A abóbora gimnosperma está ganhando popularidade entre os jardineiros, é plantada para obter polpa de alta qualidade usada na culinária, e muito útil, e mais importante - sementes incomuns. O artigo discute as características detalhadas da abóbora gimnosperma, bem como as características do cultivo de plantas em casa.
Descrição da variedade
Gymnospermis, ou casca dura - Este é um tipo de abóbora cuja singularidade está nas sementes: elas crescem "nuas", sem casca dura. Uma descrição detalhada desse tipo de abóbora é apresentada na tabela.
Aparência | Descrição do produto |
Tamanho da fruta | Pequeno, em média 5 kg. |
Forma de frutas | Redondo, achatado dos dois lados. |
Forma de folha | Verde brilhante, cinco lóbulos, grande |
Cor | Verde, amarelo, vermelho ou combina várias cores, dependendo da variedade. |
Flores | Principalmente masculino, até 400 unid., Feminino - até 80 unid. em 1 planta. Os botões são grandes, amarelo brilhante. |
Sementes | Médio, coberto com uma película fina de amarelo, verde escuro, sem casca. |
Casca | Muito duro, mas magro. |
Pedúnculo | Facetado, com sulcos profundos e 5-8 cicatrizes. |
Raiz | Poderoso e longo. |
As melhores variedades de abóbora gimnosperma:
Benefício
A abóbora é cultivada para produzir sementes de abóbora muito saudáveis e deliciosas.
Essas sementes têm as seguintes propriedades:
- têm um efeito antioxidante devido ao conteúdo de vitaminas A e E;
- compensar a deficiência de vitaminas e minerais no corpo;
- melhorar o sistema geniturinário em mulheres e homens;
- restaurar a função reprodutiva;
- ativar a secreção biliar, melhorar a função hepática, estimular a motilidade intestinal e promover a função normal do estômago;
Você sabe A abóbora é chamada de uma das culturas mais antigas do planeta e a pátria histórica da planta considerada América do Norte.
- normalizar o metabolismo;
- restaurar o equilíbrio lipídico da água da pele;
- aumentar o desempenho físico e mental;
- limpar o corpo de toxinas e toxinas;
- fortalecer a imunidade;
- reduzir o risco de oncologia, alergias e doenças crônicas;
- tenha um efeito calmante;
- restaurar a densidade óssea, ter um efeito positivo nas articulações.
Prejudicar
As sementes de abóbora não são particularmente prejudiciais ao organismo; podem ser obtidas reações adversas no organismo em caso de uso excessivo do produto.
O dano causado pelas sementes de abóbora se manifesta na forma de:
- exacerbação de úlcera péptica;
- acúmulo de sais nas articulações;
- ganho de peso, pois essas sementes são ricas em calorias.
Plantando e crescendo
O processo de plantio de sementes de abóbora gimnosperma praticamente não difere da semeadura de outras variedades, mas ainda possui algumas características, por isso as consideraremos com mais detalhes.
Requisitos de rotação de solos e culturas
O solo para plantar abóboras precisa ser fértil. É melhor semear no local onde as batatas, cebolas, repolho e legumes foram cultivados anteriormente. Não é recomendável plantar abóbora no território onde antes foram cultivados tomate, cenoura, pepino e abobrinha, para que todas essas plantas possam ser infectadas pelas mesmas doenças e serem atacadas pelas mesmas pragas.
Importante! Plantas da mesma família (pepino, abóbora) não podem ser cultivadas próximo, à medida que aumenta o risco de polinização pelas plantas vizinhas, o que leva à perda de características varietais.
Em um lugar, a abóbora deve ser cultivada 1 vez em 3-4 anos, mudando constantemente o território, pois esse vegetal esgota o solo.
Condições ideais
Local para o pouso, você precisa escolher um bem iluminado, ensolarado. A abóbora não gosta de rascunhos, portanto deve ser protegida do vento por sebes. Apesar de este vegetal suportar um calor extremo no verão, 18–25 ° C é considerada a temperatura ideal para o cultivo da planta e a umidade do ar é de 40–50%. A planta adora solo úmido, por isso deve ter uma alta capacidade de umidade.
Características das sementes de sementeira
Antes da semeadura, as sementes de abóbora são calibradas, durante as quais as melhores amostras são selecionadas e as sementes ocas, danificadas e mofadas são descartadas. O material das sementes de alta qualidade é desinfetado por imersão em uma solução de permanganato de potássio levemente rosa (1%) por 15 minutos. Após a desinfecção, as sementes são lavadas em água corrente e secas cuidadosamente. Para melhor germinação e crescimento ativo das mudas, as sementes podem ser tratadas com Epin de acordo com as instruções.
As sementes de abóbora também respondem bem ao pré-molho. Para fazer isso, eles são amarrados em um saco de gaze e imersos em água quente (50-60 ° C) por 3 horas, trocando a água pelo tempo especificado duas vezes.
