Existem muitas doenças da batata, elas podem ter uma natureza de origem fúngica, viral e bacteriana, portanto, consideraremos as doenças mais comuns desses três grupos, os motivos de sua aparência e características de tratamento em caso de danos nos arbustos.
Doença da batata fúngica
As doenças fúngicas da batata são consideradas as mais perigosas e difíceis de curar. O fungo aparece nos arbustos devido a condições inadequadas de cultivo ou é transportado por insetos.
Sarna
Sarna - a doença mais comum de natureza fúngica, numerada em muitas variedades, cujos sintomas se manifestam de maneiras diferentes.
Embora a natureza da lesão seja diferente, dependendo da variedade, as medidas preventivas serão as mesmas: é impossível curar batatas já doentes, para que os sinais de derrota desapareçam. portanto, é melhor prevenir o desenvolvimento do fungo, levando em consideração as seguintes dicas gerais:
- Antes de tudo, é importante prestar atenção à rotação de culturas, à frequência e qualidade da adubação aplicada. Para provocar a propagação da infecção fúngica no jardim, você pode usar adubo de palha, composto ou introduzir uma quantidade excessiva de fertilização contendo nitrogênio.
- Para prevenção, recomenda-se fertilizar o território com manganês e sulfato de amônio na quantidade de 60 kg de fertilização por 1 ha de área.
- Antes do plantio, os tubérculos devem ser tratados com Prestige ou Maxim.
- Não plante material de plantio doente ou danificado.
- Durante o período de floração, os arbustos devem ser regados com 0,5 l de água diariamente.
- Pulverize regularmente arbustos com Fitosporin, de acordo com as instruções.
Comum
A sarna comum afeta os frutos das batatas - o fungo penetra através dos olhos. Existem 4 tipos de manifestações da doença - plano, compensado, convexo e profundo. O primeiro tipo de lesão é caracterizado pelo aparecimento de uma crosta marrom irregular na superfície dos tubérculos.
Com uma lesão de malha, rachaduras assimétricas se desenvolvem nos frutos. Crescimentos escuros nos frutos são um sinal de um tipo convexo de crosta comum. A crosta profunda na batata se manifesta na forma de úlceras deprimidas, com 0,5 cm de profundidade, acompanhadas por partes rasgadas da casca.
Plana, de malha, convexa e profunda
O motivo do aparecimento de sarna comum nas batatas é a atividade vital de um fungo radiante do gênero Streptomycetes. O desenvolvimento do fungo é provocado por agrotécnicas inadequadas de cultivo. Na maioria das vezes, a sarna comum se desenvolve em batatas cultivadas em calcário, solos arenosos e argilosos.
Verões quentes e secos criam condições ideais para o desenvolvimento da doença. Medicamentos para o tratamento de sarna comum não são produzidos, portanto, para proteger a cultura, recorrem a medidas preventivas gerais.
Preto
A crosta negra aparece em qualquer estágio do desenvolvimento dos tubérculos, além de afetar não apenas os frutos, mas também a parte terrestre das plantas. O arbusto parece fraco durante o período da lesão - um pequeno número de folhas pequenas cobre caules finos. Com o tempo, úlceras marrons aparecem nas hastes, na parte basal você pode notar um revestimento branco - micélio.
Os tubérculos são cobertos com manchas pretas de verruga. A principal razão para o desenvolvimento da sarna preta é a umidade excessiva e o clima frio. O plantio de tubérculos brotados no escuro em solo não aquecido também pode causar o aparecimento de fungos.
Como a doença afeta todo o arbusto para preservar a colheita, é necessário recorrer ao tratamento de plantas com “Ditan M-45”, “Kolfugoy”, “Mancozeb”, de acordo com as instruções e realizar prevenção geral de crostas.
Importante! Para preservar a colheita, eles recomendam a colheita de batatas mais cedo do que o normal, para que o clima úmido e frio do outono não provoque o desenvolvimento da doença.
Powdery
A crosta em pó pode causar a morte da planta, uma vez que o fungo afeta não apenas os tubérculos, mas também o sistema radicular, o que implica a definhação e secagem das hastes. A doença manifesta-se com placa branca nas raízes e úlceras rasas marrons nos frutos.
Com o tempo, as úlceras estouram, formando uma superfície de alívio, que ao longo do tempo é completamente preenchida com esporos do fungo. No último estágio de dano da batata, inicia-se o processo de decomposição dos frutos. O clima frio e úmido pode provocar a ativação de esporos do fungo.
