Melões doces e perfumados foram cultivados pela humanidade desde os tempos antigos. No entanto, muitos não sabem ao certo se é uma fruta, um vegetal ou uma baga em geral. Aprendemos com o que essas frutas devem estar relacionadas, quais benefícios e danos podem trazer, além de como cultivar e armazenar essa cultura.
O que é melão: baga, fruta ou vegetal?
Esta cultura pertence ao gênero Pepino, que faz parte da família das abóboras. Isso significa que melões e pepinos são parentes. Um parente próximo dessas culturas são abóboras e abóboras, bem como trepadeiras tropicais e bucha. O pepino comum é classificado como vegetal; também pode ser visto na lista de cabaças. Entre as plantas que crescem em melão, há melão, bem como melancia, abobrinha, abóbora. Se você perguntar a que família ou grupo de plantas eles pertencem, poderá ver que todas são plantas herbáceas da família Pumpkin. Com base nisso, podemos assumir que o melão, como um pepino, é um vegetal.
Você sabe Kiwano (ou, como também é chamado diferentementemelão com chifres) também pertence ao gênero Pepino. Esta interessante fruta coberta de espinhas pode ser cultivada em regiões quentes pelo método de mudas. Kiwano tem gosto de pepino e banana.
Enquanto isso, especialistas em culinária estão convencidos de que o melão é uma fruta, porque possui polpa açucarada e suculenta. Deve-se ter em mente que o termo "fruta" tem um significado familiar. Por exemplo, os britânicos não compartilham o significado das palavras "fruta" e "fruta". Em nosso país, os frutos suculentos das árvores ou arbustos são classificados entre os frutos, e o melão pertence às plantas herbáceas, como as bagas. Na vida cotidiana, acredita-se que as bagas sejam tomadas com dois dedos e comam imediatamente inteiras. É impossível comer melão assim - é muito grande. Qualquer que seja a planta da família das abóboras que você considere, seus frutos serão chamados de "abóboras".No entanto, esse nome não é muito comum. As abóboras são frutos multi-semeados do tipo baga, a partir dos quais podemos concluir inicialmente que o melão também é uma baga. Mas não é assim: o fruto do melão é uma baga falsa, pois, do ponto de vista dos nerds, os frutos são frutos de várias sementes com casca fina e o melão é espesso. Do exposto, podemos tirar a seguinte conclusão: como você chamará frutos de melão depende de você, uma vez que os especialistas ainda não chegaram a uma conclusão inequívoca sobre esse assunto.
Descrição e características do feto
O melão comum, pertencente às espécies de mesmo nome, floresce de junho a julho com flores bissexuais polinizadas por insetos. Os frutos amadurecem no período de agosto a setembro - são abóboras com exocarpo semelhante a couro, mesocarpo suculento e endocarpo. Eles vêm em diferentes cores e formas, a cor da polpa é geralmente branca ou esverdeada. A polpa doce é consumida crua; também são feitas frutas cristalizadas, mel e geléia.
O melão é considerado a terra oriental - Ásia Central e Menor, norte da Índia e regiões vizinhas do Irã. Supõe-se que foi cultivado antes do início de nossa era. Foi trazido para o território da Rússia moderna apenas nos séculos XV-XVI.
Propriedades de melão
A polpa doce de todos os tipos de melão não é apenas saborosa, mas também saudável. Nós descobrimos quais propriedades benéficas essas frutas têm, bem como o que seu uso excessivo pode levar e se elas têm contra-indicações.
Benefício
A carne de melão tem as seguintes propriedades benéficas:
- contém vitaminas C, K, PP, A e caroteno, vitaminas do complexo B, minerais úteis;
- possui propriedades antioxidantes e aumenta as defesas do corpo;
- contém uma grande quantidade de açúcares;
- satisfaz a fome e é um produto de baixa caloria - apenas 28-36 kcal / 100 g;
- devido ao conteúdo de serotonina e açúcares, melhora o humor e ajuda a combater a depressão;
- fortalece os vasos sanguíneos e remove o colesterol, o que é bem refletido no trabalho do sistema cardiovascular;
- beneficia a visão;
- ajuda na constipação;
- melhora a aparência da pele e cabelos;
- satura o corpo com a umidade.
Você sabe O mais rico em vitaminas C, A e caroteno é uma variedade de melões chamados melão. 250 g deste produto contém uma dose diária de ácido ascórbico e caroteno, devido à qual a polpa possui uma cor alaranjada delicada.
Prejudicar
Com uso excessivo, os frutos de melão podem levar a tais consequências:
- dor abdominal e diarréia;
- frutas imaturas podem causar exacerbação de doenças gastrointestinais:
- pode causar alergias;
- não recomendado para pancreatite e doenças gastrointestinais;
- devido ao seu alto teor de açúcar e alto índice glicêmico, os diabéticos são proibidos.
