Não é segredo que a saúde humana determina sua dieta em maior medida. As regras da alimentação saudável foram desenvolvidas há muito tempo. Um deles diz que o cardápio deve incluir necessariamente frutas e legumes. Vamos falar sobre o papel do repolho chinês em uma dieta saudável neste artigo.
Características do repolho chinês
O repolho chinês é chamado de 2 variedades de vegetais: repolho de Pequim e couve chinesa. Essas espécies se espalharam para outros países a partir do território da China e hoje são usadas na culinária de muitos povos do mundo. No entanto, na maioria das vezes esses vegetais são usados pelos chineses.
Você sabe Na China, o cultivo e o uso de folhas e repolho culinário começaram há 5 mil anos. E na Europa, até a década de 1970, a cultura era pouco conhecida, até os japoneses desenvolverem híbridos iniciais que mantiveram sua apresentação por um longo tempo.
Espécies
O repolho de Pequim é mais famoso e popular no mundo do que o bok choy. Esta cultura vegetal tem folhas tenras e suculentas com bordas onduladas ou recortadas, coletadas em um soquete ou em uma cabeça de repolho estendida de 1,5 a 2 kg. A cor das folhas é verde-amarela.
Recentemente, nas prateleiras, você pode encontrar repolho roxo, cujas folhas são de cor púrpura. Os vegetais de Pequim são divididos em 2 variedades: folhas e couve. Bok choy - couve. Ela folhas são formadas em caules densos fortes. Eles são pintados em verde escuro. Na maioria das vezes, o bok-choi é usado em sua culinária pelos japoneses, chineses e coreanos.
Folha e cabeça
Benefício
Ambas as variedades de repolho chinês são caracterizadas por uma composição rica em vitaminas e minerais e possuem várias propriedades úteis.
- Eis para que serve esta colheita de vegetais:
- fortalece o sistema imunológico;
- limpa o sangue;
- acelera o metabolismo;
- afeta positivamente o trabalho do trato digestivo;
- alivia a depressão e a síndrome da fadiga crônica;
- alivia dores de cabeça;
- normaliza a pressão sanguínea;
- impede o desenvolvimento de doenças do coração e vasos sanguíneos;
- alivia a constipação;
- melhora o equilíbrio da microflora intestinal;
- fornece elasticidade e força dos vasos sanguíneos;
- remove o excesso de líquido;
- melhora o funcionamento dos órgãos da visão.
Repolho chinês é recomendado para comer para a prevenção da aterosclerose, diabetes, problemas gastrointestinais, obesidade, câncer.
Danos e contra-indicações
Este vegetal pode causar danos em caso de ingestão excessiva. Algumas fontes recomendam que seja usado no tratamento de certas doenças, como diabetes. No entanto, na prática médica mundial, foram documentados casos em que a ingestão diária de repolho chinês em grandes quantidades levava a problemas de saúde irreversíveis.
A norma recomendada por dia não é superior a 300 G. Além disso, um vegetal pode causar reações indesejáveis no trato gastrointestinal - rompimento do pâncreas e intestino - quando é consumido simultaneamente com laticínios e queijos moles.
- É contra-indicado comer repolho com esses problemas de saúde:
- colite aguda;
- inflamação aguda do pâncreas;
- exacerbação de uma úlcera de estômago;
- envenenamento;
- diarréia
- exacerbação de gastrite;
- inchaço.
Composição vitamínica e teor calórico
As propriedades úteis e prejudiciais de uma cultura vegetal são determinadas por sua composição química. Contém muitas vitaminas. 100 g contém 30% da norma diária para uma pessoa de ácido ascórbico, que é um pouco menor que nas tangerinas e mais que nas maçãs. Também no repolho existem muitas vitaminas B6 (11%), K (36%), folatos (20%).
Dos minerais, uma planta vegetal possui uma grande quantidade de potássio (9,5%), cálcio (7,7%), manganês (9,5%). Magnésio, fósforo, ferro e cobre também estão presentes. Este delicioso vegetal contém um pequeno número de calorias - apenas 16 kcal são contidos em 100 gramas, para que possa ser considerado entre os alimentos adequados para a nutrição da dieta.
O valor nutricional (BJU) do repolho chinês fresco é o seguinte:
- proteínas - 1,2 g;
- gorduras - 0,2 g;
- carboidratos - 2 g;
- fibra alimentar - 1,2%
- água - 94%.
Recursos do produto
Há uma categoria de pessoas que precisam usar o repolho chinês com cautela ou de acordo com um determinado esquema. Isso inclui pessoas com certas doenças, mulheres que amamentam e pessoas que fazem dieta.
Para doenças
Existem várias doenças nas quais você precisa monitorar a quantidade, qualidade e composição dos produtos na dieta, por exemplo, doenças gastrointestinais. Considere se é útil ou prejudicial usar um vegetal com úlcera no estômago, gastrite e pancreatite.
Se alguma dessas doenças estiver em remissão, e o sistema digestivo lidar com a digestão da cultura vegetal descrita sem problemas, então não há contra-indicações para o seu uso na forma fervida e cozida. Legumes frescos devem ser descartados.
No período de exacerbação, ingerir este produto é inaceitável de qualquer forma, porque a fibra contida nele tem um efeito irritante na membrana mucosa do estômago e intestinos, o que pode levar a dor, indigestão, diarréia, vômito e outras manifestações indesejáveis. O processo de recuperação será estendido significativamente no tempo.
Com úlceras e gastrite, é útil beber suco de repolho quente antes das refeições, o que, graças ao conteúdo de vitamina U, promove a rápida cicatrização da membrana mucosa.
