Nos últimos anos, variedades únicas de pepinos híbridos têm sido especialmente populares entre os jardineiros, o que torna possível coletar uma colheita bastante impressionante de um pequeno pedaço de terra. Entre essas variedades, os especialistas distinguem pepinos com o nome original da guirlanda siberiana F1. Quais são as características desses vegetais, como cultivá-los com competência e como cuidar deles, vamos dar uma olhada.
Descrição e descrição geral
Pepinos da variedade F1 da guirlanda siberiana são um híbrido que foi criado recentemente por funcionários da estação de seleção de Chelyabinsk. A variedade recebeu seu nome original devido à sua aparência incomum: um grande número de frutas é formado em brotos longos, que parecem uma guirlanda de Natal com muitas luzes.
Importante! Mesmo com a colheita prematura, esses pepinos não superam e retêm excelente sabor e aparência.
Uma característica da planta e a principal característica distintiva de outras culturas é que vários ovários podem se formar em um nó, cujo número em alguns casos é de 10 a 15 unidades. A variedade pertence a espécies autopolinizadoras do tipo buquê, cujo rendimento de um arbusto atinge cerca de 20 kg, isto é, 400-500 pepinos. A guirlanda siberiana é caracterizada pelo amadurecimento precoce, no qual a primeira colheita pode ser colhida 45 dias após a semeadura. A planta se distingue por hastes longas e poderosas, nas quais crescem folhas de comprimento médio de cor verde.Os vegetais florescem sob a forma de inflorescências de buquê. No lugar de uma flor, 3-5 ovários são formados. Os frutos são pequenos, raramente ultrapassam 8 cm, a superfície do pepino é coberta por pequenos tubérculos com espinhos pequenos e apresenta pubescência frequente. Na base, a fruta tem uma cor verde escura, nas demais partes é mais clara. Pepinos são caracterizados por um sabor agradável, com uma ligeira doçura e falta de amargura. A polpa é suculenta, crocante, não forma vazios.
Vantagens e desvantagens
- A variedade de pepinos guirlanda siberiana tem uma série de vantagens, entre as quais os jardineiros observam:
- amadurecimento precoce;
- autopolinização (não há necessidade de polinizar artificialmente uma planta);
- resistência a indicadores de baixa temperatura;
- alta resistência a muitas doenças e parasitas;
- excelentes indicadores de produtos;
- altos rendimentos;
- bom gosto;
- universalidade na aplicação: fresca, para conservação e salga;
- adequado para cultivo em regiões com diferentes condições climáticas.
- Como a variedade foi criada artificialmente, ela é praticamente desprovida de falhas. Aqueles que estão envolvidos em seu cultivo observam as seguintes desvantagens:
- alto custo de material de plantio;
- a necessidade de cumprir as regras básicas da tecnologia agrícola para obter um rendimento estável e alto;
- inibição do desenvolvimento de novos ovários durante a colheita prematura.
Tempos de aterrissagem ideais
Para plantar um vegetal, são utilizados dois métodos: mudas e sementes diretamente no solo. Independentemente do método, deve-se realizar uma preparação completa antes do plantio: para desinfetar as sementes, selecionar o solo necessário, etc. Para obter mudas, as sementes são semeadas no solo no final de março ou início de abril.Quando as mudas crescem e ficam mais fortes, elas a plantam em campo aberto, quando a temperatura ambiente se estabiliza e o risco de geadas noturnas desaparece (aproximadamente na segunda quinzena de maio). Ao usar o segundo método, a semente nos últimos dias de maio é plantada em solo bem aquecido com uma temperatura não inferior a + 14 ° С, a cada 7 cm, a uma profundidade de 5 cm, enquanto a distância entre as fileiras deve ser de cerca de 20 cm.
Você sabe A zona natural para o crescimento de pepinos é o Himalaia. Lá, no sopé das montanhas, os frutos selvagens ainda crescem sozinhos.
Variedades de plantio e cultivo
Como mencionado acima, o método de plântulas é usado para plantar pepinos ou sementes são semeadas diretamente no solo. Vejamos os recursos e benefícios de cada método.
