Os melões frios e mimados da Sibéria, muitos de fora, parecem incompatíveis. No entanto, os esforços dos criadores e o entusiasmo dos jardineiros siberianos fazem maravilhas. Atualmente, nas duras condições da Sibéria, muitas variedades de melão nem são cultivadas em estufas, mas em campo aberto, produzindo frutos que não têm um sabor inferior ao melão do sul. Leia mais sobre o cultivo de melão na Sibéria, continue lendo no artigo.
Variedades para crescer na Sibéria
A especificidade das condições climáticas da Sibéria força os cultivadores locais a cultivar variedades que:
- tenha uma estação de crescimento curta, empilhamento em 2-3 meses;
- ter resistência a infecções fúngicas;
- adaptar com sucesso à mudança do clima da Sibéria.
Entre as variedades de melão que estão o mais próximo possível desses requisitos, estão:
- Famoso Agricultor coletivoCriado nos anos 30 do século XX, rapidamente ganhou popularidade em toda a parte européia da ex-URSS e agora se estabeleceu mesmo em espaços abertos da Sibéria. A variedade é caracterizada por frutos redondos e radicalmente amarelos, cobertos com uma pele lisa ou em malha. O tamanho dos frutos atinge 20 cm de diâmetro e o peso é, em média, 1 kg. O amadurecimento do melão dentro de 70 a 95 dias se distingue por um sabor muito doce e um aroma memorável.
- Altai, que foi criado especificamente para as regiões da Sibéria em Barnaul e tem um curto período de vegetação de apenas 65 a 75 dias após a germinação das sementes. Um melão redondo ou oval desta variedade é pintado na cor limão e coberto com uma casca de malha. O peso médio da fruta é de 1 kg e sua polpa granular aromática tem um bom sabor, embora inferior ao agricultor coletivo. A variedade não é muito estável e se destina ao consumo rápido.
- Abacaxi, ao contrário do nome, é totalmente adaptado às condições da Sibéria. É uma fruta marrom-amarelada alongada, pesando até 2 kg, amadurecendo após 80 dias. É bem adaptado a várias condições climáticas, mas, como todos os melões, prefere dias ensolarados e quentes, nos quais mostra suas melhores qualidades na forma de um sabor requintado de mel e de boa qualidade de manutenção. [/ Li
- Um conto de fadas, que é uma alternativa ao agricultor coletivo mais caprichoso. Por um período de vegetação mais curto de 2 meses, seus frutos atingem uma massa de pelo menos 1,7 kg e um peso máximo de até 3 kg. Os frutos elipsoidais têm uma cor amarela e uma casca de malha fina. Ao contrário da Collective Farm Girl, o Tale é resistente ao oídio, mas não se distingue pela teimosia.
- Cita Ouro, que é um híbrido com excelente sabor e aroma muito agradável, sempre observado por provadores com apenas 5 pontos. Os melões deste híbrido amadurecem em 70-80 dias e atingem um peso de 1,5 kg. Na Sibéria, de um arbusto, é possível coletar até 5 frutas. O híbrido é resistente à maioria das doenças.
- verões curtos;
- clima instável e imprevisível;
- principalmente pelos ventos do norte, provocando geadas no final da primavera e início do outono.
- As vantagens de cultivar melões em campo aberto são:
- a possibilidade de crescer muito mais do que em estufa, o número de melões crescendo, exigindo vastas áreas para seu crescimento e desenvolvimento;
- economia na organização e operação de estufas.
Vantagens e desvantagens do plantio de melão em campo aberto
Temperatura ideal o crescimento do melão é de + 25 ° C. Quando a temperatura cai para + 10 ° C, o crescimento das plantas para completamente e uma temperatura mais baixa leva à sua morte. Enquanto isso, as regiões da Sibéria têm características climáticas comuns, caracterizadas por:
Temos que garantir a criação de abrigos para plantas. Esta é a principal e única desvantagem do cultivo de melão em campo aberto.
