Cada criador sabe quantas substâncias valiosas estão contidas no repolho e como é útil adicioná-lo à dieta de suas “alas”. No entanto, as variedades habituais deste vegetal são muito caras para esse fim, principalmente se não se trata de parcelas domésticas de pequena escala, mas de uma exploração agrícola séria. Uma excelente maneira de sair da situação é cultivar uma ração especial de repolho - a cultura em nosso país é pouco conhecida, mas está ganhando cada vez mais popularidade e, portanto, digna de uma revisão separada.
Descrição geral da cultura
O nome latino da planta é Brassica subspontanea Lizg. Pertence à família Cabbage, tem um ciclo de vida de dois anos. O cultivo da cultura requer certos custos; no entanto, como mostra a prática, eles são recompensados repetidamente.
Você sabe O maior repolho do mundo foi capaz de cultivar um agricultor do Alasca chamado John Evans. O peso de sua "ideia" foi de 34,4 kg e foi premiado com a entrada no Guinness Book of Records.
Em particular, o fato de que:
- muito mais despretensioso do que outras variedades de couve;
- adequado para alimentar quase todos os tipos de animais e pássaros;
- completamente utilizado em alimentos (caule e folhas);
- ganhando tamanhos grandes;
- gado realmente gosta;
- aumenta a produção de leite quando vacas e cabras são incluídas na dieta, bem como a produção de ovos ao alimentar galinhas poedeiras;
- Tem um valor nutricional muito alto, à frente de quaisquer vegetais de raiz neste indicador e praticamente não é inferior à farinha de aveia;
- contém uma grande quantidade de nutrientes necessários para aumentar a produtividade do gado (açúcar, fibras, vitaminas A, B, C, minerais, proteínas facilmente digeríveis, etc.);
- está bem assoreado e armazenado por um longo tempo; além disso, pode ser usado fresco mesmo após o congelamento;
- possui uma ampla zona de zoneamento, adequada para cultivo generalizado;
- difere na excelente resistência ao gelo (pode tolerar geadas a -14 ° C);
- produz rendimentos muito bons: os valores médios são 300-350 kg com 100 m², mas também há registros de quando 800 kg de colheitas podem ser coletadas da mesma área (note-se que algumas variedades de repolho branco produzem rendimentos muito mais altos, mas o custo disso aumentando imensamente mais alto).
Importante! A composição do repolho forrageiro contém uma pequena quantidade de óleo de mostarda, que irrita as membranas mucosas e causa perturbações endócrinas em humanos e animais; portanto, a planta deve ser estritamente doseada em animais.
Características da floração e da fruta
Brassica subspontanea é uma planta alta que consiste em um caule cilíndrico (primeiro ano de vida) ou em forma de eixo (segundo ano de vida) com 1,5 a 2 m de comprimento e 3 a 5 de espessura, às vezes até 10 cm e também grande, de 50 a 80 cm de comprimento e de 30 a 40 cm de largura, folhas lisas cobertas, como o caule, com revestimento ceroso. Sua forma pode ser diferente - ovóide, em forma de lira ou lanceolada, plana ou encaracolada. Dependendo da variedade e variedade, a cor das folhas é diferente - do verde ao roxo com todas as opções intermediárias possíveis.
As folhas não são colhidas na cabeça, são presas ao caule por estacas, mais longas (até 40 cm) na parte inferior da planta e curtas (até 15 cm) na parte superior. Apesar de o talo do repolho ser bastante grosseiro, o meio é muito suculento; portanto, os chamados caules são usados nos alimentos pelos animais junto com as folhas. Se o solo onde o repolho forrageiro cresce é úmido o suficiente, vários galhos adicionais podem crescer a partir de um único caule da planta. No segundo ano do ciclo biológico, Brassica subspontanea forma pedúnculos que aparecem nas axilas das folhas. Externamente, parecem longos, de 120 a 160 cm, brotos frondosamente frondosos e ramificados.A planta pertence à polinização cruzada, ou seja, flores masculinas e femininas são formadas em diferentes indivíduos. A inflorescência em si é uma escova solta de 50 a 80 cm de comprimento, composta por inúmeras flores de cor branca ou amarela clara, com até 5 cm de tamanho.De polinização, a fruta é formada na forma de uma vagem lisa de até 10 cm de comprimento, com a forma de um cilindro, no qual existem até mil pequenas semente. O peso de cada semente não excede 6 g, tem uma forma redonda, a superfície é lisa e brilhante. A cor das sementes pode variar de cinza ou cinza a preto.
