Cada colheita tem seu próprio período característico de maturação técnica, o que definitivamente vale a pena considerar ao colher. O artigo discutirá os estágios de maturação e as características da coleta de milho como uma das culturas mais comuns em nossos campos e jardins.
Estágios de amadurecimento do milho
Os estágios de maturação técnica do milho não são definidos exatamente como outras culturas, portanto, se estamos falando sobre essa planta, vale a pena focar nos seguintes nomes:
- Fase do leite - É caracterizada por um estado líquido da parte endospermica do grão, motivo pelo qual, quando pressionado contra o grão, aparece suco branco leitoso. Em média, essa condição é típica para milho entre 15 e 20 dias após o início da polinização das flores.
- Maturação da cera (precoce e tardia) - caracterizado por uma densificação do endosperma, primeiro ao estado do queijo amolecido e depois à consistência de uma densa barra de sabão. Quanto mais madura a espiga, menos doçura permanecerá nela, enquanto o nível de dextrinas e amido, pelo contrário, aumentará. O início desta fase é de 26 dias após a polinização das plantas.
- Maturação vítrea - dura de 36 a 48 dias após a polinização. Durante esse período, os grãos de milho secam e parecem mais enrugados. O impacto de fatores ambientais negativos nesse estágio não pode mais prejudicar o milho; no entanto, o congelamento repentino ainda pode causar apodrecimento ou o aparecimento de uma camada escura nos grãos.
- Maturidade completa (biológica) - vem 55 dias após o início da polinização e é caracterizada por alta dureza e cor amarela brilhante dos grãos de milho. As sementes coletadas durante esse período darão mudas fortes para o próximo ano; portanto, se você precisar de sementes, agora é a hora de colher. Nesta fase, as folhas da planta e as cascas das orelhas não são mais verdes, mas amarelas.
Como entender que você pode coletar milho?
A variedade de milho tem uma grande influência no horário específico da colheita, por isso é muito importante saber como estabelecer a maturação da colheita, sem se concentrar em um mês ou dia.
Antes de tudo, preste atenção a:Você sabe O milho chegou ao território da Rússia pela primeira vez durante a guerra russo-turca, isto é, em 1768-1774. Por causa disso, a princípio foi chamado de trigo turco.
- orelhas superiores à medida que amadurecem primeiro. Por seu desvio para o lado, pode-se avaliar o nível de maturidade do milho (assim que caem perpendicularmente ao caule, você pode colher, pois já atingiu a maturidade total);
- condição das espigas. Os grãos neles devem estar bem inchados e em toda a superfície, e os fios que os cobrem devem estar marrons e completamente secos. O topo de uma espiga madura será sempre redondo e sem brilho;
- condição de grão. Se um líquido branco aparecer ao pressionar um grão, a couve já pode ser fervida. Um líquido claro indica imaturidade, e um grosso e viscoso indica maturação excessiva;
- cor de grão. Durante o período de maturação do leite, todos os grãos são de cor amarela clara e, quanto mais próximo o milho chega do estágio de maturação total, mais escuro e rico fica.
Vídeo: como determinar se uma espiga de milho amadureceu
Ao cultivar milho para pipoca, a aparência do caule também deve ser levada em consideração: espere até que fique marrom. Geralmente, essa variedade é colhida um pouco mais tarde do que as outras, e alguns jardineiros esperam até que não apenas o caule fique marrom, mas também a orelha ou até as folhas. Portanto, nesse caso, não será possível orientar-se com precisão em que mês vale a pena coletar milho.
Datas e técnicas para colheita de milho
O período de coleta de vacas para fins culinários e de sementes para plantio no próximo ano é significativamente diferente. Com base no objetivo específico do uso final da colheita, vale a pena considerar o momento e as características ideais do processo de colheita.
Para consumo fresco
O momento ideal para coletar milho para cozinhar é considerado o estágio de amadurecimento do leite, quando os grãos são o mais macio, macio e suculento possível, para que fervam rapidamente. Em pequenas fazendas particulares, essa colheita é colhida exclusivamente à mão, pois qualquer maquinaria agrícola pode danificar a espiga.
O momento ideal para a coleta de milho para alimentação é o tempo de intumescimento de todos os grãos, em toda a superfície das orelhas, bem como a secagem dos "cabelos". É então que a quantidade máxima de açúcares e outros componentes úteis estão presentes no vegetal. Se, sentindo o ouvido, você não consegue entender nada, tente dobrar as folhas superiores e olhe para ele: deve ser um creme macio.
Importante! Caso a planta não tenha passado no teste e seja muito cedo para colher, não se esqueça de devolver todas as folhas viradas para o local, caso contrário os pássaros bicarão o milho.
Para pipoca
A pipoca não funciona com forragens comuns ou mesmo milho doce; portanto, se a planta plantada lhe interessa apenas a esse respeito, você terá que comprar variedades especiais: por exemplo, “Vulcão” ou “Oerlikon”. Nesse caso, a compra de matérias-primas é realizada durante a maturação biológica das espigas, quando a parte do caule fica amarela e seca, e as panículas ficam marrons.
O milho na pipoca não pode ser deixado até a geada; caso contrário, mesmo com pouca exposição ao frio, ele pode perder a capacidade de estourar e não é adequado para cozinhar. Não é difícil coletar milho amadurecido: ele se desprende perfeitamente de um caule seco e não requer o uso de objetos cortantes. No futuro, as orelhas coletadas devem ser limpas das folhas e dispostas em uma camada em uma sala escura e bem ventilada. Aqui eles devem mentir por pelo menos dois meses.
