Dor de cabeça muitas vezes preocupa pessoas de sexo e idade diferentes. Muitos medicamentos ajudam a escapar do desconforto. No entanto, o uso frequente de medicamentos apenas agrava o problema e torna uma pessoa dependente deles. Remédios naturais e naturais são necessários para substituir os comprimidos, em particular a raiz de gengibre - um tempero com uma ampla variedade de componentes úteis. Como tomar tempero para dores de cabeça e a quem é contra-indicado - mais adiante neste artigo.
Posso usar raiz de gengibre para dores de cabeça e enxaquecas?
Gengibre - um tempero verdadeiramente único, que em sua composição contém uma grande variedade de vitaminas, minerais, ácidos orgânicos, enzimas, lipídios, óleos voláteis e essenciais, que juntos têm um efeito benéfico em todo o sistema do corpo humano.
Os meios preparados com base na raiz do gengibre podem substituir muitos medicamentos, incluindo comprimidos para dores de cabeça e enxaquecas.
- O gengibre possui efeitos anti-inflamatórios, sedativos, tônicos, restauradores, regeneradores, analgésicos e possibilita:
- normalizar a pressão sanguínea;
- limpe os vasos de toxinas e toxinas, melhorando assim a circulação sanguínea;
- reduzir o nível de colesterol "ruim" no sangue;
- fortalecer a atividade cerebral;
- reduzir a dor na cabeça;
- recuperar a força após estresse físico e mental pesado.
A raiz atua como anestésico, por exemplo, aspirina, ajuda a aliviar dores de cabeça, a enxaquecas, mas ao mesmo tempo sua origem natural reduz significativamente o risco de reações adversas que podem aparecer ao usar medicamentos tradicionais.
Importante! Se a cabeça não parar de doer e a enxaqueca ocorrer sistematicamente, você deve definitivamente visitar um médico. Tais sintomas podem indicar doenças bastante graves, cujo tratamento com gengibre é inadequado.
O gengibre pode machucar a cabeça
Como qualquer remédio usado para fins terapêuticos, o gengibre de uma dor de cabeça deve ser tomado, observando-se certas dosagens. É um tempero picante, bastante ardente, que, quando usado em grandes doses, pode provocar várias reações adversas, em particular:
- náusea e tontura;
- dor na cabeça;
- palpitações cardíacas;
- saltos na pressão sanguínea;
- várias reações alérgicas.
A especiaria ajuda a estimular a circulação sanguínea, alivia espasmos e melhora o funcionamento de muitos órgãos internos. É por isso que a exposição excessiva ao gengibre pode provocar uma exacerbação de doenças, incluindo enxaquecas.
Importante! Antes de usar agentes de gengibre para o tratamento, é necessário consultar um médico e, se a terapia for aconselhável, observar rigorosamente as dosagens indicadas. Com a menor deterioração da saúde, pare de tomar o medicamento.
As propriedades curativas da raiz de gengibre de dores de cabeça e enxaquecas
Nos tempos antigos, a raiz de gengibre era usada para tratar várias doenças. O chá e as infusões geralmente são salvos de náusea, dor de cabeça, enxaqueca, fadiga física e mental.
A medicina tradicional moderna também utiliza amplamente as propriedades benéficas do produto. Sua rica composição química é representada pelas vitaminas B, vitamina A, E, C e PP, minerais - cálcio, potássio, magnésio, zinco, fósforo, ácidos orgânicos, lipídios, aminoácidos, que afetam positivamente o corpo humano.
Ácido ascórbico fortalece o sistema imunológico, protege contra os efeitos nocivos de fatores externos, limpa e combate os radicais livres. Magnésio e Potássio Contribuir para o funcionamento normal dos sistemas cardíaco e nervoso, acalmar, melhorar a atividade cerebral, ajudar a restaurar a força.
Vitaminas B e PP combater dores de cabeça, aliviar a tensão nervosa, aliviar os efeitos negativos do estresse. As substâncias minerais do produto têm um efeito anti-inflamatório, melhoram o funcionamento da hematopoiese, combatem o colesterol "ruim" e impedem a formação de placas no sangue.