Os nutricionistas não recomendam comer melão à noite, pois pode causar desconforto no intestino e interferir no sono normal. As mulheres que amamentam devem ter cuidado com este produto - ele pode causar aumento da fermentação no intestino e é contra-indicado se o bebê tiver cólica.
As regras básicas do crescimento
Ao cultivar esta colheita, os jardineiros profissionais recomendam seguir as seguintes regras:
- O local de pouso deve ser bem iluminado pelo sol, pois o melão é uma planta muito apreciada pelo sol. O local também deve estar bem protegido das rajadas de vento.
- O solo é adequado neutro ou ligeiramente alcalino, bem permeável ao ar e à umidade.
- Antes de plantar, você precisa derramar e cobrir o local com polietileno para que o solo possa esquentar melhor.
- Você pode plantar melão por semente ou método de mudas.
- Para o plantio, as sementes de 4 a 5 anos são mais adequadas. Você precisa escolher sementes maiores. Antes da semeadura, é aconselhável embeber as sementes em uma solução de ácido bórico e sulfato de zinco por 12 horas.
- Antes de plantar no solo, prepare orifícios com um espaço de 70 a 80 cm entre as plantas. O plantio de mudas ocorre principalmente no início de junho.
- Antes de semear sementes de melão em solo aberto, é necessário garantir que o solo a uma profundidade de 15 cm esteja suficientemente quente. Como regra, uma temperatura adequada é definida em maio.
- É necessário realizar afrouxamento e capina regulares dos canteiros.
- Quando as hastes laterais das mudas aparecerem, é necessário realizar o aterramento.
- A rega deve ser realizada apenas sob a raiz, conforme necessário. Esta colheita de melão não precisa de hidratação forte. Durante o período de frutificação, a rega deve ser interrompida para que a carne fique doce e não aquosa.
- À medida que cresce, é necessário beliscar a planta sobre a 7ª folha, bem como nos brotos laterais. Os brotos em excesso devem ser removidos para que os nutrientes sejam direcionados à formação do feto, e não ao crescimento da parte verde da planta.
- A cobertura deve ser realizada pelo menos 3 vezes. A primeira cobertura é feita 14 dias após o plantio com nitrato, estrume apodrecido ou fezes de pássaros. A aplicação subsequente de nutrientes é realizada com um intervalo de 10 a 14 dias. Por conveniência, você pode usar fertilizantes complexos prontos para o melão. Alimentar-se de excrementos de pássaros com cinzas também é bom. Durante o período de maturação, a aplicação de fertilizante é interrompida.
Importante! Durante o plantio do melão em campo aberto à noite, a temperatura pode cair acentuadamente até o início do gelo. Portanto, primeiro é necessário cobrir as camas de melão com polietileno ou material não tecido.
Regras básicas para a seleção e armazenamento de melão
Para escolher um melão suculento e doce, você deve considerar as seguintes recomendações de especialistas:
- Cheiro. A fruta deve dar um aroma doce e agradável. Se o cheiro exala grama ou está completamente ausente, é melhor não tomar esse exemplo.
- Se você tocar na casca, o som da fruta madura deve ser surdoao invés de dublado.
- Peso. Uma amostra mais pesada indicará que essa fruta está madura.
- A cauda deve ser grossa e seca, e a casca do outro lado é macia e ligeiramente dobrada.
- Superfície externa. Veias esverdeadas ocorrem em amostras imaturas. Em uma boa fruta, a superfície apresenta uma cor uniforme, sem danos, sinais de deterioração, manchas e amassados. A cor e a forma dependem da variedade e o padrão da malha deve ser denso.
- O melão não deve ser difícil de tocar - Este é um sinal de imaturidade. Mas a estrutura macia do feto, pelo contrário, sugere que ele está maduro demais.
- Ao cortar esta planta da família de sementes de abóbora deve ser grande e separada sem problemas. Veias longitudinais e sementes de cor cinza, muitas vezes ocas, são um sinal da presença de nitratos. O aroma do melão não é pronunciado e quase ausente.
Importante! Em temperaturas abaixo de 0 ° C, o fruto do melão congela e perde o sabor e todas as propriedades benéficas.
Os melões podem ser chamados de diferentes maneiras - frutas ou vegetais e, do ponto de vista biológico, são bagas falsas - abóboras. Essas frutas doces e suculentas podem trazer muitos benefícios para o corpo humano, mas também têm contra-indicações, que você precisa conhecer para não prejudicar a si mesmo e a seus entes queridos.