Na maioria das vezes, a doença se manifesta em solos com uma composição pesada. O esterco contaminado pode se tornar uma fonte de esporos (os esporos não morrem, mesmo quando passam pelo sistema digestivo do animal). Para proteger a colheita, é necessária profilaxia geral por sarna.
Prata
A doença é provocada por um tipo específico de fungo que afeta apenas a superfície da casca de batata. A doença começa a aparecer quando o micélio já está bem desenvolvido, momento em que a casca é coberta com saltos marrom escuro.
Uma cultura fortemente afetada apresenta amassados com um revestimento prateado no local previamente localizado. A tecnologia agrícola inadequada, o aumento da umidade e do calor do solo podem provocar o desenvolvimento da doença. Para preservar a colheita, deve-se prestar atenção às medidas preventivas gerais.
Alternariose (manchas secas)
O desenvolvimento da doença é mais frequentemente observado no período quente e seco do verão, os brotos jovens da planta dão o primeiro golpe. A derrota dos frutos ocorre apenas na forma avançada do desenvolvimento da doença. Variedades de maturação média e tardia são mais suscetíveis à infecção.
A principal causa da alternância de batata é considerada a aplicação prematura de fertilizantes minerais que "criam" imunidade a esta doença. Os solos pobres em potássio e fósforo são uma fonte potencial de parasitização de um fungo perigoso.
Os primeiros sinais de alternância são o aparecimento de manchas marrons nas folhas. Os esporos de fungos geralmente vivem nas camadas superiores do solo, portanto, eles podem infectar os frutos somente na colheita, com contato direto. Após a infecção, os frutos após 2-3 semanas são cobertos com manchas escuras.
Quando você notar os primeiros sinais de alternância nas folhas para fins medicinais, você deve:
- trate o arbusto com uma solução a 1% de líquido de Bordeaux (4 vezes por dia, durante uma semana);
- use a droga "Arceride" com graves danos aos arbustos, de acordo com as instruções.
Verticilose
Uma doença fúngica que se ativa no período quente de verão, geralmente em agosto e às vezes em julho. O fungo pode entrar no solo através de composto ou esterco infectado. Os fungos afetam a camada inferior das folhas das plantas, subindo gradualmente para as camadas superiores.
As folhas afetadas começam a ficar amarelas e desaparecem. Se durante o período de infecção chove intensamente, manchas podres aparecem nas folhas. Nos tubérculos afetados pela verticilose, os olhos apodrecem. Se você cortar as batatas ao meio, poderá notar um escurecimento do tecido a 1-2 cm da casca.
O dano causado pela verticilose nos arbustos da batata provoca uma redução nos indicadores de produtividade na plantação para 30%. Os frutos afetados da batata não podem ser salvos, você só pode evitar a infecção de frutos saudáveis, pois eles usam Fitosporin-M, de acordo com as instruções.
Oídio
Doença fúngica - oídio, afeta a parte do solo das batatas e pode levar à morte de caules, o que compromete as colheitas futuras. A causa da infecção é um fungo marsupial, que pode ser armazenado na vegetação de plantas daninhas, composto aplicado como fertilizante. As condições ideais para a reprodução e disseminação do fungo são alta umidade e temperatura quente.
Os principais sinais de danos são o aparecimento nas folhas e caules de um revestimento em pó branco que, com o tempo, adquire uma cor cinza, as folhas começam a secar ou apodrecer (com alta umidade). Oídio é controlado pelas preparações de Azoceno e Bayleton, de acordo com as instruções. Para um efeito melhor, as hastes fortemente afetadas são removidas para minimizar fontes infecciosas.
Podridão seca
A podridão seca é uma doença fúngica perigosa que pode destruir uma plantação inteira de batata. A principal fonte de infecção é o solo contaminado, às vezes um material de plantio levemente afetado. A propagação do fungo é facilitada pela saturação do solo com adubação nitrogenada, excesso de adubo introduzido, alta temperatura e umidade do solo.
Importante! As batatas doentes podem infectar as saudáveis e, para preservar a colheita, ao primeiro sinal de dano a unidades individuais, elas são imediatamente destruídas.
A infecção entra nos tubérculos através de fendas, lesões e olhos. Sinais de infecção de batatas com podridão seca são clareamento das folhas superiores das hastes, sua ligação gradual.
A parte inferior das hastes fica marrom. Nos tubérculos, a doença começa a aparecer 2 meses após a colheita. As frutas são cobertas com manchas escuras e afundadas que se espalham rapidamente por toda a superfície.
