Uma das especiarias mais populares do mundo é o gengibre. Desde os tempos antigos, tem sido usado para fins medicinais para prevenir várias doenças e fortalecer a imunidade. Mas nem todo mundo sabe que a raiz curativa do gengibre ajuda a combater uma doença tão insidiosa como a candidíase (candidíase) causada por Candida.
As propriedades curativas do gengibre
Para fins medicinais e alimentares, a raiz de gengibre é usada principalmente, uma vez que os brotos não são tão ricos em óleos essenciais e na substância ativa de combustão gingerol.
A composição química da raiz da planta:
- óleos essenciais (70%);
- amido (23%);
- taninos, alpinina, campista;
- o gingerol é uma substância resinosa (confere ao produto um sabor característico de queima e um aroma intenso);
- oligoelementos: magnésio, zinco, ferro, vitamina C, B, A;
- amargura e óleos essenciais (decompõem gorduras nos alimentos, razão pela qual este produto é usado em quase todos os pratos da culinária asiática) As raízes de gengibre são geralmente colhidas após a floração. A grama também pode ser usada como base para o chá, mas apenas em pequenas quantidades.
Com qualquer reação negativa do corpo ao tempero, você deve parar de tomá-lo.
- Os rizomas de gengibre têm propriedades curativas para o corpo humano como:
- fábricas;
- prevenção de vírus e resfriados, infecções;
- fortalecimento da imunidade;
- aquecimento;
- estimulação da secreção de suco gástrico e digestão em geral;
- melhora da circulação cerebral;
- aceleração dos processos metabólicos (mostrados como tempero para pratos com obesidade);
- aumento do apetite;
- estimulação da tireóide;
- propriedades do afrodisíaco (aumenta a libido).
As manifestações de alergia a esse tempero podem estar na forma de: coceira na mucosa oral, tosse, espirros, inchaço da garganta ou nariz. Temperos demais são tão prejudiciais quanto a completa ausência de temperos na dieta. Uma dose diária não deve exceder 100 gramas (para adultos). Para crianças, os rizomas de gengibre podem ser usados em conserva de 7-8 anos (não mais de 30 gramas por dia), como infusão - a partir de 3 anos (até 400 ml de bebida por dia), desde que não haja reações alérgicas.
O uso de gengibre para fins medicinais
Na medicina antiga, o gengibre tem sido usado para tratar muitas doenças desde os tempos antigos. Hoje, os médicos não negam seus benefícios e até recomendam ingerir infusão ou decocção de rizomas de gengibre em uma condição como candidíase (candidíase). Esta doença em mulheres e homens é causada por um fungo do gênero Candida e ocorre em um contexto de imunidade enfraquecida, mesmo em pessoas completamente saudáveis. No entanto, nas mulheres, ocorre sintomas desagradáveis, enquanto os homens não podem ser incomodados por nada.
A violação da microflora devido a uma diminuição da imunidade leva ao aparecimento de sintomas desagradáveis como prurido, queimação, dor nos órgãos genitais.
Às vezes, uma dieta rigorosa leva à candidíase e, no fundo, ocorre estresse, problemas de saúde, fraqueza e disbiose. Beber gengibre e comer raiz de gengibre em conserva ou crua como alimento ajudará você a lidar com essa condição mais rapidamente.
Com candidíase
Com a candidíase, é antes de tudo necessário aumentar a imunidade do corpo para que ele possa derrotar uma doença fúngica por si próprio. Para tratar a candidíase, aplique uma infusão fresca de gengibre em conserva ou rizoma na forma de chá com aditivos.É importante seguir uma dieta especial durante uma doença, uma dieta fácil, na qual é necessário limitar alimentos doces, pão, bolos e doces. Isso se deve ao fato de que, no contexto da fermentação no trato digestivo causada por excesso de carboidratos e açúcar simples, as doenças fúngicas progridem e são mais difíceis de derrotar.
- As seguintes condições podem ser contra-indicações para o uso de gengibre para fins medicinais:
- úlcera no estômago;
- colite ulcerosa;
- úlcera duodenal;
- pós-operatório.
Chá medicinal de raiz de gengibre
Para a preparação do chá de cura, você precisará dos seguintes ingredientes:
- rizoma de gengibre - 50 g;
- água - 1 l;
- especiarias - cravo, anis estrelado, sementes de cominho pretas.
Fazer chá:
- Descasque a raiz de gengibre, corte em círculos ou rale em um ralador grosso.
- Ferva água, despeje matérias-primas com água, deixe fermentar (você pode usar uma garrafa térmica).
- Adicione o anis estrelado e o cravo ao chá levemente resfriado (1 estrela de anis estrelado e 2 inflorescências de cravo seco).
- Para usar a bebida quente, com uma pequena quantidade de mel ou xarope de alcachofra de Jerusalém (adoçante natural).
- É proibido adicionar açúcar ou seus substitutos à bebida.
- Melhor hora para comer: após as refeições, em uma quantidade de 200 ml.
É recomendável que você beba chá de gengibre natural ou infusão por um a dois meses até que os sintomas da candidíase sejam aliviados. Certifique-se de combinar o uso de uma bebida vitamínica com uma dieta sem açúcares e doces artificiais. Com a abordagem correta ao tratamento, após uma semana, você pode notar uma melhora notável no bem-estar e sentir uma diminuição nos sintomas desagradáveis da candidíase.