Um dos insetos mais ameaçadores para os seres humanos é a vespa. Sua mordida na ausência de assistência médica qualificada pode levar a sérias conseqüências à saúde ou até ser fatal. Vejamos o que fazer com um ataque de vespas e como fornecer ajuda competente a uma pessoa.
Tipos de vespas e seu estilo de vida
O hornet é o maior representante da família das vespas, cujo comprimento corporal varia de 2 a 2,5 cm, enquanto o útero é de cerca de 3,5 cm.Na maioria das vezes, os himenópteros podem ser encontrados em jardins, no país, em clareiras florestais, fora da cidade. Eles podem construir seus ninhos em qualquer lugar: sob o telhado de uma casa, em árvores, arbustos e outras áreas bem protegidas dos efeitos negativos das condições climáticas.
Na aparência, esse representante dos himenópteros é fácil de identificar a partir da vespa. Comparado com a vespa, possui uma parte frontal mais arredondada do abdome, uma grande parte da coroa da cabeça. Também difere na cor do peito: a vespa é marrom com um tom avermelhado, enquanto seus parentes mais jovens têm preto.
Existem várias dezenas de tipos de insetos que vivem em diferentes partes do planeta: vespas japonesas, comuns, orientais, deploráveis, asiáticas e Dybovsky. A maior ameaça aos seres humanos são as espécies tropicais, cuja picada pode ser fatal. Os insetos que vivem nos espaços de nosso estado são mais inofensivos e, após a picada, a morte pode ocorrer apenas devido a alergias graves e à falta de primeiros socorros competentes.
Você sabe Nos países do Oriente, mais de 70 indivíduos morrem de picada de vespa por ano. Essa taxa de mortalidade é significativamente maior que a mortalidade por ataques de animais selvagens.
Por que uma picada de vespa é perigosa para uma pessoa?
Conhecer o vespão às vezes pode ser mortal para as pessoas. Para atacar o inimigo, ele imediatamente lança duas armas principais: por um lado - essa é uma picada na qual o veneno é injetado, por outro lado - o inseto morde com mandíbulas poderosas o suficiente.
Como é uma picada de vespa?
Hornet é o himenóptero mais perigoso e venenoso. Sua mordida é acompanhada de dor, coceira, inchaço. O representante picante das vespas libera veneno, causando dor intensa. Nesse caso, a intensidade da dor dependerá da quantidade de substância tóxica liberada. Note-se que o zangão tem duas vezes mais mistura tóxica que a abelha.
As características da mordida são complementadas pela composição do veneno, cujos principais ingredientes ativos são:
- histamina, provocando uma reação alérgica momentânea;
- acetilcolina, que contribui para o surgimento de dor intensa;
- aminas biogênicas que provocam arritmia, respiração rápida;
- fosfolipases que causam destruição celular, resultando em hemorragia e supuração;
- compostos proteicos que provocam a degradação de compostos celulares que pertencem ao sistema imunológico.
Importante! Exercício morde vespa, ao contrário de uma abelha, pode repetidamente.
A picada de himenópteros pode ser reconhecida pelos seguintes sintomas:
- inchaço e inchaço no local onde o parasita mordeu;
- dor aguda no ponto de entrada da picada e aparecimento de uma pápula branca densa;
- a rápida disseminação de vermelhidão e inchaço em outras áreas.
A reação do corpo humano às mordidas pode ser diferente. No entanto, pode causar as consequências mais graves em crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade, nos quais o processo de intoxicação por toxinas ocorre em um ritmo instantâneo, razão pela qual os especialistas aconselham entrar em contato com um médico imediatamente.
Os principais sintomas de uma mordida
A picada de vespa é acompanhada de vermelhidão, inchaço e inchaço dos tecidos no local da picada.
Além disso, pode causar:
- aumento da temperatura corporal
- sudorese pesada;
- palpitações cardíacas e saltos na pressão sanguínea;
- linfonodos aumentados;
- náusea, tontura, às vezes vômito;
- confusão de fala.
Freqüentemente, em uma pessoa afetada por um inseto, o azul dos lábios, as mucosas da boca aparecem aurículas, as extremidades inferiores e superiores começam a esfriar.
Se uma pessoa tem uma tendência aumentada a reações alérgicas, pode aparecer:
- erupções cutâneas alérgicas na forma de urticária, comichão ou erupção cutânea na pele;
- inchaço das pálpebras e tecidos moles;
- broncoespasmo, edema da laringe;
- uma sensação de estrangulamento no peito;
- asfixia, falta de oxigênio;
- choque anafilático.
Importante! Assim que o inseto pica na área dos vasos sanguíneos, no pescoço ou na cabeça, uma pessoa pode esperar perda de consciência, desenvolvimento de convulsões, hemorragia aguda nos olhos.
