O nabo contém uma grande variedade de nutrientes que podem diversificar perfeitamente a dieta e ter um efeito benéfico na imunidade e no metabolismo. Mas, com diabetes, um vegetal geralmente pode não apenas apoiar o corpo, mas também causar todo tipo de distúrbio. Neste artigo, você descobrirá se é seguro para o diabetes e também se familiarizar com as regras básicas para seu uso seguro.
Diabéticos podem comer nabos?
O diabetes é uma doença bastante comum que acompanha amplamente uma pessoa, independentemente do habitat. Esta doença leva a violações bastante graves que introduzem sérias restrições à dieta diária. Isso ocorre devido a uma violação dos processos metabólicos, que levam a uma complicação da quebra de carboidratos e, com isso, ao acúmulo de várias toxinas no organismo.
Não é de surpreender que a maioria dos diabéticos tenha uma pergunta completamente racional sobre se deve ou não incluir um produto tão complexo e rico como nabos na dieta. Hoje, a maioria dos médicos não exclui o consumo dessa cultura de raiz para diabetes, tanto do tipo 1 quanto do tipo 2.Você sabe A história do cultivo de nabo remonta há cerca de 4 mil anos, esse vegetal foi cultivado ativamente pelos antigos egípcios e romanos. Ao mesmo tempo, não apenas o subsolo, mas também a parte acima da planta da planta era usada para alimentação.
Isso se explica pelo fato de o vegetal ser rico em uma enorme quantidade de todos os tipos de vitaminas e minerais importantes para manter o estado ideal do corpo humano. Essa é uma das principais condições que determina a importância e a segurança para um organismo de um produto.
Composição quimica
Nabo consiste em muitos compostos e nutrientes. O componente vitamínico mais representado e todos os tipos de minerais e oligoelementos valiosos.
Entre as vitaminas, você pode encontrar compostos dos seguintes grupos:
- A;
- B;
- C;
- E;
- PP;
- K;
- Betaína;
- Beta-caroteno;
- Beta-tocoferol;
- Gama tocoferol;
- Zexantina;
- Luteína;
- Niacina.
Entre os oligoelementos, a maior quantidade é:
- Potássio
- Cálcio
- Magnésio
- Sódio
- Fósforo;
- Ferum
- Mangan
- Cuprum;
- Selênio;
- Zinco
- Iodo;
- Enxofre.
Valor nutricional de um vegetal:
Tipo de Substâncias | Quantidade de 100 g |
Esquilos | 1,6 |
Gorduras | 0,1 |
Carboidratos | 6,1 |
Ácidos orgânicos | 0,1 |
Fibra alimentar | 2 |
Agua | 90 |
Propriedades do nabo
Assim como outras culturas vegetais, a fruta pertence a produtos saudáveis e importantes para a dieta humana. Ele contém todo um complexo de todos os tipos de substâncias que melhoram o metabolismo, bem como a atividade das células dos órgãos e tecidos.
Além disso, no caso de uso descontrolado, o nabo pode afetar a saúde e negativamente, principalmente se o diabetes for complicado por outras patologias complexas.
Benefício
- As vitaminas e minerais valiosos contidos na colheita de raízes são capazes de:
- melhorar o funcionamento do sistema respiratório;
- restaurar os sistemas músculo-esquelético e digestivo;
- limpar vasos de toxinas;
- eliminar cálculos não naturais de órgãos e tecidos;
- reduzir a atividade da microflora adversa;
- aumentar a imunidade;
- ativar o fluxo de fluidos corporais;
- apoiar o pâncreas.
Danos e contra-indicações
Com uso moderado, o nabo é absolutamente seguro para o corpo, mas, se for abusado, a colheita de raízes pode causar distúrbios no trato digestivo, além de complicar o trabalho do pâncreas.
- Além disso, a colheita de raízes pode piorar a condição do corpo no diabetes se diagnosticada:
- inflamação do trato gastrointestinal e tecidos adjacentes, bem como com outras patologias do trato digestivo;
- colecistite e hepatite;
- patologias dos rins;
- distúrbios no sistema nervoso central;
- hipersensibilidade a componentes individuais do vegetal.
Características da seleção de nabo
Hoje, o nabo é representado por uma abundância de variedades, além de propriedades únicas, cada uma delas com características próprias de sabor. Para escolher uma fruta aromática e de alta qualidade adequada para a criação de qualquer prato, você deve definitivamente prestar atenção à sua cor ao escolher. Os tons mais harmoniosos são observados nas variedades branca e amarela.
Você sabe Na Rússia, os nabos foram semeados não com as mãos, mas com a ajuda da boca. Os chamados "cuspidores" eram muito apreciados pelos camponeses, uma vez que somente eles podiam semear culturas de qualidade com consumo mínimo de sementes.
