que envolvem o corte de tomates);
- a disponibilidade de material de sementes (essa é uma variedade completa de tomates, não um híbrido; portanto, as sementes coletadas durante o plantio subsequente preservam totalmente as qualidades da planta mãe e não há necessidade de adquirir novas sementes a cada ano);
- resistência ao resfriamento e muitas doenças que são perigosas para outras variedades de tomate (principalmente mosaico de tabaco, ferrugem tardia e podridão das folhas e raízes).
- Falando sobre as desvantagens da variedade, os agricultores dizem:
- baixa vida de prateleira da fruta, o que a torna inadequada para armazenamento e transporte a longo prazo;
- baixa resistência ao calor e à seca;
- amadurecimento incompleto do feto em toda a área (na área do caule, muitas vezes permanece uma densa zona verde, que deve ser cortada e removida);
- altos requisitos para observar as regras da tecnologia agrícola - cobertura morta, cobertura, formação de tronco, liga;
- dependência direta da colheita das condições climáticas (com alta umidade e baixas temperaturas, os arbustos sobrevivem, mas os frutos estão mal ligados);
- a incapacidade de preservar o todo por causa do tamanho grande;
- o risco de perda de culturas com uma queda acentuada de temperatura durante a postura de botões e flores.
Semeando sementes para mudas
O caranguejo japonês, como outros tomates de frutos grandes criados na Sibéria, não é necessário para crescer a partir de mudas. As sementes desta variedade resistente ao frio podem ser semeadas diretamente em campo aberto. Esse método facilita muito a tecnologia agrícola, mas não possibilita a obtenção de uma safra anterior, pois as sementes não germinam em solo frio até o inverno retroceder completamente. O método de muda permite, ao mesmo tempo, obter arbustos bastante fortes e formados que, após o plantio em campo aberto, literalmente em poucos dias começarão a amarrar os primeiros pincéis de flores.
Momento ideal
Jardineiros experientes sabem que o momento certo para o plantio de mudas de tomate é uma condição indispensável para a tecnologia agrícola desta planta.
Por esse motivo, o momento do plantio de mudas de "caranguejo japonês" deve ser determinado de acordo com a zona climática, as previsões do tempo e, em parte, os próprios sentimentos. No momento do plantio em campo aberto, os arbustos devem formar 3 pares de folhas verdadeiras e crescer até cerca de 20 a 25 cm. Para isso, com a tecnologia agrícola adequada, leva cerca de 2 meses a partir do momento em que as sementes são plantadas em mudas.Importante! Plantar mudas de tomate muito cedo é um grave erro agrotécnico, porque os arbustos podem se formar com rapidez suficiente e atingir o tamanho necessário para o plantio muito antes que o tempo esteja quente.
Mistura do solo
A mistura do solo para o plantio de mudas é melhor comprada em uma loja: substratos especiais não apenas possuem uma composição ideal que permite a rápida formação de um arbusto e o saturam com nutrientes essenciais, mas também passam por um procedimento especial de desinfecção. Assim, as plantas jovens em tal solo não são ameaçadas pelo desenvolvimento da "perna negra" e outras doenças perigosas, afetando frequentemente as mudas plantadas no solo comum do jardim.
Importante! Normalmente, os tomates preferem o solo com uma reação neutra, com um nível de pH de 6,5 a 7, mas as plantas de frutos grandes da Sibéria crescem melhor em solos mais ácidos.
Se for decidido preparar o solo para as mudas por conta própria, você deve se orientar pelo fato de que o "caranguejo japonês" prefere barro leve e poroso, que, tanto durante a germinação quanto posteriormente, será bem aquecido e ventilado. De acordo com a reação, o solo deve ser ácido ou levemente ácido (nível de pH na faixa de 5 a 5,5).Você pode preparar a mistura usando:
- componentes orgânicos (relvado ou terreno arborizado, adubo, húmus, musgo, turfa, cinzas);
- aditivos inorgânicos (areia, perlita, vermiculita, argila expandida, etc.).
Em seguida, uma mistura de solo auto-preparada deve ser descontaminada. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, por exemplo:
- colocar o solo por vários dias ao ar livre em geadas severas (é aconselhável esperar até que a temperatura desça abaixo de –10 ° C) e deixar o solo aquecer bem à temperatura ambiente para que as pragas e patógenos adormecidos nele se tornem ativos e repita o procedimento;
- aqueça a terra por meia hora em um forno aquecido a 90 ° C (temperaturas mais altas podem matar a microflora benéfica no solo, o que nunca deve ser permitido;
- mantenha a água fervente por alguns minutos (você pode usar um banho de água);
- despeje uma solução fraca de permanganato de potássio.