Fora isso, O gengibre é uma excelente fonte dos aminoácidos essenciais Omega-3 e Omega-6que diluem o sangue, removem toxinas e substâncias nocivas do corpo, contribuem para a renovação das células orgânicas, têm um efeito positivo na memória e na atividade cerebral, o que, em conjunto, permite eliminar a enxaqueca e o desconforto na cabeça.
Você sabe De fato, o corpo humano não sente dor, porque simplesmente não existe esse sentimento. Há uma reação psicossomática - uma reação cerebral proveniente de receptores nervosos que o sinalizam sobre um problema no corpo: dor, dano mecânico etc.
Receitas de medicina tradicional com gengibre
A medicina tradicional oferece muitas receitas diferentes baseadas na raiz de gengibre, que ajudam perfeitamente a lidar com dores de cabeça, enxaquecas, mal-estar e perda de força.
Chá de gengibre
Uma das curas naturais mais simples, acessíveis e eficazes para enxaquecas é o chá de gengibre. Para sua preparação, recomenda-se o uso de uma raiz fresca, mas, na ausência, pode ser substituída por um produto seco.
Ao usar chá de gengibre fresco, prepare-se da seguinte maneira:
- Lave a raiz, descasque finamente, rale em um ralador fino.
- Duas colheres de chá de mingau derramar um copo de água fervente.
- Insista por 10 minutos, coe.
O chá deve ser tomado conforme necessário quando ocorrer dor na cabeça ou enxaqueca.
Vídeo: Como fazer chá de gengibre
Se o pó seco de gengibre for usado, você poderá fazer um chá como este:
- Uma colher de chá de pó despeje 200 ml de água fervente.
- Coloque a mistura em fogo pequeno e cozinhe por 10-15 minutos.
Com dores de cabeça constantes, os curandeiros tradicionais aconselham adicionar um pequeno pedaço de raiz, com 1 a 2 cm de tamanho, ao chá preto tradicional.
Importante! Essa bebida pode não apenas aliviar dores de cabeça, mas também ajuda na menstruação dolorosa, nas articulações e nos músculos.
Chá de gengibre com mel
O chá de gengibre comum tem um aroma agradável, mas um sabor muito específico; portanto, outros produtos, em particular o mel, costumam ser adicionados a ele. Este produto da apicultura não só confere à bebida um sabor agradável e doce, mas também aumenta significativamente seu efeito curativo.
O mel, como analgésico natural, anti-séptico, anti-inflamatório, agente de limpeza, melhora a circulação sanguínea no cérebro, normaliza a pressão sanguínea, reduz a carga nas articulações, fortalece as paredes dos vasos sanguíneos.
Fazer chá de gengibre com mel é bastante fácil:
- Lave a raiz, rale.
- Despeje 200 ml de água fervente sobre uma colher de sopa de mingau e cozinhe em fogo baixo por 7-10 minutos.
- Chá por cerca de 15 minutos, adicione uma colher de chá de mel.
Beber uma bebida é permitido várias vezes ao dia, pois ocorre desconforto na dor.
Com suco de limão
O gengibre emparelhado com limão é considerado um incrível tônico, iluminação, analgésico, que permite esquecer rapidamente enxaquecas, animar e restaurar a força após um estresse físico e mental intenso. O limão em sua composição contém uma porcentagem aumentada de ácido ascórbico, que luta contra os radicais livres, normaliza a circulação sanguínea, protege o corpo do estresse e da tensão nervosa e fortalece o sistema imunológico.
A mistura de gengibre e limão é preparada da seguinte forma:
- Lave o gengibre, descasque e rale.
- Esprema o suco de limão.
- Em quantidades iguais, misture mingau de gengibre e suco de limão.
Você pode tomar o medicamento duas vezes ao dia, de manhã e à noite, em colher de chá.
Você sabe Como o cérebro humano é completamente desprovido de receptores nervosos, nunca sente dor, ao contrário de todos os outros órgãos.
Xarope de gengibre
Xarope de gengibre ajuda com dores de cabeça e também é um remédio maravilhoso para dor de garganta. Ao mesmo tempo, pode ser administrado a adultos e crianças.