Importante! Deve-se ter em mente que as mudas de abóbora reagem muito mal aos transplantes, portanto, para a semeadura, vasos ou pastilhas de turfa devem ser usados para permitir que as mudas sejam plantadas em um local permanente sem destruir o coma de terra - assim as raízes das plantas não sofremt
Antes da semeadura, as sementes inchadas devem ser levemente secas ao sol para que fiquem "soltas". Para a semeadura, você precisa escolher o solo para as cabaças (ao comprar em uma loja) e, se planeja preparar o substrato, misture 1 parte de serragem podre, 1 parte de húmus de folhas e 2 partes de turfa.
A semeadura de mudas deve ser realizada 20 dias antes do plantio em campo aberto.
O processo de semear é o seguinte:
- Encha o recipiente preparado com a mistura do solo.
- Na panela, faça 2-3 cavidades com 2 cm de profundidade e coloque as sementes.
- Polvilhe as sementes sobre o solo para encher completamente os caroços.
- Pulverize o solo com água morna da pistola.
- Cubra o recipiente com uma jarra de vidro transparente ou polietileno para criar um efeito estufa.
Cuidados com mudas
Para que as mudas subam rapidamente, a temperatura ambiente deve ser mantida entre 18 e 25 ° C durante o dia e entre 15 e 18 ° à noite. Quando os primeiros rebentos aparecem, é recomendável baixar a temperatura para 15 ° C durante o dia e 13 ° C à noite para evitar possíveis esticamentos de mudas. É necessário manter uma temperatura baixa no quarto por 1 semana, depois é necessário elevá-lo novamente.
A rega das mudas deve ser moderada, em nenhum caso deve ser permitido secar o solo. No entanto, a rega excessiva também é prejudicial. É necessário regar as mudas à medida que o solo é seco, pulverizando com água em temperatura ambiente a partir da pistola de pintura.
O primeiro curativo de mudas deve ser realizado no 10º dia após a semeadura. Para a alimentação, use uma solução de nitrofoska (15 g por 10 litros de água). No processo de cultivo de mudas, vasos com plantas devem estar localizados em peitoris bem iluminados (do sul).
Plantar mudas no chão
O plantio de mudas em campo aberto é realizado quando a temperatura do ar à noite não cai abaixo de 10 ° C e o solo aquece até 15 ° C. Além disso, um sinal de prontidão das mudas para o plantio (com o cálculo correto do tempo de semeadura) é o aparecimento de 2 folhas reais de cor verde brilhante nas plantas, e o comprimento das hastes nesse caso é de pelo menos 15 cm.
Cada planta é plantada em um buraco preparado de acordo com o padrão de 1 × 1 m. É melhor plantar mudas em tempo nublado ou à noite, para que as plantas sejam melhor aproveitadas.
Considere o processo de pouso:
- No leito preparado, faça buracos com o tamanho dos vasos em que as mudas cresceram.
- Despeje 2 punhados de húmus nos caroços, estabeleça mudas (depois de destruir a casca dura do pote de turfa) e polvilhe com solo desenterrado, ligeiramente batendo.
- Após o plantio, é bom derramar o solo ao redor das plantas com água morna.
- A primeira vez, pelo menos 2-3 dias, até que as mudas sejam bem colhidas, deve estar sombreada.
Recursos de Cuidados
Para um melhor crescimento e frutificação da abóbora, precisa de cuidados de qualidade.
Rega e alimentação
Regue as plantas regularmente para que o solo não seque. Será suficiente regar a água morna sob o mato uma vez por semana. Se chover muito, a rega deve ser reduzida para 1-2 vezes por mês.
Além disso, a abóbora deve ser fertilizada para obter frutas grandes e de alta qualidade. Para cobertura, fertilizantes orgânicos ou minerais são usados. A cobertura é aplicada no décimo dia após o transplante, repetindo a cada 2 semanas. É melhor alternar fertilizantes orgânicos e minerais - assim, cada tipo de fertilização será aplicado uma vez por mês.
Como fertilizante orgânico, são usados excrementos de frango. Para preparar essa alimentação, o lixo deve ser enchido com água quente (40 ° C), misturar bem e insistir até que apareçam bolhas. Antes de regar as plantas, a infusão deve ser diluída mais uma vez com água (0,5 l de infusão por 10 l de água). Antes da alimentação, o solo ao redor das plantas é regado com água e depois 0,5 l de solução nutritiva diluída.A melhor alimentação mineral para abóbora - 1 colher de sopa. eu nitrato de amônio por 10 litros de água. As plantas são regadas com ele à noite, 0,5 l sob um arbusto.
