Ao cultivar cebolas, muitas pessoas têm problemas associados ao apodrecimento. Para atingir um objetivo como manter uma colheita saudável, você precisa saber por que a cebola apodrece e o que é necessário para evitá-la.
Causas que causam deterioração
O mais importante é identificar atempadamente o problema das cebolas podres. Os problemas mais comuns estão relacionados ao solo. Para preservar a cultura, será muito importante garantir condições favoráveis ao crescimento e preservação da cultura.
Umidade em excesso
Todas as plantas precisam de umidade, mas você deve sempre seguir a norma em regar camas com cebolas. O solo alagado contribui para o desenvolvimento de bactérias e o surgimento de várias doenças. Nas estações chuvosas, é necessário preparar a drenagem para drenar o excesso de água dos canteiros. Cerca de um mês antes da colheita, você precisa interromper a irrigação.
Material de plantio infectado
Para evitar apodrecer e preservar a colheita, é necessário verificar cuidadosamente o material de plantio adquirido. Pode já estar infectado com uma infecção por cebola.
Isso pode ser esclarecido indicando os seguintes sinais de infecção:
- cor incorreta das escamas de cobertura;
- flocos de topo úmidos;
- mau cheiro do conjunto;
- a concha e o topo da cabeça estão danificados.
Importante! Não faz sentido tratar a doença, uma vez que esporos de fungos, bactérias e ovos de insetos são transmitidos através da semeadura; depois disso, a área já infectada do solo terá que ser completamente tratada.
Excesso de nitrogênio no solo
Outra razão para o fraco desenvolvimento da cultura é caracterizada por resistência reduzida a doenças e retardo de crescimento. O nitrogênio é essencial para o crescimento inicial da cebola. As fontes mais adequadas de nitrogênio para ele são húmus e composto.
Eles são introduzidos durante a preparação do solo e têm uma baixa concentração, o que lhes permite gastar uniformemente os elementos necessários para a cultura. Um excesso de nitrogênio geralmente ocorre devido a uma overdose de fertilizantes; portanto, é necessário seguir as normas e o momento da fertilização.
Doenças de cebola
As doenças são geralmente acompanhadas por infecções fúngicas ou bacterianas. As causas da doença incluem alta umidade, tempo chuvoso e não conformidade com as regras para cuidar da lavoura.
Podridão macia bacteriana
Esta doença pode ser observada em bulbos amadurecidos durante a colheita e durante o armazenamento. A derrota é notada pelo fato de que as escamas internas amolecem, tornam-se aquosas em consistência, têm um cheiro ruim, de cor marrom-amarelada.
Basicamente, a lesão vai para seções separadas da cebola e as placas restantes podem ser saudáveis.A propagação da doença vai para as plantas enfraquecidas, que se tornam quando o solo é irrigado de maneira inadequada, devido a picos de temperatura e falta de componentes nutricionais necessários.
Para evitar a manifestação desta doença, é necessário tratar cebolas com preparações bactericidas especiais contendo cobre, deixar apenas cebolas maduras e secas para manter, aderindo à mesma temperatura e umidade.
Você sabe As cebolas são cultivadas em mais de 175 países e a área total semeada está à frente, mesmo do trigo.
Bacteriose de cebola
A doença afeta os bulbos no processo final da vegetação, geralmente em plantas enfraquecidas e não em cabeças secas, apodrecendo por dentro.
Características características:
- Dun em remendos vegetais comestíveis.
- A lâmpada é macia e mucosa.
- Odor desagradável e persistente.
A bacteriose pode ser causada pelo alagamento do solo, portanto a única solução é umedecer o solo de acordo com a norma.
Podridão do pescoço
Doença do bulbo, que geralmente se manifesta durante o armazenamento, mas é afetada especificamente durante a estação chuvosa. A lâmpada apodrece completamente, o começo vai do pescoço e as escamas amolecem, elas ficam cinza.
Um revestimento cinza com pontos pretos é visto nas escamas e em suas superfícies.O que devo fazer? Remova e seque as cebolas a tempo, observe o armazenamento, a rotação das culturas e o tratamento de sementes com fungicidas.
Podridão branca
Esta doença da cebola se manifesta no murcha e no amarelecimento das folhas, aparecem formações brancas de fungos, pequenas escleródios negras aparecem no fundo das cabeças da cebola. A propagação da doença vai de escalas externas para internas. Com uma derrota severa, as lâmpadas apodrecem e, em seguida, a mumificação continua, a densidade e o peso são perdidos.
A principal causa do aparecimento da doença é o excesso de umidade do solo em clima frio, excesso de nitrogênio no solo, acidificação e rotação inadequada das culturas. É necessário combater a podridão branca tratando a cultura com fungicidas.
Você sabe As cebolas ganharam seu nome devido à sua aparente semelhança com os nabos.