Não existem preparações especiais para o tratamento da podridão seca; portanto, recomenda-se que os tubérculos sejam tratados profilaticamente antes do plantio com preparações Integral ou Fitosporina-M.
Mancha tardia (podridão marrom)
As batatas da praga tardia da batata podem ser infectadas sob a influência de um fungo parasitário - praga tardia. A propagação da doença contribui para o clima quente e úmido. O fungo pode afetar tanto a planta em si quanto os tubérculos de batata.
O principal sintoma da doença é a ocorrência de manchas marrons nas hastes e folhas do arbusto, em torno das quais um anel de mofo branco geralmente aparece. A infecção por tubérculos ocorre com o contato direto dos esporos dos fungos com a superfície da fruta e, durante o armazenamento, a batata fica coberta de manchas marrons e começa a apodrecer.
A ferrugem tardia é muito difícil de tratar, se o fungo afetar mais de 10% da parte decídua da planta, não será mais possível interromper sua propagação. será mais eficaz proteger a colheita adotando medidas preventivas, que são:
- o uso de tubérculos saudáveis de variedades resistentes como material de plantio;
- aplicação regular de fertilizantes fósforo-potássio;
- atempadamente;
- remoção da parte superior 10 dias antes da colheita para evitar o contato de detritos vegetais infectados com os tubérculos.
Fomose (manchas pretas)
A fomose afeta tubérculos e caules de batatas, penetrando no tecido da planta. A propagação da doença é facilitada por detritos de plantas infectados, composto, clima quente e úmido.
À medida que o fungo se espalha, aparecem manchas escuras e sem forma nos brotos das hastes, com manchas marrons. O crescimento das plantas diminui, os brotos se tornam finos, as folhas são pequenas. Os frutos são cobertos com pequenas úlceras marrons, formando espaços vazios com esporos do fungo.
A prevenção da doença é considerada eficaz pela observação da rotação das culturas, utilizando tubérculos saudáveis e variedades resistentes para o plantio, bem como o tratamento pré-plantio de tubérculos com Fundazol.
Fusarium (murcha de Fusarium)
Fusarium aparece nas batatas com bastante frequência, causando danos aos jardineiros na forma de uma redução na quantidade e qualidade da colheita. A doença se manifesta não apenas nos tubérculos, mas também na planta. A causa da infecção é um fungo portador de esporos que penetra nos tubérculos através de fendas e olhos.
O agente causador da doença pode estar em detritos de plantas, esterco, composto. Os principais sinais de danos são a descoloração das folhas, sua torção. Com o tempo, o topo das batatas fica amarelo e desbota.
Nos tubérculos, o fungo se desenvolve muito lentamente; portanto, durante a colheita, é impossível suspeitar que ele esteja infectado pelo fusarium. A podridão dos tubérculos começa após 1-2 meses, após a colheita. A podridão é acompanhada pela secagem do tecido da fruta, um cheiro desagradável de mofo.
É impossível curar uma planta de Fusarium, portanto, é necessário cuidar da prevenção da doença com antecedência. Para fazer isso, selecione o material de plantio de alta qualidade, processe-o antes de plantar com "Maxim" ou "Quadrice".
Você sabe As batatas pertencem a plantas venenosas, seus caules, folhas e frutos acumulam solanina - uma substância perigosa para o corpo humano e os animais. Para envenenar, basta comer apenas 2 bagas que aparecem nos arbustos após a floração.
Doença bacteriana da batata
As doenças bacterianas surgem sob a influência de bactérias nocivas, com alta capacidade infecciosa. A perda de rendimento por doenças bacterianas pode chegar a 50%, portanto, vamos considerar com mais detalhes as doenças mais comuns de natureza bacteriana de origem e como lidar com elas.
Murchidão bacteriana (podridão marrom)
Uma doença muito perigosa que ocorre sob a influência de bactérias é a podridão marrom das batatas. Desenvolve-se a uma temperatura do ar acima de + 25 ° C durante o período de verão; a alta umidade do solo contribui para o crescimento de bactérias.
A principal fonte da doença é o solo contaminado, as bactérias entram nos tubérculos e caem através de microfissuras. Nematóides e insetos podem espalhar a infecção. Os principais sinais de danos ao mato com podridão marrom são a aquisição pelas folhas de uma tonalidade de bronze de suas torções e murchas.