Você sabe Os comerciantes ainda não decidiram em que qualidade anunciar o melão e onde anexá-lo: à categoria de frutas, legumes ou frutas. A favor da classificação vegetal, o melão pertence à família das abóboras e está relacionado aos pepinos, e o pertencimento à baga é fortalecido pela similaridade com a melancia no cultivo e na aparência do melão. A favor da tendência de frutas dos melões, além das propriedades pronunciadas das sobremesas, nada de científico é dito até agora, mas argumentos emocionais são suficientes.
Preparando-se para o pouso
Para cultivar uma boa colheita de melão, é necessário cuidar da seleção e processamento das sementes, cultivar mudas a partir delas e preparar o solo para o plantio.
Sêmen
Se as sementes são usadas para cultivar mudas, extraídos independentemente dos frutos do melão, eles devem ser classificados antes do plantio, escolhendo o maior e o mais denso, sem danos mecânicos e nenhum vestígio de podridão. Para tornar a futura planta mais resistente a doenças fúngicas, recomenda-se colocar as sementes por 10 minutos em água aquecida a + 50 ° C.É útil germinar o material da semente, envolvendo-o em um pano úmido e deixe-o em germinação por 3-4 dias, a uma temperatura de + 25 ° C.
As sementes compradas em pontos de venda especializados geralmente são revestidas com esmalte colorido protetor. Se houver dúvidas sobre a germinação, elas também podem ser germinadas. No entanto, ao mesmo tempo, o filme que protege sementes e futuras plantas de doenças pode se dissolver.
Mudas
Para obter mudas, as sementes de melão são semeadas 40 dias antes de serem mudadas para o campo aberto. Esse período inclui 5 dias necessários para o surgimento de mudas e outros 35 necessários para o desenvolvimento de mudas. O solo para a semeadura é melhor comprado pronto, especialmente projetado para cabaças. No entanto, o substrato necessário pode ser preparado independentemente, misturando em proporções iguais:
- solo de relva;
- turfa;
- húmus seco.
Em cada balde da mistura, você precisa adicionar um copo de cinza de madeira, 1 colher de chá. monofosfato de potássio, 1 parte de uréia e 1 colher de sopa. Os tanques para preenchê-los com um substrato e semear sementes nele são melhor utilizados com turfa ou papelão. Isso ocorre porque os melões são extremamente negativos em relação aos transplantes. Portanto, é aconselhável tornar o processo de plantio de mudas em terreno aberto o mais indolor possível para o sistema radicular, o que é melhor quando as mudas são plantadas em terreno aberto junto com um recipiente. As ações subsequentes para o cultivo de mudas procedem da seguinte forma.
- Uma semente germinada ou 2-3 brotos são colocados em cada recipiente. Para criar um efeito estufa, os copos são cobertos com vidro ou um filme transparente.
- Até que os brotos apareçam, os recipientes devem permanecer a uma temperatura de + 25 ° C a + 28 ° C. Depois disso, a temperatura cai para + 20 ... 24 ° C.
- O substrato nos recipientes é umedecido à medida que seca, uma vez que o melão não gosta de umidade excessiva.
- Quando a terceira folha verdadeira é formada no broto, o desbaste é realizado nos recipientes onde mais de 1 semente foi plantada. Brotos fracos são removidos em favor dos mais fortes.
- Para que a planta se desenvolva “em largura”, e não em cima, é comprimida sobre a terceira folha.
- 10 dias após a emergência e uma década antes do plantio em campo aberto, as mudas são alimentadas com uma solução de 10 ml de humato de potássio e 1 litro de água, despejando 50 ml do fertilizante obtido sob cada broto.
- 10 dias antes de plantar mudas em campo aberto, elas começam a endurecê-la. Começa com a permanência das mudas ao ar livre por 3 horas, aumentando gradualmente e chegando a um dia.
