Cultivar pepinos em uma estufa requer conhecimentos e habilidades. Informações sobre o motivo pelo qual a flor é formada nos arbustos da estufa e o que fazer quando surgir uma situação assim, bem como como evitá-la, são coletadas no artigo abaixo.
Por que existem muitas flores vazias na estufa com pepinos?
Para saber como resolver o problema do aparecimento de um grande número de flores áridas em pepinos cultivados em estufas, deve-se entender por que isso acontece.
Possíveis razões:
- semear material de plantio de baixa qualidade;
- ignorar recomendações sobre a distância mínima entre os furos de aterrissagem;
- frio
- falta de luz;
- violação do regime de umidade;
- polinização incorreta.
Você sabe Pepinos foram cultivados por seres humanos 6 mil anos atrás. Em sua terra natal - na Índia - eles ainda são encontrados na natureza hoje. Pepinos selvagens não são adequados para alimentação.
Seleção de sementes de baixa qualidade para plantio
A qualidade do material de plantio afeta a safra futura. Ao comprar sementes, escolha aquelas que são adequadas para o cultivo em estufa, por exemplo: Valaam, Amur F1, Emerald F1, Romance F1, Orfeu F1, Sarovsky F1.
Preste atenção na data de validade do material de plantio. É melhor interromper a seleção de sementes mais velhas que foram armazenadas por mais de 2 a 4 anos. As sementes recém colhidas darão plantas com um grande número de cevada.Se as sementes forem compradas “manualmente” e não houver como saber quando são coletadas, pré-plante.
Para fazer isso, você deve:
- Mergulhe a semente em água morna por 2 dias ou envolva-a em gaze úmida, pulverizando periodicamente a pistola.
- Coloque as sementes em condições quentes, por exemplo, perto de um aquecedor. Você pode calcular as sementes no forno a uma temperatura de +60 ... + 80 ° C por 2 horas.
Algumas variedades exigem o endurecimento das sementes, criando uma diferença de temperatura - primeiro mantenha-as quentes e depois - no frio. Como resultado, as plantas crescerão com um forte sistema imunológico e um bom nível de frutificação.
Semeando muito apertado
Pepinos têm um sistema vegetativo desenvolvido. Portanto, a densidade recomendada das sementes é sempre indicada na embalagem das sementes ou na descrição da variedade. Não negligencie essas recomendações e coloque um número maior de plantas por 1 m², pois isso afetará negativamente seu crescimento, desenvolvimento e frutificação.
Em 1 m², é recomendável plantar não mais que 2-3 arbustos. Entre eles, deve haver uma distância mínima de 30 cm, entre linhas - 90 cm.
Falta de calor
Pepinos são plantas que amam o calor. A temperatura do ar recomendada para o cultivo desta planta de jardim é de +22 a + 24 ° C, durante o período de aparecimento de frutos - + 23 ... + 26 ° C. A diferença de temperatura permitida é de 6 graus. Baixar a temperatura abaixo de + 12 ... + 14 ° C é fatal.
A temperatura do solo deve estar no nível de + 25 ... + 30 ° C. Uma temperatura de + 13 ° C é considerada criticamente baixa. É importante colocar arbustos de pepino em camas altas e quentes.
Rega errada
Pepinos precisam de rega regular, eles são prejudiciais por causa da falta de umidade. Recomenda-se umedecer os arbustos até 5 vezes por semana. Nesse caso, é importante não exagerar, para não inundar o solo. Afinal, é precisamente o alagamento que leva à formação de um vazio.
Além disso, a irrigação com água fria pode levar a esse problema. É necessário estabelecer como regra usar apenas água morna para umidificação - aquecida a uma temperatura de + 25 ° C.
Para evitar problemas, você precisa responder imediatamente ao alagamento. Uma recusa temporária de irrigação, arejamento frequente pode ajudar nessa situação, o que contribuirá para a secagem da terra, a cobertura morta dos canteiros com palha ou grama seca.
Importante! A fim de provocar a formação ativa de flores femininas, durante o período de floração, o número de regas deve ser reduzido.
A localização das camas em um local escuro
Pepinos precisam de muita luz. A iluminação na estufa deve durar 12 horas por dia. Se a rua estiver nublada há muito tempo, é aconselhável borrifar com medicamentos “anti-stress” (Epin-Extra, Zircão).
Falta de polinização
Entre as variedades de pepinos e híbridos modernos, a parte principal são os espécimes partenocarpicos, ou seja, aqueles que possuem flores masculinas e femininas e, portanto, são polinizados de forma independente. Você pode aprender sobre essa característica na descrição da variedade na embalagem.