Com moderação, o repolho chinês pode ser consumido por diabéticos. Não afeta o nível de glicose no sangue e retarda a absorção de carboidratos de outros produtos. Além disso, os diabéticos podem comer legumes frescos, cozidos, cozidos e em conserva. Seu índice glicêmico fresco é de 15 unidades.
Ao amamentar
As mulheres que amamentam precisam monitorar cuidadosamente sua dieta, já que quase todos os produtos passam para o leite materno, o que significa que o sistema digestivo do bebê, que ainda não é capaz de lidar com isso, ainda é inadequado. Naturalmente, as nutrizes estão preocupadas com a questão de saber se é possível usar o repolho chinês no HS.
Em uma pequena quantidade, este produto pode ser inserido no menu após o bebê ter 3 meses de idade. Uma mulher que amamenta deve incluir couve chinesa na dieta, começando com pequenas doses - 50 g por dia e aumentando gradualmente sua quantidade, enquanto monitora constantemente a condição da criança.
Primeiro, você precisa experimentar o vegetal cozido por tratamento térmico - em um ensopado ou cozido, sem temperos. O produto fresco pode ser introduzido após 1-2 semanas. Mas a mulher durante esse período precisa se recusar a usar legumes em conserva e salgados. Um produto preparado dessa maneira pode prejudicar o sabor do leite materno e levar a reações alérgicas em bebês.
Importante! Se o bebê apresentar erupções cutâneas ou anormalidades no trato digestivo - flatulência, diarréia, inchaço, cólica - o uso do vegetal deve ser interrompido imediatamente.
Para perda de peso
Obviamente, toda pessoa que deseja perder peso ou segue rigorosamente seu cardápio e figura deve saber se é possível comer repolho com alimentos dietéticos. Os nutricionistas não apenas permitem que seja consumido, mas também recomendam, pois se refere a produtos com um teor calórico negativo. Isso significa que o corpo gasta mais calorias para digerir o vegetal do que recebe quando é recebido.
Existem muitas dietas em que um dos componentes é o repolho chinês. A perda de peso é obtida devido ao fato de que alivia a fome por um longo tempo, acelera o metabolismo e ajuda a eliminar toxinas do corpo.
Ao compilar um menu de dieta, observe que o vegetal em questão combina bem com pepino, espinafre, aipo, pimentão, tomate, abobrinha, todo tipo de ervas, muitas frutas e bagas.
Para temperar saladas frescas, use azeite, vinagre, iogurte, creme de leite com baixo teor de gordura e suco de limão. Para perder peso de maneira rápida e eficaz, os nutricionistas aconselham os pratos de repolho a substituir o jantar: isso não sobrecarregará o corpo com calorias antes de dormir.Você sabe O americano John Evans - um amante do cultivo de vegetais gigantes - conseguiu cultivar alguns dos maiores tipos de repolho do mundo. A pele branca pesava 34,4 kg, brócolis - 15,8 kg, Bruxelas - 14,1 kg.
Dicas de seleção e armazenamento
Apesar do repolho chinês poder ser cultivado quase o ano todo, os produtores sem escrúpulos podem enchê-lo com nitratos, portanto, a escolha do vegetal deve ser feita com cuidado. Portanto, você deve recusar-se a comprar uma planta com essas características:
- folhas muito verdes;
- folhas muito amarelas;
- folhas molhadas com sinais de podridão, danos por fungos, danos;
- folhas lentas, secas e secas;
- cabeças de couve muito apertadas ou soltas;
- há condensação no filme alimentar.
O vegetal deve parecer saudável, apetitoso e ter um aroma fresco. As folhas devem ser elásticas, densas, verde-amarelas. Repolho chinês pode ser armazenado por um longo tempo. Cabeças verdes de repolho são enviadas para armazenamento, que se distinguem pela elasticidade, densidade e uma nova aparência das folhas. As folhas devem estar completamente secas.
Importante! Quanto mais leves as folhas do repolho de Pequim, mais suculentas elas são.
Existem várias maneiras de armazenar um vegetal:
- na geladeira com filme embrulhado, papel;
- em condições frias e escuras;
- no porão ou adega.
Não é recomendável economizar repolho ao lado de maçãs - isso afeta o sabor das folhas de vegetais. Na geladeira, o vegetal pode ser armazenado por até 2 semanas, no freezer - até 3 meses. Em condições de ambiente, será adequado para uso por 2 dias.
Recursos de Culinária
Saladas e culturas iniciais são preparadas com couve chinesa, pratos são decorados com ela, usados para couve recheada e recheios de panqueca. Cabeças de repolho podem cozinhar sopas, acompanhamentos, frutos do mar em conserva. As folhas têm um sabor doce, tornando-as adequadas para pratos de carne picante.
Quando consumidas simultaneamente com alimentos gordurosos, as folhas de couve ajudam a digerir mais rápido e melhor. Frescos, misturam-se bem com azeite e sementes de gergelim. O óleo é feito a partir de sementes bok-choy, as folhas se prestam à cozedura, fervura, fritura, decapagem e são adicionadas aos primeiros pratos.
Importante! Para reabastecer o corpo com as vitaminas e elementos necessários, um produto fresco deve ser preferido. Após o tratamento térmico, o repolho perderá vários elementos valiosos, em particular uma grande quantidade de vitamina C.
Portanto, o repolho chinês é uma valiosa colheita vegetal que tem vários efeitos benéficos no corpo humano. É adequado para preparar muitos pratos deliciosos. As folhas suculentas complementam perfeitamente a dieta de qualquer pessoa, saturando seu corpo com os elementos necessários. No entanto, antes de usar o produto regularmente, verifique se você não está na lista de pessoas a quem é contra-indicado.