Cultivar tomates é uma tarefa demorada. Hassle é suficiente em cada estágio do processo, de modo que todo jardineiro deseja que seu trabalho seja em vão, e a cultura se agrada de uma boa colheita. No artigo, falaremos sobre como fazer com que a colheita do tomate na estufa seja grande.
Como cultivar mudas?
Como um arbusto adulto de tomate dará frutos depende de quão corretamente as sementes são plantadas e as mudas são cuidadas.
Preparação de sementes
Antes de plantar as sementes, elas devem ser descontaminadas com uma solução de permanganato de potássio. Para isso, 5 g de cristais de manganês são diluídos em 1 litro de água. No líquido por 30 minutos. mergulhe as sementes. Depois eles devem ser lavados cuidadosamente em água corrente e deixe de molho as cinzas na infusão por um dia. A profundidade de imersão não deve ser superior a 20 mm.
Após 24 horas, a semente sem lavar é colocada em um pano de algodão embebido em infusão de cinzas. Nesta forma, eles são colocados em um recipiente de plástico com uma tampa bem fechada, onde as sementes germinam. Quando os brotos dos brotos aparecem, as sementes são colocadas na geladeira em uma prateleira (a uma temperatura de cerca de + 1 ° C) durante a noite. No dia em que a semente é transferida para o calor. As etapas para alternar calor e frio precisam ser repetidas 5 vezes. O endurecimento aumentará a germinação e fortalecerá as mudas.
Importante! Se o material da semente foi adquirido independentemente, antes de processá-lo com permanganato de potássio, é necessário separá-lo por imersão em água limpa por 15 minutos. As sementes adequadas para o plantio depositam-se no fundo.
Semeando sementes
Em embalagens com sementes, as datas de sua semeadura em solo interno e externo são sempre prescritas.
A tecnologia de pouso em etapas se parece com isso:
- Encha copos ou recipientes de plástico para mudas com uma mistura de solo adquirida para mudas, tendo previamente alinhado a camada de drenagem (1-2 cm) com argila expandida ou casca de ovo no fundo.
- Molhe o solo com água morna.
- Usando um fósforo, faça furos com aproximadamente 10 mm de profundidade.
- Se a semeadura for realizada em copos, duas sementes devem ser colocadas em um buraco. Ao semear em caixas, é melhor fazer sulcos em vez de furos da mesma profundidade e colocar sementes neles com um intervalo de 20 mm. Deve haver 40 mm entre os sulcos.
- Polvilhe as sementes com solo úmido, criando uma fina camada acima delas.
- Cubra o recipiente com um filme e coloque as colheitas em uma sala iluminada com uma temperatura de + 22 ... + 25 ° C.
- Após a emergência, transfira as mudas para um local fresco com uma temperatura de + 17 ... + 18 ° C.
Como transplantar mudas?
Um papel igualmente importante na obtenção de uma boa colheita é desempenhado pelo processo de transplante de arbustos jovens na estufa.
Preparação do solo
Primeiro, você precisa formar canteiros com 0,4 m de altura e 0,6-0,9 m de largura, entre eles, deixe um espaço de 60 cm, formando um canteiro 7 dias antes do plantio. Antes do plantio, o solo preparado a partir de uma mistura de terra e húmus (1: 1) deve ser descontaminado com permanganato de potássio. 1 g de permanganato de potássio é diluído em 10 litros de água. Este líquido é aquecido a + 60 ° C. Um litro de líquido deve ser derramado em cada poço preparado.
Você sabe Os tomates contêm cromo, portanto, depois de comer várias frutas, você pode se sentir cheio, pois o elemento amortece a sensação de fome.
Substitua o permanganato de potássio usando a droga "Barreira". 0,25 litros da droga são diluídos em 10 litros de água. Meio litro da mistura deve ser derramado no poço. Polvilhe o resíduo com as camas.
Fertilizante para transplante de solo
Se o leito de tomate for de argila ou solo argiloso, ele precisará ser fertilizado com turfa, húmus ou serragem, aplicando fertilizante por balde por metro quadrado de área. Quando o leito é feito de turfa, ele deve ser diluído com grama, húmus, serragem ou lascas pequenas, usando um balde de uma das substâncias listadas.
Você também precisa adicionar meio balde de areia grossa. O cálculo também é realizado por metro quadrado de área. Para tudo isso, você ainda precisa adicionar 2 colheres de sopa. eu superfosfato e 1 colher de sopa. sulfato de potássio. Depois disso, as camas devem ser desenterradas.
Plantio de mudas
No dia escolhido para o plantio, a estufa é mantida a + 20 ° C (durante o dia) e à noite - alguns graus mais baixos:
- Umedeça o solo no jardim.
- Faça furos a uma distância de 60 cm, um de um em uma linha ou em um padrão quadriculado.
- Remova cuidadosamente as mudas do recipiente e coloque-as no buraco, espalhando as raízes.
- Polvilhe as raízes com a terra e compacte-a levemente.
- Irrigue o canteiro e plante mudas por alguns dias.
Importante! Para que o sistema radicular cresça melhor, você pode beliscar a raiz principal antes de colocá-la no buraco.
Vestir
Para obter uma boa colheita de tomate, é aconselhável cultivar um arbusto em um sistema radicular fortalecido. Para fazer isso, mesmo no estágio de semear ou colher mudas, verifique se em um tanque a uma distância máxima de 10 mm um do outro, existem dois arbustos jovens.