Se a variedade não é assim, para a polinização precisa de insetos ou plantas polinizadoras. Assim, uma pessoa precisa cuidar de plantar vários arbustos de pepinos com flores masculinas, atrair insetos na estufa que podem polinizar ou polinizar manualmente com um pincel.
Caso contrário, a polinização não ocorrerá ou haverá uma grande quantidade de cevada. Essa opção também é possível quando o proprietário da estufa atende a todas as condições, mas a polinização ainda é fraca e a quantidade de flores vazias é grande.
Polinização insuficiente pode ocorrer por várias outras razões:
- em caso de estagnação do ar na estufa;
- com desembarques espessados;
- a temperaturas muito altas na estufa.
Importante! O pólen se torna estéril se a temperatura na estufa subir acima de +30 ... + 35 ° C, o que significa que a polinização não ocorre. É necessário garantir que esse limite de temperatura não seja superado.
Falta ou excesso de oferta
Muita energia é gasta na formação de flores e na formação de ovários em uma planta, o que significa que durante esses períodos ele precisa de uma quantidade suficiente de nutrientes. Se uma planta não possui minerais, pode não formar ovários.
A aplicação regular de fertilizantes para pepinos é uma obrigação. Não vale a pena negligenciá-lo, pois isso garante o correto crescimento, desenvolvimento da planta e uma colheita abundante e bem-sucedida.
Ao aplicar fertilizantes, você deve seguir as regras:
- Leve em consideração as necessidades da planta em certos elementos em diferentes estágios de desenvolvimento. Antes da floração, o nitrogênio é necessário para o crescimento ativo da massa verde. Durante a formação de ovários e frutificação, os fertilizantes contendo potássio e fósforo são os primeiros. O curativo contendo nitrogênio durante a formação dos ovários é prejudicial porque impede a formação de inflorescências.
- Alimente o solo na estufa 4-5 vezes por estaçãocombinando ou alternando minerais (uréia, superfosfato, nitrato de amônio, nitrofosfato) e fertilizantes orgânicos (biohumus, excrementos de frango em forma líquida, estrume apodrecido, composto, verbasco), com ênfase principal neste último.
- A cobertura deve ser combinada com água e cuidados com o solo - afrouxamento e remoção de ervas daninhas. A falta de água ameaça queimar as raízes. Solo denso sem soltar não é capaz de transportar substâncias minerais para as raízes. Se a remoção de ervas daninhas não for realizada, existe o risco de elementos valiosos absorverem as ervas daninhas.
O que fazer se houver muitas flores vazias em pepinos?
As soluções para o problema dependem da causa. A primeira coisa que o proprietário da estufa precisa fazer é verificar os parâmetros do microclima (temperatura, umidade, iluminação) e trazê-los de volta ao normal.
No futuro, execute as seguintes ações:
- Defina o modo de rega de acordo com as recomendações.
- Faça um horário de alimentação competente.
- Dilua o plantio, se necessário.
- Faça polinização adicional.
- Seque o solo se estiver inundado.
- Se houver excesso de nitrogênio no solo, fertilize com superfosfato (2 colheres de sopa. L / 10 l de água) ou uma solução aquosa de cinza de madeira (0,5 l / 10 l de água).
- Crie uma situação estressante para a planta alternando a rega e a seca: regue os arbustos por 3-4 dias, depois organize um período de seca por 3-4 dias.
Medidas preventivas
Para evitar a formação de uma grande quantidade de cavidade, você deve:
- Selecione sementes com menos de 2 a 4 anos de idade.
- Aqueça e molhe o material de plantio antes da semeadura.
- Organize uma boa iluminação na estufa.
- Conforme necessário, desbaste as plantações.
- Antes da floração, aperte a parte superior dos brotos sobre a quinta ou sexta folha.
- Antes da floração e durante a floração, adubar com fermento (10 g / 10 l de água); verbasco (1:10 com água) com uréia (5 g); bicarbonato de sódio (2 colheres de sopa. l / 10 l de água).
- Amarre seus chicotes regularmente.
Preciso remover a urtiga dos pepinos?
Jardineiros e especialistas experientes argumentam que não é necessário remover a urtiga. São flores masculinas com pólen, que ainda podem ser úteis para a polinização na formação de flores femininas. Você pode ativar o desenvolvimento de flores femininas apertando.
Você sabe Os pepinos mais longos do mundo pertencem às espécies chinesas. Eles atingem um comprimento de 1,5 a 1,8 m. Essas plantas na China e no Japão são cultivadas nos telhados das casas e depois transplantadas para áreas abertas.
Qualquer proprietário de uma estufa pode encontrar um grande número de flores estéreis nos arbustos de pepino se ignorar a criação de condições ideais, recomendações de plantio e cuidados e selecionar sementes de baixa qualidade.