Após qualquer procedimento de desinfecção, o substrato deve ser mantido à temperatura ambiente normal por pelo menos um dia, para não matar o embrião na semente como resultado de queimadura (térmica ou química) ou hipotermia.
Recipiente para cultivo
Para plantar mudas, você pode usar qualquer recipiente adequado (por exemplo, caixas de madeira ou plástico), mas é mais conveniente trabalhar com cassetes especiais no estágio inicial. Nas lojas de jardinagem ou na Internet, há uma enorme variedade desses produtos feitos com cloreto de polivinila de alta qualidade.
- As vantagens de um contêiner incluem:
- não contém substâncias tóxicas;
- tem lados fortes e é muito conveniente para o transporte;
- perfeitamente adaptado às dimensões necessárias para a formação do sistema radicular de um arbusto.
Os padrões holandês e polonês de cassetes (54 × 28 cm e 40 × 60 cm, respectivamente) são adequados para tomates. Existem cassetes nas quais as mudas serão cultivadas até o plantio em terreno aberto (o volume de uma xícara dentro delas é de aproximadamente 300 cm²); de outras mudas menores, crescidas, será necessário mergulhar em xícaras ou pastilhas de turfa separadas. Cassetes de plástico para mudas. A última opção é muito conveniente, pois não envolve a remoção de um coma de terra de um recipiente durante o plantio em terreno aberto (o arbusto fica com o “vaso” em que cresceu), mas esse produto é caro, dada a impossibilidade de sua reutilização, .
Preparação de sementes
Um passo importante no plantio de mudas, que muitas vezes é ignorado por jardineiros inexperientes, é a preparação do material da semente.
A preparação de sementes de tomate inclui quatro etapas:
- seleção;
- desinfecção
- estimulação de enraizamento;
- endurecimento.
Para matar a microflora patogênica que pode persistir na superfície das sementes, elas devem ser mantidas por 10 a 20 minutos em um meio desinfetante, por exemplo:
- solução rosa fraca de permanganato de potássio;
- Solução de peróxido de hidrogênio a 2%, aquecida a uma temperatura de +40 ... + 45 ° C (parece água muito quente, na qual você pode soltar o dedo por um tempo);
- suco de aloe espremido na hora.
Para o endurecimento, as sementes são dispostas entre várias camadas de gaze embebidas em uma solução nutritiva, que é colocada em um saco plástico. Nessa condição, as sementes são mantidas por um dia em um local muito quente (você pode colocá-lo em uma bateria de aquecimento central se não estiver tão quente que não possa tocá-lo; caso contrário, use uma almofada, por exemplo, de uma toalha dobrada em várias camadas).Em seguida, a mesma bolsa é colocada na geladeira por 12 horas (na prateleira inferior, no compartimento de vegetais). Depois de um tempo, o procedimento de contraste é repetido - no total, elas precisam ser realizadas 2-3 vezes, monitorando constantemente para que a gaze na qual as sementes são embrulhadas permaneça molhada.
As sementes preparadas dessa maneira mostram uma resistência muito maior às mudanças de temperatura, germinam mais rapidamente e adoecem menos.
Semeando sementes
As sementes de tomate são geralmente depositadas no solo a uma profundidade não superior a 1 cm. Existem duas maneiras de garantir isso. O primeiro envolve a preparação de um furo (se forem utilizados cassetes) ou ranhuras (para aterrissagem em caixas) da profundidade desejada. Mas é muito mais simples e mais confiável usar o segundo método: primeiro, parte da mistura do solo (cerca de 2/3 da profundidade de um recipiente padrão) é despejada no tanque, que você precisa para molhar bem o poço. Em seguida, as sementes são depositadas diretamente na superfície, após o que uma camada de centímetro do substrato é cuidadosamente reabastecida por cima. Este método permite que você coloque as sementes exatamente na mesma profundidade, o que será bem controlado.
Importante! Depois de depositar as sementes, o solo não é mais regado para impedir o aprofundamento descontrolado das sementes junto com a água.