A aparência dos tubérculos afetados não é suspeita, no entanto, círculos marrons são claramente visíveis no corte, a partir do qual o muco branco é liberado. Se você armazenar essas frutas, elas logo se deteriorarão.
É impossível curar a doença após a derrota dos arbustos, portanto, medidas para proteger a colheita são tomadas antes mesmo do plantio do material de plantio. Um bom efeito pode ser obtido com o tratamento dos tubérculos "Rovral", "Griffin", de acordo com as instruções.
Câncer bacteriano
A doença em questão surge sob a influência de bactérias patogênicas que penetram nos tubérculos. As bactérias infectam frutas que foram plantadas em solo contaminado quando entram na fruta através de rachaduras e danos.
A propagação do câncer bacteriano ocorre a temperaturas elevadas e alta umidade do solo. Os principais sinais da doença são murcha e secagem dos caules da batata, danos ao sistema radicular e os tubérculos resultantes com grandes crescimentos com superfície tuberosa.
O tratamento da doença não apresenta resultados positivos e não existem medicamentos especiais para o tratamento contra o câncer bacteriano. Para proteger a plantação de bactérias perigosas, é necessário selecionar cuidadosamente os tubérculos para o plantio, seguir as recomendações de rotação das culturas e cultivares de plantas resistentes à doença.
Você sabe Os frutos mais caros da batata são os tubérculos da variedade La Bonnotte, cultivada apenas no esqueleto de Noirmoutier. 1 kg de fruta pode ser comprado por 500 euros.
Podridão do anel
Se a batata apodrece, a doença absorve toda a planta. A fonte de infecção pode ser tubérculos doentes, restos de plantas. Clima quente e úmido contribuem para o desenvolvimento de bactérias.
As bactérias que estão nos tubérculos ou os penetram através de rachaduras e ferimentos infectam os caules, fazendo com que murcham e morram a planta. Nos fetos doentes, são notados danos no anel vascular e o desenvolvimento de podridão sem caroço. Se você cortar as batatas ao meio, os vasos afetados secretam muco leve.
A podridão do anel não pode ser curada; portanto, recorra a medidas preventivas. Antes de tudo, é recomendável observar a rotação das culturas e, o mais importante - usar tubérculos saudáveis de variedades resistentes para o plantio.
Podridão úmida
A podridão úmida, ao contrário de outras doenças bacterianas, se desenvolve muito rapidamente, é capaz de destruir completamente os tubérculos em 10 dias. A fonte da doença é solo contaminado, tubérculos nos quais as bactérias estão em estado latente (inativo) ou detritos de plantas.
A peculiaridade da podridão úmida é que ela se desenvolve principalmente em tubérculos, a parte do solo da planta e as raízes não sofrem. Geralmente, a podridão úmida é ativada e afeta os frutos durante o armazenamento, no primeiro mês após a colheita. A razão para o desenvolvimento é o aumento da umidade na sala e a alta temperatura.
Sinais de podridão úmida:
- escurecimento da casca;
- focos mucosos na casca;
- a polpa se transforma em uma massa cinza-marrom.
É impossível curar a doença, portanto, medidas para proteger a colheita da podridão úmida visam criar as condições necessárias para armazenar tubérculos e usar variedades saudáveis para plantar tubérculos saudáveis.
Perna preta
Uma doença comum que afeta tanto a parte do solo da planta quanto os tubérculos. A bactéria causadora pode ser transportada por insetos, encontrados em detritos do solo ou de plantas.
O desenvolvimento da doença ocorre em clima frio e chuvoso. Os sinais da doença aparecem quase imediatamente após a germinação dos tubérculos. As folhas ficam amarelas, ondulam, escurecem e ocorre a deterioração dos caules "da raiz". Logo, as bactérias infectam os tubérculos e começam a apodrecer.
Para evitar danos à lavoura, recomenda-se que os tubérculos sejam tratados antes do plantio com preparações Maxim ou Integral, o solo é tratado com uma mistura de farinha de dolomita e enxofre coloidal. Se a doença começou a se desenvolver nos arbustos, é necessário tratar a planta com uma solução de permanganato de potássio, polvilhar o solo com cinza de madeira.
Doenças virais
As doenças de natureza viral de origem são muito perigosas, portanto, para uma decisão oportuna sobre o tratamento, é necessário considerar os principais sinais e causas da infecção.
Você sabe Nas florestas tropicais, uma árvore de batata é comum, não dá frutos, tem um tronco grosso coberto de casca, suas folhas têm a forma de arbustos de batata comuns, mas muito maiores, as flores são três vezes maiores que o normal e as bagas são venenosas.
