Para o aquecimento de estufas, são frequentemente utilizados fornos caseiros de queima longa, de vários modelos. Eles usam materiais diferentes como combustível - lenha, carvão, pellets, serragem, cones. Se não houver desejo de fabricar produtos caseiros, você poderá comprar um design pronto. Várias opções estão disponíveis para venda. Vamos considerá-los com mais detalhes.
Características do uso do forno
Os fogões de queima longa são uma versão melhorada do fogão russo, consumindo combustíveis sólidos muito diferentes (lenha, móveis antigos, serragem, cones, vários tipos de lixo, carvão). Eles foram usados ativamente durante a Guerra Civil e a Grande Patriota, quando até a lenha comum estava em falta e as salas das caldeiras estavam ociosas.
Nelas, o combustível queima de cima para baixo e, à medida que queima, o fogo afunda cada vez mais. Isso aumenta o tempo de queima e contribui para a liberação de mais calor. O combustível nesses fornos arde lentamente a altas temperaturas e queima até o fim (pirólise). Este processo é regulado pela entrada de ar por meio de ar ou sopro.
Os fogões a lenha pertencem a dispositivos perigosos ao fogo, mas são bastante aceitáveis atualmente para uso em estufas. Esses dispositivos são pequenos e devem ser instalados com segurança para que não tombem.Você sabe Os americanos atribuem a invenção do fogão ao famoso político americano Benjamin Franklin. Nos EUA, esses fogões são chamados de "barrigas grossas".
No início do trabalho, o fogão está bem aquecido. Caso contrário, o processo de combustão pode parar. A chaminé nessas estruturas deve ser reta e livre de curvas, pois precisará periodicamente ser limpa de fuligem e deve estar disponível para esse trabalho.
Tais dispositivos devem ser utilizados quando houver possibilidade de monitoramento constante, pois a lenha neles deve ser lançada periodicamente. Sob eles, é bom fazer uma fundação e tijolos.
O fogão não deve ficar perto de materiais rapidamente inflamáveis e despreparados, pois as peças de metal ficam muito quentes e podem causar ignição. Lenha usada não deve ser crua.
Espécies
Hoje, existem diferentes tipos de fornos para queima longa. Vamos olhar para eles com mais detalhes.
Importante! O primeiro aquecimento de um novo forno é melhor realizado em condições externas, para que ocorra a polimerização do revestimento. Se isso não for feito, a estufa cheira a tinta queimada e graxa de fábrica.
Fogão simples
O design de qualquer fogão a lenha consiste em uma caixa de metal com um tubo para remover a fumaça e várias aberturas com portas. O combustível é colocado na abertura superior e a inferior é usada para controlar a combustão pelo suprimento de ar.
Uma variedade de combustíveis pode ser jogada em um fogão de barriga. Se você fechar o afogador, o fogo queima silenciosamente e, se você o abrir um pouco, os processos de combustão se intensificam.
Slobozhanka
Esta variedade de fogão potbelly tem o nome da área onde foi usada pela primeira vez. Seu design inclui uma câmara de ignição superior, uma câmara de combustão, uma camisa de convecção e duas estruturas para fornecer e distribuir ar.
As massas de ar vêm do lado do forno e aumentam gradualmente. O oxigênio, necessário para a combustão, entra em todas as camadas, o combustível consome a quantidade necessária e o excesso vai além. Isso fornece processos de combustão mais ativos.
Você sabe Os japoneses chamam o fogão de fornalha de daruma. Uma boneca daruma é um copo tradicional japonês.
Com circuito de água
Fornos de queima longa podem ser equipados com um circuito de água para garantir um aquecimento mais uniforme da estufa. A carga de combustível é feita na parte inferior e um distribuidor de massas de ar é pressionado no interior, que pressiona a madeira queimada.
Parece um disco com um tubo oco e nervuras soldadas através das quais o ar entra no combustível e é distribuído por sua superfície. À medida que a madeira queima, ela diminui.
A abertura de carregamento, equipada com uma porta, está localizada no centro da carcaça e, na parte inferior, há um orifício de limpeza e um cinzeiro. O tubo de exaustão de fumaça está no topo.
A lenha nesse fogão queima em 8 horas, e carvão e pellets - em 12 horas. A fiação do tubo é montada em torno do perímetro da estufa, que é conectada aos bicos do forno.
De madeira
A versão mais simples de um fogão a lenha com efeito de estufa é um bubafon. Esse projeto consiste em uma carcaça de metal, uma prensa com um tubo oco e nervuras de reforço que fornecem ar para a madeira, uma bandeja de cinzas abaixo e uma chaminé.
A lenha é carregada de cima e fechada com uma prensa. À medida que a madeira queima, ela cai.
Serragem
A variante de serragem produz pouca fumaça. Em geral, o design desse forno é típico. A serragem em um forno longo deve queimar lentamente, em vez de queimar rapidamente. Para fazer isso, use um design selado com suprimento de ar escasso para evitar queimaduras fortes.
No carvão
O fogão a carvão tem maior dissipação de calor porque funciona com combustível de alto poder calorífico a temperaturas mais altas. Esse forno é feito de tijolos refratários ou ferro fundido.
É melhor fazer um forno de tijolo para carvão, uma vez que o forno de metal é altamente aquecido e requer a instalação de uma tela de proteção. Devido ao fato de a quantidade de resíduos aumentar durante o aquecimento do carvão, o cinzeiro é aumentado.