1 semente é colocada em cassetes pequenas, 2 ou 3 podem ser colocadas em cassetes maiores.No plantio em caixas entre fileiras, são mantidos 3-4 cm, entre sementes adjacentes em fileira - 1-2 cm.No entanto, é necessário entender que, na realidade, a frequência do plantio de tomates nesta fase, não importa; quanto menos semeadura for realizada, maior o período de tempo que pode passar antes do momento do mergulho. A única coisa que precisa ser monitorada é impedir que as sementes se espalhem próximas umas das outras, pois se dois brotos aparecerem de um ponto, será praticamente impossível separar um do outro sem danificar a raiz suave do “vizinho”.
Vídeo: Semeando sementes para mudas
Cuidados com mudas
Antes da germinação, os recipientes com sementes plantadas devem ser cobertos com uma película plástica (ou vidro) e mantidos a uma temperatura de +25 ... + 30 ° C. Em casa, o local ideal para a germinação é a proximidade de uma fonte de calor. O solo sob o filme deve ser constantemente umedecido com uma pistola de pintura, enquanto a pulveriza para fornecer um elemento de ventilação muito importante para impedir a formação de mofo e outros fungos na superfície do solo. Assim que brotos verdes aparecem na superfície, e esse momento geralmente ocorre de 5 a 7 dias após o plantio, o filme é removido, mas não bruscamente, mas gradualmente, ao longo de vários dias, aumentando o tempo em que os brotos ficam fora da "estufa".
A temperatura ideal para mudas de tomate é de +20 ... + 25 ° CAo mesmo tempo, é desejável que as plantas não sintam uma grande diferença entre as condições de temperatura diurna e noturna e em nenhum caso sejam expostas a uma corrente de ar frio (as janelas nas quais as mudas estão expostas não podem ser abertas pela primeira vez).Como no final do inverno ou no início da primavera, quando os tomates são plantados, mesmo no parapeito da janela mais leve, geralmente ainda não está ensolarado o suficiente, muitos jardineiros profissionais usam o regime de iluminação artificial para arbustos jovens.
Importante! As tecnologias modernas para a germinação de mudas de tomate baseiam-se no fato de que, durante os primeiros 3 dias após a germinação, as mudas recebem iluminação 24 horas por dia, e a partir do 4º dia - 16 horas é suficiente.
Durante as primeiras semanas, é importante evitar a secagem do solo em que as mudas estão localizadas. A umidade neste período na terra deve ser não apenas muito, mas muito. Quando os brotos ficam mais fortes, a rega pode ser reduzida e realizada apenas quando a camada superior do solo seca. Isso deve ser feito com muito cuidado para não danificar as partes delicadas da planta. Para tais fins, uma seringa descartável sem agulha é muito adequada. A regra geral é universal: quanto mais calor e luz, mais água as mudas precisam (e mais rápido ela cresce). A propósito, folhas murchas e caules de tomates jovens que caíram completamente no chão podem indicar excesso de secagem e transbordamento, por isso é importante equilibrar esses dois extremos.
Aproximadamente 2 semanas após a emergência, os tomates podem ser alimentados com orgânicos pela primeira vez (por exemplo, composto ou esterco, você também pode usar humates, o mais popular deles é chamado de "Biohumus", mas a concentração recomendada pelo fabricante deve ser reduzida pela metade). Na alimentação subsequente pode ser repetido a cada 7-10 dias.Quando os arbustos formaram o primeiro par de folhas verdadeiras, era hora de plantá-las em recipientes separados (se cassetes com células grandes fossem usadas para cultivar mudas, nas quais uma semente foi plantada, a colheita pode ser omitida). O procedimento deve ser realizado com extrema cautela, para não ferir a raiz da planta jovem.
Importante! O corte da raiz por um terço leva a nanismo por cerca de 7 dias.
Endurecimento de mudas
Cerca de 2 semanas antes da data prevista para o plantio de mudas em campo aberto, você precisa preparar arbustos jovens para uma futura mudança cardinal nas condições externas. Para isso, as mudas devem primeiro ser retiradas por curtos períodos de tempo (cerca de uma hora no meio do dia) ao ar livre ou, se isso não for possível, deixadas por uma janela aberta. Então o tempo aumenta gradualmente para que, no momento do transplante para um local permanente, as mudas já possam permanecer sem problemas ao ar livre durante o dia e a noite toda.
Plantio de mudas em local permanente
Ao determinar o momento em que a variedade de caranguejo japonês é plantada em campo aberto, deve-se assumir que uma queda de temperatura de até +4 ° C pode destruir completamente os ovários já formados. Por esse motivo, é melhor esperar até que a temperatura média diária desça abaixo de +10 ° C, somente neste modo o solo estará quente o suficiente. Dependendo da zona climática, esse período pode ocorrer em abril ou talvez em maio e até o início de junho.