Cultivo do solo e capina
O sistema radicular da abóbora é muito macio, portanto, afrouxe o solo com extrema cautela para não ferir as raízes. O afrouxamento permite obter um influxo para as raízes do oxigênio, além de reduzir a intensidade da germinação das ervas daninhas. Solte o solo regularmente após regar as plantas. Em torno das próprias plantas, a remoção de ervas daninhas é melhor substituída pela remoção manual de plantas daninhas, conforme necessário.
Formação de Bush
Para que as plantas não se entrelaçam muito e produzam melhores frutos, recomenda-se formar arbustos no início do crescimento dos cílios laterais. Eles estão beliscados, arrancando com os dedos e resta apenas 1 haste principal. Quando as frutas começam a se formar, até 5 pedaços são deixados em 1 arbusto, o restante é removido. Quando os frutos já estão totalmente formados, o caule principal também é beliscado no final. A compressão das plantas é realizada na 5ª folha após a última fruta.
Possíveis dificuldades crescentes
Às vezes, a cabaça do gimnosperma apresenta sintomas de doenças que precisam ser identificadas e tomadas para preservar a planta a tempo.
As doenças comuns da abóbora incluem:
- Bacteriose - Afeta os cotilédones e as folhas da planta, manifesta-se como manchas escuras e úlceras, que provocam a curvatura do fruto. Para combater a doença é necessário removendo folhas e frutos doentes. E a maneira mais eficaz de prevenir a doença é resistir às sementes antes da semeadura em sulfato de zinco (solução de 0,02%) durante o dia.
- Podridão branca - o aparecimento de placas brancas em diferentes partes da planta com deterioração subsequente. Você pode tratar a doença removendo as partes afetadas e tratando as feridas com uma solução de sulfato de cobre (0,5%).
- Oídio - caracterizada pelo aparecimento de placas brancas nas folhas, seguidas de amarelecimento e murcha. Você precisa tratar a planta com uma pasta de enxofre coloidal a 70%, de acordo com as instruções.
- Ácaro aranha. Você pode lidar com isso pulverizando as plantas com acaricida "Keltan" de acordo com as instruções.
- Pulgões de cabaça. A praga pode ser destruída pelo medicamento “Karbofos”, que também é usado de acordo com as instruções da embalagem.
- remoção oportuna de ervas daninhas;
- destruição de resíduos da colheita após a colheita;
- conformidade com as regras de rotação de culturas.
Datas de colheita e armazenamento
O período de colheita depende da região em crescimento: no norte, em meados de setembro, no sul - início de outubro. Para coletar frutas, um dia seco e sem vento é alocado antes do início do resfriamento. Os frutos são cortados com uma faca do caule, deixando uma “cauda” de 5 cm na abóbora e a colheita é armazenada em um local seco e fresco, onde as abóboras amadurecem.
A abóbora do jardim tem um sabor e doçura leves, mas depois, depois de descansar um pouco, adquire uma doçura agradável e um aroma rico.
Você sabe A maior abóbora, listada no Guinness Book of Records, foi cultivada em 2010 nos Estados Unidos (Wisconsin, New Richmond). O peso do feto foi de 821,2 kg.
Portanto, cultivar abóbora gimnosperma em casa é bastante simples. O principal é levar em conta as principais recomendações de cuidados e tomar medidas oportunas para doenças de plantas, além de realizar tratamento de pragas.
Revisões de usuários de rede
Comprei sementes de abóbora na primavera no gimnosperma, porque ouvi dizer que é possível que um milagre aconteça, mas era difícil de acreditar até o fim.Esvaziei as sementes de uma sacola, elas pareciam sementes de abóbora comuns, descascadas. Para ser honesto, pensei, como os otários são criados, as sementes descascadas são dadas para a seleção de milagres e o dinheiro é coletado.Sementes "mágicas" plantadas, e no terceiro dia elas aparecem !!!!!! Em suma, certificando-se de que isso não é um divórcio otários, brotos transplantados para a casa de campo e foi o que aconteceu - minhas abóboras cresceram. Mas enquanto as abóboras não foram cortadas, eu ainda estava com medo de me decepcionar - e de repente as sementes não apareceram, e de repente um "milagre" sem casca nasce a cada cinco anos, por exemplo? Agora é isso, vocês, meus amigos recomendadores, são testemunhas de um experimento de autópsia e degustação a primeira abóbora pequena (e há as grandes)! Eu cortei a abóbora, e por dentro - oh, milagre !, há grãos verdes gordos e até verdes e cada um é purificado! Hurrah! Na foto você pode ver uma semente em uma seção - dentro dela é branca, e tudo o que é verde é mais fino que um filme. Na boca, eles são apenas super-duper, nem crocantes secos deliciosamente. Então, para todos que são capazes de cultivar alguma coisa, recomendo o PUMPKIN VOTE SEED, e quem não sabe cultivar, compre e dê sua semente para cultivo a algum fazendeiro familiar.Eu estou esperando agora quando as sementes da doce cereja sem sementes aparecerão no solo batatas ou, na pior das hipóteses, pepinos em conserva!