A estufa do toldo é uma excelente opção para os jardineiros que desejam cultivar legumes e frutas em uma estufa, mas, por algum motivo, que não conseguem estabelecer uma estrutura de capital.
Recursos de design de estufas de toldo
Toldo com efeito de estufa, também chamado de estufa em uma caixa, - um produto de nova geração que satisfaça plenamente os jardineiros em suas necessidades de cultivar frutas e legumes precoces. Destina-se principalmente àqueles que desejam experimentar o cultivo de hortaliças, e para eles, antes de tudo, é importante adquirir experiência e avaliar sua força nessa direção. Se a eficiência e a facilidade de uso são de primordial importância para você, esta opção é para você.A estrutura consiste em um toldo e uma estrutura, montada com prendedores. O toldo é feito de um material especial que consiste em um tecido de três camadas que espalha a luz. Este material não estica, possui uma força e resistência à água muito decentes. As janelas e portas são válvulas feitas do mesmo material que a barraca inteira, que são presas com um zíper.
No interior, graças ao toldo, são criadas todas as condições necessárias para o cultivo de plantas: umidade, temperatura ideal do ar, iluminação adequada. Além disso, a iluminação deve ser dita separadamente: devido às propriedades especiais do tecido, a luz solar difusa entra na estufa, são excluídas as queimaduras das plantas pelos raios diretos do sol. Escusado será dizer que as plantas são protegidas de fatores agressivos, como vento, chuva, frio.
A estrutura de aço é revestida com um revestimento anticorrosivo, portanto o design não pode ser chamado de descartável. Algumas versões fornecem elementos adicionais de estrutura para a instalação de prateleiras.
Prendedores, parafusos, porcas, trilhos, tensores, estabilizadores e algumas outras peças estão incluídos no manual de montagem. Para fixar a estrutura no chão, são fornecidas as âncoras fornecidas. Com a ajuda deles, a estrutura está presa ao chão.
Você pode montar a estrutura muito rapidamente e simplesmente em qualquer superfície nivelada, Da mesma forma, ele pode ser desmontado e instalado em outro local.Você pode montar a estrutura em algumas horas, mesmo sem as habilidades desse tipo. Ele mesmo terá que mexer um pouco mais. Todos os elementos são leves, as soluções estruturais são simples e compreensíveis.Importante! A vida útil da estufa da barraca é de até 10 anos, sujeita às condições operacionais.
Quando montada, a estrutura é facilmente colocada em uma caixa, de onde veio o nome. A caixa é facilmente transportada no porta-malas do carro para o local da instalação.Tamanhos padrão - 3 × 4 × 2 m, uma altura de 2 m é suficiente para plantas altas. Além disso, a altura pode ser aumentada devido à fundação. Sim, e os tamanhos padrão indicados não são os únicos disponíveis, embora geralmente essa área (12 m²) seja suficiente e uma largura de 3 metros permita equipar duas ou três camas de acordo com esquemas padrão:
- 2 camas de 1 m de largura ao longo das paredes laterais, com uma passagem de metro entre elas;
- 3 camas de 60 cm de largura, 2 das quais divididas ao longo das paredes, uma no meio e 2 passarelas de 60 cm de largura estão localizadas entre as camas.
Os benefícios
- Das vantagens da estufa pré-fabricada para barracas, cabe destacar:
- o design é transportável devido ao seu peso leve e compacidade na forma desmontada;
- excelentes propriedades de isolamento térmico;
- uma vida útil bastante longa;
- o tecido da barraca impede que a radiação ultravioleta entre na sala;
- o design permite criar um microclima interno estável;
- os orifícios de ventilação permitem definir a temperatura e a umidade desejadas;
- instalação rápida e fácil;
- o tecido não quebra e é durável e forte;
- fundação não é necessária.
Você sabe A Holanda possui o maior número de estufas do mundo, sua área total é de 10.500 ha, o que corresponde a uma área equivalente a aproximadamente 18.000 campos de futebol. Além disso, os holandeses preferem estruturas de vidro tradicionais, sem reconhecer novas tendências (policarbonato, plástico, etc.).
Desvantagens
- Ele tem um design e suas desvantagens:
- granizo forte pode ser um problema para o toldo;
- não destinado ao inverno;
- no inverno, a barraca deve ser removida da estrutura, embora a estrutura em si possa ser deixada;
- para a construção, mais precisamente, para um toldo, o fogo é um perigo considerável; isso deve ser lembrado - o fogo aberto não deve estar próximo;
- a estufa tem um grande vento, um vento forte pode atrapalhá-lo.
Como montar uma estufa de toldo de nova geração com suas próprias mãos
Para montar a estufa, você não precisará de um grande número de ferramentas - roleta, nível, chave inglesa e chave de fenda serão suficientes. Produtos de diferentes fabricantes são apresentados no mercado, mas o princípio de montagem de todas as estruturas é quase o mesmo de 90 a 95%, diferenças insignificantes estão apenas nos detalhes.
A seguir, falaremos sobre a montagem dos produtos fabricados pela empresa. ShelterLogic - uma estufa bastante popular, cuja montagem fornece uma representação visual desse processo, aplicável a todos os outros fabricantes.
O progresso do trabalho é o seguinte:
- Em um local previamente selecionado para instalação e instalação da estufa, desembale o produto removendo as mesas do plástico. Remova todos os itens numerados.
- De acordo com as instruções, remova da massa total todos os elementos que compõem o telhado e coloque-os à sua frente. Toda a estrutura do telhado consiste em acessórios em forma de cruz e em T, molduras e ripas. Coloque-os em um avião de acordo com as instruções. Não devem surgir dificuldades, o esquema é extremamente informativo e o design é lógico e compreensível.