Você sabe O famoso engenheiro agrônomo russo N. I. Kurdyumov é o autor da idéia do “jardim inteligente” - as plantas são plantadas em valas estreitas (não mais que meio metro), cuja camada inferior consiste em orgânicos em decomposição e de liberação de calor.
Bem, se no momento do plantio no arbusto jovem o primeiro ramo de flores já tiver sido colocado, mas o aparecimento de flores nas mudas não deve ser permitido.
O padrão padrão para o plantio de "caranguejos japoneses" altos é de 50 cm entre linhas e 40 cm entre arbustos em uma linha, de modo que 3-4 arbustos sejam colocados em 1 m².É muito importante escolher um local ensolarado para o tomate e introduzir uma quantidade suficiente de fertilizantes orgânicos no solo. Além disso, antes de plantar, você deve pensar antecipadamente sobre o esquema de apoio futuro, uma vez que arbustos altos com frutos grandes se romperão sem apoio adicional.
Como cuidar
Muitos moradores de verão que tentaram cultivar o "caranguejo japonês" expressam uma atitude fortemente negativa em relação à variedade. O problema é que o rendimento de uma variedade só pode ser garantido se cumprir estritamente as condições agro-técnicas necessárias.
Rega
Os criadores da Sibéria recomendam regar o "caranguejo japonês" uma vez a cada 1-2 semanas, mas nas condições de verão seco prevalecente nas regiões mais ao sul, essa frequência não é suficiente. Portanto, é necessário ser guiado nesse sentido pelo estado do solo: à medida que a camada superior seca, a rega é realizada. Para o "caranguejo japonês", são relevantes as regras gerais aplicáveis à rega com todos os tomates, a saber:
- você nunca deve regar uma planta em cima de folhagem, especialmente não pode fazê-lo sob o sol brilhante;
- para regar, você precisa usar água da mesma temperatura, que é retida no solo;
- A forma ideal de irrigação, tanto do ponto de vista da prevenção do alagamento como do uso racional da água, é o sistema de irrigação por gotejamento (neste caso, a rega pode ser ligada mesmo durante o dia, não é necessário esperar até o pôr do sol).
Top vestir
Se o solo sob os tomates é suficientemente fértil e enriquecido com matéria orgânica e as mudas foram cultivadas corretamente, para garantir um bom rendimento do "caranguejo japonês", basta realizar não mais que 2-3 refeições durante todo o período de crescimento. Para esse fim, você pode usar qualquer fertilizante mineral, com uma ressalva: após o início do período de postura das frutas, o teor de nitrogênio no fertilizante deve ser reduzido; caso contrário, todas as forças do mato serão direcionadas para a formação de massa verde e os tomates serão pequenos e raros.
Importante! Com a falta de iluminação, o tomate precisa especialmente de fertilizantes com potássio.
O primeiro curativo é realizado um mês após o transplante de mudas em campo aberto, o segundo - com o início da frutificação e o terceiro, se necessário - outro mês ou meio depois.
Stepson
"Caranguejo japonês" cultivado em campo aberto, recomenda-se formar em um ou dois caules (o segundo caule é derivado do enteado, que cresceu acima da primeira folha). Em regiões com clima mais frio, é melhor se concentrar em deixar um único tronco, pois a colheita, formada em duas hastes ao mesmo tempo, simplesmente não tem tempo para amadurecer até o final de um verão curto e quente. Os enteados restantes (brotam primórdios que se formam acima de cada folha até a primeira escova de frutas) devem ser cuidadosamente arrancados assim que aparecerem.Para obter um rendimento mais alto e proteger o arbusto do desenvolvimento de doenças fúngicas, também é muito importante remover galhos e folhas secos a tempo.
Cuidado do solo
Capinar e soltar o solo após cada irrigação para evitar o aparecimento de rachaduras, através das quais a umidade que cai no solo evapora ativamente, são procedimentos padrão para o cultivo tradicional de tomates no jardim.
As tecnologias modernas podem simplificar significativamente o trabalho do jardineiro, garantindo uma produtividade muito maior da colheita. Portanto, o sistema de irrigação por gotejamento habitual (não é de todo difícil instalá-lo, todo o equipamento necessário está comercialmente disponível e barato) permite resolver o problema de afrouxamento: com esse método de rega, o solo ao redor do arbusto não racha. Se você mulch as camas com feno, turfa ou agulhas, você não só pode economizar umidade no solo por um longo tempo, mas também se livrar de ervas daninhas.