Mosaico
O vírus do mosaico pode ter três variedades que diferem na natureza da manifestação, mas as causas dos danos aos arbustos são as mesmas - o contato de tubérculos ou arbustos com vetores de insetos. O vírus se espalha particularmente rápido em clima quente e seco.
Salpicado
A variedade manchada do vírus do mosaico provoca o vírus da batata X. Manchas verdes pálidas de diferentes tamanhos e formas aparecem nas lâminas das folhas, a fotossíntese diminui, o que afeta uma diminuição significativa no rendimento. Como prevenção de doenças, recorra ao uso de medicamentos "Quadris" e "Revus", de acordo com as instruções.
Enrugado
A variedade enrugada do vírus do mosaico é causada pelo vírus Y da batata. Nos arbustos doentes não há floração, o crescimento e o desenvolvimento das plantas são suspensos, o que afeta a quantidade e a qualidade da colheita. A doença se manifesta na forma de áreas enrugadas ou onduladas entre as veias da placa foliar, as folhas ficam mais claras e secam com o tempo. Como uma profilaxia para o tratamento usando drogas "Ditan", "Ridomil".
Listrado
O mosaico listrado causa o vírus Y da batata. Os principais sintomas de danos são a fragilidade das hastes, o aparecimento de manchas e listras nas folhas. Entre as veias, manchas escuras e traços aparecem na parte de trás da folha, que eventualmente se transformam em caules. A prevenção de doenças visa o uso de preparações Bravo e Shirlan para o processamento de batatas, de acordo com as instruções.
Necrose de tubérculos
A necrose da fruta da batata ocorre sob a influência do vírus do chocalho. A propagação da doença ocorre através dos tubérculos afetados, os nematóides que vivem no solo atuam como transportadores. O vírus pode permanecer em um estado latente por muito tempo em ervas daninhas perenes.
A necrose de tubérculos é suscetível a plantas que crescem em áreas de areia e pantanosas. Nas plantas doentes, ocorre deformação das flores, pontos de luz aparecem nas folhas e caules. Nas frutas, necrose, arcos, listras, anéis marrons são formados.
Medicamentos para o tratamento de necrose não são produzidos. A única maneira de preservar a cultura é considerada a rotação de culturas e a seleção cuidadosa de plantios saudáveis.
Tubérculos góticos
Os tubérculos góticos são considerados uma doença não perigosa, pois o sabor da fruta permanece em alto nível. Os insetos podem espalhar o vírus, o vírus persiste em tubérculos doentes e contribui para a infecção de jovens frutos emergentes.
Quando a planta é afetada, a aparência dos tubérculos muda, eles se tornam antinaturais, visivelmente menores, devido aos quais o rendimento diminui. Às vezes o gótico também aparece nas folhas da planta, elas adquirem uma tonalidade escura e se tornam menores.
Importante! O principal problema da doença: as variedades que teriam resistência ao vírus não existem, então os jardineiros precisam prestar atenção especial à prevenção.
É possível proteger a colheita do gótico apenas observando a rotação da colheita, a luta contra os insetos - possíveis portadores do vírus.
Onda de folha
A torção das placas foliares ocorre sob a influência de um vírus específico, a doença afeta todas as partes da planta. Condições favoráveis para o desenvolvimento da doença - clima quente e seco.
Os pulgões podem espalhar o vírus por todo o território; os tubérculos doentes atuam como portadores do vírus. Os frutos infectados após o plantio brotam por muito tempo, os brotos que aparecem como resultado são muito finos e fracos.
Se um material de plantio doente foi plantado, apenas as folhas inferiores são torcidas ao longo da veia central. Se a infecção veio de pulgões, as folhas podem se enrolar de maneira caótica. Os frutos doentes são caracterizados pela presença de necrose líquida, uma diminuição na porcentagem de amido na composição.
Esse vírus não responde ao tratamento e, portanto, é necessária profilaxia. Para evitar a germinação de tubérculos doentes, o material de plantio é cuidadosamente selecionado, descartando as amostras germinadas com brotos filamentosos. Para evitar a infecção pelo vírus, as batatas são tratadas com qualquer preparação de pulgão de acordo com as instruções.
Assim, as batatas podem ser afetadas por doenças de diferentes origens. Para preservar a colheita, recomenda-se tomar medidas preventivas, dependendo da doença, e recorrer ao tratamento em tempo hábil.