Semente diretamente no chão
Para plantar pepinos, recomenda-se comprar sementes de alta qualidade em lojas especializadas.
Antes de plantar, deve ser cuidadosamente preparado:
- Mergulhe as sementes em uma solução fraca de sal: serão necessários 40-50 g de sal por 1 litro de água. As sementes que afundaram no fundo do tanque devem ser usadas para o plantio; o restante deve ser descartado.
- O próximo passo é a desinfecção do material da semente. Para isso, os grãos devem ser embebidos por 12 horas em uma solução de 1 litro de água, 1 colher de chá. cinzas e 1 parte de nitrofoska.
Para isso, após a colheita do outono, a terra é desenterrada com a adição de estrume - será necessário 1 balde de fertilizante por 1 m². Na primavera, realize um processamento semelhante. Se no outono não foi possível preparar o solo, isso pode ser feito alguns dias antes do plantio das sementes. O solo deve ser cavado com cuidado, despeje húmus ou composto por cima com uma camada de 10 cm, adicione um pouco de cinza de madeira, cubra o solo com um filme por 10 dias.
Importante! Especialistas não aconselham o plantio de pepinos em áreas onde a abóbora crescia anteriormente.
Em seguida, o plantio de sementes é realizado de acordo com o seguinte esquema:
- Cavar orifícios de até 5 cm.
- Em cada buraco a uma distância de 5-7 cm um do outro, as sementes são plantadas.
- Os recessos são cobertos com uma camada de solo.
- As camas hidratam profusamente.
Você sabe Criadores e genética dos Emirados Árabes Unidos desenvolveram uma variedade única de pepinos, cujos frutos têm uma forma quadrada. O principal objetivo dos cientistas era criar vegetais mais convenientes para armazenamento.
Cultivo de mudas
Você pode obter mudas de alta qualidade se as mudas forem cultivadas de acordo com as regras básicas:
- Para a semeadura, prepare solo nutritivo, fértil e bem fertilizado, que consiste em serragem, húmus e turfa, misturados na proporção de 1: 1: 2.
- Despeje o substrato preparado no recipiente e plante as sementes a uma profundidade de 2 cm.
- Despeje o material da semente com uma pequena camada de solo, umedeça a superfície com uma pistola de pintura.
- Cubra os recipientes com futuras mudas com filme plástico, coloque em uma sala quente, com um índice de temperatura de + 25 ° C.
- Umedeça as sementes a cada 3-4 dias com um frasco de spray.
- Quando as primeiras fotos aparecerem, reduza a temperatura da sala para + 20 ° C.
- Limpe o filme diariamente por vários minutos, aumentando gradualmente o intervalo de tempo.
- Quando várias folhas cheias se formarem nos brotos, remova o filme.
- Quando os brotos ficarem mais fortes, mergulhe-os em recipientes separados, por exemplo, em copos plásticos descartáveis.
Os brotos precisam ser aprofundados no solo até as folhas inferiores. Após o término do processo, as mudas devem ser abundantemente regadas com 0,5 l de água quente por planta. A melhor maneira de cultivar pepinos - sementes ou mudas - dependerá das condições climáticas e do clima da região, bem como das preferências dos jardineiros. O último método é considerado mais simples e eficaz.
Você sabe De acordo com a classificação botânica, um pepino é considerado uma fruta ou uma baga falsa. De acordo com a classificação culinária, ele — vegetais.
Cuidados com o pepino após o plantio
Apesar dos rendimentos excepcionalmente altos, os pepinos de feixe guirlanda siberiana F1 não são muito extravagantes para cuidar. O principal é aderir às regras básicas: umedecimento, cobertura, afrouxamento do solo e tratamento preventivo de doenças.