Podridão de Fusarium
A doença é caracterizada por claro amarelecimento, deformação e morte adicional das folhas de cebola. Em uma planta infectada, o crescimento diminui, as raízes ficam marrons e depois apodrecem. As plantas desbotam rapidamente e, nas cabeças, na região da base, são encontrados filamentos miceliais.
Essa doença aparece agregada devido ao clima quente e à umidade do solo, e os danos à cultura da mosca da cebola contribuem para o aparecimento da doença. Para evitá-lo, você precisa aquecer o sevka ou conservá-lo com um fungicida, cultivar a planta em áreas frescas.
Oídio
Esta doença é uma causa bastante comum de cebolas podres. Na planta, as penas verdes são afetadas no início, que se tornam clorosas, depois ocorrem amarelecimento e curvatura. No tempo seco, as penas adquirem manchas verdes claras, no tempo chuvoso, micélio cinza-púrpura. E então o desenvolvimento da doença vai para os bulbos e para o sistema radicular.
A derrota desta doença pode ocorrer devido à alta umidade e tempo frio. Para evitá-lo, é necessário excluir fertilizantes nitrogenados, adicionar um pouco de potássio e fósforo e processar o leito com preparações contendo cobre.
Pragas
Danos e deterioração das cebolas podem ocorrer não apenas com doenças. Essa cultura tem suas próprias pragas. Moscas de cebola e nemátodos causam mais danos às plantas, parasitam no jardim e, portanto, o rendimento será muito ruim.
Mosca de cebola
A maioria dos danos à planta é causada por larvas de insetos. Eles podem roer orifícios nas folhas e bulbos, comer polpa suculenta, por isso as cabeças dos bulbos apodrecem.
Sinais característicos dos danos causados pela mosca da cebola:
- a pena verde fica amarelada;
- buracos aparecem nas folhas e bulbos das larvas;
- áreas claramente visíveis onde os ovos pequenos são depurados.
Para evitar o aparecimento de moscas da cebola, você precisa processar o canteiro e as plantas do jardim com inseticidas, cinzas, sal ou soluções de manganês, além de pó de tabaco. Também muito eficaz é o tratamento com imunocitócitos.
Nematóide da haste e do bulbo
Os sinais característicos da presença desta praga na cultura são reduzidos em comprimento e folhas espessadas, manchas marrom-amareladas e inchaços aparecem.
O começo começa no pescoço e, no futuro, as penas morrem, as lâmpadas amolecem, tornam-se macias e leves, aparece uma cor cinza claro, ocorrem deformações e germinações. Quando uma cebola infectada é infectada, um odor desagradável é ouvido imediatamente.
Os nemátodes são tenazes, muito ativos em clima quente e úmido. Não há cura para eles, o principal é aderir à prevenção de pragas - remover ervas daninhas, detritos de plantas, rotação de culturas e aquecer as sementes.
Importante! A penetração de nemátodes provém do solo. Muitas vezes eles aparecem devido a material de plantio infectado, água.
O que fazer e como lidar com isso
Além dos métodos descritos para cada problema específico, existem métodos universais para combater a podridão da cebola:
- desinfetar quimicamente ou termicamente as sementes da cultura;
- conformidade da rotação de culturas;
- remover ervas daninhas e soltar o solo;
- distribuir adequadamente os fertilizantes de acordo com sua finalidade: nitrogênio - no início do desenvolvimento da planta, fósforo-potássio - nos últimos estágios da estação de crescimento;
- colheita a tempo - após o amarelecimento das folhas, quando o pescoço fica fino e seco;
- secar a cebola ao sol, em clima úmido - sob um dossel (aqueça por cerca de 8 a 10 dias, a uma temperatura de + 25 ° C a + 36 ° C, após o que as folhas são aparadas e o pescoço deve ter 5 cm de comprimento);
- prontamente separar as lâmpadas e remover os infectados;
- armazene as cebolas em condições favoráveis, temperatura de + 18 ° C a + 20 ° C, umidade 60%.
Medidas preventivas nas camas
Para prevenir e impedir o apodrecimento das cebolas nos canteiros, são necessárias medidas preventivas, que reduzam o aparecimento e o desenvolvimento de doenças ou pragas, protejam contra a perda de culturas devido a erros no início.
Medidas preventivas incluem:
- Rotação das culturas (retorno das cebolas ao local original não antes de 3-4 anos).
- Cultive plantas resistentes a doenças.
- Trate sementes e sementes antes de plantar.
- Siga todas as regras da tecnologia agrícola.
- Para tratar o solo e as plantas com preparações fungicidas e inseticidas, com a aparência de podridão.
- Erva daninha e solte o solo.
- Cultive plantas próximas ao canteiro de cebola que possam deter pragas.
A coisa mais importante no cultivo é uma preparação adequada, nutrição normalizada e prevenção oportuna de infecções e propagação de pragas. Sujeito a essas regras, as cebolas não apodrecem nas camas e você obterá uma colheita saudável.