Prepare a calda, seguindo o algoritmo:
- Despeje 200 ml de água em um recipiente, despeje 100 g de açúcar, ferva por alguns minutos, até formar uma calda doce.
- Rale a grelha, adicione 100 g de polpa ao xarope.
- Deixe a mistura ferver, retire a espuma e cozinhe por 45 minutos.
- Após o resfriamento, coe a calda e consuma.
Com enxaqueca ou dor menstrual 1 colher de chá. xarope é adicionado ao chá normal e é bebido 2-3 vezes ao dia. Para dores de garganta, o medicamento é usado três vezes ao dia por 3 horas para adultos e 1 hora para crianças.
Inalação
A inalação de gengibre ajudará a se livrar da enxaqueca:
- Rale o gengibre, adicione água e deixe ferver por alguns minutos (use 2–250 ml de água para 2 colheres de sopa de mingau).
- Faça a inalação tradicional: inspire os vapores de gengibre, curvando-se sobre um caldo quente, cobrindo a cabeça com uma toalha.
Importante! A inalação de gengibre não é recomendada para crianças menores de 12 anos de idade.
Comprimir com pasta de gengibre na cabeça e seios
Uma compressa especial da pasta de gengibre ajudará a aliviar dores de cabeça, reduzir a dor nas articulações e músculos e aliviar a dor menstrual.
Pode ser facilmente preparado em casa:
- Lave, descasque, rale a raiz ou rale a raiz com um liquidificador.
- Coloque o mingau em um recipiente esterilizado e guarde na geladeira.
Se ocorrer uma dor de cabeça, você deve aplicar essa pasta em uma camada fina na testa e na área das narinas. Por 10-15 minutos, inspire os vapores de gengibre, o que eliminará o desconforto da dor. Para dores nas articulações, a pasta deve ser aplicada no local dolorido, enrole um curativo por cima e deixe de molho por 2-3 horas.
Termos de uso
O gengibre é uma planta perene que é usada na medicina popular para prevenir e tratar muitas doenças, incluindo enxaquecas. No entanto, para obter um efeito terapêutico, os medicamentos com gengibre devem ser consumidos rigorosamente, observando-se certas dosagens. Além disso, os agentes descritos não são recomendados para crianças menores de 12 anos de idade.
Recomenda-se que o chá de gengibre beba conforme necessário, mas não mais que três xícaras por dia. Para melhorar o sabor e melhorar o efeito curativo, pode ser misturado com mel, limão e laranja. Todos os dias, é permitido adicionar um pequeno pedaço da raiz ao chá preto ou verde. Essa bebida servirá como uma excelente prevenção da ocorrência de dor na região da cabeça e também pode fortalecer a imunidade na estação fria.
Contra-indicações
O gengibre, embora tenha uma enorme variedade de propriedades medicinais, mas, como qualquer outro produto, tem contra-indicações.
- É melhor abandonar o uso de fundos de gengibre para:
- intolerância individual ao produto;
- a presença de sangramento;
- alta probabilidade de reações alérgicas;
- quaisquer doenças na fase aguda;
- insuficiência renal e hepática;
- doenças cardíacas graves;
- com doenças associadas a baixa coagulação sanguínea.
Com muita cautela, você precisa usar medicamentos para doenças do cálculo biliar, gastrite e úlceras, mulheres grávidas e lactantes e processos inflamatórios no fígado. Você não pode beber chá de gengibre em temperatura corporal elevada, pois possui fortes propriedades de aquecimento.
O gengibre é um tempero valioso e útil capaz de agradar com qualidades medicinais pronunciadas. Meios baseados na raiz ajudam perfeitamente a lidar com enxaquecas e dores de cabeça, aliviar a inflamação, tonificar e revigorar. No entanto, tudo o que é útil deve ser dosado. O uso descontrolado de gengibre pode causar danos à saúde.Você sabe O pensamento positivo ajuda a suprimir a dor. Os cientistas acreditam que se você "distrair" o cérebro do problema com outros pensamentos alegres e positivos, ele deixa de enviar impulsos para a dor nos nervos e, assim, a dor desaparece.