Zona de alimentação
O local de nascimento da planta é o território do Mediterrâneo, ou melhor, sua parte oriental. Os europeus cultivam essa colheita há muito tempo e com sucesso; ela também é popular nos dois continentes da América, na África, Austrália, Ásia e Polinésia (Nova Zelândia). Tradicionalmente, o cultivo de Brassica subspontanea é mais comum em áreas costeiras.
Você sabe Cultivar animais para alimentação é uma atividade muito suja. Os cientistas calcularam que o desperdício desse processo é 130 vezes maior que o desperdício da vida de todas as pessoas no mundo.
Historicamente, o repolho forrageiro, que cresce em diferentes regiões do mundo, apresenta algumas diferenças morfológicas, em relação às quais é habitual distinguir duas de suas principais espécies, cada uma com sua própria zona de distribuição:
- Variedade antiga da Europa Ocidental originalmente da Itália. Nome latino Brassica oleracea L. var. ramosa DC. Possui folhas muito encaracoladas. Às vezes chamado de pluma. Esta espécie é geralmente cultivada no sul da Ásia, África e no oeste da França.
- Variedade cultivada Brassica oleracea f. silvestris L. Originalmente da Inglaterra, Europa Atlântica e Mediterrâneo. É cultivada em quase toda a Europa Ocidental, é muito popular nas áreas suburbanas da Ásia Menor, também é cultivada nos EUA, Austrália, Japão, nas ilhas de Cabo Verde, às vezes nas regiões tropicais da Ásia e no Cáucaso. Os ingleses chamam essa cultura de couve verde ou couve, os alemães chamam blattkohl, winterkohl ou grünkohl, os franceses a conhecem como choux vert. Na Rússia e no território de outros países da ex-URSS, é principalmente essa variante conhecida aqui que é conhecida como variedade "siberiana" (a primeira variedade na Rússia é chamada variedade "escocesa").
Uma prova nítida disso é a zona quase ilimitada de sua distribuição. Basta dizer que, por exemplo, na Rússia, hoje, o repolho forrageiro é cultivado em toda parte - desde as regiões mais áridas do Ártico até os subtropicais quentes, sem mencionar o território agrícola favorável da região da Terra Negra Central.
As variedades mais populares de repolho forrageiro
Hoje, os agricultores conhecem um grande número de variedades e híbridos de couve forrageira, mas os seguintes são mais adequados para o cultivo na faixa intermediária da parte européia da Rússia e em outras áreas com clima continental:
- Cérebro Verde. O arbusto é altamente frondoso, enquanto as hastes são de cor púrpura e as folhas são roxo-esverdeadas. É resistente a pragas e não tolera a seca.
- Sivers do cérebro verde. Recebido devido à melhoria da variedade anterior pelos esforços de criadores de São Petersburgo. Possui folhas ovais verdes e grandes e enrugadas em pecíolos longos, o caule é espesso, sem ramificação. Características distintivas são tamanhos muito grandes e a ausência de brotos nas laterais. A produtividade é alta, mas entre as desvantagens, há instabilidade na esclerose e bacteriose. Armazenado melhor que o Brain Green.
- Mil cabeças (às vezes chamado Yarrow). Como o nome indica, tem uma folhagem muito forte, ramifica bem, mas as folhas em si não são muito grandes, têm uma forma oval e estrutura encaracolada. A cor das folhas é verde claro. A resistência à bacteriose é média.