Rega e fertilização
Como os pepinos têm quase 98% de água, é necessário organizar regas frequentes e abundantes ao cultivá-las, o que também será determinado pelas condições climáticas. As medidas de irrigação de vegetais devem ser realizadas de manhã cedo ou tarde da noite. A rega na hora do almoço pode causar queimaduras nas folhas quando a água entra nela. Antes da floração, a planta deve ser umedecida a cada 3-4 dias. Recomenda-se reduzir a rega em até uma vez a cada 2 dias durante o período em que os primeiros ovários se formam nos pepinos.Para umedecer os canteiros, use irrigação por rega, na qual o solo é irrigado por meio de um regador ou o método de irrigação em valas. Para isso, pequenas valas são cavadas entre as linhas, nas quais a água é derramada. Ao mesmo tempo, a água deve estar bastante quente - +23 ... + 25 ° C, estabilizada por cerca de um dia. A frutificação espessa esgota rapidamente a planta, por isso requer uma nutrição boa e de alta qualidade. A fertilização por estação é recomendada cerca de quatro vezes.
A primeira alimentação é realizada duas semanas após o plantio de mudas em solo aberto ou após o aparecimento das primeiras folhas cheias. Como regra, ao aplicar fertilizantes pela primeira vez, complexos de nitrogênio são usados para ativar o crescimento e desenvolvimento de arbustos. Também é permitido o uso de superfosfatos, húmus e excrementos de pássaros.
Importante! Em altas temperaturas e calor intenso, a cultura precisa ser regada diariamente, e às vezes até duas vezes por dia, de manhã e à noite.
Na segunda vez, os pepinos fertilizam duas semanas após a primeira, neste caso, usar uma abordagem integrada:
- a folhagem é pulverizada com uma solução de superfosfato;
- os arbustos são regados com uma composição de superfosfato, sulfato de amônio e potássio;
- giz e carvão estão espalhados pelo solo.
Na terceira vez, os fertilizantes são aplicados uma semana após a formação dos primeiros frutos. Os pepinos amadurecidos precisam urgentemente de produtos à base de potássio que possam acelerar o processo de amadurecimento. Mas a porcentagem de fertilizantes nitrogenados, pelo contrário, está sendo reduzida. A quarta alimentação é realizada após 10 dias após a terceira. Para ela, recomenda-se o uso de produtos orgânicos, como esterco de vaca ou excremento de pássaros. Os fertilizantes são agitados em água, na proporção de 1: 2, dão um pouco de insistência. A infusão levemente fermentada é diluída com 10 litros de água e regada com uma cama.
Formação de ligas e arbustos
A variedade de pepinos guirlanda siberiana pertence a plantas altas e, para obter uma boa colheita, é necessária a formação de um caule e a presença obrigatória de apoio. Como suporte, uma treliça improvisada é perfeita, que pode ser feita a partir de vários postes verticais e trilhos horizontais instalados entre eles. Para a formação, é necessário remover todos os enteados para o "ponto de orvalho" em 3-4 pontos de ramificação do arbusto, deixando apenas ovários frutíferos.
Quando os pepinos crescem mais 3-5 folhas, você deve remover todos os brotos laterais, flores. Em seguida, a poda é realizada de maneira semelhante até que o caule atinja o topo da estufa ou treliça. Em seguida, deve ser enrolado 2-3 vezes ao redor do suporte, cuidadosamente fixado e aparado. As hastes que atingem um comprimento de 20 a 25 cm devem ser imediatamente enroladas em torno de um suporte vertical e a parte superior deve ser deixada livre.
Para que a poda dos brotos ocorra com o mínimo de ferimentos na planta, ela deve ser realizada de acordo com algumas regras simples:
- atividades de poda pela manhã, idealmente - até o nascer do sol;
- todos os locais de corte, a fim de prevenir doenças, devem ser tratados com carvão moído ou carvão ativado;
- ao mesmo tempo, é permitido colher até 7 cm de brotos;
- durante a colocação da haste na treliça, é necessário manter a posição mais natural, não é possível torcer ou forçar a dobrar;
- em uma planta, é obrigatório remover folhas secas e podres, caules fracos.
