O estômago e o duodeno são importantes órgãos digestivos. Suas paredes consistem em várias camadas, e a camada mais interna, a membrana mucosa, fornece proteção contra ácido estomacal e outras substâncias agressivas. Uma úlcera no estômago ou duodeno leva a danos nas paredes dos órgãos em qualquer lugar. Além do tratamento, a nutrição para a doença também não é de pouca importância. Este artigo enfoca a possibilidade de pacientes que usam gengibre para úlceras pépticas.
Pode gengibre com uma úlcera
Do ponto de vista dos médicos alemães e americanos, o gengibre é muito útil (em doses moderadas) para pacientes com diagnóstico de úlcera gástrica ou úlcera duodenal. Ao mesmo tempo, apenas uma parte dos médicos russos compartilha dessa opinião.
Um número significativo de médicos praticantes da Rússia considera inaceitável o uso de gengibre em pacientes com um trato gastrointestinal doente, uma vez que este produto irrita a membrana mucosa dos órgãos internos. Segundo os médicos, esse tempero só pode ser usado com sucesso como profilático e, para uma pessoa doente, o tratamento com gengibre será prejudicial e só pode agravar uma condição dolorosa..
Você sabe Na Idade Média, no Reino Unido, 1 quilo de gengibre custa tanto quanto uma ovelha viva.
Médicos estrangeiros explicam sua crença no uso de gengibre para úlceras de órgãos internos pelo fato de que a presença dessa raiz na dieta ajuda a estabelecer o funcionamento normal de um sistema digestivo desordenado. Dele efeito de aquecimento e estimulante melhora significativamente o apetite, promove a secreção de suco gástrico. Os especialistas estão convencidos de que este produto pode ajudar com lesões estomacais e gastrite. Seu uso ajuda a tratar essas patologias com mais eficiência e rapidez.
Se um organismo ficar intoxicado ou uma pessoa sofrer de sintomas dispépticos (diarréia ou constipação), uma dieta com gengibre também ajudará, porque esta planta tem um excelente efeito de limpeza, que remove substâncias e toxinas prejudiciais do corpo. O efeito laxante suave desta planta ajuda na constipação.
Você sabe Os chineses usam raiz de gengibre para fins médicos e culinários há mais de 4000 anos. O famoso filósofo chinês Confúcio insistiu que o gengibre deveria estar presente na mesa a cada refeição para ajudar na digestão das pessoas que jantavam.
Sintomas típicos de úlcera:
- dor ardente ou premente sob o arco costal direito;
- perda de apetite
- náuseas e vômitos
- mal-estar geral;
- arrotos;
- inchaço;
- diarréia e constipação (podem alternar).
O estômago
Com a úlcera gástrica, o equilíbrio entre efeitos agressivos (por exemplo, ácido estomacal e ácido biliar) e fatores de proteção (membrana mucosa, boa circulação sanguínea) é perturbado. Vários fatores contribuem para a ocorrência desse desequilíbrio: em primeiro lugar, a bactéria Helicobacter pylori, bem como substâncias entorpecentes, nicotina e álcool e transtornos mentais.
Importante! Além de bactérias e outros fatores especificados, o desenvolvimento de úlcera péptica é promovido por todos os tipos de distúrbios da motilidade gástrica.
Fatores endógenos incluem formação excessiva de ácido estomacal. Com uma diminuição do esvaziamento do conteúdo gástrico no corpo, há um aumento no retorno dos alimentos do duodeno. Esse refluxo é misturado com a bile. Por fim, o ácido biliar danifica o revestimento do estômago.
Médicos alemães acreditam que o gengibre é uma boa alternativa para curar úlceras estomacais. Essa raiz inibe a inflamação e reduz a liberação de sucos digestivos agressivos no trato gastrointestinal.
Úlcera duodenal
A inflamação da membrana mucosa do duodeno é chamada duodenite. Esta doença pode ocorrer tanto na forma aguda quanto na crônica. Os pacientes apresentam alterações inflamatórias na membrana mucosa: tanto em todo o duodeno quanto em suas áreas individuais. A causa da duodenite também é freqüentemente a bactéria Helicobacter pylori, mas, além disso, a doença pode ser causada por muitos outros fatores (vírus, outros patógenos).
Importante! Se um paciente desenvolver sintomas de úlcera duodenal, como sangue nas fezes, vômito ou dor intensa, você deve consultar imediatamente um médico.
Com uma pequena lesão do duodeno, os médicos oferecem tratamento com naturopatia, isto é, com o uso de ervas medicinais. Plantas como absinto, canela, gengibre, dente de leão, cravo, yarrow e cálamo são usadas para isso. Eles são neutralizar a formação de acidez aumentada no corpo.
A cura natural mais popular para esta doença (no estágio inicial) também é o gengibre, usado em pequenas quantidades, principalmente na forma de pó seco. Com a adição desse tempero seco, os pacientes tomam chá ou uma infusão saudável.
Características de uso para a doença
Se, depois de examinar o paciente, o médico decidiu introduzir gengibre na dieta do paciente com úlcera estomacal ou úlcera duodenal, geralmente ele prescreve o uso de gengibre em pó em cápsulas ou chá, decocções e bebidas. Você deve prestar atenção ao fato de que durante o dia os pacientes não precisam tomar mais do que 1 colher de chá de pó, caso contrário, pode causar irritação da membrana mucosa.
O gengibre fresco tem o mesmo efeito positivo no corpo, mas no caso de úlceras grandes, o uso de um produto desse tipo é absolutamente contra-indicado, pois o chá feito com raiz fresca tem sabor e composição mais agudos que irritam a membrana mucosa.
Trabalhadores médicos de diferentes países chegaram a uma opinião comum de que a raiz de gengibre é útil no tratamento de certas doenças e tem muitas propriedades úteis. Porém, como há desacordo entre os médicos sobre a possibilidade de usar esse tempero em pacientes com úlceras estomacais ou duodenais, as pessoas com uma dessas doenças não devem arriscar, e pode ser melhor usar medicamentos.