- Marco. Ótimo para pequenas fazendas, pois é fácil de cuidar e não requer o uso de equipamentos sérios. Difere em produtividade muito alta e no curto período vegetativo. A folhagem é alta, as folhas são em forma de lira, verde saturado.
- Wma. Difere por requisitos não muito altos de iluminação, tolerância à seca e especialmente alta produtividade (até 1 tonelada a partir de 100 m² ou mais). Por resistência ao gelo não é inferior a outras variedades. A folhagem é média, o arbusto é alto, a cor das folhas é verde claro.
Repolho crescente
Como foi dito, o repolho forrageiro é uma planta de dois anos. Sua estação de crescimento dura de 140 a 160 dias durante o primeiro ano de vida e de 80 a 90 dias no próximo ano. No período seco, o desenvolvimento da cultura diminui e, com o início do resfriamento no outono, quando a temperatura diurna cai para + 17 ... + 20 ° C, o crescimento do repolho é retomado com vigor renovado. Durante esse período, o volume de massa verde por dia pode aumentar até 15 kg e até mais 10 m².
Ao mesmo tempo, nem a seca do verão, nem as geadas do outono são perigosas para as plantas adultas, o repolho pode se recuperar mesmo com uma redução de temperatura de curto prazo para -15 ° C, o que não é característico de nenhuma das culturas forrageiras comuns. Após o aquecimento subsequente (desde que as mudanças climáticas não passassem abruptamente), as folhas congeladas descongelam gradualmente, mantendo a cor e a densidade.Esse incrível recurso do Brassica subspontanea permite que os agricultores ofereçam aos animais alimentos verdes frescos por 1,5 a 2 meses a mais do que o habitual, aumentando sua duração para 240 a 250 dias por ano. A alta tolerância ao frio do repolho forrageiro, tanto no estado jovem quanto no maduro, permite cultivar essa cultura tanto por meio de mudas quanto pela semeadura direta em campo aberto.
De uma maneira imprudente
O repolho de ração resistente ao frio pode ser semeado quando a temperatura média diária é de +2 ... + 4 ° C, e mesmo que geadas de curto prazo ocorram após a emergência, não há nada com que se preocupar: brotos jovens podem tolerar um estalo frio de -6 ° C. As sementes são depositadas a uma profundidade de 2 a 3 cm, a distância entre as fileiras é de 60 a 70 cm, a densidade de semeadura é de 15 a 40 kg por 100 m².
Antes da semeadura, recomenda-se misturar as sementes com o superfosfato peneirado por uma peneira fina na proporção de 1:10. Isso fornecerá à planta nutrição e permitirá que a semente permaneça em uma determinada profundidade. Após a formação de 3-4 folhetos reais nas mudas, as culturas são reduzidas ao padrão padrão (entre duas plantas adjacentes, deve haver de 20 a 40 cm de espaço livre).
Você sabe Uma das plantas mais bonitas do mundo é merecidamente considerada repolho Romanesco. Na forma, é um chamado fractal - um conjunto que se reproduz: uma cabeça de repolho consiste em flores, cada uma das quais é a mesma, mas menor, e assim por diante por várias etapas.
Deve-se notar que especialistas do Instituto de Pesquisa e Economia da Organização do Noroeste (São Petersburgo) desenvolveram um método especial para o cultivo de repolho forrageiro, no qual as mudas não diminuem mais após a semeadura, conforme o esquema padrão. No entanto, para obter altos rendimentos neste caso, o solo é pré-tratado com uma grande dose de herbicidas fortes, portanto sua segurança ambiental é muito duvidosa.