Vídeo: Vantagens e desvantagens da substituição de agrofibras
Outra maneira de combater as ervas daninhas é plantar tomates em cima da fibra preta: o material é revestido em cima dos canteiros colhidos; depois, é feita uma incisão em forma de cruz no tecido no lugar de plantar o futuro arbusto, a fibra é dobrada, um buraco é cavado no buraco resultante e, depois de plantar o arbusto nele, as bordas se dobram para trás .
No entanto, não importa qual método de cuidado com o solo você escolher, a regra permanece a mesma: não deve haver ervas daninhas na cama com tomates, e a terra ao redor do arbusto não deve ser tão dura quanto a pedra, depois que a água derramada sobre ela secar.
Bush amarrando
Você precisa amarrar o "caranguejo japonês"; caso contrário, os galhos com frutas grandes ficarão no chão e, mesmo que o arbusto não se quebre, o tomate não poderá amadurecer completa e uniformemente. Obviamente, se apenas 5 arbustos forem plantados no jardim, você pode dirigir com cuidado um pino perto de cada um deles e amarrar o tronco a esse suporte simples. No entanto, ao ocupar áreas maiores, esse método de fortalecimento de arbustos não é rentável.A agrotecnologia moderna para o cultivo de tomates altos oferece três métodos principais de liga:
- treliça (no início e no final do leito são colocadas colunas estáveis, fios fortes são puxados em várias camadas entre eles, troncos são amarrados a eles);
- células (estruturas de arame individuais instaladas ao lado de cada bucha e reutilizáveis);
- caps (afunilar quadros de meios improvisados com os quais cada arbusto é coberto).
Tratamento preventivo
O "caranguejo japonês" é uma variedade que inicialmente mostra maior resistência a infecções e pragas por fungos; portanto, ao criar condições favoráveis ao tomate, não há necessidade urgente de realizar tratamentos preventivos nos canteiros. No entanto, se o verão estava chuvoso e as noites eram frias, para evitar o desenvolvimento da praga tardia, recomenda-se que os arbustos sejam tratados 2-3 vezes com uma pausa de três dias com Fitosporin, Trichopolum ou uma solução de cinzas de madeira. Se a umidade do ar for muito alta, os tomates correm o risco de cladosporiose (manchas marrons).Para evitar esta doença, você pode usar remédios populares (por exemplo, uma solução fraca de permanganato de potássio, a mesma solução de cinzas de madeira ou uma receita especial: 25 gotas de iodo e um litro de leite de vaca por balde de água morna) ou drogas modernas. Entre estes estão o Bravo, NeoTech e outros. Uma solução de sulfato de cobre, enxofre coloidal e policarbacina (1 colher de sopa. 3 colheres de sopa. E 1 colher de sopa. Por balde de água) também é usada para evitar manchas marrons.
Entre as pragas que podem atacar o "caranguejo japonês" durante a temporada, vale lembrar em primeiro lugar:
- Besouro de batata do Colorado;
- bug bug;
- um urso;
- mosca branca;
- wireworm;
- colher;
- pulgões (algodão ou melão);
- nemátodo;
- tripes;
- mineiro solanáceo;
- ácaro.
Colheita
"Caranguejo japonês" refere-se a tomates no meio da estação, e esse é o valor dessa variedade: antes de atingirem a maturidade técnica, os tomates conseguem reunir nutrientes e vitaminas suficientes, o que nunca é observado nos tomates iniciais.
Os primeiros frutos maduros da variedade siberiana podem ser removidos aproximadamente 3,5 meses após a germinação, ou seja, já 1,5 a 2 meses após o plantio em campo aberto. Se a agrotecnologia do cultivo do tomate for perfeitamente mantida, o caranguejo japonês deliciar-se-á com deliciosos tomates grandes durante a segunda metade do verão - a primeira metade do outono, e em regiões quentes pode dar frutos até novembro.O problema, no entanto, é que os tomates dessa variedade, devido ao seu tamanho grande e formato irregular, são muito mal armazenados; portanto, é necessário comê-los ou processá-los quase imediatamente após a colheita.
Tomate "caranguejo japonês" refere-se a variedades que requerem atenção e força suficientes. Mas, se as condições necessárias forem criadas, o jardineiro receberá tomates, cujas qualidades gustativas estão além dos elogios, como uma recompensa digna por seus trabalhos.