Tomates com efeito de estufa precisam especialmente de formação. Poda periódica e beliscar são algumas das práticas agrícolas mais importantes. Ambas as operações são obrigatórias para as plantas, porque cada produtor deve poder executá-las com competência. Se você duvida do seu conhecimento, as recomendações deste artigo ajudarão a obter as informações ausentes.
Você sabe O maior tomate do mundo foi cultivado no estado americano de Wisconsin. O fruto pesava 2,9 kg.
Por que você precisa formar tomates em uma estufa
A maioria dos residentes de verão usa estufas de policarbonato, e essas geralmente são estruturas baixas. Na busca da colheita, os agricultores tentam plantar mudas o máximo possível em um espaço pequeno, fazendo plantações espessadas. Como resultado, os tomates interferem entre si e exigem a remoção de folhas e enteados.
Além do fator humano, existem muitas outras razões para beliscar e podar o excesso de verduras:
- Prevenção de doenças, em particular a praga tardia. Os arbustos de tomate que tocam as folhas inferiores da terra têm maior probabilidade de ficarem doentes. Um arbusto saudável em contato com um vizinho que tem uma praga tardia, pegará essa doença dele. Se já existem plantas afetadas por doenças na estufa, elas devem ser cortadas por último, para que o suco delas não caia em amostras saudáveis.
- Melhoria da iluminação. As pilhas na estufa afetam o rendimento. A poda de folhas maciças acelera o amadurecimento e ajuda a amarrar os tomates durante a floração.
- A formação permite que a colheita amadureça mais cedo o mato produz um número maior de frutos amarrados, a fase de frutificação se prolonga, o processo de fotossíntese é ativado e o fluxo de ar para a folhagem também é melhorado.
Momento ideal
Jardineiros experientes começam a formar a folhagem de um tomateiro quase imediatamente após o plantio. Em geral, o momento da poda é individual, tudo depende da variedade de tomate e do clima da região. Observe as plantas a tempo de detectar o crescimento dos galhos do segundo nível, que devem ser removidos.
Importante! O procedimento de poda é importante para executar com uma tesoura limpa e afiada. Se a ferramenta entrou em contato com um tomate infectado, ela deve ser desinfetada antes de começar a beliscar e beliscar plantas saudáveis.
Como formar adequadamente tomates em uma estufa
Se no terreno fechado você não colhe, deve se familiarizar melhor com a forma de tomate.
Beliscar os topos
Quando o número necessário de pincéis com flores cresce a cada broto, é hora de cortar a coroa da planta. Este estágio de formação permite interromper o crescimento da planta e direcionar todas as substâncias úteis diretamente para os frutos já formados. Mesmo assim, os novos ovários não terão tempo para amadurecer, por isso não é aconselhável gastar força neles. Corte cada broto de tomate, deixando duas folhas em cima dos pincéis.
Poda de folhas
Instâncias determinantes são mais agachadas e massivas. Eles têm muitos enteados, que não precisam ser removidos ou são parcialmente aparados. Para evitar o sombreamento do mato, o excesso de verduras (folhagem) deve ser removido. Você precisa se livrar das folhas com vários defeitos ou manchas. Muitas vezes, a própria planta tenta jogar fora a folhagem desnecessária de si mesma - elas secam e caem. Se você observar esse fenômeno, sua tarefa é acelerar esse processo natural. A poda urgente é exigida pelas folhas que tocam o chão ou nas plantas vizinhas.
Poda
Variedades indeterminadas se formam em uma haste. Isso significa que todas as fotos devem ser removidas. Se você seguir o padrão correto de formação, o arbusto crescerá bastante alto. Você pode deixar alguns troncos. Pela primeira vez, os enteados são removidos após 10 a 14 dias após o plantio de mudas. A essa altura, os tomates estão se acostumando e começando a crescer.Repita essa manipulação com um intervalo de 7 a 10 dias durante todo o período vegetativo. O plantio de tomateiro na estufa é realizado quando as filhas da filha são pequenas. Seu crescimento retira força do mato para plantar e cultivar legumes, de modo que os enteados de 3 a 7 cm devem ser cortados. Se você encontrar uma fuga mais tarde, não adie o procedimento até ter tempo para vinculá-lo e corar os frutos.
Para impedir que um novo enteado cresça fora do galho cortado, remova a parte aérea na base, deixando apenas 1 a 2 cm Se as plantas crescem em um caule, tudo terá que ser cortado sem o restante do enteado. Se você decidir deixar a segunda sessão, salve o enteado, localizado sob o ramo de flores principal e mais próximo. A ramificação com a qual o segundo tronco é criado também começará a iniciar processos adicionais. Eles devem ser excluídos.
Importante! Ao formar variedades semi-determinantes, é permitido deixar 1–2 brotações de substituição lateral perto da haste central. Amarre a planta sob o primeiro pincel. Os próximos pincéis devem se formar na haste principal.
Cuidados de acompanhamento
Os cuidados com os arbustos de tomate podados consistem em rega e cobertura do solo regulares, arejamento da estufa e alguns outros pontos:
- Molhar em uma estufa é desejável à temperatura ambiente. A frequência da irrigação é uma vez a cada quatro dias. Na maioria das vezes, apenas os arbustos floridos são regados. Despeje água sob a raiz. O método de irrigação mais aceitável neste caso é a irrigação por gotejamento.
- Mantenha um nível suficiente de umidade no solo coberto durante toda a fase de crescimento.
- Não se esqueça de arejar a estufa - os tomates não têm medo dos ventos.
- Em um dia ensolarado, a temperatura na sala não deve exceder + 26 ° C e no frio não deve cair abaixo de + 20 ° C.
- Os arbustos devem ser iluminados pelo sol durante o dia.
Dicas úteis para cultivar tomates em uma estufa
Cultivar tomates com efeito de estufa em conformidade com as seguintes recomendações garante uma colheita rica:
- Plante apenas mudas saudáveis adquiridas de fornecedores confiáveis.
- O tomate não deve ficar ao lado de batatas e narcisos.
- Se você cercar os arbustos de tomate com alho e manjericão, insetos nocivos não perturbarão mais as plantações. O alho também previne a infecção de arbustos com fungos, além de melhorar o sabor da fruta. A infusão de alho terá o mesmo efeito se for aplicada sob a raiz todos os dias.
- Os arbustos com doenças terminais devem ser removidos imediatamente com a raiz e destruídos para que a infecção não seja transmitida às plantas saudáveis.
- A fim de reduzir a propagação de doenças do arbusto doente para um arbusto saudável, forneça uma distância suficiente entre as plantas - pelo menos 50-60 cm.
- Se os frutos do efeito estufa não tiverem tempo para amadurecer na videira, após a colheita, distribua a colheita em sacos de papel e transfira para uma sala escura e fresca. Sob tais condições, os frutos amadurecem perfeitamente.
- Se não houver cálcio no solo, a casca do ovo corrigirá a situação. Um benefício adicional desta ferramenta é a prevenção de doenças fúngicas.
Como você pode ver, é muito importante cuidar com competência dos arbustos de tomate na estufa, formando-os de acordo com todas as regras, termos e procedimentos. Esperamos que nossas dicas o ajudem e esse procedimento se torne compreensível e fácil para você.Você sabe A primeira descrição dos tomates pelos europeus remonta a 1555. Foi fabricado na Itália, onde a cultura recebeu o nome "Podoro", que significa "maçã de ouro".