Os porcos são cogumelos que agora são conhecidos como não comestíveis e até venenosos. Eles receberam o nome, porque se assemelham a um leitão, e as pessoas ainda têm nomes como "fetukha", "solokha", "dunk". É necessário considerar todas as variedades e características dos cogumelos, para não colocar acidentalmente venenosas na cesta.
Descrição do produto
Porcos na aparência são muito semelhantes ao peito. São de tamanho pequeno: o chapéu é carnudo, com um diâmetro de até 20, e a perna não tem mais de 10 cm de comprimento.Em cogumelos jovens, é levemente convexa, torna-se em forma de funil com bordas desiguais com a idade.
A cor pode variar do marrom ao verde-oliva. A coloração pode variar durante o processo de crescimento de um corpo frutífero. Dependendo do clima, a casca do chapéu muda. No tempo seco, parece áspero e, na estação chuvosa, parece molhado. A polpa é densa e elástica.
Onde e quando cresce
A maneira mais fácil de encontrar esse cogumelo em estandes de coníferas e mistas. Eles aparecem sob os galhos das árvores e no prado, menos frequentemente encontrados nos pântanos. O porco se espalha devido a esporos e, como outros cogumelos, geralmente aparece em famílias. Eles dão frutos por muito tempo, de meados do verão a outubro. Reúna-se em grupos e individualmente.
Você sabe A composição do porco gordo inclui ácido telefórico. É sintetizado um pigmento azul, que é usado para tingir tecidos.
Comestibilidade
Em nenhum caso os porcos podem ser comidos, exceto uma das espécies - espessa. O uso de outras pessoas pode afetar negativamente a saúde.
Além do grosso, há um porco fino. É proibido comer de qualquer forma, mesmo cozido. Estudos demonstraram que o fungo contém uma toxina especial - lectina. Ele não é morto por nenhum tratamento. Também em um porco magro existe uma substância venenosa - a muscarina, que em suas conseqüências é semelhante ao veneno do agaric de mosca.
Os cientistas descobriram que o antígeno está na polpa. Ele se liga às membranas das células do fígado, como resultado, o corpo é forçado a lutar com suas próprias células. Os sintomas de envenenamento não aparecem imediatamente, mas após o tempo que leva para o antígeno começar a afetar o fígado.
Importante! Os porcos se acumulam em si mesmos metais pesados e isótopos radioativos. Insuficiência renal e nefropatia podem ser consequências negativas.
Os sintomas de envenenamento aparecem mais rapidamente em crianças e idosos. Depende da resistência do corpo a toxinas.
O envenenamento por cogumelos pode ser reconhecido com base nos seguintes sintomas:
- dor abdominal, diarréia, vômito;
- a micção ocorre com menos frequência e em pequenos volumes;
- a pele se torna um tom amarelado;
- aumento do nível de hemoglobina;
- em casos especialmente graves - oligoanúria.
Se alguém tiver os sintomas acima depois de comer porcas, chame uma ambulância imediatamente. Só é permitido administrar medicamentos antialérgicos por conta própria para reduzir a reação do corpo, mas você nunca deve tratar a vítima por conta própria.
Espécies comestíveis
No entanto, nem todos os porcos são venenosos. Apenas os grossos são considerados comestíveis. Existem diferenças entre um porco grosso e fino.
Grosso pode ser identificado por um chapéu grande com bordas viradas. Pode ter uma forma desproporcional. A cor da casca de veludo seco é marrom-oliva. A carne é amarelada, solta, aquosa. A perna é curta, oca, marrom escura ou preta. O pó de esporos é buffy.
O cogumelo é condicionalmente comestível, mas não é apreciado devido ao sabor desagradável e falta de cheiro de cogumelo. Muitas vezes, é usado com outros cogumelos para a preparação de picles e marinadas.
Importante! O porco gordo é um produto dietético, cujo teor calórico por 100 gramas é — 30 kcal.
Espécies venenosas
Porco magro - é mais frequentemente encontrado em países europeus e na Rússia em climas temperados. Os espécimes jovens são diferenciados por uma cor marrom escura, mas no processo de envelhecimento adquirem uma tonalidade de cobre. Um chapéu com um raio de até 10 cm. A polpa é forte, mas acaba por se soltar. A perna é pequena, cilíndrica, e a raiz diminui de volume. As disputas são associadas em forma a uma elipse. Você pode encontrar esta espécie durante todo o verão e início do outono.
Distinguir muitas variedades da família das porcas, mas na Rússia existem apenas algumas.
Você sabe O primeiro caso registrado de envenenamento fatal por porcos foi a morte de um micologista alemão Julius Schaeffer.
Estes incluem:
- Amieiro - venenoso, vive em plantações de folha caduca e em outros lugares na Rússia, Bielorrússia, França e outros países. O micélio liga-se ao álamo tremedor e ao amieiro. O chapéu é marrom-amarelo, vermelho-marrom. Está coberto de rachaduras em forma semelhante a um funil suave. A polpa do fungo se solta com a idade. A perna é baixa e fina, com um diâmetro de até 1,5 cm, afinando-se mais perto da tampa. O período de colheita do amieiro é o final de junho e o início do outono.
- Pan-shaped, também conhecido como em forma de orelha, possui um chapéu rígido em forma de leque e uma pequena perna que se torce com um chapéu. A polpa pode ser de um creme amarelo a marrom claro com um odor persistente. Representantes dessa espécie podem ser encontrados no Cazaquistão e na Rússia entre coníferas.
Os porcos, sem incluir os gordos, são cogumelos venenosos. Para proteger você e seus entes queridos do envenenamento por cogumelos, é importante coletar apenas amigos. Conhecendo a descrição das espécies, não será difícil distinguir entre cogumelos comestíveis.