O branco tem um aroma brilhante e pronunciado, além de uma estrutura delicada. Tal colheita de raízes é ideal para diabéticos com doenças crônicas do trato gastrointestinal, sua carne é perfeitamente absorvida pelo corpo, mesmo em sua forma bruta.
O nabo branco é ideal para preparar qualquer prato, incluindo acompanhamentos e saladas frescas. As variedades amarelas são diferenciadas por uma estrutura de fibra mais grossa, portanto, recomenda-se que sejam consumidas apenas nos estágios iniciais do diabetes. Eles são caracterizados por um sabor rico e polpa suculenta, ideal para saladas e molhos.
Para escolher uma fruta de qualidade, você deve definitivamente prestar atenção ao seu tamanho. Os pequenos vegetais de raiz, com um diâmetro de cerca de 5 a 10 cm, têm o sabor mais delicado.Frutas grandes não são recomendadas para diabéticos, geralmente têm um sabor amargo inerente e um pequeno grão, o que causa irritação adicional no trato digestivo.
Além disso, ao escolher um nabo, você deve definitivamente considerar:
- descascar - deve ser suave;
- condição geral da colheita de raízes - na superfície, não deve haver danos mecânicos graves, nem manchas e outros sintomas de danos por fungos;
- peso - o principal sinal de frescura do vegetal é o seu peso significativo, mesmo com tamanhos modestos;
- tops - O vegetal de raiz fresco sempre tem uma cor brilhante e saturada de folhagem.
Importante! Ao escolher uma colheita de raízes, é melhor dar preferência às variedades Cometa, Bola de Ouro, Branca de Neve e Noite Branca. Eles provaram a si mesmos em termos de sabor, bem como segurança para o corpo.
Taxas de consumo
Nos tempos antigos, o nabo era a base da dieta humana, portanto, não há contra-indicações para o seu uso diário. No entanto, com diabetes, é melhor comer plantas de raiz moderadamente.
É capaz de irritar o trato digestivo, que, se sobrecarregado, pode complicar o trabalho do pâncreas. Além disso, todos os diabéticos que sofrem da chamada síndrome do “amanhecer da manhã”, durante os quais é observado um aumento espontâneo de açúcar, devem limitar estritamente o uso do feto após as 19h00.
Como ingrediente adicional ou molho para uma variedade de pratos, os nabos são absolutamente seguros para usar não mais do que 1 vez por dia. Quando os vegetais de raiz são introduzidos nos pratos como ingrediente principal, recomenda-se deleitar-se com eles não mais do que 1 vez em 4-6 dias.
Como cozinhar nabos
Durante a diabetes, todos tomam cuidados especiais ao cozinhar alimentos. Como você sabe, o corpo humano processa melhor os alimentos cozidos ou cozidos.
Sua consistência é mais flexível para processamento pelo estômago e intestinos, o que afeta diretamente a carga em todo o trato digestivo. Nabos não são excepção, a colheita de raízes é mais segura somente após o tratamento térmico com os métodos menos calóricos.
O nabo é cozido em água salgada (1 colher de chá / litro de água) por 15 a 20 minutos. Para isso, grandes frutas podem ser picadas, pequenas cozidas inteiras. A raiz da raiz é cozida no forno, a +120 ... + 130 ° C, por 120 minutos. Para fazer isso, esfregue abundantemente com sal grosso e especiarias. Para acelerar o processo, o cozimento é realizado na manga, a + 180 ° C, por 60 minutos.
A maneira mais antiga de preparação dietética de nabos é cozinhar os vegetais de raiz no forno. Para isso, é cortado em rodelas, esfregado com sal e colocado em uma tigela com uma tampa bem fechada. Uma panela esmaltada é mais frequentemente usada para isso, mas uma panela de barro é melhor para assar. 3 nabos médios adicionar 5 colheres de sopa. l de água e, em seguida, a capacidade é colocada no forno a +120 ... + 130 ° C. Após cerca de 60 minutos, a colheita das raízes estará completamente cozida no vapor e pronta para uso.
O nabo é uma das mais antigas culturas de frutas que acompanha a humanidade há muitos séculos. A colheita de raízes é rica em muitas vitaminas e minerais valiosos e também possui um teor calórico reduzido. Você pode usar o vegetal para diabetes em qualquer estágio, mas precisa inseri-lo com cautela e moderadamente para não agravar o curso da doença.Importante! Você precisa cozinhar nabos com a tampa aberta. Isso ajudará a reduzir a quantidade de nitratos e outras substâncias nocivas no feto (até 80% da concentração inicial).