Método de mudas
O método de muda é considerado mais econômico, pois permite reduzir a perda de sementes em cerca de 60%. Além disso, cuidar de uma colheita dessas depois de plantá-la em campo aberto é muito mais simples do que o que os brotos jovens exigem. A vantagem deve ser um ganho mais significativo de massa verde devido ao aumento da estação de crescimento, no entanto, como a experiência mostra, na realidade, os indicadores de rendimento para mudas e mudas para o cultivo de repolho forrageiro são aproximadamente os mesmos. Ao mesmo tempo, o cultivo preliminar de mudas é um processo demorado e, portanto, devido ao alto custo de produção, geralmente não são utilizadas grandes propriedades agrícolas.
Importante! O tempo de formação de mudas de repolho forrageiro (da semeadura ao transplante no solo) é de 35 a 40 dias. A diferença entre os termos do calendário de plantio em campo aberto com mudas e métodos de mudas é de apenas duas semanas.
A preparação de sementes para plantio com mudas e método de mudas é idêntica. Após a formação de 4-5 folhetos verdadeiros nas mudas, as mudas são endurecidas e depois transplantadas para o campo aberto. Normalmente, esse procedimento é realizado de meados de abril até o final de junho, dependendo das condições climáticas (o solo deve aquecer suficientemente, mas ao mesmo tempo permanecer suficientemente úmido). Para o transplante, você precisa escolher o dia mais nublado, é desejável que o mesmo tempo dure mais um pouco até que as mudas se enraízem.
Existem vários esquemas de plantio possíveis (em cm):
- 70×20;
- 70×25;
- 70×30;
- 60×60;
- 60×40.
As duas últimas opções envolvem plantar repolho em duas cópias em cada buraco. Deve-se ter em mente que, com um espessamento muito alto, o repolho se desenvolve lentamente, como resultado, o conjunto de massa verde diminui e, portanto, não será possível obter um maior rendimento por unidade de área.
Repolho ao ar livre
O cuidado com o plantio de repolho forrageiro não é grande coisa e se resume a garantir a rega regular, monitorar as condições do solo, aplicar fertilizantes, prevenir pragas e doenças e, se necessário, plantar plantas altas.
Rega
Brassica subspontanea é uma planta muito higrófila. Além disso, a consecução dos indicadores declarados de alta produtividade é possível apenas com rega muito abundante.
Importante! O conjunto mais ativo de massa verde no repolho forrageiro ocorre no final do verão e outono, quando a estação das chuvas começa. Esse recurso da planta compensa amplamente as altas demandas impostas pela irrigação frequente.
Ao mesmo tempo, essa cultura sofre muito se a água estagnar em suas raízes e, portanto, precisa ser regada de maneira que a umidade seja imediatamente absorvida no solo (o sistema radicular do repolho forrageiro é bastante poderoso e vai a uma grande profundidade, portanto a planta fica completamente pode lidar com a seca superficial curta). Para garantir esse resultado, é necessária uma boa drenagem, bem como um fluxo profundo de águas subterrâneas. Pelas mesmas razões, solo pesado ou áreas de várzea não são adequados para o cultivo.
Alimentação
Antes de plantar o repolho, o solo precisa ser bem fertilizado com orgânicos, enquanto durante a estação de crescimento, a ênfase principal é geralmente nos fertilizantes nitrogenados.Durante a temporada, recomenda-se realizar dois curativos.
Composição recomendada por 1 m²:
- nitrato de amônio - 10-15 g;
- nitrofoska - 30-40 g;
- superfosfato - 30 g.
Afrouxamento do solo
O afrouxamento do solo após cada irrigação e chuva forte é um procedimento obrigatório, pois garante a saturação do solo com oxigênio e não permite que a umidade evapore rapidamente. Essas condições proporcionam um crescimento mais rápido do repolho. Além disso, ao mesmo tempo que o afrouxamento, é muito conveniente livrar-se das ervas daninhas, que não apenas tiram a seiva da lavoura, mas também são “reservas” de um grande número de doenças e pragas.
