Muitas vezes, a cebola verde e a cebola crua causam sensações desagradáveis e dolorosas no estômago. O fato é que a composição desses produtos inclui substâncias que, atingindo a mucosa gastrointestinal, causam irritação e forte separação do ácido clorídrico, o que causa sintomas desagradáveis. O que fazer se seu estômago dói de cebola ou alho - leia abaixo.
Cebola dói estômago
Geralmente, o uso do produto com moderação em pessoas saudáveis não causa sintomas.
As causas mais comuns de dor após o consumo de vegetais picantes são doenças associadas à disfunção gastrointestinal.
Você sabe Na Idade Média, os cavaleiros sempre nas cruzadas levavam consigo um estoque de cebolas. Os franceses o usavam não apenas para alimentação, mas também como moeda de troca - por 8 bulbos era possível resgatar um camarada capturado do inimigo.
Causas da dor
As principais razões para o aparecimento de dor após a ingestão de cultivos bulbosos crus:
- Gastrite - uma doença de um curso crônico. É caracterizada por alterações inflamatórias e inflamatórias-distróficas nas mucosas, com violação das funções regenerativas. Durante o curso da doença, parte das células epiteliais e glândulas normais são substituídas por tecidos fibrosos, sob a influência de uma quantidade aumentada de suco gástrico. A progressão da doença leva a desvios na funcionalidade do trato gastrointestinal, principalmente secretores. A fase aguda pode se manifestar por dor intensa, vômito e diarréia. Uma exacerbação pode ser causada por uma única exposição ao irritante - alimentos picantes, salgados, quentes ou pela ingestão de substâncias irritantes químicas, certos grupos de drogas.
- Úlcera - distúrbios locais na mucosa gastrointestinal, às vezes até com a captura da camada submucosa. Em outras palavras, as superfícies da ferida são formadas nas membranas mucosas sob a influência de ácido clorídrico, pepsina e secreção biliar. Esta doença é caracterizada por um curso recidivante, manifestado por fases de remissão e exacerbações. Geralmente as exacerbações ocorrem sazonalmente (na primavera e no outono). Quando as úlceras cicatrizam, as cicatrizes permanecem nas membranas mucosas.
- Envenenamento - Após o envenenamento, pode ocorrer dor. O fato é que, após intensa irritação, as membranas mucosas precisam ser restauradas e, sob a ação das substâncias contidas na cebola, o suco gástrico começa a ser secretado mais rapidamente, o que leva a uma inflamação ainda maior dos tecidos afetados.
- Gastroenterite - Uma doença que afeta o trato gástrico e o intestino delgado. É causada por vírus, E. coli e outros patógenos. Manifesta-se mais frequentemente de forma aguda, menos frequentemente é observado um curso crônico. Os principais sintomas são vômitos, diarréia, dor intensa. Para esse tipo de lesão, são necessárias terapia especial e uma dieta que exclua alimentos condimentados, como bolbos. Negligenciar esses requisitos leva à retomada dos sintomas da fase aguda.
- Pancreatite - une um grupo de doenças e síndromes caracterizadas pela presença de processos inflamatórios do pâncreas. Com esta doença, as enzimas do pâncreas não entram no duodeno, mas começam a agir imediatamente no local, o que leva à destruição do tecido. Tratar essa doença também envolve dietas restritivas que excluem alimentos picantes.
Uso de cebola para gastrite e úlcera péptica
É possível ou não, usar culturas de bulbo cru para gastrite e úlceras pépticas, com base nas características individuais do paciente e na intensidade do curso da doença. Muitos especialistas recomendam a introdução do produto em questão na dieta diária em quantidades limitadas de pacientes com gastrite, a fim de evitar a formação de úlceras nas paredes do trato gastrointestinal. Devido ao conteúdo de fitonídeos e uma série de minerais em combinação com vitaminas, o vegetal tem um efeito antibacteriano, impedindo o crescimento de bactérias Helicobacter pylori, que são mais frequentemente provocadoras do desenvolvimento da doença. Mas, com o aparecimento de úlceras, você deve excluir imediatamente a cebola da dieta.
Além disso, uma cultura vegetal deve ser submetida a tratamento térmico antes do consumo de gastrite, na qual a gravidade diminui, e substâncias úteis são preservadas. Para que o estômago não doa, um dia você não pode comer mais do que 100-200 g de cebola cozida, cozida no vapor ou cozida como parte dos pratos (ensopados, sopas).Importante! Antes de introduzir a cebola crua na dieta, não deixe de consultar um médico.
Durante os períodos de remissão com gastrite, é permitido introduzir penas frescas de cebola na dieta, como parte de saladas. Um dia é permitido comer não mais que 50 g. Nesse caso, é necessário monitorar o estado de sua saúde e a reação do corpo à comida. Se ocorrerem sintomas como inchaço, náusea, arroto, dor, você deve excluir imediatamente os produtos da dieta.
Como eliminar a dor e os sintomas?
Se depois de comer cebola o estômago começar a doer, você deverá executar as seguintes ações:
- Beba pequenos goles de 2-3 copos de água.
- Tome Riabal na dose recomendada por idade.
- Deite-se um pouco.
Depois de reduzir a intensidade da síndrome da dor, você deve consultar imediatamente um médico para identificar a causa dessa condição. Se a dor for muito forte, chame imediatamente uma ambulância, porque algumas doenças gastrointestinais podem ser assintomáticas e dores intensas após o consumo de cebola podem indicar distúrbios graves que não podem ser interrompidos em casa.
Importante! Introduzindo raízes frescas de culturas de cebola na dieta, faça-o gradualmente, começando com 10 g do produto. Com uma reação corporal normal, aumente diariamente a dose em 5 a 10 g.
Na presença de doenças gastrointestinais, o consumo de cebola crua pode causar sensações dolorosas desagradáveis e provocar sua exacerbação. Se houver inchaço, náusea, dor de corte, você deve excluir imediatamente esses alimentos do seu cardápio e procurar ajuda qualificada de um médico.