Cuidado do solo
Pepinos desta variedade categoricamente não aceitam a presença de ervas daninhas na cama. É por isso que é recomendado remover ervas daninhas regularmente do solo. Para não perder tempo extra com o controle de ervas daninhas, os especialistas aconselham a cobertura morta. Para fazer isso, coloque uma camada de cobertura morta na superfície do solo, adequada para serragem, palha, feno, grama cortada etc.
O procedimento de cobertura também permitirá economizar umidade no solo, saturá-lo com componentes de oxigênio e nutrientes, ativando o processo de desenvolvimento e amadurecimento de frutas. Para arbustos que não são cultivados em estufa, mas em campo aberto, é especialmente importante realizar o cultivo da terra. A escavação da camada superior do solo endurecido enriquecerá o solo com componentes valiosos e fornecerá ao sistema radicular nutrição de oxigênio de alta qualidade.
Possíveis dificuldades para cultivar pepinos
Este híbrido de pepinos tem excelente resistência a doenças como manchas marrons, mosaicos de pepinos e oídio.
No entanto, existem várias outras doenças que podem afetar a planta, em particular:
- Podridão branca - É expresso na aparência nos frutos de pequenas formações brancas, que são posteriormente convertidas em um revestimento branco sólido. Uma solução a 1% de líquido Bordeaux, com a qual a folhagem é pulverizada, ajuda a combater a doença.
- Podridão da raiz - é fácil reconhecer manchando as folhas inferiores e o caule na parte inferior em marrom. Nesse caso, a planta murcha e murcha. Para o tratamento do mato, é utilizada uma solução de sulfato de cobre a 1% ou uma solução de cloróxido de cobre, usada no tratamento da planta.
- Podridão cinzenta - manifesta-se na forma de muco de cor cinza na junção do caule e da flor. Um remédio eficaz contra uma doença é uma mistura, que inclui 1 parte de sulfato de cobre, 1 colher de sopa. cinzas de madeira e 1 colher de sopa. limão.
- Antracnose - um sintoma de uma lesão é a presença de manchas amarelas nas lâminas e brotos das folhas. Para a prevenção e tratamento de plantas, é utilizada uma solução de líquido Bordeaux.
Além das doenças que mais frequentemente surgem devido a violações das regras para o cuidado de pepinos, várias pragas podem atacar o vegetal.
Os seguintes sintomas sinalizam a presença de parasitas:
Os inseticidas modernos, que são regularmente pulverizados na lavoura, têm boa eficácia no controle de pragas. Você pode proteger os pepinos dos efeitos negativos dos parasitas, afrouxando e removendo ervas daninhas do solo a tempo, removendo os detritos das plantas após a colheita e a escavação no outono.
Colheita, armazenamento e uso
A coleta de pepinos da guirlanda siberiana, em regra, é realizada um mês e meio após o plantio, no final de julho. Os frutos são colhidos todos os dias ou em dias alternados, evitando intervalos mais longos entre as colheitas.É melhor realizar esse evento de manhã ou à noite, quando os pepinos contêm a quantidade máxima de umidade. Os frutos devem ser cuidadosamente cortados com uma faca afiada, deixando uma pequena cauda alguns centímetros. Você não pode puxar, puxar e torcer pepinos, para não danificar a planta.
Recomenda-se que os frutos colhidos sejam empilhados em caixas de madeira ou plástico e armazenados em local seco e fresco, a valores de temperatura constantes de +7 ... + 10 ° C. O prazo de validade máximo é de 14 dias. Também é permitido o armazenamento de culturas na geladeira, em sacos abertos. Dessa forma, as frutas são capazes de manter sua aparência e sabor apresentáveis por 7 a 10 dias.O híbrido é ótimo para consumo fresco ou para a preparação de preparações para o inverno: decapagem, picles, fermento. A guirlanda siberiana F1 é um dos híbridos de pepino mais populares da atualidade, praticamente sem falhas. Sujeito às regras básicas simples da tecnologia agrícola, mesmo um jardineiro iniciante poderá obter uma grande colheita de frutas saborosas, suculentas e extremamente saudáveis em uma área pequena.