Controle de Pragas e Doenças
Brassica subspontanea é uma cultura despretensiosa e resistente, portanto, com o cuidado adequado da doença, não é tão freqüentemente afetada. Se ocorrer um problema semelhante, ele quase sempre estará associado a uma violação da tecnologia agrícola. Assim, o repolho forrageiro geralmente fica doente em solos ácidos, com alagamentos, além de violar o equilíbrio entre umidade e temperatura (tradicionalmente, quanto mais frio o ar, maior a rega).
Entre as doenças mais características da cultura deve ser chamado:
- Kilu
- podridão - cinza, branca e seca;
- Alternariosis.
Para combater doenças do repolho, são utilizados preparados fungicidas, como, por exemplo, Cumulus (eficaz contra a quilha), Iskra (da alternariose) e outros. Um método mais seguro e moderno de resolver o problema é o uso de agentes biológicos, o mais famoso dos quais é a Fitosporina. O pó deve ser diluído na proporção de 5 g por 10 l de água e utilizado no tratamento de raízes e foliares.
Você sabe Cerca de 80% da água consumida no mundo é destinada à pecuária. A área total usada por pessoas com o mesmo objetivo é de cerca de 70% da terra.
Se as doenças do repolho forrageiro não são um fenômeno muito frequente, uma variedade de insetos nocivos atacam essa cultura nutritiva com grande desejo. Esse problema não deve ser ignorado, pois as plantas afetadas por pragas perdem seu poder de crescimento e podem até morrer, e, além disso, seu uso para alimentar animais também é repleto de consequências negativas: os animais podem recusar esses alimentos ou serem envenenados. Abaixo estão os parasitas de repolho e medicamentos mais comuns usados para controlá-los:
Nome da praga | Maneira de lutar |
Traça de repolho | Tratamento foliar com lepidocida |
Repolho branco | Tratamento foliar por Kinmiks ou Fitoverm |
Flor de colza | Tratamento foliar "Ethaphos" |
Mosca de repolho | Tratamento foliar "Karbofos", "Topázio" ou "Iskra" |
Pulgas crucíferas | Polinização a seco com pó de tabaco e cinzas de madeira misturadas em partes iguais |
Recursos de colheita
A colheita do repolho forrageiro deve ser feita o mais tardar possível, porque esse é o ponto do cultivo dessa colheita. Um sinal de que o ciclo de vegetação de Brassica subspontanea está completamente concluído e é inútil deixá-lo no chão é o começo do amarelecimento das folhas na parte inferior do mato. Geralmente, na época da colheita, nenhuma outra planta é deixada nos campos e as primeiras geadas estão muito atrás. Por exemplo, para a Ucrânia, esse período pode chegar ao final de novembro e, se o outono estiver quente, mais tarde.
Existem duas maneiras de dar repolho forrageiro aos animais - frescos ou como parte de um silo. No primeiro caso, a colheita é simplesmente empilhada em uma adega ou porão, e não há restrições estritas de temperatura para o armazenamento de estoques: com ventilação periódica, a colheita pode ser armazenada até fevereiro. Muitas vezes, os estoques de repolho são armazenados em pilhas diretamente ao ar livre, cobrindo com neve, se necessário.Importante! Mesmo no caso de congelamento completo, a planta não perde seu valor nutricional; no entanto, antes de colocá-la nos alimentadores, ela deve primeiro ser descongelada.
No caso de silagem, o repolho é triturado, misturado com outros componentes e depositado para amadurecer. Brassica subspontanea é um excelente complemento para silagem, pois há muito açúcar na cultura (neste indicador, perdendo apenas para o sorgo), que é um excelente conservante. O repolho é um achado real para os pecuaristas, pois permite prolongar o período de uso de ração verde fresca na dieta dos animais até o final do inverno.A planta pode ser fornecida a todos os tipos de gado e aves, o que pode aumentar significativamente sua produtividade, incluindo a produção de ovos e a produção de leite. E dado que é possível cultivar esta cultura sob quaisquer condições climáticas e esse processo não é difícil, não é de surpreender que esteja ganhando cada vez mais popularidade.