Sua abertura serve como soprador, uma vez que o ar nesses dispositivos deve vir de baixo. O cinzeiro está localizado sob a grade, que passa o ar para o combustível.
A caldeira é feita de ferro fundido ou a câmara de combustão é reforçada com chapas de aço refratário. As paredes do compartimento de combustível costumam ser feitas com uma inclinação, de modo que o carvão queimado é mais fácil de cair. O design deve necessariamente estar na base.
Importante! Em um forno de carvão, você não deve fazer uma chaminé multicanal ou uma blindagem de aquecimento, pois isso causa risco de queimadura. Na versão a carvão, deve haver boa tração.
Mobiliário
Qualquer dispositivo para aquecimento em uma estufa no inverno é melhor para instalar aproximadamente no meio da sala. É necessário equipar a base para a instalação de um sistema de aquecimento de tijolo ou cerâmica ou lajes de pavimentação.
Kit de ferramentas
Ao instalar um forno de queima longa, as seguintes ferramentas devem ser preparadas para o aquecimento da estufa:
- marcadores de tamanho;
- um moedor para cortar metal;
- máquina de solda;
- máscara e luvas de proteção.
Cálculo do material necessário
Para a fabricação de um sistema de aquecimento, você deve primeiro preparar os seguintes materiais:
- um barril de metal a 200 litros;
- tubo de metal;
- canto de metal;
- chapas de aço;
- garrafa de gás (usada).
Você sabe Este forno foi projetado pelo cientista russo I. Butakov, fundador da teoria da produção combinada de energia elétrica e térmica.
Instalação do forno
A instalação do forno é realizada na seguinte sequência:
- Corte o balão por cima e faça um buraco para combustível sólido por baixo.
- Corte uma abertura para instalar uma chaminé na lateral do cilindro.
- O círculo de metal deve ser girado para que caiba no cano. Um orifício para o soprador é feito nele, e o círculo para ponderação e o espaço próximo ao combustível é finalizado com acessórios de metal (canto).
- Tubos de cano com um obturador são presos à tampa por soldagem, que atuará como um soprador.
- Uma chaminé, uma porta feita de um pedaço de aço ou parte de um barril é fixada por soldagem. Coloque as pernas.
A operação de um dispositivo desse tipo para aquecimento consiste na queima de madeira com acesso limitado ao ar. Sob gravidade, a tampa se move para baixo, indicando o nível de queima de combustível.
Modelos populares de compras
Você pode comprar modelos prontos de fogões para aquecer a estufa nas lojas.
O mais popular deles:
- Kuznetsova. É feito de tijolo e possui 2 registros de metal. A eficiência é de aproximadamente 90%. Dentro do forno, há uma “tampa” especial que conecta a lareira à parte inferior deste dispositivo. Ele separa o gás em frio e quente. Nesse caso, o calor está dentro, acumulando calor para aquecimento e o frio é descarregado pela chaminé. Esta unidade aquece uniformemente e também limita a formação de fuligem.
- "O foguete". O princípio de operação de um dispositivo desse tipo é que, em altas temperaturas, o combustível (lenha, carvão) se decompõe, formando gás que queima em um compartimento separado, proporcionando boa transferência de calor. Este modelo é econômico em combustível. O dispositivo de aquecimento foi chamado de "Foguete" por causa do zumbido que pode ser ouvido no início do trabalho. Esses sons ficam silenciosos quando o forno aquece até a temperatura necessária. A estufa é aquecida usando uma chaminé, localizada ao longo do perímetro da estrutura ou ao longo dela.
- "Vologda". O combustível sólido é colocado nesta unidade a cada 8 a 10 horas. O forno trabalha por geração de gás. Alguns modelos contêm uma bobina para aquecimento de água. As chaminés são dispostas através do teto ou da janela. Ao mesmo tempo, a chaminé superior deve exceder a crista em pelo menos 0,3 m para aumentar a tração. Para melhorar o processo de aquecimento, o dispositivo deve ser montado 0,3-0,6 m acima do piso.
- Buleryan. Este dispositivo é um barril, que está localizado de lado. Dela, sobressaia em diferentes direções do tubo acima e abaixo. Os tubos inferiores são necessários para absorver o ar frio e os tubos superiores para liberar uma corrente de ar quente. A base do trabalho é a geração de gás: no primeiro compartimento interno, a lenha queima e, no segundo, o gás liberado queima completamente. Há um aquecimento uniforme da sala. A eficiência é de 72 a 75%. A lenha é jogada no forno a cada 7 a 8 horas. Infelizmente, esta versão do sistema de aquecimento não possui um regulador de temperatura.
- Slobozhanka. Fogão bastante prático para aquecer a estufa em madeira, feno e serragem. Normalmente, o sistema de ignição está localizado na parte superior do dispositivo. Existem 3 variações deste dispositivo para aquecimento, que diferem entre si pelo sistema de suprimento e movimento dos fluxos de ar.
- Butakova. Este modelo se assemelha a um forno buleryan. Também opera com base no princípio da geração de gás, mas também possui um convector que fornece um aquecimento mais rápido da estufa. Na presença de um regulador que permite definir a temperatura necessária. No fundo, há uma gaveta para remover a fuligem. As diferenças de temperatura são reguladas pela grade.
Agora à venda, existem vários tipos de caldeiras a combustível sólido para queima longa, que podem ser usadas para aquecer estufas. Esse forno pode ser fabricado e equipado por si próprio.