Quando elas ficam mais fortes e sua haste fica grossa com lápis, usando um objeto de corte afiado, é necessário remover 20 a 30 mm da camada superior da haste em uma e na segunda planta para que essas seções fiquem opostas. Então você precisa reduzir as hastes dos dois arbustos para que as áreas expostas toquem e enrolem com um curativo. Todos os dias você precisa pulverizar o curativo.
Quando chegar a hora de transplantar as mudas para a estufa, aperte o topo de um arbusto mais fraco. O curativo é removido após o plantio das mudas no buraco. O resultado é um arbusto com um sistema radicular duas vezes maior que o de um tomate comum. Isso permite que você cultive um arbusto que possa dar frutos muito antes do planejado, e o rendimento será maior.
Características de cuidados adicionais com as mudas
Cuidados adicionais consistem em rega oportuna, cobertura e manutenção do microclima desejado na estufa.
Rega
Os tomates são regados duas vezes a cada 7 dias, usando a tecnologia "no buraco" ou "debaixo do mato", porque a planta não gosta que a umidade caia sobre a folhagem. Em um arbusto, você precisa gastar cerca de cinco litros de água. A sua temperatura deve ser + 23 ... + 25 ° C. A frequência da irrigação deve ser ajustada levando em consideração as condições climáticas e verificar as condições do solo antes dos procedimentos de irrigação.
Fertilizantes
Os primeiros arbustos são alimentados 7 dias após o transplante de mudas para a estufa. São introduzidos fertilizantes complexos diluídos em água para irrigação. A alimentação subsequente é realizada com um intervalo de uma semana e meia. Como uma mistura de nutrientes, você pode usar a infusão de verbasco (despeje metade do verbasco no balde, encha o restante do espaço com água e deixe por cinco dias).
Um balde desse líquido é suficiente para alimentar 25 arbustos. Os tomates respondem bem à fertilização foliar. Antes da floração, é possível realizar a seguinte fertilização: caixa de fósforo de uréia e 1 g de permanganato de potássio diluído em 10 litros de água. Esse volume é suficiente para 60 a 70 arbustos. Esse spray irá proteger da aspersão de flores.
Ventilação para estufa
É muito importante ventilar regularmente a estufa, pois esse procedimento não apenas atualiza o ar, mas também ajuda a manter o microclima desejado. Muitas vezes, muitos jardineiros pensam que, para isso, basta simplesmente abrir as portas da estufa. Mas eles esquecem a física, de acordo com as leis, o ar quente sempre sobe e o ar frio desce.
A porta da estufa não está cheia até a altura máxima da estufa, portanto todo o ar quente é coletado sob o teto e não pode sair da estufa. Para ventilar efetivamente a estufa, ela precisa ter janelas embaixo do teto ou no teto. Ao mesmo tempo, é impossível manter as janelas e portas abertas de uma só vez, pois haverá um calado e os tomates ficarão doentes. Em dias quentes, os respiradouros podem ser deixados abertos o dia inteiro e fechados à noite.
Você sabe Do ponto de vista botânico, o tomate é uma fruta. Se considerarmos como tal, então, entre outras frutas, é líder na produção mundial. A cada ano, o tomate produz 60 milhões de toneladas, enquanto as bananas — 44 milhões de toneladas e maçãs - 36 milhões de toneladas.
Colheita e armazenamento
Se as mudas foram plantadas em estufa no inverno, a partir dessas plantas até o verão, você precisará colher a cada 2-3 dias. No verão, frutas maduras precisam ser colhidas todos os dias. Colete-os cuidadosamente, separando-os do caule e dobrando-os em caixas de treliça. Você pode arrancar o feto na fase de maturação rosa ou vermelha. Para armazenamento prolongado, é recomendável embrulhar cada tomate em papel macio ou guardanapo e colocá-lo em uma gaveta de arame, despejando camadas de feno ou serragem. Armazene em um local escuro e fresco.
Recomendações para aumentar o rendimento de tomates
Existem alguns segredos, sabendo que você pode cultivar uma boa colheita de tomate:
- Oriente as camas na estufa de leste a oeste. Assim, a planta receberá a quantidade máxima de luz solar e calor.
- Ajude a cultura a auto-polinizar. Agite o arbusto periodicamente para que o pólen se mova dos estames para os pistilos.
- Use uma solução fraca de ácido bórico quando o segundo e o terceiro pincéis começarem a florescer. Isso estimulará a formação de pólen.
- Durante o crescimento ativo do sistema radicular, incha para estimular o aparecimento de novas raízes.
- Após a colheita, colete os topos, pique-os e misture com o solo no jardim. O processo de decomposição dos orgânicos ajudará a saturar a planta com nutrientes para o próximo ano. Mas esse procedimento só pode ser realizado se a cultura não foi afetada pela doença ou pragas.
- Entre nos arbustos a cada 7 a 10 dias.
- Antes que as primeiras inflorescências apareçam a cada semana, escolha 1-3 folhas inferiores no mato, começando em meados de junho.
A qualidade da colheita depende do cuidado efetivo da colheita. Sem atenção, é difícil cultivar bons arbustos de tomate, e um arbusto fraco nunca dará muitos frutos; portanto, um bom cuidado é a chave para uma colheita rica.