Preparação da terra
O solo para o plantio de mudas é preparado algumas semanas antes do evento. Para fazer isso, você precisa:
- Em cada metro quadrado de solo, espalhe um balde de húmus, turfa ou composto seco, 0,5 l de cinza de madeira, 40 g de nitrato de amônio e superfosfato, 15 g de monofosfato de potássio;
- Para adicionar folga ao solo, coloque galhos picados, casca, casca de feno por cima, folhas secas velhas.
- O solo preparado desta maneira deve ser desenterrado e nivelado.
- Cubra a área escavada com um filme preto para melhor aquecimento do solo, preservação da umidade e estrutura solta.
Plantio de mudas de melão em campo aberto
Imediatamente antes do plantio de mudas, o lote é marcado, tendo em mente que entre as plantas a distância deve ser de pelo menos 60 cm e entre fileiras - 80 cm.Os buracos são cavados com um diâmetro de até 30 cm e uma profundidade comparável à altura do recipiente com mudas.O buraco é regado e um copo de turfa ou papelão com mudas é colocado nele, polvilhado com solo seco e regado novamente.
Cultivo e cuidado
Plantadas em solo adequadamente preparado, as mudas de melão não exigem esforços excessivos para cuidar dele. No entanto, algumas ações ativas, especialmente para proteger a planta de doenças e pragas, devem ser tomadas regularmente.
Você sabe Até 35 milhões de toneladas de melão são cultivadas anualmente no mundo, um quarto das quais são da China.
Top vestir
O leito do fertilizante contém nutrientes suficientes para o desenvolvimento inicial de mudas plantadas. Mas quando os rebentos se alongam para se deitar no chão, a planta requer nitrogênio adicional para formar massa verde. Existem muitos fertilizantes orgânicos na forma de verbasco ou excremento de pássaros.
Para isso, prepare soluções de 3 litros de verbasco ou 1,5 litros de fezes de pássaros, adicionadas a um balde de água e infundidas por uma semana. Em seguida, essas soluções são diluídas com água tomada em cinco vezes o volume e são usadas para alimentar os arbustos a cada 10 dias. E com o início da floração e durante o crescimento dos ovários, a planta já precisa mais de potássio e fósforo, que são entregues com a ajuda de cinzas de madeira, fertilizantes com potássio ou misturas complexas especiais para melões na forma de:
- "Folha em branco";
- "Agricoli";
- Sudarushki
- Gumi Omi.
Rega e umidade
A rega mais intensiva é exigida por mudas jovens de melão e mudas plantadas recentemente. Durante esse período, o solo sob as plantas deve estar constantemente em um estado úmido.Para preservar a umidade necessária, o solo é coberto com a ajuda de húmus seco, serragem apodrecida ou feno.
Quando os arbustos crescem, eles são regados uma vez por semana ou década, se o tempo estiver chuvoso. E quando as frutas crescem no tamanho ideal e começam a ficar amarelas, a rega geralmente é interrompida.
Importante! As melancias só podem ser regadas com água morna estabelecida, em nenhum caso usando água diretamente do suprimento de água.
Proteção contra doenças e pragas
O verão frio e úmido, que costuma acontecer na Sibéria, provoca doenças fúngicas que afetam os melões. Na maioria das vezes, as plantas sofrem:
- Oídio, cobrindo folhas com manchas esbranquiçadas, que crescem, capturam toda a superfície da folha e levam à sua secagem. Esta doença é evitada por capina oportuna e rotação adequada das culturas. Para o tratamento, a polinização é usada com um pó de enxofre de 80%. A operação é realizada três vezes com um intervalo de uma década. Além disso, a droga "Topázio", que destrói não apenas a si mesma flexível, mas também seus esporos, luta efetivamente contra o oídio.
- Míldio (peronosporose)afetando plantas jovens, cujas folhas aparecem com manchas verde-amarelas, em constante expansão. Como profilaxia desta doença, é utilizada a pré-desinfecção de sementes utilizando uma solução a 1% de permanganato de potássio. As mudas plantadas, para fins de tratamento, são pulverizadas com uma solução a 1% da mistura de Bordeaux. o uso do topázio também é eficaz.