- De acordo com as instruções, conecte os trilhos com acessórios, prendendo-os com parafusos e porcas de orelhas. Verifique (em todas as etapas da montagem, não apenas esta) que a porca esteja sempre dentro da estrutura; caso contrário, durante a operação do produto, o toldo poderá ser danificado. Quando todos os orifícios de montagem são apertados com parafusos e porcas, o teto está pronto. [
- A próxima etapa são os postos de suporte. Encontre o número de todos os racks nas instruções, selecione-os, conecte-se em duas partes dos racks e em um cordeiro de suporte. Como resultado, você terá 6 racks prontos.
- Dos seis racks resultantes, conecte três às cavidades livres dos encaixes de uma (qualquer) das laterais do telhado, prenda com parafusos e porcas (porca interna). O outro lado do telhado, neste momento, deve ficar no chão.
- Execute a operação anterior do outro lado do telhado usando os três pilares restantes. Você praticamente montou o quadro.
- Localize as hastes do espalhador (4 unid.), Instale-as entre os postes de suporte da estrutura e prenda com clipes da barraca. A distância do solo (o corte inferior dos postes de suporte) até o ponto de montagem dos espaçadores deve ser de cerca de 0,2 m.
- O próximo passo é instalar o quadro no local de uso. Usando uma fita métrica, meça a distância das diagonais da estrutura. Idealmente, os pontos de controle das medições devem ser os centros dos postes de apoio de canto, o erro máximo permitido ao longo do comprimento entre as diagonais é de 2,5 cm. Além disso, observe que a largura de ambos os lados da extremidade, acima e abaixo, deve ser a mesma.
- Um toldo agora deve ser fixado ao quadro instalado. Expanda-o e coloque-o na moldura para que as bordas fiquem livremente na moldura. Para facilitar a instalação do toldo, você pode fechar os zíperes até 1/3 do comprimento.
- Passe os cabos de absorção de choque por todas as aberturas de um toldo localizado na parte interna de um projeto. Passe ao redor do perfil do telhado, segurando o cabo pela bola.
- Deslize os trilhos do toldo em suas mangas em cada rack e prenda os trilhos com grampos. Antes do aperto final dos grampos, abaixe o bastão ao máximo. Isso é necessário para esticar completamente o toldo.
- Use um cabo para enrolar o suporte lateral na junção com o espaçador e conecte o cabo passando-o pelo laço de ancoragem.
- Fixe as âncoras no chão para que o olhal da âncora não fique a mais de 5 cm do chão. Reforce o cabo da âncora com um grampo. Observe que as buchas são uma opção temporária, para montagem fixa, use ganchos projetados para essa finalidade.
- O próximo estágio são as aberturas de ventilação. Primeiro, conecte as ripas das aberturas (elas conectam sem parafusos e porcas). Insira as ripas montadas (cada uma das três partes) nas mangas localizadas na borda inferior das válvulas de ventilação.
O funcionamento da estrutura é muito simples: por exemplo, para abrir a ventilação na parte inferior da estrutura, basta elevar as abas do toldo e fixá-las com as correias destinadas a esses fins.Você sabe No inverno de 1240, em homenagem à chegada do rei holandês William em Colônia, eles organizaram uma grande recepção no primeiro jardim de inverno da Europa, onde foram apresentadas flores e árvores de verão. A performance causou tanta agitação que seu organizador, o jardineiro Albert Magnus, a Inquisição acusou de bruxaria, acreditando que era impossível fazer essa performance sem a ajuda de espíritos malignos.
A ventilação localizada acima da entrada é ligada da seguinte forma: você só precisa desatar o zíper, dobrar a aba e travá-la.
Cuidados com o efeito estufa e dicas de manutenção
A estufa do toldo é muito simples e confiável, é extremamente difícil quebrar algo ou estragá-lo, no entanto, Algumas recomendações simples ajudarão você a usar o produto o máximo possível e efetivamente:
- é preferível organizar a estufa orientando-a de leste a oeste;
- verifique a tensão do toldo mensalmente, o tecido deve se encaixar bem na estrutura, caso contrário ele se desgastará rapidamente;
- é recomendável montar o toldo - o processo não será apenas mais rápido, assim você minimiza o risco de danos aos tecidos;
- esse design não é usado no inverno e, também como estufa principal, foi projetado para a estação quente;
- a barraca não foi projetada para cargas que possam criar queda de neve e vento forte - ela deve ser removida durante o inverno;
- embora durante o inverno você possa deixar o quadro montado, mas é melhor removê-lo também;
- é necessário lavar e limpar o toldo regularmente, mas é impossível usar detergentes abrasivos para esses fins, bem como aqueles que contenham álcalis ou ácidos;
- você não pode ter uma estufa sob a linha de energia, isso é extremamente perigoso;
- não instale a estrutura perto de edifícios, arbustos altos e árvores;
- não deixe o quadro com um toldo desatado sem controle, o tecido pode ser levado por uma rajada de vento;
- se por algum motivo houver neve na estrutura ou gelo, remova-a imediatamente.
A estufa do toldo é uma excelente solução para os residentes de verão que passam apenas os meses quentes de verão em seus bens. Graças a ela, você pode satisfazer plenamente suas próprias necessidades de vegetais e frutas precoces, sem recorrer à construção de capital.
Importante! Nunca coloque líquidos ou materiais inflamáveis dentro da estufa ou nas imediações.