Espigas de milho
O milho é colhido para grãos ou forragens para animais agrícolas na fase de sua plenitude, ou seja, maturidade biológica, quando já pode ser enviado para armazenamento. Com a coleta oportuna, as espigas terão um sabor doce que dura vários dias, para que possam ser comidas.
No momento da coleta, a maioria deles se desvia da parte do caule e ocupa uma posição quase horizontal; portanto, tudo o que é necessário durante a coleta é desaparafusá-los da base (não é necessário usar tesouras ou podadoras). Nos estágios iniciais da coleta, apenas as cabeças de repolho localizadas mais perto do ápice e, em seguida, as amostras média e inferior, são selecionadas.Importante! Para preservar a doçura do milho colhido por vários dias ou até semanas, é aconselhável armazenar os grãos colhidos a baixas temperaturas. Portanto, a colheita matinal de milho e seu armazenamento na geladeira ou no porão ajudarão a economizar açúcar por 7 a 10 dias.
Para silo
Ao colher milho dos campos para silagem, é aconselhável selecionar espigas no estágio de maturação da cera de leite, quando os grãos são doces o suficiente e otimamente úmidos. Este é o momento de maior concentração de nutrientes químicos; portanto, a silagem preparada com essas matérias-primas terá alto valor nutricional.
Ao colher para esses fins, é aconselhável se concentrar ainda mais no estágio de maturação da cera, quando os grãos já contêm menos líquido, mas a umidade ainda é suficiente para impedir a conversão de açúcar em amido.
Na colheita precoce de milho para silagem, quando ainda não conseguiu acumular a quantidade ideal de nutrientes, não se deve esperar altas propriedades nutricionais, o que significa que serão necessários alimentos mais concentrados. Para a colheita no estágio de cera, você pode usar a colheitadeira, o que simplificará bastante a tarefa de colheita.
Como armazenar a colheita?
Colhidas em setembro ou outubro devem ser imediatamente limpas de folhas e estigmas de milho (se você não planeja armazenar as frutas na forma seca) e depois espalhadas em paletes em uma sala escura e bem ventilada com uma umidade do ar de 16% - para grãos em espiga, e não superior a 13% - para uma safra refinada. Você pode atingir esses valores nos sótãos e em outras salas relativamente quentes.
Quanto aos contêineres para armazenamento, o grão pode ser convenientemente dobrado em contêineres de plástico ou sacos têxteis e com grande quantidade - em sacos comuns. Dessa forma, o milho pode repousar até a primavera ou até a próxima colheita, o principal é que a umidade não se acumule no local de armazenamento.
É possível manter os ouvidos coletados frescos apenas por várias semanas - desde que você use uma geladeira. Antes de colocar em uma prateleira perto das cabeças de repolho, você deve remover as folhas, limpar os estigmas e depois colocá-las em sacos herméticos, nos quais são enviados para o compartimento com legumes.
As variedades doces ficam por cerca de duas semanas, após as quais começam a franzir a testa e a se deteriorar. Nessas condições, o grão refinado permanecerá um pouco mais, mas é recomendável tratá-lo antes de colocá-lo no compartimento da geladeira, colocando-o em água fria por 20 minutos com suco de limão e sal (1 colher de chá por 1 litro de água). O grão embebido é seco e só então é embalado em sacos nos quais permanecerá nas próximas três semanas.
Você sabe Se você plantar milho junto com a abóbora, o solo ficará melhor protegido da evaporação da umidade e as ervas daninhas limitarão significativamente o seu crescimento. Esse método de controle de ervas daninhas ainda era usado pelas tribos indígenas.
Dicas úteis para uso
O milho é realmente um produto muito saboroso e saudável, que não só pode ser cozido, mas também assado no forno, se for uma variedade doce ou muito doce. Servir espigas prontas à mesa é melhor com sal e manteiga; no entanto, nesse caso, esse prato não pode mais ser chamado de dieta.
Além dos propósitos culinários, os ouvidos coletados podem ser usados em outras áreas da vida humana. Assim, os medicamentos preparados com base na planta terão excelente ação colerética, diurética e hematopoiética, o que é confirmado por cientistas de diferentes países do mundo. Mais frequentemente para fins medicinais, não se usam mais grãos, mas estigmas da planta, previamente fervidos ou infundidos com álcool. O bourbon mundialmente famoso é feito de aguardente de milho e grãos de plantas podem ser usados na preparação de molhos, cereais e até sobremesas.
Quanto às dicas para preparar a planta, o seguinte deve ser incluído nas recomendações gerais:
- Cumprimento rigoroso de todos os requisitos da receita de cozimento do milho, observando o tempo de cozimento (é aconselhável cozinhar espigas frescas do estágio de maturidade do leite por um período não superior a 20 a 30 minutos para que não fiquem muito duras).
- Para a preparação de pipoca e cozimento simples no forno, são necessárias variedades diferentes que não podem ser usadas de forma intercambiável.
- Se as espigas de milho já estiverem maduras, mas você realmente quiser um milho cozido saboroso e suculento, mergulhe as cabeças de repolho em uma mistura de água e leite preparada na proporção de 1: 1. Após quatro horas, as espigas podem ser cozidas normalmente.
- Durante o cozimento, é aconselhável não salgar a água, caso contrário os grãos de milho ficarão duros. Óleo e um pouco de açúcar ajudarão a substituir o sal durante o cozimento. O próprio sal pode ser adicionado após o cozimento.
O milho cozido adequadamente se tornará um componente alimentar muito valioso no cardápio de qualquer pessoa, sem mencionar as propriedades curativas de seus estigmas e folhas. Cultivando-o no país ou no campo, você pode fornecer à sua família uma excelente fonte de nutrientes.