O que fazer se um zangão morder
Ações corretas e competentes durante os primeiros 15 a 20 minutos após uma picada de vespa ajudarão a evitar muitas conseqüências ameaçadoras para uma pessoa e até, possivelmente, salvarão sua vida se sofrerem reações alérgicas. O principal nesta situação é fazer todas as manipulações rápida e decisivamente.
Primeiros socorros
Se após o ataque da vespa não houver como levar a vítima ao hospital, ele precisará receber primeiros socorros, que consistem nas seguintes ações:
- Inspeção da área afetada. Antes de tudo, os especialistas aconselham uma inspeção visual do local da picada quanto à presença de uma picada ou de seus remanescentes. Se você conseguiu ver um objeto estranho, ele deve ser cuidadosamente retirado com uma pinça desinfetada.
- Tratamento de feridas. Após remover a picada, recomenda-se que qualquer meio de desinfecção (álcool, uma solução de peróxido de hidrogênio, uma solução fraca de permanganato de potássio) processe o local. Na ausência de medicamentos antibacterianos, é permitido lavar a ferida com água limpa em abundância.
- Crioterapia. Para evitar a propagação de uma substância tóxica através das células dos tecidos, é necessário aplicar uma compressa do frio, um pequeno pedaço de gelo, qualquer produto congelado etc. na pele.
- Comichão. Os especialistas aconselham a aliviar a condição de uma pessoa e aliviá-la de uma coceira intensa no local de uma mordida usando solução salina, um comprimido esmagado de ácido acetilsalicílico, suco de pepino fresco, salsa fresca ou verduras de dente de leão.
- Tomar medicamentos antialérgicos. Para remover ou impedir a manifestação de alergias, a vítima deve tomar qualquer medicamento anti-histamínico: Suprastin, Pipolfen, etc.
Remédios de farmácia contra mordidas
Depois que uma pessoa sofre a ação negativa de um inseto, é recomendável, em qualquer caso, tomar um agente antialérgico:
- "Suprastin";
- "Tsetrin";
- Erius
- Claritin.
Além disso, pomadas e bálsamos especiais ajudarão a aliviar a coceira, o inchaço e o inchaço no local da picada, entre os quais:
- "Gel de fenistil";
- Moskitol;
- Soventol;
- "Família Gardex";
- "Psilo-bálsamo".
Muitas vezes, as picadas de insetos são acompanhadas de febre. No entanto, os especialistas não recomendam derrubar a temperatura se ela estiver em níveis abaixo de 38 graus. Um ligeiro aumento de temperatura permitirá que você lide rapidamente com toxinas.
Importante! Os anti-histamínicos devem sempre estar em seu armário de remédios em casa, porque em casos especiais eles podem salvar a vida de uma pessoa.
O uso de remédios populares
Você pode reduzir a dor após um ataque de inseto, reduzir o inchaço dos tecidos e remover a coceira intensa usando remédios populares. Na natureza, as plantas ajudarão a superar os principais sintomas das picadas - folha de bananeira, suco de dente de leão, salsa picada, que são aplicadas na área afetada e podem suportar vários minutos.
Nas condições de uma casa ou apartamento, recomenda-se o uso dos seguintes meios:
- suco de aloe ou polpa;
- comprimido de aspirina triturado;
- solução de permanganato de potássio fracamente concentrada;
- compressa de: 0,5 colher de chá ácido cítrico, ½ xícara de vinagre e 250 ml de água;
- solução salina-refrigerante.
Remédios caseiros semelhantes são aplicados desta maneira:
- a lesão é tratada com água limpa ou anti-séptico;
- Polpa de aloe, folha de bananeira, verduras picadas são colocadas no local, cobertas com um pano limpo;
- faça novas compressas a cada 15 a 20 minutos até que a condição seja aliviada.
No caso em que um inseto pica na área da língua ou das mucosas, os curandeiros tradicionais oferecem imediatamente 2-3 dentes de alho ou 1 colher de sopa. vinagre de vinho e procure ajuda de um médico.
Você sabe Nos tempos bíblicos, os himenópteros eram usados como arma. Recipientes de argila eram cheios de insetos e jogados com catapultas nos currais dos inimigos. Os zangões voaram para fora dos potes e atacaram tudo que estava no caminho.
Quando consultar um médico
Muitas vezes, uma picada de vespa representa um perigo especial para uma pessoa e pode provocar consequências negativas bastante graves. Em tais situações, resolver o problema com remédios populares não é suficiente.
Recomenda-se procurar imediatamente ajuda médica qualificada com:
- fraqueza severa, perda de força, perda de consciência;
- tontura
- um aumento acentuado da temperatura corporal acima de 38 graus;
- vômito profuso;
- edema muito forte e seu crescimento;
- presença de convulsões, convulsões nervosas.