- Molde cinza, que é uma doença fúngica comum na Sibéria que deixa brotos e ovários aquosos e propensos a apodrecer. Eles geralmente são removidos e queimados. No estágio inicial, a doença é controlada por pulverização com uma mistura de um balde de água na qual são diluídos 1 g de sulfato de zinco, 10 g de uréia e 2 g de sulfato de cobre.
- Mosaico De Pepinoanimado por vírus e levando ao aparecimento de manchas verde-amarelas nas folhas, rachaduras no caule, verrugas nos frutos, queda de folhagem e flores. Para prevenção, é necessário observar as regras de rotação de culturas e combater os pulgões do melão. O tratamento para esta doença ainda não foi desenvolvido.
- Podridão da raiz, cujos agentes causadores estão no solo ou às vezes nas sementes. A doença causa afinamento dos caules e subsequente morte. Para a prevenção da doença devem ser sementes desinfetadas, siga rigorosamente os regulamentos agrícolas.
Entre as pragas que atacam os melões na Sibéria, são mais frequentemente chamadas:
- Cabaçasinvernando nas ervas daninhas dos cavalos e depois passando para as partes inferiores das folhas, para brotos e flores do arbusto de melão. Para combater esta praga, o uso de medicamentos Decis ou Fitoverm é eficaz.
- Mosca de melãoque põe ovos sob a casca da fruta. As larvas nascidas dos ovos começam a se alimentar da carne do melão, que apodrece e se torna imprópria para alimentação. Para prevenção, é útil tratar os arbustos com as preparações Fufanon, Decis, Iskra-Bio, Fitoverm.
- Ácaro aranha, que se deposita nos dois lados da superfície foliar e nos frutos, como resultado das folhas morrem, as hastes ficam nuas e o rendimento cai acentuadamente. Como profilaxia e tratamento, são utilizados acaricidas na forma de "Actellica", "Karbofos" ou "Apollo".
Colheita e armazenamento
Para manter o melão o maior tempo possível, é necessário avaliar corretamente o grau de maturidade e o período de colheita dos frutos, dependendo dele. Ajuda neste estado da superfície da malha, característica da maioria dos frutos de melão. Se a malha na superfície não estiver claramente expressa, os frutos ainda não amadureceram. Eles não serão mais adquiridos durante o armazenamento de maturação total. Os melões de malha profunda amadurecem rapidamente, mas serão armazenados por não mais de 2 meses. Portanto, frequentemente, você precisa escolher uma opção intermediária. Se for cultivada uma variedade que não possui superfície de malha, o grau de maturidade é determinado pela intensidade da cor amarela da fruta.Os melões são armazenados em superfícies de madeira em uma fileira, sem contato entre si ou no limbo.
Se falamos sobre a preservação a longo prazo dos melões, deve-se enfatizar que, para o armazenamento a longo prazo, são adequados frutos de variedades maduras tardias, que nas condições da Sibéria só podem ser cultivadas em estufas. Os melões coletados enviados para armazenamento devem ter uma haste de 5 cm de comprimento. A temperatura ideal de armazenamento está entre + 1 ° C e + 3 ° C, com umidade de até 80%.
Importante! Para obter o melhor rendimento, o número de frutas nos arbustos deve ser normalizado, deixando não mais que 4 melões neles. Um número maior de frutas não será capaz de obter o tamanho ideal ou a doçura necessária.
Embora o cultivo de melão em campo aberto, nas difíceis condições climáticas da Sibéria, esteja repleto de algumas dificuldades e até riscos, ele está se tornando cada vez mais difundido nas regiões trans-Urais. Isso é facilitado pelo sucesso dos criadores e pelas novas técnicas agrícolas, e pelo entusiasmo dos melões siberianos, cuja recompensa são frutas aromáticas que não têm um sabor inferior aos de seus parentes do sul.