Além disso, é absolutamente necessário chamar uma ambulância se a vítima tiver menos de 16 anos de idade. Outra razão para a ajuda profissional é considerada picada de vespa no pescoço, boca, mucosas e face. Como resultado da inação em uma pessoa, podem ocorrer edema da laringe, asfixia e choque anafilático.
No caso de auto-transporte da vítima para uma instalação médica, você deve seguir as principais regras:
- a cabeça de uma pessoa deve estar abaixo do nível do corpo;
- a vítima deve estar em uma posição deitada.
O que não pode ser feito com uma picada de vespa
Além de conhecer as regras básicas para fornecer primeiros socorros a ataques de vespas, você também deve saber o que não pode fazer:
- dê à vítima bebidas alcoólicas, pois elas contribuem para a rápida disseminação de substâncias tóxicas por todo o corpo e aumentam o inchaço;
- tome “Diprazin” como um medicamento antialérgico, pois é capaz de causar uma reação semelhante do corpo;
- cauterizar ou esfregar fortemente a lesão;
- aquecer a ferida;
- trate a área com verde brilhante ou iodo.
E a regra mais importante é não ignorar o fato de uma picada de vespa e seus primeiros sintomas. Afinal, são precisamente indivíduos irresponsáveis que negligenciam sua saúde que os médicos precisam literalmente salvar da morte.
Evitando uma picada de zangão
Os zangões, como outros representantes da família Aspen, nunca atacam uma pessoa sem motivo aparente. No entanto, quaisquer movimentos bruscos, agitando as mãos, são percebidos como um ataque. Por estar perto de um inseto, é necessário se comportar o mais calmo possível, congelar no local por vários minutos, não entrar em pânico, não gritar ou fugir, tentar se afastar lentamente do atacante.
Para se proteger dos ataques de um parasita venenoso, você deve seguir algumas medidas:
- Ao fazer um piquenique, não use vários perfumes ou cosméticos altamente perfumados, pois atrai insetos. Também não é recomendável usar roupas brilhantes e coloridas, que sirvam de excelente isca para himenópteros;
- não mate a vespa nas imediações de seu ninho, pois isso pode causar raiva de toda a família;
- É estritamente proibido perturbar o ninho de insetos, bater nele, balançar.
Se você encontrar ninhos com vespas perto de casa, precisará procurar ajuda profissional de serviços especiais que podem solucionar o problema com segurança e rapidez.
Complicações e consequências
Outras complicações e as consequências negativas de uma picada de vespa serão determinadas por vários fatores:
- categoria de idade da vítima;
- a tendência do corpo para manifestações alérgicas;
- quantas mordidas foram aplicadas e em quais partes do corpo. Quanto mais deles, mais séria será a reação. As áreas mais inseguras das mordidas são o rosto, pescoço, mucosas, olhos;
- estado geral da saúde humana.
Como ajudar um animal de estimação com uma mordida
Das picadas de vespas, não apenas as pessoas podem sofrer, mas também animais de estimação, e estas também precisam de ajuda imediata, o que é necessário por vários motivos:
- o animal pode desenvolver reações alérgicas fatais;
- animais de estimação experimentam dor intensa e coceira;
- eles podem pentear a área afetada, o que ajudará a obter infecções na ferida.
Sinais comuns de picadas de um animal com um inseto são:
- medo e choramingar;
- fraqueza e letargia;
- aumento da salivação;
- dificuldade em respirar
- vermelhidão e inchaço da pele mordida.
Na ausência de uma alergia pronunciada ao veneno, para ajudar o animal, basta executar várias das seguintes ações:
- inspecione a área afetada; se houver uma picada, remova-a cuidadosamente com uma pinça;
- Esprema um pouco de sangue com veneno até que ele se espalhe;
- tratar o local do dano com um anti-séptico;
- aplique uma compressa fria na área afetada, aguarde cerca de 15 a 20 minutos;
- durante os procedimentos, regar regularmente o animal;
- para evitar alergias de dar ao animal qualquer anti-histamínico;
- observe o animal por vários dias.
Se as consequências da mordida são mais graves e o animal tem alergia, são necessárias medidas urgentes e claras para salvá-lo:
- injetar ou pingar um medicamento antialérgico na cavidade oral;
- leve imediatamente o animal ao veterinário.
Importante! Ao morder um animal com uma vespa, é recomendado restringir o movimento do animal de estimação, a fim de impedir a propagação de substâncias tóxicas por todo o corpo.
Uma picada de vespa é considerada uma das mais perigosas e imprevisíveis; em casos raros, pode levar à morte. Para se proteger do perigo, os especialistas recomendam evitar o acúmulo de himenópteros e, ao primeiro sinal de um ataque, tomam todas as medidas necessárias para eliminar as consequências negativas.